Fedora 15 Lovelock disponível para download
O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux.
O projecto Fedora, disponibilizou hoje o Fedora 15 baptizado de por “Lovelock” e que já vem com o Gnome 3. Esta versão, como outras antecessoras, são sempre bastante motivo de grande expectativa, já que a cada versão são incluídas grandes novidades.
O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.
Principais novidades do Fedora 15 Lovelock
- Gnome 3 (A grande novidade !!!!)
- Gestão melhorada de energia
- Última versão do LibreOffice
- Sugar 0.92
- Gcc 4.6
- GDB 7.3
- Python 3.2
- Firefox 4
- Plasma KDE 4.6
- Xfce 4.8
Como desafio de hoje, gostaríamos de saber quantos adeptos do Fedora temos por aqui no site. Pode deixar em comentário. Eu sou um deles!!!! Relativamente ao Fedora 15, prometemos que brevemente disponibilizaremos uma análise completa ao sistema.
Download: [32 bits – Desktop] Fedora-15-i386-CD [565 MB] Download: [64 bits – Desktop] Fedora-15-x86_64-DVD [567 MB] Download: Outras versões Homepage: Fedora Project
Este artigo tem mais de um ano
Parece estar nice este Gnome 3… nada como testar ^^
Já fui um grande adepto do Fedora na sua versão 1 e 2, mas com o tempo acabei por mudar para SuSE e posteriormente Ubuntu e Mint.
Vou fazer o download para instalar numa maquina virtual, mas confesso que o GNOME 3.0 não me está a atrair muito. Vamos ver se me conseguem surpreender 🙂
È de referir ser tb a primeira “distruibuição” a incluir nativamente o relativamente novo systemd que é um novo sistema de inicialização que traz entre outras novidades um melhor gerenciamento de configurações e boot mais rapido. Isto comparado ao ja mutio velhinho sysV init que é utilizado na maior parte das distribuições e ao upstart da canonical este mais recente. Abraços
Sou adepto do CentOS, mas vou experimentar para estrear o Gnome 3. (:
Sou adepto do Fedora, é a única distribuição de linux que uso.
Num computador uso o LXDE poque ele é muito fraquinho, mas no outro vou experimentar este com o Gnome3, se gostar fica, se não volta para o LXDE 😛
Cumprimentos
Fico á espera dessa analise completa ao Fedora.. apesar de nunca ter usado durante muito tempo linux de vez em quando uso o ubuntu e ja cheguei a usar o Fedora á uns anitos
Eu tenho andado pelo Ubuntu. Desiludido com o Unity e farto do Gnome 2, tentei a versão Beta do Fedora. Azar! Dá-se mal com a minha ATI e o Gnome 3 corre apenas em modo seguro, tornando-se numa espécie de Gnome 2 em cadeira de rodas! Mas gramava ver o 3 em ação, alguém pode ajudar?
Será que a versão final resolve o problema que as actualizações do Fedora não corrigiram?
P.S.: Amanhã já vou ter muito tempo para experiências, porque acabei de me despedir do meu cargo de formador nas Novas Oportunidades, por isso sugiram algo que eu preciso de ter a cabeça ocupada.
Abraço à rapaziada.
Sou adepto do Arch Linux (Gnome 3) e já usei Ubuntu, Dbian e Mint. Talvez experimente o Fedora, vale a pena?
FEDORA !!!!
Eu sou um deles!!!! E já à uns aninhos tal como se fala no post…
Vou de certeza experimentar mais esta versão…
Abraço a todos e bom trabalho.
Das distribuições linux o fedora é a minha de eleição. Mas o gnome 3 ainda nao me convenceu apesar de ter muitas pernas para andar. Mas parece um interface grafico feito para tablets e ano tanto para o computador comum.
Mas sem duvida que o fedora é um optimo sistema. Perfeito para quem gere Servidores linux como por exemplo CentOS
Abraço
Fedora e/ou Ubuntu
Estou a correr live usb, e tenho pena de apenas ter 512Mb de ram no momento no portatil, logo nao posso instalar (minimo requerido 640Mb) mas amanha ja lhe meto outro modulo de 512 e siga.. estou a gostar do que estou a ver… acho o gnome3 mais atractivo que o unity 🙂
Libreoffice = RUIM, pesado, bugado
Gnome 3 = promete, apesar que qualquer coisa é melhor que o Unity
epá…o unity parece mais funcional ate’que o gnome 3, mas para trabalhar também não me serve…estou a ver que ficarei para já com Edubuntu, que trás gnome 2…
cmps
Sempre usei Ubuntu, mas tem tido vários problemas, como tal vou-me mudar para Fedora.
Gnome 3 é horrível (muito pouco prático para trabalhar), kde é melhor mas os programas estão sempre a estoirar. Bem, vou queimar mais um CD, desta vez com o xfce a ver.
Boas, já que há aqui muitos entendidos de linux vou fazer uma pergunta e talvez me possam ajudar.
Fiz o download hoje do Fedora 15, criei a pen usb live, mas quando faço o boot pela pen aquelas 3 barras de cores diferentes(2 azuis e 1 branca) sobrepostas carregam, o ecra fica preto e não sai dai
Alguém sabe de algum tipo de incompatibilidade já conhecida que me possa ajudar??
