Kernel Linux 4.5 já disponível – Conheça as novidades
Linus Torvalds e a sua equipa trabalharam arduamente nos últimos meses para hoje disponibilizar o Kernel Linux 4.5. Segundo consta esta versão foi preparada em apenas dois meses e teve um total de 7 RCs (Release Candidate).
Vamos conhecer quais as novidades.
O kernel (núcleo) é o coração de qualquer sistema operativo. O GNU/Linux tem kernel, o Mac OS X também , Windows, Android e iOS também…. e por aí fora. Esta camada é a responsável por fazer a interacção entre o software e hardware, permitindo que os processos comuniquem de forma transparente com os dispositivos electrónicos.
Quais as novidades do Kernel Linux 4.5?
Esta nova versão do Kernel traz um conjunto de novidades das quais se destacam:
- Suporte inicial para a tecnologia AMD PowerPlay power
- Suporte para GCC (GNU Compiler Collection)'s UndefinedBehaviorSanitizer (UBSan)
- Copy offloading
Como instalar no Ubuntu 16.04?
Antes de actualizar, é necessário saber se o seu sistema é de 32 bits ou de 64 bits (32-bit = i386, 64-bit = amd64). Para isso basta ir a System Settings –> Details. Em seguida, basta executar os comandos apropriados:
[64 bits]
wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.5-wily/linux-headers-4.5.0-040500_4.5.0-040500.201603140130_all.deb wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.5-wily/linux-headers-4.5.0-040500-generic_4.5.0-040500.201603140130_amd64.deb wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.5-wily/linux-image-4.5.0-040500-generic_4.5.0-040500.201603140130_amd64.deb sudo dpkg -i *.deb sudo reboot
[32 bits]
wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.5-wily/linux-headers-4.5.0-040500_4.5.0-040500.201603140130_all.deb wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.5-wily/linux-headers-4.5.0-040500-generic_4.5.0-040500.201603140130_i386.deb wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v4.5-wily/linux-image-4.5.0-040500-generic_4.5.0-040500.201603140130_i386.deb sudo dpkg -i *.deb sudo reboot
<span style="font-family: Georgia, 'Times New Roman', 'Bitstream Charter', Times, serif;">A actualização do kernel traz novas funcionalidades ao nosso sistema. O processo actual para actualização é bastante simples e caso detectem algumas instabilidade no sistema, podem sempre reverter o mesmo para outra versão do kernel.</span> |
Este artigo tem mais de um ano
Eu só atualizo quando o sistema informa da atualização. Mas para quem força a atualização era conveniente explicarem como se reverte para o kernel anterior no caso do update dar problemas.
Wily é a versão 15.10. xD Por favor dêem a informação correta ;D
Germano, certo. Mas podes instalar até ao 16.06, não tens outra http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
#Pedro Pinto, tenho o Lubuntu no meu magalhães 2, posso actualizar para esse kernel sem stress?
Qual a versão do Lubuntu?
É a versão 15.10 com o Kernel 4.20.
Ando interessado em instalar Linux numa máquina antiga que tenho, mas é muito confuso com tantas versões que há. 🙁
Se tens dúvidas avança para uma que seja mais amigável e depois vai testando outras. No mundo Linux há muitas alternativas, felizmente, adequadas para vários perfis de utilizador!
Eu diria um Mint, ou um dos derivados do Ubuntu, dependendo do quão antiga é a máquina.
Quais as características dessa máquina?
Tenho instalado Zorin OS Lite (a versão 9, pois é LTS(Long Term Support)) em P4 com 512Mb Ram e tem-se portado muito bem. Experimenta.
sugiro o xubuntu.
Fraquinho, fraquinho, assim tipo Pentium4 a 2,8 GHz, e 1 G de RAM (como o PC que tenho usado)?
Depende, também, do teu à-vontade com que usas o Linux… (se já utilizador, ou “novato”).
Para quem esteja (já bastante) ambientado, tenho lido que um Manjaro (talvez) XFCE, seja bom.
