Gufw 10.04.5 – Firewall não complicado para o Ubuntu
Agora com suporte para o Ubuntu 10.04
GUFW (UFW – Uncomplicated Firewall) é um front-end para a firewall do Linux (iptables). Gufw é uma maneira fácil e intuitiva de configurar a firewall do Linux. Suporta tarefas tão comuns como: permitir ou bloquear portas por omissão, p2p, ou individuais e muitas outras! Gufw tem como motor o ufw, corre no Ubuntu ou em outro SO, desde que estejam instalados o Python, GTK e ufw.
O iptables (firewall) é uma ferramenta bastante poderosa por si só, que vem por omissão nas distribuições Linux. Devido ao facto de ser bastante complexa em algumas situações, os programadores do Ubuntu decidiram criar uma firewall “não complicada” de seu nome UFW.
O motivo pelo qual o ufw foi criado foi que queríamos criar uma ferramenta para configurar a firewall de servidores que fosse mais virada ‘para seres humanos’.”) ou seja que fosse mais simples.
“É certo que ao nível das aplicações gráficas já existia a Firestarter. Mas porque não criar uma interface gráfica ainda mais fácil de usar para os ’seres humanos’. Utilizando como motor o ufw, é aqui que entra o Gufw”.
Como instalar?
Para instalar o Gufw basta executar o seguinte comando no terminal
sudo apt-get install gufw |
Depois de instalado, para aceder à GUFW, basta ir a System->Administration->Firewall configuration.
Screenshoots
Por omissão a firewall vem desactiva.
Para activar basta colocar a checkbox no Enabled
Adicionar regras
- Allow: Permitir trafego
- Deny: Negar tráfego
- Reject: rejeitar trafego
- Limit: Limitar o numero de ligações/tentativas
Além das regras tradicionais, existem algumas já pré-configuradas
Se pretendermos nós definir as regras, podemos aceder ao separador Advanced e escolher o range de portas, o tipo de protocolo (TCP/UDP) e o tipo de permissão.
Exemplo: Imaginando que temos um servidor SSH e necessitamos de deixar passar tráfego para ele. Uma vez que vamos usar o protocolo SSH, temos de deixar passar tráfego para a porta 22.
Acções registadas em LOG
A aplicação permite ainda o registo de todos os acontecimentos.
Painel com Portas/tráfego bloqueado e permitido
Visualização simples do estado das regras criadas.
Para quem não domina o iptables, o GUFW é uma excelente alternativa pois é simples e muito intuitivo. Desta forma, os utilizadores não têm qualquer barreira no que toca a configuração de uma firewall na sua máquina.
“Segurem” os ataques!
Download: gufw_10.04.5-all.deb [214KB] Homepage: Gufw
Este artigo tem mais de um ano
boas…
sim concordo, e para testar se isto esta mesmo protegido nada melhor que a seguir ir ao site https://www.grc.com fazer uns testes de penetração com o serviço shieldsup 😉 .
depois basta desactivar os pedido de resposta atraves dos pings na rede.
Case se presise deste serviço por algum motivo, configura-se primeiro e depois desliga-se, pois muitos ataques atraves da net são atraces das respostas aos pings.
cmps
– Como crio no Gufw ou no iptables uma regra,
para tornar todas as portas invisíveis (stealth)?
– Abraço
boas…
por omissão para tornares todas as portas stealth, não tens que criar nenhuma regra, pura e simplesmente activar a firewall.
por omissão o ubuntu fez um excelente trabalho no que toca a segurança, se reparares a maioria das portas vem fechadas por omissão.
mas se quiseres mais segurança so mesmo activando a firewall.
agora se quiseres mexer em alguma porta e criar uma regra para algum serviço que tenhas e com a firewall não consegues aceder ai é que tens que criar uma regra.
cmps
– Legal,
Obrigado, lmx
cumps
sweet 🙂 mas ainda assim, o Untangle vai estar sempre presente… ou IPCop
Boas, esclareçam-me uma coisa pff.
É mesmo necessário ter firewall no ubuntu/linux?
Bom post. Pena que os screenshots (e por consequência, a descrição do Gufw) estão desatualizados.
Podem verificar em http://gufw.tuxfamily.org/screenshots/
🙂