Tenho um insys gameforce
Processador: Intel Pentium Dual T3400 2.16Ghz
4GB Ram
Grafica: GeForce 9300M 256MB
Como é que formataste a pen?? Tem que ser FAT32 se não não dá. Já tive esse problema e era da formatação. Com FAT32 problema resolvido.
Depois diz se resolveu.
Já tinha tentado isso, e o programa que cria a pen usb live do fedora formata a pen em FAT32
Só se for algum conflito entre a pen e o fedora porque o opensuse e ubuntu arancam na boa a partir daquela pen
Sempre que sai alguma coisa de Linux eu instalo vejo como que é e volto pro Windows meu PC foi montado pensando em jogos e como Linux não atende as minhas exigências.
Mas sempre treino alguma coisa em VirtualBox
Só tenho uma pergunta como que deixo ele em pt-BR ele ta em en-US
Bom dia pessoal entendido em Linux gostaria de saber se é possível ocultar a barra lateral como no ubuntu.
Obgda pessoal
Desde dos velhinhos 3 CD’s com RedHat 6.1.
Nessa altura tinha outro charme, mas continua a ser do melhorzinho que se arranja, sem se utilizar algum mais hardcore.
Muito bom, mas nao ultrapassa o Scientific Linux nas minhas escolhas para servidores, principalmente virtualização 🙂
Bem instalei de raiz está versão do linux e gostei bastante do Gnome 3 , apesar de também gostar bastante do unity (é uma questão de habito), quanto ao fedora não tenho grande experiência e preferia trabalhar com o ubuntu com gnome 3 , mas a versão é muito instável .
Cumprimentos
Eu acho o facto de termos que estar sempre a ir ao activities uma falha na usabilidade.
Quando estamos com várias janelas abertas não temos informação nenhuma sobre o estado do sistema sem irmos ao activities.
Terão que arranjar uma forma de vermos as pastas abertas sem necessidade de clicar em botões para me convencer.
Eu ouvi falar que é possível colocar a barra com as janelas mas até agora ainda não tive oportunidade de o fazer para testar.
os novos ubuntus estao me decepcionando, muito espaço perdido nas janelas, firefox que o diga… atualizei pra 11.04 e nao gostei, o xubuntu também ficou distante do que penso, pouco programas na iso… vou virtualizar o fedora o fedora… na maquina vou reinstalar o ubuntu 10.10 e ficar nessa
uso ubuntu desde 2004, a maior parte do tempo num acer aspire 5315
Já fui adepto do Fedora antes do Ubuntu. Tambem já fui adepto do Ubuntu antes do Mint. Agora só mesmo Mint.
Um conselho para quem nunca experimentou o Mint “From Freedom Commes Elegance”
Boas… Eu instalei o fedora mas o libreoffice não me aparece! eu até instalava os pacotes tar.gz, mas percebo pouco daquilo! não existem pacotes rpm? Será que alguém me pode ajudar?
Obrigado desde já…
Obrigado mas já me desenrasquei… no fedora instalar software é muito facil e rapido… no ubuntu, o centro de software era normalmente lento e no ubuntu 11.04 demorava mt tempo para abrir pacotes que não estavam no repositório… Até agora estou a gostar do fedora!
Já usei red hat, há muitos anos, vou experimentar o fedora pela curiosidade do gnome 3. Uso actualmente o Mint, e não o largo tão cedo, responde a tudo o que preciso. Tenho particular entusiasmo pelo Mint debian, que se viu livre da base ubuntu e da necessidade de instalar novas versões de 6 em 6 meses… É sólido como uma rocha, estável, com menos bugs, leve… Experimentem: Mint LMDE.
Eu sou um deles!!!!!!!realmente fedora 15 muito bom!!!!viva a comunidade linux
Olá!
Sou usuário de computadores há 20 anos, migrei do Unix para o Windows por motivos de mudança de trabalho. Minha primeira experiência com Linux foi com o Kurumin 5, e desde então passei a me apaixonar pelo Linux. Atualmente uso plataforma dual, Seven e Mint.
Trabalho com imagens pesadas (meu sonho é um Photoshop no Linux, he, he), mas também com desenho vetorial e aplicativos de paginação, tudo para gráficas. Tenho como hobbie edição de áudio e vídeo, muitas produções bem grandinhas. Encontrei quase tudo no Mint, recursos até bem melhores que no Windows. Estou contente, não somente pelo fato de a maioria das distros Linux serem gratuitas (Windows sempre tem pirateado, né?), mas principalmente pela estabilidade, leveza e variedade de grande parte dos programas.
Minha dúvida? Continuo com o Mint ou migro para o Fedora. Adoro o Mint, mas tenho vontade de experimentar o Fedora, na esperança de obter mais recursos, maior compatibilidade e variedade de aplicativos, haja visto que nem tudo funciona coo eu queria no Mint. Tem uns programas para DJ que eu adoraria brincar, além de outros para desenho vetorial e editores de vídeo. E fora o Gimp, que acho bastante desengonçado frente ao Photoshop (detesto as janelas separadas), não conheço outro editor de imagens poderoso o bastate em Linux. Eu queria mesmo saber se posso obter mais no Fedora além do que já tenho no Mint, além de manter o que eu já possuo com o Mint, entende?
Grato.
O fedora na minha opinião é uma excelente distribuição linux. Mas sinceramente nao gosto do gnome 3. Em relação ao guimp existe maneira de colocar tudo na mesma janela eu lembro-me de ja ter feito isso. tens de dar uma pesquisa no google.
Abraço