Análise: Sony Ericsson Xperia X2
Cada vez se fala mais na morte dos chamados DumbPhones e no constante aparecimento de mais e mais SmartPhones. Todos os fabricantes estão a apostar nestes dispositivos que fazem a ponte entre os telemóveis e os computadores.
Para a minha primeira análise foi-me disponibilizado pela Sony Ericsson o Xperia X2.
Foram duas semanas de utilização onde este equipamento foi testado até à exaustão. Vejamos como se portou.
Antes de começar, gostaria apenas de deixar algumas considerações importantes: esta análise reflecte a minha opinião sobre o aparelho e a utilização deste. Durante duas semanas de utilização do X2 foram elaborados testes com todas as aplicações disponíveis ao mercado dentro deste smartphone e os resultados serão apresentados baseados nessa utilização na primeira pessoa.
Assim foi obtida uma análise completamente isenta onde serão apontados tanto os pontos fortes como os menos conseguidos.
Sem mais demoras vamos ao que interessa, começando por algumas especificações:
Especificações técnicas
- Dimensões: altura: 110mm; largura: 54mm; profundidade:16mm;
- Peso: 155 gramas;
- Cores: Preto e Prateado;
- Ecrã: 3,2 polegadas com resolução de 800x480 pixeis;
- Conectividade: Bluetooth e Wi-Fi;
- Bateria: Carregável por USB ou pela corrente;
- Autonomia:
- GSM:
- Em espera: 500 horas;
- Em conversação: 10 horas;
- UMTS:
- Em espera: 640 horas;
- Em conversação: 6 horas;
- GSM:
- Armazenamento: 110MB de memória interna expansível até 16GB com cartões de memória microSD;
- Processador: Qualcomm MSM 7200 528 MHz;
- Câmara fotográfica e de vídeo:
- 8.1 megapixeis;
- Focagem automática e Touch focus, tocar para focar;
- Zoom digital até 16x;
- Painéis exclusivos Xperia;
- Windows Mobile 6.5;
- Acelerómetro e stylus (a caneta para escrever melhor no ecrã).
Todas as especificações técnicas
A partir das especificações podemos já tirar algumas conclusões;
É mais pequeno que o iPhone, mas é mais "cheio" devido ao teclado. Também por esse motivo é bastante pesado. Tem uma câmara potente no entanto também este equipamento peca pela pouca memória interna, é um problema comum em muitos SmartPhones. O processador também poderia ter sido uma aposta na passagem do Xperia X1 para o Xperia X2, há já melhores apostas no mercado concorrencial.
Seja como for no conjunto técnico parece-me um telemóvel muito bem conseguido.
Conteúdo da caixa
Dentro da caixa podemos encontrar os acessórios normais para um telemóvel deste tipo:
- Telemóvel Xperia X2
- Phones com um adaptador para o microfone;
- Cabo para TV;
- Cabo USB para o computador;
- Adaptador USB para a electricidade;
- cartão de memória de 4GB.
Primeiras impressões
Como referi anteriormente, é pesado. Foi a primeira sensação que retive logo que agarrei no X2. Depois disso, salta à vista a qualidade dos materiais, estão com muito boa qualidade, nota-se que não está ali um gadget de "plástico", como se vê no mercado dos SmartPhones.
Possui um teclado qwerty muito bem elaborado e um ecrã generoso.
Relativamente a botões, tem o On/Off na parte superior do telemóvel, assim como a entrada para os auscultadores. Em baixo do ecrã tem um botão central e dois botões de cada lado do botão central. Do lado esquerdo um botão para os registos das chamadas e contactos e em baixo para os Painéis Xperia. Do lado direito um para desligar as chamadas e bloquear o telemóvel. Por baixo um botão de OK, com funções semelhantes ao do botão central.
Na lateral direita do telemóvel temos ainda dois botões de volume e um para aceder directamente à câmara.
A saída para o carregamento do telemóvel encontra-se na lateral esquerda.
