Gostava de experimentar o Chrome OS? Vamos lá…
Nos últimos meses têm sido várias as empresas que têm apresentado os seus novos equipamentos, com a nova aposta no Chrome OS. Esta parece ser a estratégia para “fugir” à incontornável quebra constante no segmento dos PC’s e também, de certa forma, diversificar o portefólio de produtos.
Gostaria de experimentar o Chrome OS? Hoje partilhamos um artigo com todos os passos.
O ChromeOS é o sistema operativo da Google, baseado em Linux e concebido para trabalhar exclusivamente com aplicações web. Hoje ensinamos como instalar, no VirtualBox, passo a passo.
A versão do ChromeOS que usamos para este tutorial está disponível aqui. Para instalarem no virtualbox, devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) criar uma máquina virtual nova, escolher nome, tipo e versão.
Carregar em Next.
Passo 2) escolher a quantidade de RAM que queremos, o mínimo recomendado são 1024MB.
Carregar em Next.
Passo 3 - Usar a imagem do ChromeOS. Depois Carregar em Create.
Passo 4) Para podermos correr o sistema vamos precisar de uma ligação à internet, esta tem de ser configurada no VirtualBox antes de iniciarmos a máquina virtual, este passo é importante, caso contrário, o sistema não consegue iniciar.
Para isso, com a máquina que criamos seleccionada vamos a Settings
Passo 5) Do lado direito vamos a Network para abrir as configurações de internet, escolher Bridged Adapter e a nossa placa de rede.
Passo 6) Selecionamos Advanced, e escolhemos o tipo de adaptador (no meu caso Intel PRO/1000 MT Desktop (82540EM). Carregar em OK.
Passo 7) É importante activar também a funcionalidade PAE, para isso vamos a System, Processor e seleccionamos o PAE/NX
Nota: em alguns casos esta funcionalidade pode já estar habilitada, se assim for deixar estar.
Carregar OK.
Passo 8) Agora sim, vamos iniciar a nossa máquina virtual com o ChromeOS, para isso basta carregar em Start.
…arranque do sistema
Agora vamos configurar o ChromeOS.
Muito provavelmente não vão ter o rato a funcionar, para isso, no canto superior esquerdo, seleccionamos Machine e desactivamos o rato (Disable Mouse Integration).
Agora que já funciona o rato vamos seleccionar o idioma e o teclado e carregar em Continuar.
Nota: no meu caso o rato parece um pouco lento, se também for o vosso caso não se preocupem vamos resolver o problema mais à frente.
Agora é só introduzir os vossos dados da conta do Google e iniciar a sessão
Escolhemos a imagem de perfil
E está feito! Temos neste momento o ChromeOS a correr na nossa máquina virtual.
Como podem ver o ChromeOS está sincronizado com a conta do Google.
Antes de começarem a explorar, e lembrem-se que esta não é uma versão oficial do Google e por isso traz algumas limitações, vamos tratar da questão do rato.
Abrimos o browser e vamos as definições
E aqui alteramos a velocidade do rato
Para quem sempre teve curiosidade em experimentar o Chrome OS aqui está uma forma simples de o fazer. Como referimos, esta não é uma versão oficial e daí existirem algumas funcionalidades que não estão disponíveis. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
quala diferenca basica entre Chrome OS e JOLIOS praticamente identicos?
um está vivo
o outro está morto
Não… estão os dois projetos bem vivos. O JoliOS vai acabar mas a equipa já está a trabalhar na JoliOS 2
http://lmgtfy.com/?q=Joli+OS+2
não
JoliCloud 2 != Joli OS 2
Google Drive também não é OS!
Lixo. Queres ir buscar um documento importante, para preparar uma reunião, mas não tens wifi? Too bad, adia-a!
Precisas de abrir uma app, mas não tens wifi? Nem banda larga? Haha, tens piada, amigo!
Lixo? Não. Um OS adaptado as necessidades específicas de um certo tipo de utilizadores? Sim.
Lembra-te que quem usa o Chrome OS usa certamente um Chromebook, e se comprou um pc desses é porque apenas se interessa em mobilidade, e ainda mais certamente é que essas pessoas muito raramente estão sem uma ligação a internet (wifi/banda larga).
Não podes fazer uma crítica tão negativa só pelo facto de o OS não ser adaptado ao teu tipo de uso 😀
Este artigo é meramente informativo e educacional. Não estamos aqui para discutir qual o melhor SO à face da terra (nem arredores 🙂 ). Mas se leste o artigo, deves ter reparado que nele diz: ”
O ChromeOS é o sistema operativo da Google, baseado em Linux e concebido para trabalhar exclusivamente com aplicações web.”
Quem não sabe é como quem não vê, deixem o povo ignorante palar a vontade para me rir mais um pouco (:
Obrigado pelo teu comentário! que alivio ver gente saudável por aqui.
És mesmo burro só pode. ChromeOS é claramente um SO de tipo nuvem, o melhor para netbook, netcafé e tudo mais. É o mesmo que dizer que Windows Server é bom para jogos ou que Ubuntu Unity é rápido bom computadores antigos.
És mesmo burro…Já te disseram alguma vez isso?
Compras um tablet sem tecnologia GSM. Levas para uma reunião e também ficas a nadar em seco.
O ChromeOS não anda a enganar ninguém. Os chromeBooks que vem com esse SO só funcionam se existir WiFi. A finalidade deste tipo de equipamentos é mesmo essa. Dependem exclusivamente duma ligação à Net.
Quanto a lixo, tens o mesmo direito de dizer isso como eu tenho o mesmo direito de dizer mal de qualquer distribuição Linux ou Windows.
