Linux Caixa Mágica 23 – O melhor GNU/Linux português
O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais popular devido à inclusão da mesma no projeto Magalhães. Este sistema operativo vem talhado a Portugal.
A equipa responsável pelo projecto ainda não anunciou oficialmente a versão final do Caixa Mágica 23, mas é já possível fazer o download da mesma.
O suporte UEFI está disponível nas versões de 64 Bits (mas precisa de desactivar a opção "Secure Boot".)
Novidades
- Novo "Branding" Caixa Mágica;
- Suporte UEFI totalmente funcional, incluindo em BIOS com a opção "UEFI ONLY", quer por DVD quer por PEN (mas a opção "Secure Boot" tem de estar desligada);
- Possibilidade de gravação da imagem ISO para PEN em Windows (veja na comunidade Caixa Mágica as instruções);
- Suporte ao ambiente de trabalho "Mate";
- Suporte de hardware bastante melhorado (ex. placas wireless Broadcom são agora suportadas logo no live CD, a aplicação de gestão de
- touchpads já corrige comportamentos erráticos de muitos dispositivos, entre muitas outras melhorias);
- 6. Actualização para as versões mais recentes de todas as aplicações, com as consequentes correcções e optimizações.
Vejam mais informações aqui:
Galeria de Imagens
(em actualização)
Agradecimento ao Bruno Santos pelos screenshots.
Licença: GPL Download: Escolha aqui a versão que pretende Homepage: Caixa Mágica
Este artigo tem mais de um ano
Isto traz qual versão do GNOME?
Pelas imagens, ou o 3.12 ou 3.14. O 3.10 não é de certeza 😀
é o 3.12.2
E eu com esperanças que fosse o 3.14 ou o 3.16 …
Traz o super tux?
Traz sempre esse jogo
Não gosto do background!
Normalmente as distros Linux aqui apresentadas costuma apresentar backgrounds mais bonitos.
Sendo a principal distro portuguesa, podiam ter arranjado um background bem melhor!
Melhor português?
Eu também fui dar uma corrida sozinho e no fim ainda consegui ganhar. Sou o melhor atleta cá do sítio… Ou não!
Depois eu é que sou troll!
Mas o Caixa Mágica não está sozinho.
Que outras distros portuguesas há?
Assim de repente lembro-me desta: http://sourceforge.net/projects/xange/
Que antes era conhecida por OpenXange e agora é eZeY Linux.
Linux Mint 17.1 “Rebecca”, compilado para pt pela Universidade do Porto por ex.
http://www.linuxmint.com/edition.php?id=172
a meu ver bem superior e com um visula bem mais apelativo que o caixa mágica
Compilado para PT pela universidade do Porto? Podia elaborar? Parece-me mais que a Universidade do Porto é um mirror oficial, nada mais….
E se gosta do Cinnamon, a Caixa Mágica 23 também o tem:
http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89070
O Alinex Aqui do Alentejo…. http://www.alinex.org/
E já foi anunciada oficialmente… o pplware sempre atento conseguiu antecipar-se a nós próprios:-) É bom sinal.
Por favor descarreguem e usem.. e critiquem… criticas construtivas são SEMPRE bem-vindas…
Acho que seria bom se lançassem uma versão light, ou seja com boot para um ambiente leve LXDE, ou IceWM ou outra – isto porque há muitos utilizadores em Portugal com pcs com médias altas de idade 7 ~ 10 anos, muitos deles Pentium onde (infelizmente) o Gnome apresenta problemas de fluidez. Não é crítica é uma opinião. MAntenho uma distro chamada Flavitu e nos ultimos tempos tive mensagens de pessoas que vinham de CM e só mudaram por esse facto o Gnome é pesado.
Já agora Obrigado à CM por manter a chama GNU/Linux viva em Portugal e ao Peopleware por divulgar.
Já tivemos versões LXDE e KDE, mas infelizmente o número de utilizadores era diminuto e não justificava o trabalho de manter e de QA necessário para fazer essas ISO’s…
Neste momento para utilizadores com essas necessidades existem duas opções:
1. Usar a versão servidor da CM 22 LTS, fazer uma instalação minima, actualizar para a CM 23 e depois instalar o ambiente que querem como indicado aqui: http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89070
2. Se tiverem rede por cabo (wireless ou 3g não é simples de configurar nestes caso), podem usar a mini.iso e fazer uma instalação por rede, em que podem escolher o ambiente gráfico. As mini.isos estão disponíveis aqui:
http://ftp.caixamagica.pt/caixamagica/dists/carvoeiro/main/installer-amd64/current/images/netboot/mini.iso
http://ftp.caixamagica.pt/caixamagica/dists/carvoeiro/main/installer-i386/current/images/netboot/mini.iso
Boas informações. 😉
É uma informação relevante e boa.
O problema muitas vezes é que há usuários que não têm os conhecimentos necessários para perceber os “como fazer” e vão à procura de outras distros que lhes tragam um ambiente leve já definido. Acho que mesmo havendo poucos usuários que descarreguem as versões light é uma opção boa lançar uma versão que seja mais acessível e evite por exemplo que no caso de não boot a Gnome o usuário fique sem saber que fazer – passar a modo texto e instalar outro ambiente – esta parte poderia ser explicada por maneira a usuários saberem passo a passo. A CM é o único projecto português capaz de aglutinar muitos usuários por isso acho importante ser o mais possivel um espelho que cubra o maior número de usuários e máquinas diferenciadas em recursos. De resto muitos outros projectos têm lançado apenas ISO 64 ou com ambientes mais pesados e normalmente as suas comunidades acabam por decrescer. De resto para finalizar a CM é uma distro muito boa.
