Quantcast
PplWare Mobile

Está disponível o Linux Mint Debian 201303 (Cinnamon e Mate)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Realmente depois das mudanças do ubuntu é uma boa basear no Debian.
    Não seria 2011 a data da renomeação do MATE?

  2. k3bra says:

    Sou gajo para experimentar

    • lmx says:

      E acredita que ficas com sistema DURO de ROER 😉

      É um espetaculo esta distro, a minha de ileição, e é considerada por muitos, como o grande projecto/mais importante da comunidade Mint.

      Ser de base debian é um luxo, aplicado a isso o embelezamento fica espectacular…é rapida, segura/standar(Debian)…

      No entanto devido a quantidade de projectos existem algumas coisitas que me incomodam as vezes…mas o terminal é meu amigo, e como muitas vezes falamos a mesma lingua, tudo se resolve.De notar que o facto de ser de base debian com repositorios 100% compativeis ajuda e muito…

      Debian é um mundo…trata-se de uma distro que teem versões para 23 architecturas…brutal!!

      Um dia deste corro debian no controlador da minha torradeira 😀

      cmps

      • PapiMigas says:

        Podes crer! Até o raspberry corre debian 😛

        • lmx says:

          sim é verdade ;), e por acaso uma versão muito fiel do mesmo…o raspberry pi é uma peça de hardware/software fantástica, as coisas que podemos fazer com ele são infindáveis…

          Quem estiver acostumado com debian, sente-se completamente em casa, no entanto existem alguns pacotes que ainda não foram portados para este computador…os que encontrei acabei sempre por dar a volta a coisa…mas de uma forma geral tem tudo e mais alguma coisa…as vezes até fico parvo…

          Estive a fazer uns testes nos meus(actualmente tenho 2), verifiquei que a nivel de eficiencia ciclos de clock/consumo…o meu raspberry PI tem cerca de de 75% de eficiência a mais comparativamente com um Code 2 Duo da intel a 2.5GHZ, fiquei impressionado…

          O processador da intel fez os cálculos muito mais rápido, mas é um dual core a 2.5GHZ e gasta uma enormidade de energia…aguardo com grande ansiedade os novos processadores ARM para desktop…vão ser fantásticos…

          Há muitos anos que se previa uma mudança de arquitecturas no ramo do consumo, penso que está mais perto de acontecer…talvez o “click” se dê dentro de 1-3 anos…e parece que a ARM vai ganhar a guerra.

          A AMD não tem dinheiro para lutar por uma posição, e a MIPS como sabemos foi “desmembrada”, restavam os pics e os AVR…mas eles estão a anos luz de apresentarem uma solução viável que possa competir com os ARM/intel, por isso acho que a ARM será no futuro a arquitectura standard para o mercado de consumo…venha ela é muito bom para o consumidor final 😉

          cmps

  3. cnavigator says:

    Por vezes é preciso arregalar bem os olhos para acreditar mas… é incrível como um sistema operativo tão completo, amigável e bem polido visualmente como é o caso do Linux Mint, é free. Apesar de já me ter iniciado há algum tempo no Linux, simplesmente não abdico da qualidade, facilidade e estabilidade desta distribuição.

    Antes usava o Ubuntu 12.04 LTS e apesar de até ter gostado da experiência com a Unity, o meu portátil já não vai para novo e então há cerca de 1 mês atrás decidi trocar pelo Linux Mint XFCE, agora não quero outra coisa! Ganhou asas, literalmente eheh. Escusado será dizer que apenas muito pontualmente tenho a necessidade de entrar no Windows 7.

    Claro que há que dar o devido mérito ao Debian e ao Ubuntu pelo trabalho a montante, mas o “acabamento” final dado pela equipa do Linux Mint é extraordinário.

    Instalem Linux Mint e sejam felizes.

    • Pedro says:

      Faço minhas as tuas palavras, com a diferença que uso linux mint KDe. Windows uso cada vez menos.Nem sequer entendo como tanta gente tem windows pirateado, podendo ter um sistema operativo gratuito e com desempenho fantastico.
      Vou dar uma vista de olhos nesta distribuiçao…Abraço

      • lmx says:

        O Windows ficou standard durante muitos anos e as pessoas habituaram-se a usa-lo…o ser humano é um animal de hábitos, que se desengane quem pensar o contrario…

        Além disso até os governos incentivam o uso de windows…interesses económicos instalados fazem com que as coisas ainda funcionem desta forma..

        Mas as pessoas a pouco e pouco começam a perceber que já não teem de estar dependentes de uma empresa comercial, e podem utilizar algo que as liberta dos mesmos…a liberdade é uma coisa fantástica 😉

        O sistema operativo ja se democratizou…ja não existe a necessidade de so se usar productos da Empresa xyz porque é a unica solução…as soluções agora são mais que muitas…

        cmps

  4. simon says:

    Uso o MINT 14 desde que saiu e até estou contente pois o 13 deu-me bastantes problemas.