A tua opinião e a minha opinião, valem o que valem… Só é preciso usar o bom-senso e não andar a dizer porque se tem de dizer qualquer coisa.
Porquê?
Eu tenho um tablet que é capaz de guardar documentos na memória interna!!!
Imagina!
tens GSM/G3+…
como fazes
noutro qualquer sistema operativo
para “ir buscar” um documento quando não tens wifi?
ou querias referir o armazenamento local?
o Chrome OS também tem …
[ e também tem USBs ]
Eu consigo aceder à google drive onde tenho documentos guardados no modo offline. Será que o chrome OS precisa de wifi para isso também?
Olá quffy. Precisamente, o Chrome OS tem todas as funcionalidades do Drive, ou seja criação e edição de ficheiros, tipo word, excel e de ppt. Para quem já “vive” na cloud não há grande alteração entre usar um chromebook ou outro tipo de PC. Eu já tenho a encomenda de um C720P na fnac.fr feita, quero ver com as “ãos” o que vale… Ah e mesmo que precises de software offline podes sempre instalar em paralelo outro OS baseado em Linux,pelo que tenho visto é tão simples alternar entre o Chrome OS e Linux como fazer Alt+tab.
É possível correr o Chrome OS e o Windows 8 em paralelo?
A pergunta correcta seria: “É possível instalar o Chrome OS nativamente?” Se sim, então é possível ter os dois sistemas operativos em paralelo.
Não. Eu refiro-me à possibilidade de fazer algo semelhante ao parallels desktop do Mac OS mas com o Windows 8 e o Chrome OS, neste caso, o mais próximo disto é o que o Miguel aqui em baixo sugeriu.
não leste o artigo
ou não sabes o que é o Parallels?
https://www.virtualbox.org/wiki/VBox_vs_Others
nao basta instalar o chrome e coloca-lo no modo windows 8 e ja esta?
Eu não li isto…
Eu infelizmente li…
E eu ainda estou lendo… O.o
lol
Acho que não da Malik, podes por numa pen ou num cartão de memoria e quando quiseres corres por ai…
No seu todo e no geral, gostei do conceito mas pecou por esta versão não oficial, não ter os direitos de utilização do flash e muitas páginas não funcionam.
E como já seria de esperar nem todo o hardware é compatível. Tive a sorte de funcionar num Toshiba mas em qualquer outro equipamento que testei (uns 5 ou 6) pura e simplesmente não arrancou sequer.
Com este artigo verifico que a versão que está disponível continua desatualizada e ainda nada mais foi feito desde abril do ano passado.
Olá boa tarde.
Eu entrei no site (http://chromeos.hexxeh.net/?nohotlink) para sacar o Chromium OS e os três ficheiros estão corrompidos, não dá para gravar para a pen ou CD pois pretendo gravas para USB ou CD para instalar num dos meus pc’s de secretário. O que posso fazer para obter o ficheiro com boas condições para poder gravar?
Obrigado
Boas. Fiz tudo curtinho como disseram. Logo ao inicio para escolher a network, nao em aparece nada e não me deixa avançar. ajuda pff..
já consegui!
As máquinas que têm instalado Chrome OS são por definição PC’s.
A quebra dos PC é de facto incontornável mas não até ao ponto de se extinguirem. Há um grande segmento de mercado que não poderá prescindir do PC outro que vai abandonar pois não necessita de todas as potencialidades de uma PC e a tablet é mais atractiva. O mercado está em mudança, eu pessoalmente tenho dificuldade em perceber como se venderam tantos PC com Chrome OS, aaúnica explicação que encontro é o imenso valor da marca Google.
As funcionalidades básicas de um PC, visualização e edição de documentos, navegar na internet, ouvir música e ver filmes etc. são hoje em dia feitas por qualquer outro dispositivo móvel. Esse segmento parece que evoluiu dessa maneira.
Agora tens de ver outra coisa. Existe outro segmento de PCs que necessita de hardware mais poderoso para trabalhos mais pesados de modelação e afins, e não esquecer para os jogos que requerem mais potência gráfica. Essas pessoas não costumam comprar PCs já feitos, compram por peças e montam, ou compram PCs personalizados que são feitos da mesma maneira que uma pessoa fazia em casa.
Vende-se menos computadores directamente, mas as suas peças individuais são das que mais vendem hoje em dia.
Os jogos exigentes estão nas consolas, steam box e PC – acabam por ser todos computadores, com um sistema operativa adaptado ao que se quer.
Vamos ver no que dá os novos chips da Nvida, o sistema cloud gaming, e outras futuras coisas por inventar.
Alguém consegue apontar uma vantagem quando comparado com outro SO qualquer?
Não sei por aí,mas a primeira imagem do post que me aparece é a do ReactOS !
http://wdl2.winworldpc.com/Abandonware%20Applications/PC/
Eh pá. Isso parece um baú nostálgico.
O hexxeh já não faz builds há muito tempo…
aqui está um mais atualizado:
http://chromium.arnoldthebat.co.uk/
Ele faz builds quase todos os dias e são para ARM, x86 e amd64
ele tb tem um servidor de atualizações para x86:
http://arnoldthebat.co.uk/wordpress/2012/12/28/dev-server-updates-now-available/
E e a dizer antes sobre o baú e agora aparece-me aquilo que poderá ser uma caixa de pandora. Como é que ainda não tínhamos ouvido falar nisto? Tenho forçosamente de testar.
Boas
Alguem consegue configurar isto para VMware? logo ao inicio para escolher a network não me aparece nada e ja tentei todas as configurações disponiveis no VMware…
Help…
Obrigado!
O site para fazer o download do chrome OS deixou de existir. Alguém pode disponibilizar outro link para trasferir a iso?
*transferir