KDE 4 – A reviravolta do KDE
O KDE é um software de origem alemã, (sigla inglesa para K Desktop Environment) é, simultaneamente, um ambiente gráfico (que inclui um gestor de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, foi desenvolvido com base na biblioteca Qt. Voltado inicialmente aos utilizadores de plataformas Unix, funciona também no Mac OS X utilizando o seu servidor X11 e no Windows através do ambiente Cygwin. Juntamente com o GNOME é um dos mais populares ambientes gráficos usados no Linux.
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14]
O gestor de janelas disponibilizado (KWin) é responsável por fornecer um interface gráfico organizado e consistente, para que as aplicações sejam executadas permitindo uma interactividade directa entre o utilizador e o PC.
Esta actividade pretende-se usual tanto nos mais simples trabalhos como nas rotinas técnicas.
Com uma barra de tarefas intuitiva (muito ao estilo Windows), este ambiente de trabalho é um dos pesos pesados do GNU/Linux no que diz respeito a interfaces gráficas: segundo os autores, o KDE visa a versatilidade do Linux, minimizando o contraste da aparência relativamente a outros sistemas operativos, pelo que não será de estranhar aspectos de organização e apresentação já vistos noutros ambientes gráficos de sistemas operativos.
O KDE é feito com base na biblioteca Qt, propriedade da empresa Trolltech, enquanto que o GNOME, outro ambiente gráfico para Unix, é baseado na biblioteca GTK, do Projecto GNU. A biblioteca Qt é gratuita para aplicações Open Source, e as bibliotecas do KDE são licenciadas como LGPL ou BSD-compatível. O licenciamento da Qt prevê que quem desenvolver aplicações de código fechado com Qt seja obrigado a adquirir uma licença. Detalhes adicionais podem ser conferidos em Licença Qt e em Mitos do KDE.
Em compensação à questão do licenciamento para projectos de código fechado, o KDE possui um framework de desenvolvimento muito potente, com uma IDE multilingue — KDevelop —, e diversas tecnologias como KParts, KIO, DCOP, KHTML, mais um conjunto poderoso de bibliotecas.
O KDE foi inteiramente criado em C++, inclui também uma suite de escritório (Office) simples, mas com muitos componentes: processador de texto (KWord), folha de cálculo (KSpread), programa de apresentações (KPresenter), editor de diagramas gráficos (KChart), de equações (KFormula), gerador de relatórios (Kugar), editor de diagramas e fluxogramas (Kivio), base de dados (Kexi), editor de gráficos bitmap (Krita) e vectoriais (Karbon14).
Outros projectos que também mereces menção são a suite educativa Kdeedu e a suite Kontact, uma solução completa de clientes para trabalho em grupo (E-mail, calendário, agenda, sincronização, alarmes, notícias, RSS).
Este artigo tem mais de um ano
detesto o KDE. tenham cuidado a instalar o KDE, não se deixem enganar como muitos amigos meus; porque depois de experimentar o Gnome não vão querer outra coisa e depois já não há nada a fazer se já se tiver o KDE.
Que isso? cópia do Vista? Que brincadeira de mal gosto!
Gnome sempre!
T+
A tua ultima afirmacao so’ demonstra o quanto percebes disso 🙂
“e depois já não há nada a fazer se já se tiver o KDE.”
LOLOLOLOL
Eu cá gosto mais do novo Gnome 2.20
@abdul Fadl
Também não percebi esse comentário…”Já não há nada a fazer”? Não gostavas de esclarecer?
Pessoal, preciso da vossa ajuda urgentemente! A situação é a seguinte: Tenho que fazer um inquérito com umas 10 perguntas, que ao fim salve as respostas para um ficheiro word.
O problema é que nao os pc’s nao tem ligação á net o que a hipotese de utilizar a net e php fica logo descartada.
Procurava um software que desse para responderem ao questionario e salvar para o proprio computador o resultado.
Faz semanas que corri a internet e nao consigo encontrar nada e o prazo de entrega está a apertar 😐
Por favor ajudem-me, estou desesperado!!!!
Obrigado
email: uarenotyour@hotmail.com
As parecenças com o Vista e MacOS são um pouco evidentes, mas não deixa de parecer bonito.
No entanto, não me convence, prefiro o Gnome 😉
@Artur : E que tal usares o…. WORD para isso? fazes o inquerito em formato word e … gravas em formato word.
Eu usei muito o Gnome no inicio, mas desde o ano passado passei ao KDE, e é como tudo, uma questão de hábito.. Acho os dois bons e cada pessoa use o que mais goste..
