Fuduntu 2013.1 – Com NetFlix, Steam e suporte para E17…
…e também com o Cairo Dock
O Fuduntu é caracterizada para ser uma distribuição Linux muito leve e divertida. Esta distribuição oferece aos utilizadores uma experiência “esteticamente” agradável, sendo assim uma distribuição muito interessante para ter em qualquer PC. Além disso, esta distribuição está optimizada para portáteis, permitindo uma redução de consumos na ordem dos 30%. Hoje vamos conhecer as (muitas) novidades do Fuduntu 2013.1.
O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium, LibreOffice, etc. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.
Recentemente a equipa responsável pelo projecto Fuduntu (agradecimento ao Pedro Mateus pelo contacto), disponibilizou o Fuduntu 2013.1 Esta nova versão traz alterações significativas, das quais se destacam pré-suporte para o Netflix, o cliente para o Steam e para a interface gráfica E17 bastando para isso executar os seguintes comandos para proceder à instalação.
- yum install steam
- yum install etflix-desktop
- yum install fuduntu-enlightenment
O Netflix é uma popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc.
Outra das novidades do Fuduntu 2013.1 foi a adoção de uma nova doca.O projecto Avant Window Navigaton não tem mais suporte e existiam alguns bugs associados. Nesse sentido e depois de muitos debates internos, a equipa responsável pelo projecto decidiu migrar para o Cairo Dock que agora vem instalado por omissão. De referir que o Cairo Dock é bastante personalizável e possui, por omissão, vários temas.
O Jupiter, a interface para gestão de energia foi removida e o DuckDuckGo.com é agora o motor de busca oficial.
Resumo das novidades por Pedro Mateus (membro do Fuduntu)
- O Jupiter foi descontinuado: todos os scripts e optimizações que não estão ainda no kernel, estão disponíveis no ktune (que vem instalado de origem);
- O sudo vem activado por omissão;
- O Netflix já funciona basta instalar o metapackage netflix-desktop;
- A dock por definição é agora a Cairo Dock, veio substituir o AWN visto que esta já não compila com o novo glibc e já não está sequer a ser desenvolvida mais;
- A Valve autorizou-nos a redistribuir o instalador da Steam para Linux, por isso basta correr sudo yum install steam e jogar;
- O Bumblebee (para alternar a utilização das gráficas nos computadores com o Optimus da NVidia) já funciona no Fuduntu;
- Se o Virtual Box não chegava agora temos o QEMU também;
- E decidimos utilizar o ramo de DEVELOPMENT no WINE para garantir que mais aplicações do Windows funcionam.
Outras actualizações:
- Kernel 3.6.9
- Gimp 2.8.2
- Thunderbird 17.0
- Firefox 17.0 (não instalado por omissão)
- Chromium 23.0.1271.97
- VLC 2.0.5
- Xorg 1.12
- WINE 1.5.18 (não instalado por omissão)
- QEMU 1.0.1 (não instalado por omissão)~
Requisitos do sistema
32bit:
- Processador a 900 MHz ou superior
- 384 MB RAM
- 5 GB de espaço disponível em disco
64bit:
- Processador a1 GHz ou superior a 64-bit
- 1GB RAM
- 6 GB de espaço disponível em disco
Tendo em conta as características oferecidas pelo Fuduntu, esta é de facto uma excelente distribuição para computadores portáteis e não só. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Linux Download: Fuduntu-2013.1-i686-LiveDVD.iso Download: Fuduntu-2013.1-x86_64-LiveDVD.iso Homepage: Fuduntu
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo mas em “yum install etflix-desktop” não deveria ser “netflix-desktop”?
É XD
Parece ser muito bom!
Acho piada a diferença entre o requisito de Ram das suas versões ser tão grande.
Eu estou a usar a versão 64bit numa vm com 512MB de ram…. Nem reparei nos requisitos minimos xD
Para dar o uso ideal aos 64bits do Kernel na versão x86_64 convém ter pelo menos 1GB, no entanto e como o rand já referiu, funciona lindamente com 512MB para as tarefas baśicas.
mas afinal é debian ou rhel?
É baseado no Fedora, logo da família Red Hat. O que não gosto nisto é que continua com o GNOME 2, em vez do 3. Já era tempo de alterarem, o GNOME 2 já não é mais oficialmente suportado.
Nós estamos a suporta-lo, e o branch do RHEL 6 com o gnome2 vai mantendo-o também até 2017.
E infelizmente o GNOME3 continua a ser o resource hog que sempre foi, e já que um dos nossos fortes é o baixo consumo energético essa mudança não fazia sentido.
E sim o GNOME2 é muito mais estável funcional que o 3.
Concordo plenamente! Não faz sentido ter o Gnome3 no lugar do Gnome 2 (preciso da minha bateria o máximo possível!)
É rpm (rh) mesmo.
Porreiro. Já tou a meter em VM. A minha distro preferida é mint, mas como trabalho com RH em admin, e n vou mt a bola com o fedora… ter uma distro rhel é smp melhor pq assim cada vez q aprendo algo novo posso usa-lo no trabalho. com debian já varia mais. Thanks
a seguir vem o fedorentu e o fodidentu…
Estou a usar desde cerca de 1 mês atrás esta distro (2012.4). Estou a gostar bastante. É bastante e facilmente personalizável, é leve, bastante eficiente. E o melhor: É linux, é gratuito!
Um tipo já se perde no meio de tanta distro… mas com uma nomenclatura destas é mais facil 🙂
uso e abuso, muito bom
Parece-me que vai ser a próxima distro a instalar num portatil…
E que tal os editores da pplware fazerem um artigo sobre as distros do ano 2012 e comparar-las, mostrando o que uma tem de bem e melhor à outra…
Gostei muito da dica…o que mais me agradou foi o facto de ser uma rolling distro e ter o Bumblebee para suporte as novas graficas. Vou sacar e instalar numa maquina virtual, se gostar porque nao instalar de raiz 😉
não tive muito sucesso em VM, mas tb n tive para me chatear. hoje já vai para um SSD rolar like a boss! 🙂
Eu já estou a testar numa VM, penso que seja a mais recente da virtualbox para Win7, a versão de 32bits…
Sem dúvida uma excelente distribuição de Linux… Entra sem dúvida no meu top 5!
Estou a iniciar as minhas aventuras no Linux e fiquei convencido com o Fuduntu, mas quando fiz a instalação do netflix, steam e do enlightment a minha ligação wireless deixou de funcionar.
Não deteta a rede e não me permite clicar no enable wireless.
Do que vi nas minhas pesquisas tenho que fazer um downgrade do OpenSSl????
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Tambem fiquei com o mesmo problema depos de instalar esses tres programas. Mesmo arrancando com um a versao 2012.4 o mesmo acontece.
Alguma ideia?
Não consegui resolver o problema e então instalei o Mint 14 e deixei de ter “chatices”.
É um pouco mais lento para o meu netbook, mas funciona bem e tem um “look” espetacular.
Gostei da distro hehe, mais estou com uma duvida posso instalar o LXDE e utiliza-lo ao invés do Gnome 2 ?