Distribuições derivadas do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail
Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta.
Depois da disponibilização do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail por parte da Canonical, as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download.
Kubuntu 13.04 Raring Ringtail – Flavor do Ubuntu com KDE
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos instalar outros browsers ou aplicações.
Novidades:
- Novo interface do instalador
- Melhorias no suporte a vários monitores
Homepage: Download Kubuntu 13.04
Xubuntu 13.04 Raring Ringtail– Flavor do Ubuntu com Xfce
Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance.
Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
Novidades:
- Novo wallpaper,
- Gnumeric e GIMP voltaram a ser adicionados
- Actualização do Catfish file search e Media Player Parole
Homepage: Download Xubuntu 13.04
Edubuntu 13.04 Raring Ringtail – o Ubuntu Linux para a escola
O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Homepage: Download edubuntu 13.04
Lubuntu 13.04 Raring Ringtail – Flavor do Ubuntu com LXDE
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.
Novidade do Lubuntu
- Actualizações ao nível do artwork
- Pesquisa d ficheiros adicionado ao Gestor de ficheiros
- Actualização da versão do Chromium
Download: Download Ubuntu Gnome 13.04
Ubuntu GNOME 13.04 Raring Ringtail – O Ubuntu sem Unity
O Ubuntu Gnome Remix 13.04 Raring Ringtail foi criado por um grupo de entusiastas do mundo GNU/Linux que, descontentes com a integração do Unity no Ubuntu (desde a versão 11.04 Natty Narwhal) decidiram disponibilizar um Ubuntu com o Gnome 3.6, ao qual deram o nome de Ubuntu GNOME Remix. O Ubuntu GNOME Remix 13.04 Raring Ringtail é baseado no recente Ubuntu 13.10 e inclui muitas novidades interessantes.
Novidade:
- Firefox é agora o browser por omissão
- Ubuntu Software Center e o Software Updater foi adicionados à distribuição
- LibreOffice substitui o Abiword and Gnumeric
Download: Download Ubuntu Gnome 13.04
Estas são algumas das alternativas ao Ubuntu 13.04 Raring Ringtail que propomos hoje. Caso ainda não encontraram a distribuição à vossa medida, vejam por exemplo na categoria Linux ou então adiram à Comunidade Pplware@Linux.
Das distribuições apresentadas, qual a vossa preferida?
Este artigo tem mais de um ano
Sem duvida xubuntu…..
Yep, eu utilizo num portátil e é excelente!!
Tambem é o meu preferido no meu Netbook.
A nível do sistema de procura é tão bom quanto o unity ?
Também tenho gostado. O xFCE oferece uma excelente performance é estável e não temos de “levar” com o peso do Unity.
boas, quem gosta do unity mas não quer “levar com o peso”, especialmente em netbooks, pode activar o “low graphics mode”.
activa-se com este comando no terminal:
echo “export UNITY_LOW_GFX_MODE=1” | sudo tee /etc/X11/Xsession.d/99force-llvm
tenham atenção que baixa bastante os gráficos, nomeadamente transparências.
from:
http://www.reddit.com/r/Ubuntu/comments/1ci7op/speed_up_unity_on_old_hardware/c9hmam8.
Dica muito útil!
Digo isto porque descarreguei e instalei este 13.04 numa VM… sempre a andar. Ora, qual não foi o meu espanto quando vi a velocidade de resposta quase nula do SO. Iniciei o Monitor de Sistema e matei, instintivamente, os processos do compiz. Como pensava que o compiz era algo opcional (lembro-me que o era há algumas versões atrás) desinstalei-o pelo Synaptic. Resultado: o Unity não iniciava sessão!
Portanto, fica a dica: não desinstalar o compiz. Em vez disso, seguir as dicas (que funcionaram aqui).
Nota: na descrição desta nova versão, é falado que houve melhorias no código do Unity. Ora, se este Unity continua lento, e se o Unity do 12.04 está estável, que raio de mudanças ocorreram na 12.10???
xubuntu e ubuntu gnome
Alguém sabe como ter acesso ao ESET 4 depois de instalado com a interface Unity.
Neste ubuntu o Eset instalado da forma que se instala no 12.10 não funciona pq da um erro de autenticação mesmo colocando a password certa.
Tem de se instalar com recurso a sudo ./eset… e durante a instalação deve-se fazer custom e adicionar manualmente o user actual a lista de utilizadores com privilégios.
Mas depois ele arranca aparece na barra de lado mas se se fechar já não consigo voltar a ter acesso aos menus apesar de ele ficar a funcionar.