    Acho que vou esperar um pouco antes de actualizar para este novo pois tenho que instalar todo este sistema.

    De qualquer maneira espero que este baseado em Debian já seja mais fácil de fazer actualizações para as novas versões.

  5. R says:

    isto dá para instalar o chrome?!

  6. MrT says:

    Nunca consegui perceber qual é a diferença entre o Linux Mint baseado em Ubuntu e o baseado em Debian…. visto que o ubuntu é baseado em Debian……
    Devem de existir diferenças, suponho. Até hoje tenho experimentado a versão baseada em Ubuntu. Mas se fosse possível gostava que alguém diferenciasse estas duas versões.

    Obrigado
    😉

    • Nelson says:

      Ja somos dois…

    • lmx says:

      O ubuntu foi, ou é de alguma forma baseado em Debian…

      O LMDE é 100% debian, com algumas costumizações graficas e a nivel do systema, mas ligeiras…

      é uma distro mais enchuta,…é portanto mais rapido e universal…sendo que o Debian é conhecido como sendo o Systema Operativo Universal…

      cmps

      • Carlos Carvalho says:

        LMX ,

        Bom dia e há que referir que o Ubuntu corre a versão instável vejam aqui o link ;http://old.ubuntu-pt.org/Web/ubuntu_ubuntuedebian.html .

        E o Debian a versão estável isto porque como é dito no Link o Ubuntu introduz muitas alterações ao Debian para que o sistema fique mais acessível .

        Quanto a esta distribuição em particular eu tenho a versão RC3 numa pen e o que posso dizer é que de facto o SO voa , este projecto não deve ser confundido com outras versões do MINT aqui foi feito pela parte dos programadores um excelente trabalho , para quem esteja minimamente familiarizado com a linha de comandos aconselho vivamente , falta-lhe o poder do DOLPHIN e da mina interface prefira o KDE , que está igualmente muito rápido e recomenda-se .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        • lmx says:

          Boas Carlos

          Concordo com o que disses-te.

          Pois realmente, falta-lhe o kde como desktop, ainda so tem cinnamon e Mate, talvez no futuro exista uma versão kde…

          O LMDE começou com MATE e ja tem Cinnamon, penso que KDE seja o proximo passo…

          O Único problema que vejo(que também se torna uma vantagem as vezes), e sempre o facto de estar com um kernel uns bons furos abaixo da ultima versão, mas isso também previne bugs, etc.

          Já agora o debian wheezy, esta quase a sair, já existem menos de 100 bugs para corrigir :D,
          no entanto o LMDE é baseado no branch testing(actualmente wheezy), pelo que esta sempre a para das ultimas…ainda não sei qual o nome que vai ser dado ao próximo branch testing…

          Já alguém sabe?

          cmps

  7. Laggunna says:

    É a minha preferida desde que o Ubuntu passou a usar aquela coisa horrível do Unity! Enfim, são opiniões!

    Bem hajam!

  8. Rafael says:

    Achava interessante que o pplware salientasse melhor as diferenças entre as versões baseadas no Ubuntu e nas que são baseadas no Debain, visto que o Ubuntu é baseado no Debain.

    • lmx says:

      será que o ubuntu ainda é baseado em Debian, ou foi…

      Compreendo que se diga que é baseado em Debian, mas actualmente o Ubuntu tem divergido muito(desde 2008 mais coisa menos coisa) e ja nem os repositorios são compativeis, nem os pacotes são compatives já…apesar de serem distribuidos nos mesmos formatos, podem não usar os mesmo directorios de instalação, e muitos não o farão…o que poderá levar a que possar instalar pacotes .deb do ubuntu em Debian e não funcionarem correctamente…

      No entanto nunca experienciei muitos casos de insucesso, mas acontecem, e outra coisa , tem a ver com as dependencias…pacotes do Debian podem não ter as mesmas dependencias de pacotes do Ubuntu e vice-versa….

      cmps

  9. monux says:

    Estou usando-o desde a versão RC, e está EXTRAORDINÁRIO ! Para o meu uso é a melhor distro. Atualizei o Kernel para o 3.8.1 e fiz algumas poucas personalizações e tudo funciona perfeitamente.

  10. Carlos Carvalho says:

    Fizeste a compilação com sucesso do Kernel , posso só saber quanto tempo te demorou porque estou também tentado em fazer o mesmo , desde já os meus agradecimentos .

    Carlos Carvalho

  11. Gilberto Landim says:

    Apesar de o Mint ser uma distro interessante, fico com a versão 8.4 do Manjaro. Na minha avaliação, a mais “user friendly” e atualizada, trazendo como gorjeta, a suite Libreoffice 4.1.

    O artigo é esclarecedor e os comentários, merecedores de meu muito respeito.

    Agradeço a atenção, desejando a todos felizes dias!

