Geary: Um fantástico cliente de e-mail para GNU/Linux
É verdade que a Google veio revolucionar a forma como comunicamos e o Gmail é provavelmente o melhor serviço de e-mail do mundo, tendo em conta as funcionalidades que oferece, interoperabilidade entre plataformas e também a excelente interface Web.
No entanto, há quem continue a preferir uma ferramenta nativa como cliente de e-mail. Para GNU/Linux a nossa sugestão vai para fantástico e leve Geary que recebeu recentemente uma atualização de peso.
O Geary é um moderno e leve cliente de e-mail para sistemas Linux. Desenvolvido em Vala pela empresa Yorba (a mesma que criou o Shotwell), foi desenhado para ter uma integração completa com o ambiente de trabalho gráfico Gnome e são muitas as funcionalidades que este “pequeno” cliente de e-mail oferece.
A interface simples organiza as mensagens por assunto, o que facilita a leitura e acompanhamento de e-mails recebidos. Recentemente, foi lançado o Geary 0.12 (a última versão estável tinha sido lançada há 3 anos) e são várias as novidades incluídas das quais se destacam:
- Inserir imagens inline
- Melhorias ao nível da funcionalidade para inserir links
- Vários idiomas disponíveis no corretor ortográfico
- Suporte para serviços como o Yahoo, Mail e Outlook.com
- Várias melhorias ao nível da interface
- Adicionados alguns atalhos importantes
- Melhorias significativas ao nível da segurança
Como instalar o Geary 0.12 no Ubuntu?
Para instalar o Geary via terminal, basta inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:geary-team/releases sudo apt-get update && sudo apt-get install geary |
Depois de instalar, basta ir à Dash e procurar por geary
No caso de configuração de uma conta Gmail, o serviço de e-mail da Google não reconhece o Geary como uma app segura. Para ativar tal suporte, verifiquem no e-mail o link que é enviado pelo próprio serviço e em seguida ativem a opção "Permitir aplicações menos seguras".
Com as inovações e novas funcionalidades que estão integradas no Geary, este será certamente um dos clientes de e-mail mais completos para GNU/Linux. Além disso é gratuito e oferece uma excelente performance. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico??? O Thunderbird está a milhas dele. Enfim.
Concordo. Mas para um uso menos exigente e com uma interface mais apelativa e simples, vale a pena. E ainda bem que existe, uma das coisas boas é a existência de alternativas, e cada qual poder optar pelo que mais gosta.
Pela cadência dos lançamentos de actualizações, não me parece muito interessante. O Thunderbird continua a ser fantástico, e ainda não vi nada que me convencesse a mudar. Este promete, mas ainda tem que evoluir.
Brevemente vamos apresentar um TOP 🙂
Venha ele! 🙂
deixo a dica do fantastico KMail que integra o Kontact, do KDE.
Há tambem uma iniciativa para criar um cliente chamado Kube (salvo erro) tambem do KDE. Este é baseado na framework Kirigami que o torna compativel quer com desktop quer com Mobile
Só se for o Mailspring, mas se for esse o termo TOP parece-me exagerado! (https://getmailspring.com)
Boas,
Um cliente de email que vai na versão 0.12 é fantástico?
Nem quero imaginar quando chegar à versão 1.0 lol
Bem como não conheço, imagino que na versão 0.12 nem esteja perto de autênticos dinossauros que estão aí há anos…
cumprimentos
Eu uso evolution penso que é o melhor pelo menos no que toca a nível de integração com serviços exchange (MS)
Pessoalmente gosto mais do Evolution do que do Thunderbird, apesar de achar o Thunderbird muito bom!
Tenho um portátil com o mint 17.2 e uso o Thunderbird com o Gmail configurado e sempre que o ligo noutra rede recebo um alerta da Google a dizer que alguém testa a usar o meu e-mail e a minha palavra passe.
E sou eu apenas ligado noutra rede seja ela qual for. Alguém sabe como resolver? Obrigad
Interessante