PplWare Mobile

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Daniel says:

    Vamos ver se com essa mudança (unstable > stable) essa distro deixa de ser tão instável.

  2. Junior says:

    O único problema de ser baseado no Debian Stable é justamente o fato de ter pacotes muito, mais muito antigos.
    Ou seja, quem precisar de drivers mais novos, pacotes e kernel é melhor nem usar essa distro.
    Para gaming, é melhor esquecer. Debian é um horror nesse sentido. Não vai ter backports que dê jeito.
    Seria interessante se fosse baseado no Arch Linux ou mesmo openSUSE Tumbleweed. Assim teria acesso fácil a versões mais atualizadas. Por exemplo, o Manjaro que se baseia no Arch, tem um sabor dom Deepin e por incrível que pareça, mesmo sendo rolling release e bleeding edge, o Manjaro Deepin é muito mais estável que o Deepin. O formato rolling ajuda muito, atualizações continuas sem mudança de versão à la Windows.

  3. Clodoaldo says:

    Ninguém se cansa do Windows e MacOS.

    • Lucia says:

      Eu me cansei…
      Tenho 53 anos e foi bem fácil instalar o linux e até hoje estou usando. E ainda dizem que “velhos” não sabem mexer no computador!
      Sinceramente, nada a reclamar! Windows 10 só deu-me problemas e mais problemas. Mudar foi a melhor coisa que fiz.

  4. Alex says:

    É importante destacar quem há duas (2) versões 15.10…

    15.10 Instável
    Quem atualizou a 15.9.3, recebeu a 15.10 INSTÁVEL. A mesma terá suporte de atualização até Julho de 2019… necessitando uma reinstalação até essa data (acredito que a 15.11, deva chegar por Agosto).

    15.10 Estável
    Quem testou a 15.9.2 Beta (uma versão de testes do Deepin de base estável); ao atualizar, recebeu a 15.10 ESTÁVEL. Quem optou por baixar a .iso – obviamente, já está na estável.

    O SourceList da Instável e Estável são diferentes. Se usa a Instável, não tente colocar o codinome da Estável… Vai bugar o sistema. Como há uma mudança de base do sistema, é OBRIGATÓRIO a formatação.

    A 15.10 Estável trás o KWin, que ainda não está legal. Fiquem na 15.10 Instável (baixando a .iso da 15.9 e façam as devidas atualizações até a 15.10 instável).

    • Flávio Gimenez says:

      @Alex: “Quem atualizou a 15.9.3, recebeu a 15.10 INSTÁVEL. ..” opá, é o meu caso então. Achei que a atualização era o estável. obrigado pela esclarecimento e compartilhar conhecimentos. Abç

    • Lucia says:

      Ou seja, depois de 2019 tá “ferrado”, ou usa a versão 15.10 baseada do Debian stable ou muda de distro.

  5. Lucas says:

    Instalei esse lixo, todas as janelas ficam invisíveis, dock e menu contexto ficam translúcidos, com ícones / opções também invisíveis. Perda total de tempo.

    • Matthaeus says:

      Brother, acho que você deu azar. Uso deepin a bastante tempo e nunca tive problemas assim. Tive apenas problema s com bluetooth e hotspot que ambos não conectavam. Tenta fazer o download pelo site deles e instalar.

      • osvander says:

        Verdade, só pelo site oficial. Nunca tive problremas com o deepin uso a 2 anos sem problemas que estes caras colocaram ai. Para mim é a melhor de todas.

    • Marcus Polo says:

      Janelas invisíveis? What?? Pode ser algum bug com o dde-kwin, pois eu não vi isto. Tenho esta distro num laptop e está perfeita.
      Dock e menu de contexto translúcidos? Não queres dizer ‘levemente transparente com efeito blur’? Se desligares modo efeito, tens o modo normal, onde tudo fica acinzentado e perde a transparência da dock e menu. O blur continua no entanto dentro do menu aberto (estendido).
      Agora ficar totalmente translúcido, a ponto de ficar invisível nada disso ocorreu comigo. Poderia colocar um screenshot de tela?

      • Lucas says:

        Exatamente, o dock e menu contexto ficam translúcidos mesmo, assim como a central de configurações. É praticamente todos os apps de sistema não aparecem, quando aperto control + tab eles estão lá porém as janelas estão invisíveis, inclusive o terminal, o que me impede de tentar corrigir qualquer coisa no sistema. Com isso não consigo fazer nada a não ser abrir o Chrome. Vou tentar tirar uma foto da tela e compartilhar aqui num link na segunda-feira, porque nem print screen será possível.

        • Marcus Polo says:

          Que estranho, isso não me ocorreu! Você instalou a versão 15.10 do zero ou atualizou da 14.9 para 15.10? Se foi a segunda opção deve ter sido por isso! Eu preferi fazer a instalação do zero mesmo.
          Infelizmente o fato de ser baseado no Debian Stable me desapontou muito.

