Já está disponível o novo Ubuntu 15.10 Wily Werewolf
Tal como estava definido no calendário da Canonical, hoje era dia de lançamento do novo Ubuntu 15.10 Wily Werewolf. Esta versão, tal como as últimas que a Canonical tem disponibilizado, não apresenta grandes transformações no entanto há um conjunto de aplicações que foram actualizadas, foi incluído uma nova versão do kernel e também há algumas novidades ao nível da Steam.
O dia 22 de Outubro foi o escolhido pela Canonical para o lançamento da versão final do Ubuntu 15.10 Wily Werewolf. Como referido, esta versão não traz grandes alterações comparativamente às anteriores tendo sido apenas substituídos alguns efeitos ao nível do ambiente gráfico, incluído um novo wallpaper, incluído o novo Unity 7.3.3 e o kernel 4.2 e pouco mais.
Além do novo kernel e de um novo wallpaper, esta versão do Ubuntu traz também algumas actualizações ao nível das apps:
- Firefox 41
- Chromium 45
- LibreOffice 5.0.2
- Nautilus (aka ‘Files’) 3.14.2
- Totem (aka ‘Videos’) 3.16
- Rhythmbox 3.2.1
- GNOME Terminal 3.16
- Eye of GNOME 3.16
- Empathy 3.12.10
- Shotwell 0.22
Ao nível da Steam há também novidades especialmente no suporte aos novos comandos.
O novo Ubuntu 15.10 Wily Werewolf está já disponível para download e já se sabe que o Ubuntu 16.04 terá o nome ‘Xenial Xeru
Este artigo tem mais de um ano
Alguém sabe como está o estado dos AMD hybrid graphics no Linux? Nomeadamente Ubuntu based? Tenho uma Radeon HD 8870m e nunca consegui obter boa performance no Linux como no Windows 🙁
Boas Filipe. No site da amd tens os drivers para as gráficas híbridas de notebooks como é o meu caso. Tens lá os debs para Ubuntu é só descarregar. Existem também por ai algumas repos que as disponibilizam é uma questão de procurares mas a primeira opção é mais viável.
Eu quando experimentei, há cerca de 2/3 meses, no CS GO não conseguia atingir os 60 fps, enquanto que no Windows pára nos 100… Vou experimentar outra vez entretanto, obrigado. Mas basta instalar o deb pelo site da AMD? Porque lembro-me vagamente de ter uns problemas em ele reconhecer o meu chip gráfico, se não estou enganado…
Ja éxperimentaste isntalar o gqrlx-updates (ou la como se chama) e depois de reiniciar, pôr a gráfica em alto desempenho, no CCC?
Na altura experimentei, mas não tinha bom desempenho :/ vou experimentar este fim de semana a ver se melhorou qualquer coisa… Já agora, recomendam alguma distro em especial ou todas ubuntu based são iguais?
Manjaro… É baseada em Arch e tem lá uma ferramenta chamada “Manjaro-Settings” onde podes instalar logo as drivers das gráficas e isso.. Experimenta..
Vou experimentar, obrigado pela dica.
Podem disponibilizar a imagem de fundo?
http://bit.ly/1MUPN1u
Podiam não ter ido buscar uma imagem alusiva ao World of Warcraft… :\
http://www.wallpaperup.com/54644/World_of_Warcraft_comics_werewolf_Worgen_World_of_Warcraft:_Cataclysm_Curse_of_the_worgen.html
Pensei o mesmo. O que tem o WoW a ver com a nova versão do ubuntu?!
Bem que podia chamar-se Ubuntu Warwick. Tenho a mesma duvida do Filipe Coelho, já tive varios problemas com essas graficas em ubuntu e nunca consigo resolver a 100%, alguém sabe se isto já foi ultrapassado?. Eu só queria jogar DOTA…
Tenho um notebook com uma APU AMD, os drivers funcionam perfeitamente inclusive no 15.10 que instalei ontem mesmo.
Graficos hibridos (tanto amd como nvidia) no linux andam mal se for usado os drivers proprietarios (drivers open source funcionam bem mas a perfomance é uma m****)
A nvidia tem bons drivers para linux (ao mesmo nivel do windows)
A AMD está-se a marimbar para os drivers de linux.
