Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples de usar
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque a outras distribuições menos conhecidas. Exemplo disso é o projecto Linux Deepin, que transformou o Ubuntu num sistema ainda mais bonito e simples de usar.
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão, inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, está agora também disponível em inglês.
A ultima versão do Deepin (11.12.1) vem com o Gnome Shell 3.2.1 e é baseada no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.
Além da interface, o Linux Deepin disponibiliza o seu próprio Centro de Aplicações, que oferece um conjunto de funcionalidades como por exemplo um gestor de actualizações integrado, suporte para downloads paralelos, resumo de downloads e claro, a instalação de aplicações.
O Linux Deepin traz ainda instalado o LibreOffice, Firefox, Thunderbird, GNOME Mplayer, Deadbeef como player de audio, Iptux (LAN messenger), uGet download manager, GNOME Tweak Tool, Empathy entre outros: Tal como outras versão baseadas no Ubuntu, o Linux Deepin traz pré instalados codecs e o Adobe Flash.
Vejam o Linux Deepin em acção no vídeo seguinte:
Download: Deepin 11.12.1 32 bits [620MB] | 64 bits [620MB]
Homepage: Deepin
Este artigo tem mais de um ano
Parece engraçado… Alguém sabe informar se, para quem tem Windows, também dá para fazer a instalação como o Ubuntu com o Wubi?
Bom dia Tiago, o Linux Deepin não tem Wubi…Mete no virtualbox 🙂
Dentro do ficheiro .iso há um executável “DeepWin.exe” que creio fazer o mesmo que o Wubi.
Pedro, sera que me conseguias ajudar?
Como consigo meter a “interface” que é apresentada no video? A minha fica como as 3 primeiras imagens que se encontram neste artigo…
Ja agora, estou a usar maquina virtual (VirtualBox) com as adições de convidado instaladas…
Ja tentei mudar antes de fazer login e apresenta sempre a mesma interface (penso que shell).
Alguem pode ajudar?
Bom dia Pedro Pinto ,
Eu já fiz o download desta versão mal ele esteve disponível , só que em live só te aparece tudo em Chinês , ou melhor eu é que provavelmente fiz borrada , deveria ter escolhido no inicio em que o Live começa a correr a opção de escolher a língua , logo a noite já experimento .
Gostei do centro de programas aonde visualizamos quais os pacotes que podem ser actualizados , em Live sou sincero não gostei muito , mas há que instalar no HDD .
Uma distro que gostei muito mas também só a corri em live é a Gnomint , programada por Italianos , é toda fashion , fic aqui o link :http://www.sourceslist.eu/blog/habemus-gnomint-2/
Esta será uma distro que já tem agendamento para instalar em HDD , está por defeito com o idioma Italiano , a mim não me causa problemas porque falo Italiano , mas certamente tem a opção no inicio de mudar de idioma .
Engraçado como hoje o paradigma das distribuições Linux se tem voltado muito para o LOOK AND FEEL sem prejudicar a performance e a usabilidade do sistema .
Bom artigo .
Cumprimentos
Serva
antes de iniciar a demonstração pelo live-cd clique em f2 e mude o idioma para inglês.
bom!
a fazer download!
bom!
a fazer download!
O autor deste mockup está a pedir que venham aí umas quantas virgens ofendidas e ultra-informadas 🙂
Não chega para trocar o meu Arch. 😛 De qualquer das formas, vou experimentar. Estou com curiosidade quanto ao Software Center…
fiz o download de ambas as versoes do s.o. e tentei instala-lo no virtual box. e nada. da erro kernel image e nepia.
Tem um bom aspeto sim senhor e como de costuma dizer “os olhos também comem”. Eu diria mais os olhos comem a maior parte do que se consome. Vou testar porque agrada-me o gnome3 e a gnome shell.
Vamos a ver como se porta.
Lá bonito ele é 🙂
Eu tenho uma Ati Hd 4600 series que tem dado muitos problemas com o Gnome..
Com base nesta situação tenho-me renegado no KDE,
no entanto gostava de dar uma merecida oportunidade ao Gnome, alguém tem ideia se já foi ultrapassada esta instabilidade entre os drivers ATI e o Gnome shell?
Olhando para as imagens diria que é linux mint :S
———————–
Intel Pentium IV 2.0GHz
512MB RAM
5GB Harddisk space
———————–
Requisitos… Mínimos. 🙂
Pelo que eu vi do video até gostei…
Vou testar numa maquina virtual 😉
Quando é que os requisitos mínimos do Linux passaram de um 386 para um Pentium IV?
Boas, já o instalei numa VB, e tenho a dizer o seguinte.
Está muito atractivo.
A mim pareceu-me ser uma interface que mistura o win8 com Mac e Ubuntu.
A primeira vista deixou-me com vontade de utilizar sempre, mas vendo bem acho que o linux mint está melhor.
De qualquer forma a interface que o Deepin apresenta parece ser mais acessivel, flexivel e intuitiva que o o unity do ubuntu.
Como consigo meter a “interface” que é apresentada no video? A minha fica como as 3 primeiras imagens que se encontram neste artigo…
Ja agora, estou a usar maquina virtual (VirtualBox) com as adições de convidado instaladas…
Ja tentei mudar antes de fazer login e apresenta sempre a mesma interface (penso que shell).
Alguem pode ajudar?
Boa tarde, alguem me pode dar uma luz de como instalar as drivers graficas (ATI) no linux deepin? Ja andei a procura em foruns, sites e afins e nao chego a algo que me permita ter instaladas com sucesso e “sem” problemas as drivers para a minha grafica. Gostaria mesmo de obter alguma ajuda neste aspecto.
Se houver alguem que me possa dar uma ajuda, agradecia.
Cumprimentos, pikus
Bem bonito mesmo, bem elaborado, embora eu use a base ubuntu sem mudar os próprios aplicativos no GNU/Linux KDu , como eles fizeram com a Central de Programas Ubuntu…..o resto é muito bom, podíamos fazer uma parceria para passar a usar ele como base nos GNU/Linux KDu……como KDu-1.99 e no novo KDu-2.0Alpha2, será que ficaria mais estável do que com a base ubuntu direto….bom vamos aos testes…..mas Parabéns!!! belo trabalho.
Não percebo qual a diferença para o novo debian 7?
Há três distribuições que deram lugar a outras tantas:
Debian, Slackware e RedHat
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Linux_Distribution_Timeline.svg