Linux fez ontem 17 anos… parabéns!!!
Em pleno 5 de Outubro, o Linux comemorou o seu 17º aniversário. Parece que nos esquecemos de lhe dar os parabéns 🙁 .
Foi no dia 5 de Outubro de 1991 que Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Mas foi precisamente no dia 17 de Setembro de 1991 que tudo começou. Um jovem aluno de Helsinki (Finlândia) com idade entre 22 anos colocava à disposição de todos na Internet um projecto precoce de um sistema operativo baseado no UNIX.
Esse jovem aluno de nome Linus Torvalds, gastou todo o seu dinheiro, em um PC de última geração, um incrível 386 a uns fantásticos 33 Mhz e com 4MB de memória RAM. Originalmente o sistema base era o Minix, mas por não gostar de alguns detalhes do sistema, Linus propôs-se iniciar um projecto pessoal de desenvolver um pequeno sistema operativo semelhante ao Minix, mas ligeiramente diferente. E assim nasceu o Linux.
O símbolo e mascote do Linux é um pinguim de aspecto feliz e saciado chamado Tux. Foi desenhado por Larry Ewing. A ideia de usar um pinguim deveu-se a Linus Torvalds ter um gosto especial por esses animais, achando-os engraçados e simpáticos.
A origem do nome Tux, segundo uns, deriva de Torvalds UniX, segundo outros, o nome é inspirado no aspecto dos pinguins que parecem ter um"smoking" ou "fraque" vestido e a palavra em Inglês para traduzir esse tipo de vestuário é "tuxedo".
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns aos pinguins! 😀 apesar de eu só usar janelas.
_________________________
http://onlinestuff.blogs.sapo.pt
Primeiro quero dar os meus parabéns ao pinguim, e depois quero agradecer ao senhor Linus por ter desenvolvido aquele que é para muitos (incluindo eu) o melhor sistema operativo, com a mais livre das filosofias. Parece que só por ter a designação de software livre, dá mais gosto usar e abusar.
Hoje em dia uso o linux (Ubuntu para já) com o maior dos prazeres e das facilidades. Tudo o que fazia no Windows, também faço de forma igual ou melhor aqui no linux. É tudo muito mais simplificado.
Parabéns e Obrigado!
Eu sempre ouvi dizer o linux foi anunciado em 26 de agosto de 91 e ha quem considere essa a sua data de nascimento outros dizem que o linux nasceu quando foi lançada a versão 0.01 em 17 de setembro de 91.
A 5 de outubro saiu a versão 0.02 por isos não percebo este post :s
Espero que continue a contar muitos mais 🙂
@CientistaMaluco
Dá uma vista de olhos aqui: http://www.linuxjournal.com/content/linux-turns-17
A versão OFICIAL foi anunciada dia 5 de Outubro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
Muitos parabéns. 😀 Não uso Linux, pois cresci com Windows e nunca tive curiosidade de explorar para além do horizonte. Mas sei que há uma comunidade enorme que faz dele um lugar melhor para se viver. Para esses, continuem o bom trabalho! 🙂
O Tux até é bastante simpático.
Mas eram precisas tantas distribuições Linux ?
Com o Ubuntu nos netbooks e a promessa de que a próxima versão vai ser mais amigável, com um desktop à Mac OSX pode ser que se destaque.
Parabéns ao Linux que uso todo dia em casa desde 2006 😀
Sinto-me envergonhado por realmente não saber isto 🙁 mas vai daí, quantas pessoas sabem quando “nasceu” o windows? 😉
Mais uma coisa que aprendi hoje 🙂
Parabéns ao Linux! Um grande projecto com uma característica única, que o destaca dos outros: é gratuito! É de se lhe tirar o chapéu!
Já trabalhei com Linux durante 30 dias. Não tive nenhuma difuculdade.
Parabéns ao Tux por mais um ano e sempre a crescer,para o ano(18 anos) e com a maioridade, a comunidade seja ainda maior, e será de certeza.
Grão a grão…
Força Linux.
cumps
@aver
e ainda tu não viste nada.. existem centenas e centenas de distribuições mas depois de veres as que se encontram nesta pagina http://distrowatch.com/dwres.php?resource=major estás pronto para qualquer coisa que te apareça à frente 😛
Parabéns Linux 😀
Tenho uma relação de Amor/Ódio com este S.O. Só quem tentou instalar software ou efectuar configurações pouco comuns é que percebo o que digo. De qualquer maneira é uma mais valia para o mundo da informática uma vez que criou o que antes não existia, uma alternativa credível ao Windows. Parabéns Linux!!!
17 anos a perderem tempo….
@na
Sem comentários, pois para comentários infelizes basta o teu.
Parabens linux
Parabéns ao Linux e a todos os seus amantes 😀
@na
realmente é um comentário PARVO!!
se nao gostas não uses!
eu uso maioritariamente XP, mas admiro o linux! em casa tenho linux, e prefiro o linux à porcaria do vista.
A Mcrsft tem tanta confiança nele que quer acabar rápidamente com o maior concorrente… o XP.
Parabéns LINUX.
Que venham muitos mais!
O Linux é bom quer para iniciantes quer para utilizadores exigentes sem dúvida, instalei no pc do meu pai e ele ficou maravilhado com a facilidade de uso.
@na
É isso que ouves em casa quando fazes anos???
@Tijó
“Grão a grão…” Fico cheio de fome 🙂
Desculpa lá,mas não resisti 🙂
Abraço
Parabéns e ainda bem que existe. Tenho usado muito mais o linux que o windows ultimamente, no portátil estou a considerar passar o linux a SO principal (com os “direitos” que isso acarreta, mais espaço de disco para o linux que windows).
Até há um ano atrás Linux não era comigo, era um bicho feio e mau que não se conseguia usar, depois por necessidade tive de começar a usar e agora gosto da filosofia do linux. Comecei por usar o ubuntu em dual boot com o windows e agora passei-me para o Arch Linux. Este último é mais leve que o ubuntu mas exige mais do utilizador (durante o período de configuração), no entanto eu acho que compensa.
A todos os que quiserem testar o linux recomendo que comecem com um live cd e/ou instalação numa maquina virtual. Se tiverem um disco mais antigo que não usem instalem lá o linux (não estragam nada e sempre podem ver a coisa a funcionar em pleno, máquinas virtuais e live cd são muito bonitos mas são lentos). Comecem com uma distribuição mais simples de usar para se irem habituando e depois se quiserem mudar por qualquer motivo é só irem ao distrowatch e escolher outra 🙂
Fiquem bem e no flame wars 😉