Kazam – Screencasts agora também no Ubuntu 11.10
Para os utilizadores que gostam de registar aquilo que acontece no monitor da sua máquina, é importante que possua uma aplicação para criar screencasts. Basicamente os screencasts são vídeos do que se passa no monitor, o que é útil quando, por exemplo, queremos mostrar como se faz algo e é mais simples mostrar do que explicar.
Existem diversas aplicações, para todos os SO, mas hoje voltamos a destacar o Kazam que agora tem suporte para o Ubuntu 11.10.
O Kazam é uma excelente aplicação para criar screencasts, e é considerado por muitos como a melhor aplicação para esse efeito.
Resumo das principais funcionalidades
- Possibilidade de gravar as acções do desktop
- Suporte para som
- Possibilidade de exportar para o formato.mkv
- Applet com indicação que está a gravar ou em pausa
- Integração com o Youtube e Videbin
Como instalar no Ubuntu 11.10?
Para instalar o kazam no Ubuntu 11.10, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:bigwhale/kazam-oneric sudo apt-get update sudo apt-get install kazam |
O Kazam é uma aplicação bastante simples, mas que garante com qualidade as funcionalidades base de uma aplicação do tipo, como por exemplo a captura do screen e áudio em simultâneo.
Outra das funcionalidades desta aplicação, é a possibilidade de exportar de imediato o vídeo final para o Youtube ou VideoBin.
Toda a acção desta aplicação é controlada através de uma applet que fica disponível na barra superior.
Para verem o Kazam ScreenRecorder em acção, aconselhamos a verem o seguinte vídeo:
Considerações finais
Para quem necessita de gravar o que acontece no ecrã do seu PC, o Kazam é uma excelente aplicação para o efeito. Não é uma super aplicação mas possui as funcionalidades base para captura de screens e áudio. Para fazerem posteriormente e edição do vídeo podem usar por exemplo o Pitivi ou outra qualquer ferramenta para o efeito. Experimentem .
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom…cada vez mais a metadona (leia-se Ubuntu e os programas que corre) vem-nos ajudar nas ressacas depois de largarmos o Windows 😉
faz o mesmo do recordmydesktop, não é?
Na minha vasta procura por um bom programa de gravação da tela , encontrei o espectacular Replay Video Capture , não tem limites de tempo de gravação nem de MB , para alem do mais grava o som do pc sem necessidade de alterar nada nas configurações de audio , e grava k uma qualidade e imagem tanto , só k não é gratuito .
Acho que sempre que existir um artigo acerca do Ubuntu deveria ser ilustrado com o seu artwork original, especialmente o tema.