Acho estas guerrinhas de sempre, um pouco parvas e sem interesse..
Muitas vezes se um é mais pesado que outro 1MB, numa maquina de 1GB ou mais e que 99% do tmpo está a uns 20% de uso no linux!!
Na minah humilde opinião, pensoq ue o KDE se torna mais facil para quem muda ou usa o windows, por uma questão pratica. E o Gnome mais “limpo”, e mais usado apenas pelos anti-windows, lol, como o de marcar uma posição..
Eu neste momento tou a usar o KDE e gosto, como gostava do Gnome.. calhou ao instalar escolher eu o KDE, pois instalo sempre varios.. E vou testar esse KDE 4 quando sair..
Poias, mas para isso precisava de ter o word em todos os computadores… O problema é que so têm o windows de base instalado e mais nada.
Procurava algo como um programa .exe ou assim…
Please help! =(
Artur, pega no office 2003 portable e mete numa pen 😉
Ou então, pegas em http://portableapps.com/
a OpenOffice.org Portable – word processor, spreadsheet, presentations with Microsoft compatibility
E já te safas..
@Arthur
OpenOffice.org Portable em PortableApps.com. É portátil, corre de uma pen, não são precisos direitos de administrador, para desinstalar é só apagar… CAPAZ DE GRAVAR COMO DOCUMENTO DO WORD. Espero ter ajudado.
Mesmo assim não serve :S São muitos computadores…
Cada pessoa antes de ir para os computadores faz o download na net , depois responder nos computadores que nao tem net e deixar la no ambiente de trabalho… Ninguem conhece nenhuma aplicação que crie um executavel com o inquerito e grave para documento word? :S
viva
por acaso utilizo mais o gnome 2.20
mas confesso que o kde está a ter melhor desenvolvimento que o gnome neste momento e acho que vai ser o ambiente grafico futuro
as capacidades do kde sao melhores que o leopard x
abraços
ozie
Portugal
………………………………………………..
apenas uma opiniao, respeite-a
Sempre preferi o KDE ao GNOME, e este KDE 4 não me parece muito mal só por ter uma interface ao estilo Windows Vista. Como é costume no KDE suponho que quem não gostar do look do Vista (como eu) pode sempre altera-lo.
Quanto ao GNOME, acho-o de certa forma limitado, mas como é costume nas minhas instalações instalo sempre o KDE, o GNOME e outros, como o excelente Blackbox.
Tambem prefiro o KDE em relaçao ao Gnome, e este ta lindo!!
Já utilizei ambos ambientes gráficos (KDE e Gnome) e realmente são os dois pesos pesados. Pessoalmente num PC menos apetrechado o KDE saiu-se muito bem, não sendo tão “arrastado” como o Gnome.
Utilizei desde sempre ambiente KDE desde que comecei em Linux, mas neste momento estou mais inclinado para o Gnome que me tem vindo a surpreender ao longo dos últimos anos.
Convem referir que algumas dessas imagens são apenas mockups!
@luis
Conheçes o Vixpa? Penso que se tratam de imagens desse S.O.
Já ouviram falar de xfce? E de Xubuntu? Se querem falar de uma shell leve em recursos é o xfce, mas não é para newbies 😉
Já agora para os que estão presos ao Windows, aqui vai uma shell alternativa, fácil de instalar e altamente configurável: Emerge Desktop (http://www.emergedesktop.org/). Divirtam-se a experimentar!
@Artur
E que tal usar o Acrobat para criares os formulários e dps as pessoas abrem no Reader para responder. No fim o reader vai gerar um xml que podes ler novamente no Acrobat.
Es da onde ó pedro!?
Pedro Lino, deves m pedido de desculpas ao Linux o termo Shell só se usa em Windows, no Linux, aquilo a que chamaste Shell chama-se Gestor de Janelas. No Linux Shell é uma Linha de Comandos.
Quanto a shell alternativa Emerge Desktop, para Windows já a usei e é pouco sólida, recomendo a quem quiser uma interface ao estilo Linux/Unix, leve, rápido e sólido o Backbox 4 Windows ou bb4win.
