Dica – Informações do sistema Ubuntu num único painel
Antes de passar ao artigo propriamente, apenas referir alguns alterações que foram entretanto confirmadas para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Para começar o Banshee deixará de ser o player por omissão no Ubuntu 12.04 e dará lugar ao vuelve Rythmbox. Além do Banshee, o Tomboy e Mono também estarão fora da distribuição (nativamente).
Bem, vamos ao artigo propriamente disto. Como utilizador frequente do sistema operativo Ubuntu, gosto de ter sempre debaixo de olho o estado do sistema. Para esse efeito aconselho o System Load Indicator.
O System Load Indicator é um pequeno painel quer disponibiliza um conjunto de informações do sistemas. Através do System Load Indicator podemos visualizar em tempo real informações sobre:
- Carga do CPU
- Memória RAM
- Disco rígido
- Placas de rede (bytes in / bytes out)
- Memória Swap
Como instalar o System Load Indicator?
A instalação do System Load Indicator é muito simples. Para tal, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:indicator-multiload/stable-daily |
sudo apt-get update |
sudo apt-get install indicator-multiload |
Depois de instalado, basta ir ao Dash Home e procurar por System Load Monitor
Depois de executado, o System Load Monitor é disponibilizado na barra superior através de um pequeno gráfico que é actualizado em tempo real. Carregando nesse ícone, podemos aceder a várias informações do sistema.
Carregando em Preferences, podemos adicionar na barra superior vários gráficos que correspondem aos recursos que pretendemos monitorizar. Nessa janela podemos ainda definir o intervalo de actualização e cores para os gráficos.
Para quem gosta de estar sempre atento ao seu sistema, o System Load Monitor é sem duvida uma excelente ferramenta. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
A substituição do Banshee ainda não está decidida, o que se passou na UDS foi uma proposta, que está agora a ser debatida.
hummm nã… conky.
+1
Por acaso nunca usei o Banshee com frequencia ate ao fim de semana passado porque uso o VCL para quase tudo. Mas em Linux ha coisas que mesmo nao sendo oficiais da distro quem usa volta sempre a instalar alguma coisa com que esta habituado a trabalhar.
Quanto ao System Load Monitor por acaso ja algum tempo que faz parte das minhas maquinas.
O VLC em Linux é cinco estrelas!
Deviam era de mudar o unity 🙂
eu adoro o unity, tem as coisas organizadas e depois de se habituar ao uso nao se quer outra coisa, so vejo um defeito no unity que é o facto de quando temos algumas coisas abertas(nem é preciso muitas) a barra do unity fica cheia e temos de puxar pa cima e pa baixo, ficava mto mais intuitivo os icons diminuirem de tamanho e caber tudo ali(cm no mac os) outra coisa menos boa do unity é a posiçao do unity de lado, pq as vezes por exemplo tou no vlc ou nouta aplicaçao e quero carregar numa opçao que se encontra á esquerda e por vezes vou a tentar clickar e o unity abre e tapa me a opçao
Dá para diminuir o tamanho dos icones no ccsm
cumps
Então, tu adoras o Gnome 3… o Unity é baseado no Gnome 3, os desenvolvedores do Ubuntu praticamente pegaram no Gnome 3, adicionaram meia dúzia de funcionalidades pouco ou nada relevantes e chamaram-lhe Unity. Atenção, estou a dar a minha opinião, não tenciono ofender ninguém com isto. E sim, como já podem ter reparado, não gosto nada do Ubuntu xD
Devias era mudar de distro então… ou sempre podes instalar o gnome-shell 😉
Boa tarde ,
Já conhecia esta aplicação , é fundamental para a minha maquina de testes um P4 , bom post Pedro , fica aqui um Link , do Kubuntu que deverá ser a minha próxima escolha para a versão LTS , vejam porque vale a pena , eu não gosto muito dos temas Dark , mas dá para perceber as potencialidades desta ”distro ”
https://www.youtube.com/watch?v=74dERduNz7o&feature=related
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
My weather indicator: http://www.omgubuntu.co.uk/2011/10/my-weather-indicator-adds-geolocation-support/
Syspeek indicator:
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/06/indicator-syspeek-another-hardware-monitor-applet-for-ubuntu/
Dois que uso e adoro. Leves e com um look simples e limpo.
Para mim, encher o painel com ícones às cores não é opção. Grayscale tem muito mais nível. Keep it classy.
Uso o Conky e tem igualmente muitas possibilidades de personalização, é tudo uma questão de gosto ou de habituação (também há quem lhe chame imobilismo…..ou preguiça).
Alguém me sabe dizer por que é que não consigo aceder ao cartão sd depois de ter feito o upgrade da versão 10.04 para a 11.10 do ubuntu?
Alguém sabe informar quais são os comandos para medir a temperatura da CPU?