Emmabuntüs 2 – Uma distro Linux para iniciantes
Não se preocupe com drivers, codecs, configurações do teclado…este distro faz tudo isso
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Hoje vamos conhecer a distribuição Linux Emmabuntüs…um distro muito bonita e indicada para quem se quer iniciar neste mundo do GNU/Linux.
Quem procura uma distribuição Linux bonita, que ajude a iniciar-se neste mundo do GNU/Linux então o Emmabuntüs é uma óptima sugestão. Esta distribuição, baseada no Xubuntu 12.04 LTS, com o levíssimo ambiente gráfico Xfce/OpenBox é simplesmente fantástica….e porquê?
Bem, com esta distribuição Linux o utilizador não precisa de se preocupar com drivers, codecs, configurações do teclado, dock…pois é instalado e configurado de uma forma quase automática pois existem assistentes para quase tudo.
Esta versão está disponível em 7 idiomas, incluindo português.
Hardware
Ao nível do hardware, Emmabuntüs apenas requer (no mínimo) um Pentium 4 a 1.4 GHz, 512 MB RAM e 20GB de disco para uma instalação completo. Esta distribuição tem disponível também o modo Live CD.
Software
Relativamente ao Software, esta é uma das distribuições Linux mais completas que já instalei. Há ferramentas para quase tudo e até há redundância de aplicações.
Internet
Ao contrário de outras distribuições, o Emmabuntüs traz dois browsers nativos, o Firefox e o Chromium. Além destas ferramentas para a Internet, podemos também encontrar o Evolution e Mozilla Thunderbird como clientes de e-mail, o Pidgin , Skype e Ekiga com IM, para transferência de ficheiros o popular FileZilla, Wammu e qBittorrent e o UbuntuOne e Dropbox para serviços de armazenamento na cloud
Produtividade (Office)
No que diz respeito a ferramentas de produtividade, esta distribuição traz tudo o que é “bom”. Libreoffice, Abiword, Gnumeric e também a versão Office para os mais pequenos.
Multimedia
No segmento das ferramentas Multimédia, tudo aquilo que conhecemos do mundo open source está por lá….Audacious, Audacity, Clementine, VLC, Kaffeine,etc etc.
Desenho
Relativamente as ferramentas para design gráfico, esta distribuição traz o fantástico GIMP e o Inkscape e vários gestores de fotografias como o Shotwell, Picasa, Fotoxx, Digikam, etc
Educação
Esta distribuição inclui também um conjunto interessante de ferramentas concebidas para a educação como o TuxMath, GCompris e algumas ferramentas para os mais novos como é o caso do OOo4Kids (o Office para o mais pequnos) entre outras
Mas há muito muito mais para explorar nesta distribuição “desconhecida”. De salientar o desempenho fantástico desta distribuição, mesmo virtualizada. Depois a parte da doca, baseada no Cairo-Dock, que dá uma dinâmica e interactividade muito interessante à distribuição.
Para quem se quer aventurar no mundo Linux, esta é sem duvida uma distribuição muito interessante tendo em conta as funcionalidades e ferramentas apresentadas anteriormente. Como referido, os requisitos ao nível de hardware são mínimos, podendo esta distribuição ser instalada em máquinas mais antigas. Impressionados? Vamos lá testar…não se vão arrepender!
Licença: GPL/LGPL Download: Emmabuntüs 2 [3,2 GB] Homepage: Emmabuntüs
Este artigo tem mais de um ano
excelente sugestão. Obrigado
Sou adepto do linux mas acho que com 3.2GB deve trazer muitos programas a mais. Deveria trazer menos tralha, menos programas. Poderia, por exemplo, permitir a escolha dentro dos vários tipos de programas evitando duplicação de programas com a mesma funcionalidade.
De resto parece ser uma boa opção para quem se quer iniciar em linux.
É isso. Para que Evolution e Thunderbird? Para que Gnumeric e Abiword quando já temos Libre Office?
Realmente, em muita duplicidades de offices e internet etc… Pra que tanta coisa que não vamos usar??
para quem se quer iniciar, no linux não vejo o mal, alem disso ate serve para ir testado algumas das coisas que o linux tem para oferecer…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emmabunt%C3%BCs
link download off
Testa este directo aqui
nunca usei linux, mas gostava de testar.
no modo livecd, dá para fazer arranque pelo usb, certo?
e guarda as coisas, ou sempre que se inicia começa de novo?
Se ao fazeres a bootable usb puseres espaço para o persistent mode ele guarda… Usa o Lili USB Creator , é simplissimo (:
Yups, é isso.
Ou podes sempre guardar o que fizeste no disco rigido do PC.
Até gosto de Linux mas sinceramente acho que esta dock é muita falta de imaginação… para não dizer outra coisa…
É como as rodas… Umas são cinzentas, outras com outras cores; umas mais largas, outras mais estreitas; umas maiores, outras mais pequenas; mas todas são redondas… 😉
Desta forma quem está habituado ao dock do Mac OS sente-se mais ou menos em casa.
Mas se ias dizer que eram copiões, tem a atenção que a Apple não inventou o dock. A Apple foi buscar a ideia ao Looking Glass da Sun apresentado em 2007.
Boas, mais um xubuntu/xubuntu?
e mais leve que o windows 8.1 ?
Basta ver os requesitos minimos: Pentium 4 a 1.4 GHz, 512 MB RAM e 20GB
lol..windows 8
Eu até gosto de Linux porém o meu problema é com os comandos. Para se fazer algum um pouco mais avançado é preciso saber imenso sobre comandos. Essa é, para mim, a maior diferença entre Windows e Linux. Por isso ainda continuo a usar o Windows (Windows 7).