@joao: em que sentido? de que OS? Uso o Windows porque ainda não tive coragem para mudar para Linux 😉 geograficamente? moro no Sul de Portugal
@Miguel Guerreiro: tens razão. Em Linuxês 😉 chama-se um Windows Manager e uma Shell é um interpretador de comandos. My bad 😉 Quanto ao Emerge Desktop, tem evoluido muito e continua a ser desenvolvido activamente, ao contrário do BB4Win que parou em 2004…
Meu deus… coragem? LOL
N e’ preciso coragem nenhuma.. e’ so’ instalares uma maquina virtual q podes ter os dois SOs
@TIGOS:
Cópia do Vista desde quando? Peço-lhe que me indique em que imagens a “cópia” do Vista é assim tão evidente. Se se refere ao aspecto “glossy-black”, lamento informá-lo mas não se trata de uma característica única do Vista.
O KDE tem a aparência que lhe quisermos dar através da panóplia de temas disponíveis, incluindo a de outros SOs ou DEs.
Quanto ao gnome, está arquitecturalmente a anos-luz de distância do KDE3, já para não falar no KDE4. O gnome é uma manta de retalhos enquanto o KDE é um sistema absolutamente estruturado e coerente, com APIs poderosíssimas que facilitam o desenvolvimento de software que se integra de forma perfeita com o DE. Inúmeras Kapps são imbatíveis nas suas áreas (pelo menos no universo FOSS), tais como Amarok, K3B, KDevelop, entre outras.
Empresas como a RedHat, Canonical e Novel adoptaram o gnome como DE standard não pelos seus méritos técnicos mas simplesmente por não quererem estar sujeitas à licença dupla do QT. No dia em que o QT passar a LGPL-only o GTK morre e o gnome segue o mesmo caminho.
@Ricardo Rodrigues
Esse caminho mais fácil já eu percorri! VMs, Live CDs, Live DVDs,… O que ainda não tive coragem foi para instalar no disco… De qualquer forma há aplicações que eu necessito que ainda não tem correspondente em Linux (ex. ArcGIS, EndNote), por isso ainda não é desta 😉
@Silvio Horta
Não, são mesmo mockups, não são imagens do proximo kde, emboram existam bastantes semelhanças! Podem ser vistas aqui http://pinheiro-kde.blogspot.com/. E sim, é feito por um portuga!! 🙂
@pedro
Geograficamente es do brr?
Pessoal… eu acabei de mudar para o Ubuntu 7.10 MAS não consigo pôr a minha placa de som ( SounBlaster Live! 5.1 ) a funcionar correctamente. O som sai todo esquisito. com ruído. A má qualidade do som deve-se a quê ?
Já googlei …andei em wikis… instalei o Automatix… mexi nas configurações, escolhi o SALSA…. mas até agora não consegui resolver nada!
O meu PC é desktop e tem essa placa de som mas tb tem som onboard.
Caso não consiga resolver esse problema vou ter de esquecer o Linux !! Mas gostei muito do conceito e gostaria de continuar. Se me puderem encorajar e ajudar a resolver isto agradeço. Senão, paciência! 😉 Obrigado!
@dajosova
Boas, eu tenho essa mesma placa de som também num desktop, e não tenho problema nenhum com o som… eu fiz um upgrade do 7.04, não me lembro se tive de fazer alguma coisa em especial para a por a funcionar na altura, mas penso que não…
O conselho que te posso dar neste momento (assim sem pensar muito no assunto lol) é instalares o ubuntu 7.04 e veres se funciona lá, se funcionar, fazes o upgrade para o 7.10 pelo update manager, porque nesse aspecto mantém-te as configurações e pelo que me lembro também não me alterou os drivers usados a esse nível…
De qualquer das formas, se não conseguires por isso a funcionar encorajo-te a teres o pc em dual-boot, pois o linux vale sempre a pena, mas isso depende também bastante do tipo de uso que dás ao pc.
Abraço
@joao
Isso é margem Sul 🙂 (também conhecido por O Deserto) 🙂
Isso para mim, fica no “Norte” de Portugal 😀
Quando eu digo Sul de Portugal, é mesmo Sul, Sul do Algarve 😉
@Bruno Bernardino
Obrigado pela dica Bruno!
Eu já tenho o PC em Tri-Boot.
Mas de facto não sei o que faça. Supostamente o Ubuntu deveria reconhecer a minha placa automaticamente. É o que diz o pessoal!
Bom… vou pesquisar mais um pouco e ver o que consigo fazer. Abraço 😉
Que seja bem vindo, e que traga mais opção de escolha! 🙂 Projectos de Interfaces Gráficas nunca são demais! E que surgam cada vez mais ideias! 🙂
Não vejo mal algum, alguem desenvolver um visual parecido com a do vista.