Windows Mobile 6.5
Eu não me vou estender muito em relação ao Windows Mobile porque são águas pantanosas e já foram referidos os seus pontos fortes e fracos. Alguns podem considerar o melhor Sistema para trabalhar, o que não questiono, mas ao utilizar este sistema atrevo-me a dizer que esta é uma tecnologia que não dá mais. Para smartphones este sistema está obsoleto e desajustado, é urgentemente um sistema dedicado a estes equipamentos por parte do Windows. Vi alguns problemas nesta versão do Windows Mobile e tenho a dizer que este SmartPhone tinha mais a ganhar se utilizasse Android, que apesar de não ser ainda uma plataforma perfeita, ajusta-se ao tipo de utilização que podemos retirar deste equipamento.
Acelerómetro
Está mal aproveitado, algo que pode facilmente ser corrigido com um update. Apenas nos menus SlideView e nos jogos é que funciona às mil maravilhas, porque de resto não o vi funcionar. Não posso navegar com o telemóvel na horizontal sem o abrir. Não posso escrever mensagens na horizontal e sem o teclado físico. Uma série de funcionalidades que podiam (e deviam) dar uso ao acelerómetro.
SlideView e Painéis
A Sony Ericsson quis deixar a sua marca no Windows Mobile (provavelmente para combater carências) e trouxe-nos o SlideView e os Painéis personalizáveis. Em relação aos Painéis, são vários home-screens que supostamente nos servem a determinada hora do dia. Pelo menos acho que foi assim que a Sony pensou. Apesar de ter experimentado todos voltei ao básico do Windows Mobile porque me pareceu o mais bem conseguido. O SlideView é uma forma diferente de navegar pelos menus mas... não fiquei muito confiante quando à funcionalidade dos mesmos!
Provavelmente com mais tempo de utilização estes painéis poderiam até ser úteis, mas com este tempo de teste não consegui, de facto, ver utilidade até porque o SlideView já me ia facilitando a navegação pelo Xperia nos últimos dias... por isso acho que é mesmo uma questão de hábito.
Índice:
Este artigo tem mais de um ano
well… na devia ser titulo com x2?
Pois claro que sim… o João estava com sono 😀
Alterado o titulo!
E para quando uma analise ao samsung h1, com SO em linux (limo)
para mim, tem o problema de ser pouco fluido, pesado e bloquear…
tenho um amigo com o x1 e outro o x2, a nivel de aparencia tambem nao gosto… o que invejo e noto q faz falta no 3Gs é a bateria destes bichos… de resto…
espero bem que o 4G (ou 3Gs+ lol) tenha uma boa autonomia, pelo menos 5MP AF e flash de leds (tipo SE K750i).
Tira o flash de ideia, a apple nunca o irá implementar..
A bateria, se nao prejudicar a largura do tlmvl , sim és capaz de obter uma bateria melhor..
A Apple não implementa o flash, mas existem empresas que já desenvolveram alternativas.
Já existem “capas” que permitem adicionar funcionalidades extras aos iPhones, tipo isto:
http://www.quirky.com/products/18-Beamer?r=ff335a02f2bca2fee542f2f87155d29c
Ainda assim o X1 está tão caro… Para mim era este ou o Magic
Parece-me porreiro. Se for tão bom como foi o anterior, vai ter algum sucesso.
Isto é tudo uma treta de telemóveis para pessoas que andam de ferrari e aston martin. Comprei um LG KP501 Cookie e é um espetáculo. O touchschreen pode não ter a sofisticação dos proschemóveis mas funciona às mil maravilhas para escrever, viajar na net, chamar e mexer no telemóvel. Jogos é para o tecto, mas ninguém quer jogos, para isso compra-se uma DS ou uma PSP. A qualidade de som com phones é fraca também, mas ninguém quer isso. Para isso compra um leitor de MP3 dedicado.
Custou-me 75€ com pontos, e é o melhor telemóvel que tive até hoje, em termos relativos. E absolutos. É que dá 5 estrelas para tudo o que preciso: gmail, chamadas e gestão de contactos, mensagens e internet comum.
Estes lamborghmóveis são tão complicados e desenvolvidos que uma pessoa tem que dedicar toda a nossa atenção a eles para fazer o que quer que seja que não seja chamar ou escrever uma sms. Para isso compro um netbook, olha que isto! E um nokia 1000 ou coisa parecida.
Olha que concordo com grande parte do que disseste sim senhor… telemóveis com muita passa para o que o dia a dia exige :D… bem visto!
EU tenho dois telemoveis. Um que uso para as férias e outro que uso no dia a dia.