Se quiseres fazer alguma coisa realmente avancada no Windows precisas dominar o Registry e o PowerShell.
Se achas que instalar 90% dos programas pela central de programas não é suficiente e preferes ter de os ir buscar um a um na internet, podes continuar a usar o ruimdows. Só usa a linha de comandos quem quer…
Eu acho que estão deveras enganados.
Quanto ao que o Paulo diz, eu prefiro sim instalar os programas individualmente porém existem formas de o fazer em massa mas que nunca aconselhei nem aconselho. (http://ninite.com)
Quanto às afirmações do LM ele tem toda a razão do que fala porém a vantagem é que o Windows permite fazer muitas coisas sem a ida ao Registry e ao PowerShell, indo através das inúmeras ferramentas do Painel de Controlo.
Muito obrigado por suas belas apresentação.
Homepage: http://wiki.emmabuntus.org or http://www.emmabuntus.org
Emmabuntüs em Português: http://edistros.blogspot.com.br/search/labe/emmabuntus
Adoro esta doch que fica em baixo como atalho igual elementary os luna
digo dock
Movie Player, Gnome Player e VLC. Pra que tantos programas com a mesma finalidade? Entupiram o Xubuntu de programas e ‘fizeram’ uma nova distribuição. Uma distribuição para ser lançada ofialmente deveria trazer algo de novo.
Mesmo assim parabéns aos desenvolvedores do projeto. Só acho que isso deveria mudar, a comunidade linux deveria se unir mais.
Honestamente na 1ª vez que vislumbrei e utilizei o Emmabuntus 2 eu pensei: Uau,isto não é só bom.Isto é fabuloso.As minhas meninas monopolizaram-me logo o portátil(os jogos pah :))),e eu fiquei algo amuado porque queria explorar mais o Emmabuntus.Quando finalmente consegui por-lhe a mão levei com 217 updates.Ok,re-start.O ecrã de inicio estava modificado,a disposição dos icones idem,e quando apareceu a caixa de diálogo: “experimentar/ou instalar” o Emmabuntus colou,gelou,parou no tempo e no espaço.E não importa quantas vezes eu o tente rodar,ele trava sempre no mesmo sítio.Aceito sugestões sobre este bug colossal.
Tenho-o instalado no modo live,numa pen de 32G c/persistência até ao máximo.Não comungo da opinião de que existe redundância de aplicações,mas sim opcões de escolha diversas.O uninstall está presente.Continuo a acreditar no projecto Emmabuntus mesmo assim.
E eis,esta é a minha experiência,também minha opinião.
Cumps
Obrigado Pedro pelo teu Feeback
Seu problema não parece ser a terceira janela aqui: http://lea-linux.org/documentations/Emmabuntus_post-installation
Se assim for, é que você não completou o pós-instalação. Desculpe o meu tutorial está em francês.
Coloque sua senha e finisée pós-instalação, ele deve ir melhor.
Desculpe, mas eu não falo Português, e eu uso o Google Translate.
Obrigado Patrick. Já resolvi o problema. Após as 217 updates eu deixei abrir o boot no meu SO (Windows 8 Enterprise),depois executei o NU 16 para verificar eventuais erros na pen onde estava o Emmabuntus,e só depois deixei correr para re-start unidade Emmabuntus. Bug do Norton Utilities 16 sem dúvida,até porque executei todos os anteriores passos descritos várias vezes sempre com o mesmo fatal bug da Symantec.Analisa,contudo escreve sobre a unidade,inutilizando assim o boot.
As minhas mais sinceras desculpas ao projecto Emmabuntus.
Cumps
O “universo” linux é uma caixinha de surpresas,e devido a isso deparei-me com o MakuluLinux.Actualmente ainda estou a “boiar”,contudo já dá para perceber que está excelentemente estruturado.Rápido e fiável.Estou então a explorar a versão 4.0 Debian Based XFCE Edition. Destaco; Android Device usb auto sync/Nero Linux EXPRESS/Usb stick formatter/Kernel 3.10.3/Nitroshare substituindo o Samba/etc,etc.
Experimenta e diz cá ao nosso ppl como é “esta coisa zulu” 🙂
Cumps
Faz uma análise para o Pplware 🙂 entra em contacto comigo.
PP
Já completei a parte técnica pelo tempo que na análise enuncio.Também já completei a parte descritiva.Faltam-me únicamente limpar os screen-shots do teste.(nele usei um Notebook,até para que quem leia a análise possa equacionar que existem vários degraus que se podem subir)Utilizei português do novo acordo ortográfico,o que no meu quotidiano me recuso liminarmente a fazer.
Tens um contacto preferencial?
Emmabuntüs 2.1.06, acaba de ser lançada e está disponivel para download :
– http://tuxederivados.blogspot.fr/2013/11/emmabuntus-2106-distribuicao-linux.html
– http://distrowatch.com/?newsid=08165
Olá Pedro Pinto,
Emmabuntüs 2.1.07, acaba de ser lançada e está disponivel para download :
– http://tuxederivados.blogspot.fr/2014/02/emmabuntus-2-32-e-64-bit-107.html
– http://distrowatch.com/?newsid=08315
Olá Pedro Pinto,
para informações: http://www.sempreupdate.com.br/2014/09/emmabuntus-collectif-esta-ganhando-o.html