No Eset fala em ir ao dconf-tools e encontrar la um “panel” mas não consigo encontrar esse “panel” nesta versão do Ubuntu.
Obrigado pelo artigo 😉
Eu uso Ubuntu há 3 anos e gostei bastante da nova versão. Rápida, leve e estável – 5*
Abraços!
Qual é o mais leve o Gnome ou Unity ?
Venha o diabo e escolha…mas mesmo assim, acho que o Gnome
em experiencia propria (1 laptop com i5 1ª geração) é o unity, falando desta versão do ubuntu. Mas vai depender muito de cada maquina e não vais notar quase nada em performance.
Gnome, especialmente se usares o “fallback mode”
O meu favorito vai para o “Azaruntu”
O link para o Lubuntu está mal :3
Eu experimentei o Ubuntu e está muito bom, muito melhor que o 12.10. O unity a mim não me faz diferença e até posso dizer que até gostei.
De qualquer maneira vou experimentar o Xubuntu.
Pessoalmente, aprecio a concepção do Unity e gosto do fluxo de navegação que permite, mas a exigência gráfica é um entrave para o meu modesto portátil, neste momento XFCE e LXDE são os meus ambientes de eleição, apesar de parecerem “simplórios” e na realidade se basearem em conceitos ultrapassados (convenhamos que o Gnome2 já faz parte do passado) com alguma personalização e algumas ferramentas podem ficar totalmente ao nosso gosto. De resto, apenas tenho a lamentar que já vamos nas releases de 2013 e ainda tenho dores de cabeça com o suporte a multimonitores, sobretudo no XFCE!
“O Ubuntu GNOME Remix 13.04 Raring Ringtail é baseado no recente Ubuntu 13.10 e inclui muitas novidades interessantes.”
Acho que que vão demasiado avançados no tempo 😀
O título deveria ser: Variantes do Ubuntu (reconhecidas pela Canonical)
Para além das que foram mencionadas falta:
UbuntuKylin 13.04 – no nosso caso não interessa muito pois é uma build chinesa. (tal como as outras que são reconhecidas pela Canonical, esta também contribui para a comunidade)
Ubuntu Studio 13.04
Mythbuntu 13.04 – ainda não foi lançada, portanto compreenderia-se que não fosse mencionada.
Já em lançamentos anteriores fiz menção nestes posts sobre esta falha e continuam a insistir em repetir não mencionar todas as variantes reconhecidas pela Canonical. A ver vamos em Outubro se mencionam todas, cá estarei para relembrar. 🙂
GNOME 3 Ubuntu
Só para “ponto de situação”, quem está a ganhar a “guerra” em termos de leveza de GUI? O ratinho do XFCE (Xubuntu) ou a andorinha do LXDE (Lubuntu)?
Já experimentei ambas as versões num velho portátil e não consegui chegar a uma conclusão.
Apenas reparei, embora possa ser apenas impressão minha, que o XFCE parece ser mais “rico” em termos gráficos que o LXDE. Mas suponho que isso é uma desvantagem se o que se pretende é leveza pura, não é?
O que acham? Qual é o mais leve?
Sou utilizador destes dois ambientes gráficos. Em termos basais, isto é, sem outros processos a correr por cima, o LXDE é mais leve e rápido do que o XFCE, no entanto as diferenças entre ambos são marginais, só são perceptíveis em máquinas mais antigas, Pentium IV ou menos, a partir daí, nem dá para notar a diferença.
LixoBuntu esse vem completo !
Pra um desktop que assim como o meu não é lá essas coisas; Xubuntu 12.04 é uma boa pedida e eu recomendo! =]
Tenho um amd dual core venice da amd e um portátil com um intel 8100, portanto já “velhinhos” e funcionam perfeitamente em Linux, com qualquer das versões e vocês queixam-se com computadores mais novos?
O portátil com o winvista é lento e pc com ruim7 é um pouco lento…
E porque não um Ubuntu com todos esses ambientes gráficos para instalar de origem? A malta testa e escolhe o ambiente mais adequado. Agora instalar uma porrada de versões/distros só porque um tem uma mariquice mais fixe…
é isso mesmo páh.
O Xubuntu 13.04 está mto bom… Encontrei este post que fala sobre algumas diferenças entre o Lubunutu e Xubuntu:
http://aventux.blogspot.pt/2013/05/xubuntu-vs-lubuntu-1304.html
Cumps,
Paulo