No dia a dia uso um windows mobile porque quer se queira quer não para trabalho continua a ser uma plataforma acima das outras. No que respeita a mariquices e jogos e afins, ha melhores opções e o iPhone o Android no meu entender são dois sistemas que em termos facilidade de utilização deixam o WM a um canto.
Espero bem que a microsoft pense em lançar o W7 mais cedo e com alguma coisa que faça a diferença porque à velocidade que a Apple e a Google andam a investir nos seus dispositivos, a microsoft pode perder o comboio definitivamente.
Depois tenho um Nokia com uns 5 anos que comprei por tuta e meia, pequeno, leve, e que uso nas férias. Quando um gaijo vai de ferias a ultima coisa que quer é andar preocupado que lhe roubem o telemovel ou andar com um calhamaço no bolso.
O telemovel aguenta a bateria ainda mais de 2 dias o que é mais que suficiente.
Como uso os dois confesso que o WM é muito mais pratico, mas o Nokia ganha pela liberdade que nos dá. Liberdade de nos preocuparmos se cai ao chao ou nao, se avaria ou nao, se tem memoria ou nao, etc.
Para quem está farto de ter de andar a gastar CENTENAS de euros em smartphones, andem uma semana com um telemovel basico, dos que custam uns 100 euros max novos, e depois digam-me se vale a pena gastar o valor de uma viagem para um destino exótico num telemovel.
Há telemóveis para todos os gostos e feitios. Por isso é que inventaram o KP501: para te satisfazer.
Agora por favor não compares nem o teu LG nem as tuas necessidades a quem faz uso de uma máquina de gama superior 😉
Pois eu acho que um telemovel deve ter tudo o que se possa imaginar, é uma maravilha ter tudo á mão so com um objecto em vez de trazer um molho, é tipo um canivete suiço, quando mais precisas esta la para ti.. não preciso de andar com notebook, mp3, camara, gps… ja tenho tudo e a qualidade é quase ela por ela…
Eu devo ser mesmo muito anormal, porque não vejo utilidade nenhuma em 8MP numa câmara que nem lentes tem, e meter só 110MB de memória interna!
Isto para mim não tem nexo nenhum mas ok.
Quem quer tirar boas fotos compra uma máquina. Para fotos do dia a dia só para registar não são precisos 8MP.
Há quem critique a Apple pelas câmaras que foram saindo nos iPhones, e o não ter na frente, mas os novos têm 16 ou 32GB!!!!
Sim mas a ideia é não ser tanto à terra nem tanto ao mar. o iPhone tem uma fraquíssima qualidade de imagem, para o preço que se paga pelo conjunto…. acho que é bom ressalvar isso.
não digo que não, até porque não sei 😛
mas 3/5 MP com boa qualidade acho que é mais do que suficiente para o objectivo. Enquanto que 110MB não é de longe suficiente, e o ter de usar cartões de memória…
e aposto que a apple mais depressa corrige a autonomia que a qualidade de imagem.
eu nem acredito que estou para aqui a defender a apple 😛
lol
É o que digo, as pessoas não olham para todo o mercado como deve de ser olhado. O HTC HD2 custa 600 euros, o ultimo preço que tive acesso (sem importações) para o Iphone 3Gs foi de 730 euros (desbloqueado) e o HTC HD2 ganha em tudo ao Iphone, desde câmara com flash, uma resolução em condições do ecrã sendo que ambos são multi-toque, processador de 1Ghz em vez dos 600 Mhz do Iphone, etc…
E mais vale comprar algo pronto a usar do que o Iphone que esta mais bloqueado (…) e que posso mudar como bem me apetece a ROM. Já agora fiquei a saber que o HTC HD2 esta preparado para o Windows Mobile 7 por isso ainda melhor compra é.
