KDE 4.2 lançado
Foi lançada mais uma nova versão do novo KDE da série 4. Esta nova versão marca um novo patamar na estabilidade deste ambiente gráfico para plataformas Linux/Unix, além de trazer também melhorias na experiência com o utilizador.
A nível de novidades de interacção com o utilizador temos:
- Refinamento da tecnologia de interface com o utilizador Plasma, que resulta numa organização mais fácil e intuitiva da área de trabalho. São incluídos nesta versão novos applets que incluem um Lançador Rápido, informação meteorológica, feeds de notícias, banda desenhada, e partilha de ficheiros rápida via serviços "pastebin".
- Os applets plasma podem agora ser usados sobre o screensaver, de modo a deixar uma nota importante para o utilizador se lembrar quando voltar ao seu computador. O Painel plasma agrupa agora as tarefas em múltiplas linhas e pode agora servir como um tradicional gestor de ficheiros. A systray encontra-se agora melhorada mantém sob controlo tarefas longas como downloads.
- Notificações do sistema e também das aplicações são também agrupadas nesta área. Para economizar espaço, os ícones da bandeja do sistema agora podem ser escondidos e todo o painel agora pode ser automaticamente escondido. Widgets podem ser mostrados tanto em painéis como na Área de Trabalho.
- O gestor de janelas do KWin, usa agora uma técnica física de movimento, de modo a dar um aspecto mais realista a efeitos já conhecidos no Compiz, como o Cubo e Lâmpada mágica.
- O PowerDevil facilita a vida dos utilizadores de portáteis trazendo uma gestão de energia moderna e não intrusiva para portáteis e dispositivos móveis. O programa de compressão Ark oferece extracção e criação inteligente de ficheiros e existem melhorias nas ferramentas de impressão.
Quanto ao nível de avanços nas aplicações:
- O explorador de ficheiros Dolphin tornou-se rápido e mais eficiente contendo um slider para ajustar o tamanho dos ícones facilmente. Novas melhorias na interface incluem alertas de contexto com pré-visualizações e um novo indicador de capacidade para os dispositivos amovíveis. Estas mudanças também foram aplicadas para as caixas de diálogo do KDE.
- A listagem de e-mails do KMail foi melhorada de modo a optimizar o fluxo do trabalho para cada pasta individual. O Suporte para IMAP e outros protocolos também foram melhorados tornando o KMail mais rápido.
- O browser Konqueror melhora o suporte para scalable vector graphics (SVG) e recebe muitas melhorias de performance. Uma nova caixa de diálogo para procura torna menos intrusiva a procura dentro de páginas web. Este browser agora mostra os seus favoritos quando é lançado.
Finalmente as novidades a nível de extensão da plataforma incluem:
- Suporte para scripts melhorado. Os Widgets plasma agora podem ser escritos em JavaScript, Python e Ruby. Estes widgets podem ser distribuídos on-line via serviços web e ferramentas de colaboração on-line como OpenDesktop.org. Os Google Gadgets agora podem ser usados no Plasma e o suporte para os Mac OS X dashboard widgets foi melhorado.
- Versões preliminares de diversas aplicações KDE para Windows e Mac OS X estão disponíveis: algumas aplicações estão nos seus estados iniciais de qualidade, enquanto outras precisam de algum trabalho adicional no conjunto de recursos implementados. O suporte para OpenSolaris está próximo e a um passo de ser classificado como estável. O KDE4 no FreeBSD continua a evoluir rumo à maturidade.
- Assim que o Qt 4.5 estiver disponível sob os termos da LGPL, ambas as bibliotecas KDE e Qt serão beneficiadas sob os termos dessa licença menos ríspida, originando uma plataforma mais competitiva para o desenvolvimento de software.
Para todos os interessados em testar já esta versão, podem descarregar e instalar manualmente, ou verificar se esta já está disponível nos principais distribuidores de KDE. Em baixo seguem links de instalação de algumas das principais distribuições de Linux.
Fonte: KDE.org Download Directo: KDE 4.2 [666.66MB] Instruções Kubuntu: Kubuntu.org Instruções OpenSuse: OpenSuse.org Instruções Fedora: Fedora.org Homepage: KDE
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente nc me consegui adaptar ao KDE mt provavelmente por culpa minha pk nc me debrucei tempo suficiente a configuralo ou a aprender com faze-lo.O que menos gosto sao os icones gigantes e o design um pouco infantil dos mesmos.
