PplWare Mobile

Dica – Como clonar uma máquina virtual no Virtualbox


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Frederico says:

    COOL
    Não sabia que era possível importar para uma VM diferente.

    Bom fim de semana!!!

  2. Ricardo says:

    Muito bom Pedro!
    Parabéns! 😉

  3. @Pedro Pinto, quando li o nome deste artigo e pensei numa coisa ao abrir o artigo vi outra. Na minha opinião o nome do artigo encontra-se errado, pois não deveria ser clonar, mas sim exportar.
    Eu uso o método de clonagem do VirtualBox onde faço a instalação de um sistema, e depois faço uma clonagem e trabalho sobre esse clone, mantendo o original de onde posso fazer outras clonagens para novos testes.

    É só uma dica, mas para quem já é experiente neste tipo de métodos nota-se que existe ai um erro de linguagem, e o que levará à mal interpretação.

  4. ElectroescadaS says:

    Nem fazia ideia que se podia mudar de formato no entanto para as minhas experiências o VirtualBox é o programa ideial…

  5. Paulo Dom says:

    Caro Pedro Pinto, instalei o VirtualBox num maquina que tem o Windows 8 instalado e no virtualbox eu instalei o windows xp para trabalhar com algumas coisa mais antigas.
    Porem do nada ele parou de funcionar, como tinha feito uma clonagem e uma exportação do sistema virtualizado resolvi desinstalar o VirtualBox e reinstalar para ver se corrigia o erro. Pois bem agora não consigo instalar novamente, sempre da um erro no final.
    Sabe me dizer o que é que esta acontecendo.?

  6. embb says:

    Só um pequeno detalhe:

    Ao se exportar para appliance ova, qualquer disco no formato vdi ou vhd irá ser guardado no formato vmdk devido às especificações ova.
    No restore não se admirem de ver um disco no formato vmdk.
    Isto a meu ver é uma grande vantagem pois é compatível com o ESXi e facilmente se importa/exporta VM’s entre diferentes plataformas.

    embb

  7. Pedro Melo says:

    Só da perspectiva lexical,ou o que quiserem…
    Clonar é uma palavra aplicada com o intuito de definir algo que é criado a partir de(…)
    Na perspectiva original(Laboratório)a definição do Pedro Pinto está correctíssima.Criou-se algo a partir de(..)
    IM porte/EX porte tendo como orígem o latim refere-se a movimento entrar/sair de algo(…)
    Ambas as definições são aceitáveis como título do artigo,contudo indubitávelmente “clonou-se” porque algo existente exportou-se a partir uma fonte(lexico também orígem de).
    Desculpem…
    Cumps

  8. Pedro Melo says:

    de uma fonte

  9. Deva Navajo says:

    Informação simples e muito funcional, parabéns! Me ajudou muito, uma vez que ainda sou iniciante em Virtualização, cheguei até aqui justamente procurando por “clonagens”, e acabei descobrindo as importações/exportações. Obrigado Pedro Pinto.

  10. Andr says:

    E possível exportar ou criar uma imagem/Iso de uma máquina virtual para usar em uma máquina real ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.