Por mais que digam isto e aquilo, tenho 3 pda’s e desde o momento que tenho o iphone…nada é como antes…só mesmo usando…eu também era detractor do iphone…ate usar….
estas como eu! 🙂
so me queixo de bateria (mas para mim dá bem 1 dia e meio… mesmo a mexer muito, pois substitui o tal “netbook”) e a camara podia ser algo melhor para aquelas fotos ocasionais… mas no 3gs isto ta bem melhor…
de resto… faço tudo rapidamente, de forma simplas e sem complicaçoes, faltas de memorias, lentidoes, etc… funciona … e funciona mesmo…
Agora pega no HTC HD2 (sim é mais barato que o Iphone 3GS livre) e vê se tens esses problemas que só no Iphone é que são resolvidos… Vejam o mercado a vossa volta. E já agora, o HTC HD2 esta preparado para o Windows Mobile 7, boa compra não?
ou seja, um redesign ao x1 com novo teclado (porque, convenhamos, o teclado do xperia x1 é mauzinho), melhor câmara e WinMo 6.5… e assim percebi porque é que não há updates para os X1s… é para ver se se vende o X2?
Confesso que estou mesmo curioso é com o X10, a correr android.
O sério problema desta série é o preço. São excelentes máquinas, mas parece que a SonyEricsson faz um esforço para nos convencer a não as comprar…
E acelerómetro;
E 3.2 ao invés de 3.0”;
E colunas stéreo;
E filmagem WVGA;
E TV-OUT;
E aplicação para YouTube.
Fora o que não me lembro.
É pouco não é? Gostava de ver um “update” como diz do X1 para passar a ser stereo. Nascia uma coluna no lado oposto?
Criticam, mas não sabem do que falam.
Voltem para os vossos iPhones que so funcionam com Synch, 3MP, sem videochamada e resolução nem 1/3 do que se vê hoje em dia. E eu falo, mas já tive um, sei os inconvenientes.
A analise é muito boa mas denotasse total desconhecimento na plataforma (windows Mobile) que “estragou” em boa parte a analise.
Ate hoje ainda não encontrei neste segmento um PDA/smartphone melhor que o HTC Touch Pro 2. Gostava de ver uma analise do pplware ao Pro 2.
O mau: -Processador um pouco desactualizado em relação ao mercado. Também é pesado.
O Bom: O ecrã esta perfeito em termos de resolução para o uso pretendido. Boa Bateria. Teclado de luxo. Chamadas em conferencia do melhor que existe. Internet rápida (habitual neste segmento) e já vem com o Opera Mobile incluindo.
Lá por gostares e utilizares (e permite-me que te trate por tu), não quer dizer que seja boa. Androids e Apples e RIMs podem não conseguir competir em termos de produtividade. É um facto. Mas também é um facto que para quem não precise de tanta coisa e queira um telemóvel para ir à Internet e jogar uns jogos à maneira com o acelerómetro e fazer essas coisas mais banais, Windows Mobile simplesmente não presta. Está batido, gasto, é preciso inovar, algo novo, e eu sei que é possível uma plataforma melhor para profissionais. Adorava ver este Xperia X2 com Android, dava-lhe mais gás e de certeza que toda a experiência iria ser muito mais agradável e fluída.
Não digas que desconheço Windows Mobile, diz antes que não quero bater mais no ceguinho… prefiro esperar até WM7 para dar a minha opinião.
Era uma critica, nao era para ficares assim. Acho que quando se faz uma analise se deve ter algum conhecimento da plataforma senão riscasse de dizer algumas coisas que não seriam necessárias. Outra coisa que vejo é a falta de imparcialidade da analise, “se fosse com o Android”, etc… Acho que por exemplo me dessem um Iphone para fazer uma analise para o pplware iria por as minhas “divergências” com esse aparelho e antes disso iria tentar conhecer algumas coisas do sistema (por exemplo ler o manual tudo) para não dizer que “se tivesse Symbian/Windows Mobile”.
Cumprimentos,
viperbruno
Eu aceito todas as criticas obviamente. Apenas não percebo o teu ponto de vista. Não existe aqui parcialidade nenhuma em relação ao Android, o que existe é um conhecimento de todas as plataformas, e falo das alternativas que a Sony teve para este telemóvel.
A minha opinião é simples:
Gosto da AppStore e é isso que faz o iPhone ser o que é.
Gosto do facto do Android ser Open-source e a evolução dele.
Gostava do Windows Mobile mas já deu o que tinha a dar. Em relação ao resto, é péssimo.
E eu gosto do symbian porque se adapta às minhas necessidades e é para multimédia não há quem no bata.