Infelizmente os recursos disponíveis não são suficientes para isso, pelo que preferimos apostar numa única versão e garantir que nos focamos o melhor possível nessa… haverá sempre utilizadores com necessidades mais especificas, mas é-nos impossível chegar a todo o lado.
Flávio Moringa,
pois é bem verdade…
Eu percebi a relutancia, na altura de turbulencia da mudança de gnome2 para 3 e o quase desvanecimento do desktop classico…
Algum tempo depois, surgiu inicialmente sobre uma espécie de fork o Mate Desktop(gnome 2), penso que para as empresas, o Mate seja uma solução melhor que gnome3…é a minha opinião..embora o Cinnamon preencha esse buraco, se calhar uma versão Mate, e outra cinnamon, ou Mate e uma outra leve…tipo fluxbox based…tipo o magnifico Linux mint 9 Isadora, fluxbox based…sistema a correr em 128 mb ram, bonito, simples…fantastico…
Do meu Ponto de vista ideal era uma Mate e outra baseada em algo como na linux mint fluxbox isadora 9…nunca mais esqueci aquela release(infelizmente foi abandonado, porque o Clement não percebeu a ideia, ou porque achou que maquinas com poucos recursos…tipo 1 GB RAM não era relevante) , mas do meu ponto de vista parecem-me as mais aduadas a uma situação desktop, quer para maquinas com mais recursos(MATE, quer para maquinas com poucos recursos fluxbox, usando por baixo ferramentas do xfce, para fazer cache dos menús etc ;))
Não uso Caixa magica(actualmente linux mint LMDE2 Mate Edition), mas já usei, e defacto é bom ver que em Portugal , ainda ha alguém a tentar criar um polo nacional de tecnologia.. 😉
Como utilizador deste excelente sistema operativo, os meus parabéns!
Para mim é um orgulho saber que ha em Portugal empresas interessadas em trazer know how, e valor acrescentado ao negócio!
cumprimentos
Obrigado Flavio Moringa, eu é que ando sempre atento ao vosso trabalho, não é por acaso que a minha primeira distribuição de Linux foi o Caixa Mágica 12, que vinha com um livro chamado Linux para PC’s escrito por Paulo Trezentos entre outros. Aliás actualmente utilizo o Caixa Mágica 22 LTS com Gnome session-fallback e em breve vou actualizar para a versão 23
Distros portuguesas:
https://pplware.sapo.pt/linux/gnulinux-distribuicoes-portuguesas/
Para quem quiser testar ou usar outro ambiente gráfico, aqui ficam as indicações de como fazê⁻lo:
http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89070
Bom dia.
Aprecio, com efeito, outros ambientes gráficos, e particularmente o Cinnamon. No entanto, prefiro o Caixa Magica (que, ao contrário do Linux Mint 17.1, reconhece a placa de rede wireless Broadcom chip4313 que tenho no portátil Dell), porque é bastante rápido a instalar os programas, downloads e na net, além de que é um produto desenvolvido por portugueses. Tenho instalado o sistema CM 23; porém, seguindo aqueles procedimentos indicados no link, instalo, realmente o ambiente gráfico cinnamon e experimento-o, mas não passa disso, porque no arranque seguinte retorna ao ambiente gnome. É possível instalar o ambiente gráfico cinnamon de maneira a que reste ‘permanentemente’, isto é, que arranque sempre com esse desktop? Antecipadamente grato, cumprimentos.
Já verifiquei, uns minutos após a minha questão, que é possível passar para o ambiente gráfico Cinnamon no CM 23, bastando terminar sessão e entrar noutra com ambiente Cinnamon, e, em vez de como convidado, como o utilizador normal da instalação inicial, para deste modo ter acesso posteriormente às funções de administração. Obrigado.
Após o arranque e ao aceder ao SO, antes de escrever a password, carregando no ícone gnome, aparecerá outros ícones referentes a outros ambiente gráficos como o gnome classic por exemplo. Se instalar um ambiente Cinnamon, KDE ou Mate (outros ainda), ela ficará disponível automaticamente também representado por um ícone. Depois de escolher, ficará então definido permanentemente, a não ser que queira mais tarde escolher um outro, pelo que, repetirá os mesmos passos.
Não compreendo, tento baixar o iso e pede-me senha para o fazer, eu não tenho conta como muitos, apenas quero deixar a porcaria do windows, experimentar algo novo, leve e sem tantos gb de actualizações, mas devido a burocracias e entraves como este, muitos como eu deixam-se ficar pelo que tem e quem ganha € sempre a microsoft, cumprimentos
se meteres no google caixa magica podes fazer baixar sem senha
mas acho que o caixa magica esta super pesado em alternativa tens o ubuntu
Esta malta da Caixa Mágica adormeceu em 2015 ?
Qual era a base deste?
A caixa magica, terminou? não dão sinais de evolução há 8 anos… é pena. cheguei a ter o sistema deles instalado no meu pentium.