    • Simao says:

      +1 para o Manjaro, apesar de haver algumas “arestas por limar” segue em muito bom caminho

      • Carlos Carvalho says:

        Também está na calha para eu ter na mina maquina e ir de vez em quando dar uma olhadela , algumas das distribuições que tenho instaladas que estavam para teste , algumas vou descartar por não verificar vantagens em as ter e aprofundar mais , o Manjaro vem já a seguir , até porque tenho lido vários posts na comunidade Linux por esse Mundo fora que dizem muito bem desta distro .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  12. k3bra says:

    Alguém tento instalar através de uma pen usb?

  13. R!cardo says:

    Offtopic: uso o Mint 14 Nadia e tenho um problema e não o consigo resolver, não consigo fazer longin, não aparece o quadro inicial para por o user e password, aparece-me antes 4 erros…

    “Could not update ICEauthority file /home/ricardo/.ICEauthority”

    “Ocorreu um problema com o servidor de configuração.
    (/usr/lib/MateCof/mateconf-sanity-check-2 terminou com o estado 256)”

    “The path for the directory containing caja settings need read and write permissions: /home/ricardo/.config/caja”

    “O painel encontrou um problema ao ler “OAFIID:MATE_mintMenu.
    Deseja remover a applet da sua configuração?”

    Não consigo fazer nada em ambiente gráfico, só consigo iniciar a sessão por linha de comandos.

    Agradeço a vossa ajuda sff 🙂

    • Carlos Carvalho says:

      Boa noite ,

      Tenta estes comandos . sudo dpkg –configure -a , depois se esse comando for bem sucedido dá o seguinte comendo :

      sudo apt-get -f install ( sem nome de pacote tal como está ) , se este comando for bem sucedido as instalações pendentes devem começar a fluir na tua consola .

      Por fim para confirmar se ainda existe algum erro deves fazer o sudo apt-get update , caso exista algum erro ainda vais ter no final uma mensagem a sugerir um comando , tenta correr esse comando , se não conseguires te desenrascar , volta a postar aqui ou na comunidade Linux do Pplware manda um email que todos recebemos eu tentarei ajudar-te assim como todos os que fazem parte desta comunidade .

      Boa sorte

      Carlos Carvalho

      • Carlos Carvalho says:

        Boa noite de novo atenção que não percebo como é que aconteceu mas atrás do configure são dos traços de menos e não 1 como surge no meu primeiro post .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

      • R!cardo says:

        Obrigado desde já pela a tua disponibilidade 🙂

        O resultado dos dois primeiros comandos:

        ricardo@ricardo-laptop ~ $ sudo dpkg –configure -a
        [sudo] password for ricardo:
        ricardo@ricardo-laptop ~ $ sudo apt-get -f install
        A ler as listas de pacotes… Pronto
        A construir árvore de dependências
        A ler a informação de estado… Pronto
        Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
        cdparanoia flac libao4 libx264-125 vorbis-tools wavpack
        Utilize ‘apt-get autoremove’ para os remover.
        0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 11 não actualizados.

  14. slblxs says:

    Na vossa opinião qual o mais leve mate ou cinnamon? Vou instalar um dos dois mas quero a opinião sobre qual o mais leve,obrigado.

  15. Carlos Carvalho says:

    Estão os dois leves o cinnamon dá um ar mais moderno a distribuição e já tem uma comunidade interessante a desenvolver temas e tudo o mais eu perante estas 2 escolheria o cinnamom

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  16. Douglas says:

    Linux Mint Debian Edition é o sistema Linux mais sólido, estável e amigável de todos!
    Testado e aprovado! Todos mundo satisfeito!

  17. Antonio Bernardo says:

    Instalei o Linux Mint Debian 201303 (Cinnamon). Está muito rápido e substitui o Linux Mint 13. Qual o Skype que devo instalar? Para o Uuntu o Debian. Acontece que todos funcionam com excepção do som..o que faço mal na configuração?
    Muito obrigado.

  18. brando says:

    alguém pode explicar como passar todos o sistema operacional para portugues.

  19. Antonio Bernardo says:

    Agradeço que me expliquem qual a versão do Ubuntuone que poderei usar no Linux Mint Debian 201303 (Cinnamon) e como instalar. Obrigado

    Boa Páscoa!

  20. diogo says:

    esta versão do mint está excelente, apesar de ter tido algumas dificuldades a instalar mas valeu bem a pena. Já tinha usado a versão 14 mas, para mim, esta está muito melhor

  21. Marco Sousa says:

    Estou a gostar muito do Mint mas o Cinnamon é mais instável.

    Quanto a bugs nada de mais, tive um crash e uma ou outra paradinha, agora tenho é limpar a lista do repositório que alguns dão erro.

  22. Gil Von Doellinger says:

    Finalmente decidi-me a iniciar-me no Linux e parece-me que não será má ideia começar pelo LMDE. Aconselham-me a isso, ou será melhor começar por outra distro? Alguém me pode indicar como fazer instalação desta ou de outra distro em dual boot com windows 7 previamente instalado?

  23. osvander says:

    Gostaria e saber se pode fazer atualizações somente pela synaptic ou é obrigatório fazer pelo terminal com referência ao LMDE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.