Offtopic :
É só a mim que está a dar este erro no post anterior :
–>> http://s04.divshare.com/launch.php?f=6424155&s=ab6&i=display
Por acaso também sempre preferi o GNOME ao KDE…
Mas gostei dos screenshots, são apelativos….
Acho é que o GNOME é mais flexivel e solido, permite-nos uma personalização mais detalhada, e em termos de velocidade de GUI, notei um enorme progresso, especialmente desde o Ubuntu 8.10, que até então talvez seria a vantagem do KDE.
O vista e o Windows 7 ainda têm muita papinha para chegar a isto… e com isto vou instalar no meu suse 11.1 🙂
Este KDE está muito melhor pelo que já vi mas perdeu muita gente para o GNOME desde a versão 4. Só agora é que devia ver a luz do dia. Eu desde que me habituei às duas barras do GNOME não quero outra coisa, organizo melhor a casa 😀
para mim, considero kde4.2 mais visualmente agradavel e intuitivo que qualquer um outro sistema.
Comparo a: gnome, windows, windows 7 e Mac.
Tem um defeito: alguma instabilidade.
Mas que está a evoluir fantasticamente bem, está sim Sr.
E com isto… fiquei com mais vontade de voltar a instalar o OpenSuse 11.1… 😕
E ainda o outro dia instalei o Windows 7…
Só que, depois é uma complicação para me habituar ao Linux..
Bom Sistema Operativo!! Sem dúvida uma boa escolha dentro dos Open-Source.
Algum inconviniente em colcoar o KDE no ubuntu 8.10???
Só para testes, pois sempre trabalhei com o Ubuntu e o Gnome 🙂 (isto no mundo linux)
NePPEr
@nepper
podes faze-lo mas para isso existe o Kubuntu, que já trás o kde, vê o link para instruções do Kubuntu no artigo 😉
@ nepper
Como o recoq explicou e bem, existe o Kubuntu que é a versão KDE, mas para poupares tempo existe a solução mais pratica, caso ja tenhas o Ubuntu é so seguires isto: http://www.psychocats.net/ubuntu/kde
@racoq
&
@A friend
Obrigada aos dois pelas dicas.
Vou usar primeiro a sugestão do Afriend, caso fique a gostar do KDE talvez faça a instalação de origem do Kubuntu 😉
Realmente a ultima actualização do openSUSE ficou muito boa…como já disseram aqui…neste momento o openSUSE deve ser o melhor SO que anda por aí…
Abraço
@amarante
talvez concorde contigo relativamente à versão deles de KDE.
Mas continuo a achar a versão do Ubuntu (gnome) superior a qualquer uma
Para um utilizador de win desde sempre que nunca pegou em linux recomendo kde, gnome, ou outro?
Sem duvida bestial … muito agradável, um boa organização visual e pequenos detalhes que fazem o KDE um dos melhores gestores de janelas em linux. confesso que foi o unico a que me consegui habituar em linux muito melhor que gnome para mim quanto a estabilidade…. não é a toa que slackware utiliza apenas o KDE.
Cumps…
Só é pena os utilizadores com algumas placas ATI não conseguirem ver series/animes/filmes etc seja em que player (Mplayer, VLC, etc) sempre terem a appearance em none…Esse bug ainda não foi corrigido e nem previsões existem. Creio que só mesmo na nova versão. A ver vamos.
Realmente dá mesmo vontade de ir brincar com ele.
Eu já utilizei o Gnome e agora estou em KDE. O gnome é mais simples ao principio mas muito poderoso por baixo, permite customizar muito facilmente depois de conhecermos o sistema. O KDE é mais complicado ao inicio devido a mostrar logo todas as opções, tornando-se um pouco confuso, mas depois de habituado até se consegue mudar a cor da pia da cozinha.
Eu estou em KDE devido ao KWin, não gosto do Metacity – mais nada.
@Alexandre Jesus
Metacity e Compiz são facilmente alterados, até mesmo ao ponto de se assemelharem ao KDE..
Por exemplo, acho o Compiz Fusion espetacular para personalizar as janelas, com os efeitos, cores, transparencia, etc… 😉
Ora bem acabei de instala-lo no ubuntu e já estou com problemas 🙂 🙂 (talvez pela minha ignorância)
segui este tutorial:
http://www.cyberciti.biz/faq/ubuntu-linux-install-kde-42/
Ficou tudo em Inglês 🙁
Não me detecta a rede wireless, nem eu sei como posso configura-la 🙂
Alguém tem uma dica?