Junta as duas cenas sobre a AMD que eu disse e tens 2x m****
A AMD em termos de drivers open source estão excelentes comparando com as da Nvidia! Mesmo as drivers proprietárias da AMD estão boas!
Pois, sei bem…recordo com saudade os tempos em que era ao contrario e que o Linus mandava a NVIDIA para sitios por causa disso, parece que tudo se inverteu. portanto por enquanto ainda não tenho maneira de jogar seja o que for um bocado “mais puxado” com esta grafica.
Ou m****^2 😀
Mas ouvi uns rumores que o kernel ia ter suporte out of the box para os drivers híbridos… eh, não sei bem como isso anda, qualquer dia experimento outra vez 🙂
Boas,
Atualmente o melhor mesmo é optar pelos drivers open source para gráficas AMD, ou seja o que está de origem. Perdes um pouco de desempenho para os drivers proprietários, mas não em todos os casos (há casos em que até ganhas), e são super estáveis, ao contrário dos Catalyst (fglrx).
A nVidia tem melhores drivers proprietários, a AMD melhores drivers open source. Foi por isso mesmo que o Linus mandou a nVidia para o crl, não colaboram com a comunidade como a AMD, e a prova disso são os drivers open source Nouveau.
Um purista e/ou adepto de open source ou escolhe AMD ou Intel. Quem quer desempenho seja como for terá de escolher nVidia 🙂
O Ubuntu é uma das distros mais populares mas em termos visuais é cada vez mais do mesmo, fazem alterações por debaixo do capô mas como o que come é a vista parece sempre a mesma coisa, bem ao menos lá se vai alternado entre xfce, kde, gnome, etc.
Eu não sou o maior fã do Unity mas ao mesmo tempo acho que alterações estéticas valem de pouco ou nada não é isso que o utilizador comun de Linux anda à procura. E de qualquer das formas eles dão suporte official para Gnme 3 Gnome 2 (mate) xfce e KDE (que me lembre) portanto por falta de escolha ninguém os pode condenar. E era estranho estarem a fazer updates visuais no Unity quando o têm que fazer trabalhar em condições em Ubuntu phone, se eu fosse CEO da Cannonical dava prioridade a isso.
Será porque estão atarefados com o MiR e o Unity 8?
Espera só até ao Unity 8! 😉
Podiam era atualizar para Gnome 3.18 e não 3.16
Já poderiam lançar uma versão anual, faria mais sentido. Assim poderiam pensar com mais tranquilidade em correções, melhorias de performance e da experiência gráfica.
Porque é que eu haveria de querer usar Ubuntu?
Porque é bom. Alias se fores ao distrowatch as primeiras 3 distros são mint ubuntu e debian tudo debian ou debian based, porque é que haveria de não usar?
Para aprenderes mais qualquer coisinha…
porque não haverias de usar Ubuntu ?
Isso é um comentário desnecessário e pouco construtivo.
—
O Ubuntu esta um pouco estagnado, deixando a inovação um pouco de lado, podiam ter colocado o 3.18 já que foi praticamente quase na mesma altura lançado, contudo não deixa de ser uma distro estável, porem o Arch está me a convencer.
A unica coisa que me faz ficar com o Windows é o mesmo de sempre. Os jogos. Maior parte deles são um pesadelo para meter a correr no Ubuntu. Principalmente MMORPGS.
Não é um comentário estúpido eu quero realmente saber que benefícios teria em trocar do Windows 10 para Ubuntu. Eu podia usar aqueles conversores de programas para correr os jogos no Ubuntu ou mesmo ter um Dual-Boot mas qual é que é a vantagem; tem um sistema de gestão melhor, é mais rápido?
Se és jogador, mete em Dual-Boot – reserva uma partição para o Linux e experimenta!
Normalmente (por vezes por causa dos drivers) Linux corre muito mais rápido do que Windows, gasta menos RAM, existem mais correcções de bugs, é um sistema mais estável… Agora, para quem quer usar Photoshop, Office e Vegas no Linux, esqueçam! Podem é espreitar as alternativas opensource, mas vão logo mandar-me para o c*r*lho.
estás bem com o windows? se sim deixa-te ficar, porque senão vais passar a vida a dizer no windows isto, no windows aquilo.