PplWare Mobile

Linux CentOS 6 está disponível para download

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mandrake says:

    Eu tmb sempre recomendo CentOS para servidores.
    Já tive a felicidade de utilizar esta distros algumas vezes.

    Excelente artigo, principalmente por incentivar o uso de uma distro tão robusta e gratuita.

    😉

  2. irlm says:

    diferenças entre CentOS e Scentific Linux
    Ambos baseados em Red Hat.

  3. gramer says:

    ja agora o CentOS vem com o ambiente grafico ja instalado

    • Apaxe says:

      Por defeito o CentOS é instalado com o Gnome.

      Contudo tu podes instalar o CentOS sem ambiente gráfico.
      Para isto durante a fase de instalação, retira o visto das opções “Desktop – Gnome” e “Desktop – KDE”.

  4. Apaxe says:

    Esta também é a minha distribuição preferida para criar servidores.

  5. Tiago F. says:

    Não quero outra coisa para servidores

  6. vi says:

    Todos dizem que é das melhores distros para servidor, mas ninguém o diz porquê.

    Talvez tirando o facto de ser “suportado” pela equipa da Red Hat, pouca coisa tem de positivo.

    Desde a “inexestência” de repositorios oficiais, obrigando uma pessoa a ir a repositórios 3rd party (sou apenas eu que vejo nisso um inconveniente a nível de segurança e estabilidade?), até a um life cicle dos pacotes demasiado longo (ainda há bem pouco tempo apenas o python2.4 estava disponível nos repositorios oficiais), para além dos upgrades de distro em CentOS terem sempre a tendencia para correrem para o mau (existe sempre aquele pacote que não pode ser actualizado por não se encontrar nos repositórios oficiais e sendo assim não cumprir com as dependencias do pacote Y).

    A única vantagem que vejo em instalar e manter CentOS é numa rede corporativa baseada em RedHat. De resto, sinceramente Debian (ou qq distro baseada em) comporta-se muito melhor.

    CentOS é uma distro arcaica, insegura e das mais complicadas de se manter. Nunca foi (e duvido que algum dia seja) a minha primeira escolha para servidores.

  7. Ricardo Manso says:

    Pedro, hoje eu uso muito o windows para apresentar soluções de infraestrutura (DNS, DHCP, AD, FileShare, PrintShare, Webserver, VPN, virtualização) e hoje faz uma semana que estou tentando entrar para o mundo do linux para criar uma solução de baixo custo para meus clientes. Sinceramente, estou ficando bem louco com esse lance de várias distros. Recentemente instalei o Debian 6 e até que estou gostando. Mas depois desse tópico, vou testar o CentOS para ficar mais na dúvida…heheheh. Gostaria de saber de você, qual distro eu deveria usar?

    • racpxt says:

      Foca-te numa. O tempo que vais perder a determinar qual das duas será a melhor ou a segunda melhor é bem mais valioso que o muito pouco que podes vir a perder. Se já te ambientaste ao Debian, fica por aí, tens uma das melhores distribuições, talvez a melhor. Mesmo que o CentOS tenha vantagens, dificilmente justificarão o tempo e esforço que vais despender com mudança.

  8. S Pimenta says:

    Para mim acho mais facil de configurar o Ubuntu server…

    • @lmx says:

      boas…
      eu para mim so ubuntu server, e vejo-o ao em muitas empreasas parecem cogumelos, por isso deve ser muito bom, não é ao acaso que a google e a amazon usam o ubuntu server…

      cmps

  9. AugCampos says:

    Boas,
    Eu recomendo distribuições baseadas em Debian ou Rad Hat.
    Ou seja para desktop Ubunto ou Fedora para servidor Debian ou CentOS.

    • @lmx says:

      percebo a tua resposta, mas porque não incluir também o ubuntu server??
      por exemplo para maquinas virtuais o JEOS é muito bom.
      Para ambientes convencionais, Ubunto server é muito bom a google usa a amazon talbém, e muitas outras empresas enormes usam ubuntu e outros.
      Eu gosto mais de ambientes debian parecem-me mais fáceis de administrar e a quantidade de info existente é gigantesca.
      Mas acaba sempre por ser uma escolha de gosto e de futuro, visto que quem investiu em debian não muda e quem investiu em Red Hat não muda…
      Red Hat é empresarial, é tipo escolher o que para redes??Cisco parece-me uma resposta acertada pois é tremendamente usado comercialmente, embora estejam em declínio.Não haverá nada igual? haverá certamente , mas a maioria da malta não vai apostar, pois o mercado para trabalhar fica diminuto.

      cmps

      • AugCampos says:

        Sim concordo, o Ubuntu server tambem é optimo.
        Para alem do mais o Ubuntu é distribuição mais popular, e penso ser a que tem maior repositório, o que faz com que se tenha “quase todas” as aplicações à distancia de um “apt-get”.

  10. Francisco says:

    Olá galera me passa link do CentOS 5 e 6 server quero para instalar em meu cloud

  11. Sérgio Lessa says:

    Recomendo, tenho alguns servidores rodando CentOS e nunca tive problemas com SO, so o que ta faltando é p PHP 5.3 e apache 2 no repositorio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.