A impressão que tenho, com todo o respeito por ti que sempre que apareces para comentar algo com windows mobile é para dizer sempre bem e defender. O argumento de vitimização “não fiques assim” também não te fica bem porque o joão campinhos foi correcto a te responder.
O João campinhos tem toda a razão em relação ao windows mobile. Gasto, ultrapassado, não optimizado para toque, ineficiente a nivel de memória. Queres mais? Testa um Android ou um iPhone e vais ver o que é facilidade de utilização.
A mim e ao utilizador normal não me interessa estar a editar folhas excel ou escrever documentos words num smartphone. Interessa-me sim ter o melhor tipo de experiência online, e nisso o Windows mobile actualmente é a pior plataforma. Digas o que disseres.
É por isso que o Windows Mobile é a plataforma mais personalisavel que existe, a HTC faz um trabalho fabuloso. Mas podias dizer, recente-se no desempenho, o HTC HD2 tem hardware que chega e sobra para isso e esta preparado para aquilo que vai calar muita gente, o Windows Mobile 7, em breve no Livebetas em exclusivo 😛
@viperbruno
O HTC HD2 pode ser um bom exemplo de windows mobile, mas se vires reviews independentes como o engadget vês que apesar do processador de 1ghz, o HD2 tem ocasionalmente soluços inaceitaveis. Ou seja, torna-se claro que o WM nem sequer esta preparado para correr num cpu tão potente.
Segundo, nem a htc conseguiu fazer um skinning completo do HD2, experimenta abrir o word e excel, e vais ter acesso aos controlos de formularios do WM que n devem ser actualizados desde a versão 5. Ou seja uma cara bonita numa plataforma arcaica. Acho que o processo de modificação intensiva do windows mobile é uma chapada que a HTC dá à microsoft por andar a dormir em serviço, e simplesmente sem nada por cima o WM é impróprio para uma navegação moderna (além de ser feio).
Quanto à possibilidade de update, só um “parvo” é que compra um telemovel de modo a ficar à espera de um sistema operativo movel que é “vaporware” ou seja não se sabe o que vem aí. É logico que ninguem, mas mesmo ninguem compra um HD2 que custa 600 euros, com base num futuro sistema operativo que nem se sabe se será minimamente competitivo com as restantes plataformas.
E eu tão feliz com meu symbian nokia e63, comprado por tuta e meia (quando comparado com a gama alta – 140€) e faz tudo o que esse SE faz! Fazer faz, agora melhor, isso já é outra conversa !
É por essas e outras que eu amo o meu Nokia E72, sem enrolação e esse WM horrivel
Adorei o telemovel, mas concordo totalmente com a “review” nas falhas deste telemovel, acho que para comprar um telemovel pelo preço deste, mais vale um Aino, tem “mais ou menos” as mesmas funcionalidades, e ainda permite ligar a PS3. Apenas uma revisão no comentario sobre o uso do Windows Mobile nestes telemoveis, o futuro Xperia X10 já vai usar o sistema Android, a Sony já anunciou que vai deixar de trabalhar com o Windows Mobile.
Bem, tenho um Sony Ericsson X1 e devo-vos dizer que a diferença entre os dois é apenas um re-design e a camera(que já vários mencionaram), mas o maior defeito dos X series (se me é permitido usar o termo series) é o teclado. Senhoras e senhores, o meu X1 já foi para reparação, foi reparado o teclado e posteriormente voltou a ter o mesmo problema, foi para reparação acabou… SUBSTITUÍDO por defeitos no circuito do teclado, tudo isto seria normal se ele não tivesse novamente com problemas no teclado. Após uma voltinha pela web, descobri mais pessoas com o mesmo “defeito” no X1 e aparentemente é um problema “de série” nos X’s. Ponderem bem a vossa compra.. Outro defeito é o facto de o touchscreen ter um belissimo frame de metal à volta.
Verdade é que é uma frame que permite ter uma maior segurança no sentido que o ecrã não está tão exposto a embates ou choques indesejados.. O problema é que esse mesmo frame dificulta imenso toques mais próximos das bermas do ecrã, sem ser com a caneta.
De resto, X2 = X1. Sony Ericsson no seu pior.
e quando vai chegar no Brasil ?
Existe algum ROM para por em Português o Xperia X2.
Eu gostei muito desse aparelho, principalmente o teclado!