No meu caso de novato (e no teu, creio, se não, não farias esta pergunta 🙂 ), comecei com o Bodhi (parece ter agora uma versão mais ‘artilhada’ (alé da ‘básica’) em termos de produtividade e usabilidade, já com LibreOffice, flash para os browsers, etc), passei para o Lubuntu (Ubunto com ‘ambiente de desktop’ LXDE), mas precisa instalar todo o software que não seja “free”, passei para o LXLE (um LXDE mais “vistoso” e mais completo em termos de ‘produto final’) e estou no Mint XFCE…
Mas está mesmo “no limite”… é muito intuitiva a configuração ao “nosso gosto”, para quem venha do Windows, mas usar o browser (uso o Firefox, porque o Chrome, ou mesmo o Chromium, ainda mais ‘pesados, são), mesmo sem (mais que uma) páginas abertas e o LibreOffice… ui…
Experimentei o Zorin OS Lite 10 (na opção cd-live) e não me pareceu mau de todo, mas aquele ‘visual’ à base de branco e azul… (e, não, não tem nada a ver com o as cores – do FCP … 🙂 ) – alguém que use dá dicas para configurar no Zorin cores de pastas, etc., de forma rápida?…
http://linuxnopc.blogspot.pt/2015/05/escolher-distro-ii.html
Eu tenho um Magalhães 2 com o Intel N450 e com 2Gh de memoria, e tinha o Linux Mint KDE, e gostei bastante, mas agora mudei para o Lubuntu que tem o ambiente gráfico LXDE e acho que tem uma performance mais rápida. Mas é uma questão de experimentares. O que não falta é tutoriais para instalar.
Tenho pena que esta versão não tenha incluído mais features AMD…vão ser lançadas na Versão 4.6…espero eu, porque são “toneladas” de código.
onde viste isso? no trunk change log?
boas int3,
heheh já nem me lembro 😀
mas certamente nas mailing lists 🙂
isto aconteceu prai ha uns 2/3 meses, mas mais a sério prai a un 1 mês, mas não deu para incluir nesta versão porque …é muito código novo..a malta anda a tentar escrutinar o código, são perto de 100k linhas..ou seja o equivalente a pouco mais que TODO o driver da intel 😀
https://lists.freedesktop.org/archives/dri-devel/2016-February/100566.html
Acredita-se que este código tenha vindo da versão fechada do driver.
Não foi incluído porque o “Kernel keeper”, ( Greg Kroah-Hartman..o homem forte do kernel,que deu o toque magico ao kernel da Nokia para o MEEGO,para depois a nokia desperdiçar…any way..), achou que tanto código sem ser escrutinado primeiro e verificado se tinha níveis de qualidade, não iria ser introduzido!
Este individuo é a pessoa que escolhe o que entra na nova release ou não…e é MUITO inflexível!!!!!
Já tentei adicionar suporte para um adaptador usb/serie para 1Mb/s no termios, e ele não deixou, e as tantas já éramos 3 contra ele e ficamos a ver navios :(, e nós do ponto de vista do código tínhamos razão, ele é que preferiu não arriscar, e paginas tantas, pediu para que o fabricante se chegasse a frente…pufff ficamos na mesma como a lesma a 400Kbits/s, uma vergonha, isto em dispositivos que suportam 2Mbit/s :S !
Agora vamos torcer para ver se na 4.6 ja vamos ter um driver todo xpto, que tire partido a serio do hardware… é esse o futuro a AMD vai passar a ter montes de código partilhado, depois fica só a parte da logica no userspace, e o resto que controla o hardware, etc, masi as partes de consomem muitas chamadas de sistema ficam no kernel 😉 por motivos de performance.. dessa forma os dois drivers livre e de código fechado partilham o mesmo kernel driver , de mais baixo nivel e que acede ao hardware.
Ou seja a API é a mesma para os futuros drivers de userspace 🙂
OFF TOPIC:
para aqueles que referem ter uma distro LInux no MG2, algum de vós actualizou para windows 10? Como se comporta? Vale a pena?
Eu já tive com o windows 10, e ao inicio parecia porreiro, mas passado um tempo aquilo nem se arrastava, agora com o linux é super fluido.
O kali linux Sana 2.0, o que podem dizer dele é bom pra quem está começando no Linux
Kali Linux, para iniciantes?! Não!
É uma distro muito especifica, para pentest.
Começa por um Ubuntu, Fedora, Mageia, …
Mas porque é que só se fala de Ubuntu? Eu gostava de ver instruções específicas para Debian, por exemplo. Sim, porque não são iguais, apesar de um ser derivado do outro! Dependências diferentes, etc, etc, etc!
Muito útil!
Muito obrigado!