Pois a maicrosofty está copiando muita coisa do Linux.
Alguem já houviu falar em Powershell do server 2008?
Alguem já houviu falar em instalar a interface gráfica somente se necessitar?
No vista há muitas coisas tb, como aquele localizr facilitado que tem no gnome a muito tempo entre outros.
E tem gente desenvolvendo softwares pra tentar deixar os efeitos do uindowous igual aos do LInux.
A organização de pasta raiz como / , e segue por ai..
Bom dia a todos,
ora bem, sou novinho,novinho nestas andanças do linux, mas confesso que ja me apaixonei…..tenho o UBUNTU 7.10 e gostaria de saber como posso fazer para instalar o kde..
Agradeço desde ja a vossa ajuda, para que a comunidade linuxiana cresça, pois tenho a certeza que não mudarei para xp, embora ainda tenha os dois SO na minha maquina, o xp vai a vida quando tiver o UBUNTU a bombar a 100%..
Mais uma vez obrigado
Porque nao procuras no google por isso?
Tens montes de how-to’s pla net q te ensinam passo a passo como o conseguir.
A preguica nunca ajudou ninguem 🙂
Faz como eu.. procura no google.. se existe entao esta’ la’.
Ricardo
Boas, não é uma questão de preguiça, simplesmente não quero fazer as coisas mal feitas e se coloquei o post foi porque sei que aqui no pplware há pessoas que sabem de olhos fechados como fazer as coisas, alem de que nesta “casa” pelo que tenho visto o espirito de ajuda esta muito presente…(em alguns casos).
Foi esse o unico proposito do meu pedido de ajuda eu tambem sei que se ouver está la apenas não quero cometer erros..só isso
De qualquer das formas muito obrigado pela resposta.
Pedro
@davidsgon
$sudo aptitude update
$sudo aptitude install kubuntu-desktop
cumps
@davidsgon
na consola/terminal, escreve:
sudo aptitude update && sudo aptitude install kubuntu-desktop
depois quando fazes login, tens uma nova opção nas sessões, em baixo do lado esquerdo.
Um bom tutorial é: http://www.psychocats.net/ubuntu/kde
Abraço
Bruno Obrigadão!!!!
vou tentar e depois digo qualquer coisa
mais uma vez obrigado e um abraço
Pedro
@davidson
Sabes q uma forma de aprenderes (e acho q foi assim q toda a gente comecou) e’ a cometer erros… qual e’ o pior q te pode acontecer se lixares o sistema? e’ perderes 20 minutos a re-instalar (s n te quiseres dar ao trabalho de arrajar a’ “la’ pate’).
Boa sorte para o KDE 🙂
N tenhas medo de experimentar Linux nem fazer experiencias por
http://pinheiro-kde.blogspot.com/
Este senhor e o responsável por me passar o bichinho do Linux.
Grande amigo 😀
Eu uso linux a mais de 5 anos e já passei por diversas distros (red hat, kurumim, suse, debian, gentoo e atualmente ubuntu) e ambientes gráficos (fluxbox, blackbox, xfce, gnome e kde), e fico muito triste em ver pessoas da comunidade querendo criar discuções muitas vezes infundadas e sem lógica em cima de aplicativos open source, sinceramente isso é perda de tempo e uma tremenda hipocrisia pois com certeza alguém que usa kde tem (ou já teve) algum aplicativo que foi feito para rodar sobre gnome e vice versa, quem nunca usou ou usa k3b, amarok, pidgin (antigo gaim) e outros?
Seria muito mais produtivo para todos se este tempo fosse usado para trazer mais pessoas para o mundo open source mostrando a elas os fascinantes projetos que temos, e mostrar que não precisamos pagar nada a ninguém e muito menos ter medo de estar sendo rastreado por este ou aquele “programinha de validação”, mostrar os benefícios de se usar programas ou sistemas operacionais (independete de ser linux, freebsd ou qualquer outro) open source, e temos que aprender a ser neutros, instale o kde o gnome ensine como mudar entre um e outro e deixe o próprio usuário escolher, e acima de tudo respeite sua escolha, afinal de contas o open source é democracia e não imposição.
Eu tenho um colega que é “doido varrido” pelo gnome mas eu respeito, não é por que eu uso kde que devo obrigá-lo a usá-lo, mas ele não vive sem o k3b e o amarok, e ai?
Nós teriamos ganhos incalculáveis se os usuários de softwares opensouce trocassem idéias ao invés de comentários preconceituosos!