Vá lá que o gnome ficou direitinho 🙂 🙂
@A friend – eu sei que o Metacity e o Compiz são facilmente alterados mas temos de ver as coisas, o Metacity é estavel e bom mas sem grandes efeitos, se ligamos o compositing no Metacity entramos um bocado no instável. Compiz é só para quem tem placa para isso.
O Kwin sem ser muito intenso consegue ter bons efeitos e considerando que o meu portátil tem oito anos com uma placa gráfica SiS (eu sei que é mau) então escolho o melhor possivel sem me rebentar o PC.
@ Alexandre Jesus
É verdade, causa uma certa instabilidade mas não tem muito a ver com o sistema em si, mas os Drivers. Eu lembro-me ao inicio a Geforce 7300go do meu portatil ter mais desempenho e estabilidade que a do meu Desktop ( Geforce 8800 GTs ) … na teoria deveria ser ao contrario, mas os drivers da 7 eram mais “maduros” …
Frigo
Segundo o Linus Torvalds, o pai do Linux, é de usar o Gnome. A versão 4.0 do KDE foi um desastre.
Segundo ele o Ubuntu (Gnome) cresceu surpreendentemente depressa e pode ser que possa acontecer outra vez.
Foi onde “investi” para tentar perceber alguma coisa, pouca, de Linux.
http://news.zdnet.com/2100-9595_22-264218.html
Eu vou-lhe dar uma hipótese ainda hoje… talvez… mas vou!! 🙂
Parabéns pelo artigo Rui 😉
@Frigo
Para começar em Linux até concordo com o @aver , o Ubuntu é uma distribuição com imenso software util e o Gnome dá uma simplicidade (para os iniciados) muito boa
Mas recomendo ainda mais que vás experimentando e lendo, muitas pessoas não gostam do Gnome e gostam do KDE, outros ao contrário e alguns que nem gostam dos dois – experimenta, é o melhor.
@aver
Não ajuda falar em desastres quando tentando recomendar Linux, verdade que o KDE 4.0 devia ter tido a etiqueta beta mas não foi assim tão mau, o 4.1 está excelente e por este artigo também o 4.2 está optimo.
Eu sou fã de ubuntu (gnome). Mas não se deixem enganar pelo potencial do KDE 4. Eu ja tive a versão 4.1 e não estava tao mal quanto isso. Esta nova versão já começa a estar estável para uso pessoal, muitos bugs irritantes que existiam nas versões anteriores foram corrigidos, porque não testar?
Lá por o Linus dizer que o kde 4 foi um desastre, não quer dizer que eu concorde porque sei avaliar por mim o que serve as minhas necessidades ou não.
E quanto ao KDE, há que reconhecer que a nível de aspecto, é o ambiente gráfico mais bonito para sistemas Linux / Unix. Não consigo neste momento, replicar certos pormenores muito bons do aspecto do KDE, no gnome.
@Frigo … ambiente KDE relembra mais o Windows….
Mas aconselho sem duvida o GNOME e o Distro Ubuntu 8.10 …
em pouco tempo é facil de conhecer os cantos á casa, esta muito bem organizado, é rapido e muito estavel. Pessoalmente, é o meu distro de eleição, e fiquei contente com a noticia que o “Pai” do Linux o aconselha 😉
Eu antes usava o KDE mas quando veio o KDE4 troquei pro Gnome e agora é o que uso mais..
O KDE o que tem de bom é que é mais costumizavel ao inicio mas o gnome com o compiz, cairo dock e emerald fica mais costumizado a fundo e no gnome o gnome fica melhor integrado.
O que interessa é que a malta use Linux… 🙂
Muito se fala em Gnome ou KDE. Quando comecei em Linux, à cerca de 2 anos, comecei com Ubuntu porque não me conseguia adaptar ao kde que achava muito á la windows. Desde que o kde 4 saiu que fui acompanhando a sua evolução e desde outubro de 2008 comecei a usar o KDE 4.1.2 e 4.1.3 no meu Mandriva 2009 e meus amigos qual Ubuntu. O mandriva tem tudo em especial o seu Centro de Controlo onde realizas todas as tarefas do pc e muitas coisas que noutras distros nem pensar. O KDE 4.1.3 está já muito bom com bugs mínimos e nada preocupantes e estou ansioso para que este novo KDE 4.2 apareça no meu Mandriva 2009. O Gnome tem coisas que me irritam e o Ubuntu é muito limitado em relação ao mandriva.
Força Linux, força KDE.
Cumps a todos e parabéns por este excelente site.