          • Lucas says:

            Instalei do zero, estava usando o Mint sem problemas, mas fiquei curioso pra testar o deepin pelo visual dele e me dei mal. Talvez seja algo relacionado a drivers, não sei. Enfim, acho que vou instalar o Mint de volta.

        • Rodrigo says:

          Isso também aconteceu comigo. Nem cheguei a testar o sistema. Impossível

    • Mario says:

      Meu irmão usa ela no Manjaro, sem problemas até então.

    • Alex says:

      Vc usa nvidia? A 15.10 estável (da .iso) vem com o kwin, que ainda está em fase alpha (surpreendeu a galera por já liberarem)… É provável que na 15.10.1 (que sai no final do mês) esses problemas estejam corrigidos.

      Você pode optar pela 15.10 instável, baixando a .iso da 15.9 e fazendo as atualizações.

      HOJE, a versão instável tá melhor que a estável (risos).

  6. Yuri Bandeira says:

    Uso o Deepin há mais de um ano. Antes eu usava o (Ru)Windows. Para mim, usuário iniciante, quase leigo em linux, o Deepin é tudo o que eu pensei de um SO/OS. Nunca tive qualquer problema com a unstable. Já atualizei e segue liso. Detalhe, uso um notebook Dell de 2013.

  7. Alex says:

    Não vejo problemas em ter drivers antigos no catálogo, pois quando resolvi instalar essa distro foi pelo fato de ser tão leve que consegui ressuscitar a leveza de um Notebook antigo que não aguenta bem o Windows 10, já que o 7 está com os dias de Suporte contados.
    No meu caso estava tendo problemas também com som estalando em um Positivo Dual Core. Essa versão, além de fluir bem nele, resolveu esse problema e meu filho de 6 anos está feliz da vida com os jogos dele.

    • Mario says:

      Eu vejo problemas, pois eu jogo muito. Preciso ter acesso fácil as últimas versões do driver proprietário Nvidia.
      Não tenho tempo de ter que compilar em tar.gz toda vez que sai uma atualização, utilizar run ou pacotes debs (que não se auto-atualizam).
      É preferível que a distro tenha um repositório completo com esses drivers para o usuário poder escolher aquele que lhe apetece usar. Esse negócio de limitar drivers por causa de uma estabilidade imaginária é ridículo. Sempre usei as últimas versões dos drivers Nvidia no Windows e isso nunca deixou meu sistema instável…

  8. Roze says:

    Fiquei admirado com a leveza do deepin!
    Eu que uso kubuntu mas com muitas apps gnome e esta distro parece posicionar-se da dessa maneira entre o kde e o gnome.
    Não gostei de não conseguir mudar os botões das janelas para a esquerda 🙁

  9. Sam says:

    Eu gostei do Deepin.. Meu único problema com ele são uns cortes e travadas ( não sei o nome técnico) que dá nos vídeos. Já tentei alguns tutoriais e não resolveram, enfim, desinstalei. Meu notebook Dell n4030, 4GB Ram com placa integrada intel.

    • Mario says:

      Talvez você esteja falando do screen tearing e stuttering, pesquise no Google e veja se é um desses problemas. Se for, pra tudo tem jeito. Já tive isso no Linux e mesmo no Windows. Sei como resolver em ambos, qualquer duvida responde meu comentário que posso te ajudar.

    • Alex says:

      No Chrome, vc desativa a aceleração por hardware. Se baixar a .iso da 15.10 estável (c/ kwin) não terá mais esses problemas.

      Por atualização, vc ainda estará na 15.10 instável (c/Mutter). Baixe a .iso!

  10. Pedro Fonseca says:

    Para ter um SO que me espia e envia telemetria excessiva, deixo o Windows 10 no PC.
    Usem o Manjaro ou o Linux Mint, são, na minha opinião, as melhores distros atuais.

    • N'uno says:

      +1 para o Manjaro. Passei do Win7 para o Ubuntu quando nos tentaram impingir o Win8 (Mint na altura não me convenceu), mas ultimamente tenho usado o Manjaro e estou muito satisfeito!

    • Alex says:

      Hahahaha Viva então em uma caverna! Serviços “grátis” (Facebook, Google, Microsoft…) da internet fazem coleta de dados.

      O código fonte do Deepin foi revirado várias vezes e nada foi encontrado. Sinta-se a vontade para ser o primeiro a provar alguma coisa.

      Achismo… Não é comprovação de nada.

  11. Fernando Dantas says:

    Estou curioso por experimentar esta distro que me parece ser fantástica. Tenho um PC com 2gb de RAM e o Windows 10 é tão lento que enerva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.