Se calhar nunca ouviram falar no “projecto KDE para Windows” para fazer correr no Windows um pacote de aplicações conhecidas do Linux, como o Amarok, Kate, e Konqueror.
Já instalei em tempos mas não me entendi com as aplicações. O arstechnica diz que está melhor.
ainda assim prefiro o velho kde3.5
Tenho experimentado este ultimo KDE, desde o lançamento…
E o que posso dizer é que quando mais conheço o KDE,
mais gosto do GNOME 😉
Não é que esteja pessimo, mas não me convence… O grafismo está bom, mas a velocidade é “estranhamente rapida… lol..” e a organização não me agradou…. mas isto agora varia com os gostos de cada um…
Essa do gnome ser mais rápido do que o KDE já e velha e hoje em dia não é mais verdade.
No momento estou usando gnome, mas já estou indo pro KDE com o lançamento do KDE 4.2
Quando me referi ao dizer “..estranhamente rapido..” é porque ele é mesmo rapido, e sempre foi, eu so notei velocidade no Gnome desde o Ubuntu 8.10.
O unico exemplo para descrever o “estranhamente rapido..” é estilo algo a correr a menos frames por segundo, acho o Gnome mais fluido e suave no movimento das janelas, por exemplo…
O meu Ubuntu 8.10, desde as ultimas actualizações está lentooooooo a abrir!!!
Pq será??
E segui as instruções para instalar KDE no Ubuntu, mas…. sempre tento fazer inicio de sessão pelo KDE dá-me um erro…
“Could not start kstartupconfig4. Check your installation”
Pesquisei no Goohle e percebi que há muita gente com esse erro, mas ainda não percebi como se resolve.
Alguma ajuda?
@BlinZK …
Pode ser alguma aplicação que tenhas a correr automaticamente que não seja compativel com o KDE…. ou vice-versa…
Porque há muitas aplicações que não são compativeis nos diferentes ambientes ( GNOME vs KDE )
… por falar em Gnome
Alguém, com um netbook, quer experimentar o Moblim, o novo sistema operativo da Intel para netbooks ?
http://www.crunchgear.com/2009/01/30/intels-new-os-for-netbooks/
O KDE parece-me que nos efeitos de mover e fechar janelas está mais responsivo que o Gnome, usando o Compiz (wobbly e explodir em cubos), mas nos outros efeitos efeitos, e principalmente conjugação ainda tem alguns bugs (o fade in fica com uma transparência azul).
Esforcei-me mesmo para o usar, e perdi umas boas horas a configurá-lo à minha maneira, e até mudei os atalhos para ficar igual ao Gnome, mas os bugs que tem a nível de gestão de focus das janelas e com algumas transições entre desktops reduzem-me a produtividade e como tal vou voltar ao gnome.
Quando sair um update eu volto a experimentar, porque gostei e foi bom “mudar de ares” 🙂 com certeza vou mantê-lo aqui.
Obrigado pelos comentários, este 4.2 é muito muito versátil e vai ficar mais, as features que já estão programadas para o 4.3 vão fazer que o salto entre o 4.1 e o 4.2 pareça uma coisa de nada.
Apreciem o 4.2 deu muito trabalho mas dá muito prazer ver que as pessoas o querem testar. E que não deixa muito má impressão.
prometo que o 4.3 vai ainda ser muito melhor 😉
@Nuno Pinheiro
Deixa aqui o link para o pessoal que experimenta poder reportar bugs.
Acredita que notei muitas diferenças a nível funcional do 4.1 para o 4.2, mas como já estou há muitos anos habituado ao Gnome custou-me a transição, no entanto, é a primeira vez que não desinstalo o KDE depois de o experimentar, porque gostei mesmo 🙂
Eu usava Ubuntu (gnome), quando vi o anuncio do lançammento do KDE4 instale-o, disse mal da minha vida, pk akilo encrencava-se todo, desisti do KDE4, voltando para o gnome, kuando saiu o KDE4.1 testei o Kubuntu, e gostei, tinha ainda alguns stress’s, o dolphin era bastante lento, e o konqeror tambem, ah e os icons da barra teimavam por vezes em desaparecer, mas mesmo assim tava fish, agora fiz a actualizaçao pra o KDE4.2 e até agora ….. sinceramente está 5*** , so me resta dar os parabens á equipe do KDE pelo grande trabalho que fizeram….
O amarok2 KDE4 ta 5****, venham agora o K3B em Qt4 etc etc para ficar redondinho , mas ta muito porreiro
Parabens…