Dica – Como clonar uma máquina virtual no Virtualbox
…para correr no VMWare ou VirtualPC?
Considerada pela Gartner com uma das principais tecnologias dos próximos anos, a virtualização é sem duvida uma das tecnologias mais usadas no mundo da computação nos dias de hoje. Como docente de várias disciplinas da área das redes e sistemas operativos, a virtualização é uma tecnologia sempre presente na sala de aula, para implementar os mais diversos cenários/sistemas. A facilidade de implementação de um sistema, reposição/cópia do mesmo são sem duvida factores que potenciam esta tecnologia. Para quem usa o Virtualbox, hoje deixamos uma pequena dica: Como exportar/importar uma máquina virtual?
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Uma das funcionalidades das ultimas versões é a possibilidade de exportar (copiar) máquinas virtuais, podendo esta ser imediatamente usada noutro cenário/software.
Por omissão o VirtualBox criar novas máquinas virtuais no formato is .VDI (apesar de existirem outros formatos disponíveis como VMDK - VmWare ou VHD para VirtualPC. No entanto, não existe nenhuma opção para criar a máquina virtual num formato standard, para utilização em outras plataformas de virtualização.
Para isso, existe uma opção que permite exportar para o formato OVA, que não é nada mais que uma variante do OVF, mas que guarda tudo num único ficheiro compactado no formato TAR.
Exportar VDI para ficheiro OVA
Para exportar um VDI para uma OVA devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) Ir a File > Export Appliance
Passo 2) Depois escolhemos a máquina virtual a exportar
Passo 3) Depois indicamos onde pretendemos guardar a máquina virtual no formato .ova
Passo 4) Caso pretendem, podem preencher alguns campos informativos relativamente à máquina virtual.
…e para finalizar carregam em Export
E está feito. Se pretenderem importar a máquina num outro PC com VirtualBox, basta irem a File > Import Appliance. Desta forma, podem também facilmente importar a máquina, por exemplo, no VMWare ou para um sistema operativo nativo diferente de onde estava a nossa máquina virtual.
Este artigo tem mais de um ano
COOL
Não sabia que era possível importar para uma VM diferente.
Bom fim de semana!!!
Muito bom Pedro!
Parabéns! 😉
@Pedro Pinto, quando li o nome deste artigo e pensei numa coisa ao abrir o artigo vi outra. Na minha opinião o nome do artigo encontra-se errado, pois não deveria ser clonar, mas sim exportar.
Eu uso o método de clonagem do VirtualBox onde faço a instalação de um sistema, e depois faço uma clonagem e trabalho sobre esse clone, mantendo o original de onde posso fazer outras clonagens para novos testes.
É só uma dica, mas para quem já é experiente neste tipo de métodos nota-se que existe ai um erro de linguagem, e o que levará à mal interpretação.
O termo (funcionalidades) é exportar sem duvida. Mas clonar adapta-se ao resultado final..afinal a VM é clonada (exportada) 🙂
Pedro eu concordo com o Carlos.. Só uma critica construtiva 🙂 Parabéns pelo trabalho.
@Pedro Pinto, eu sei que ele cria uma cópia, mas o intuito de exportar (utilização em outras plataformas) é diferente de clonar(utilização de resultado para testes sem danificar o seu original).
Na boa, são perspectivas de analise 🙂
Concordo com o Carlos!
Grande falha…Exportar…sim é o termo correcto pois é exportado algo que vai para fora e é importado no outro lado..algo em outro software como VMWARE….Clonar seria clonar algo igual para outro igual…logo clonar teria de ser VIRTUALBOX para VIRTUALBOX… o artigo vale o que vale o titulo foi infeliz!
Dentro do aplicativo VirtualBox, clonar e exportar são duas situações com propósitos diferentes.
E por isso quando você usa clonar para exportar, mais confunde que ajuda.
Clonar tem um titulo mais “chamativo” de visitantes do que se fosse “exportar”. Eu fui um deles quando vi um feed:-)
Nem fazia ideia que se podia mudar de formato no entanto para as minhas experiências o VirtualBox é o programa ideial…
Caro Pedro Pinto, instalei o VirtualBox num maquina que tem o Windows 8 instalado e no virtualbox eu instalei o windows xp para trabalhar com algumas coisa mais antigas.
Porem do nada ele parou de funcionar, como tinha feito uma clonagem e uma exportação do sistema virtualizado resolvi desinstalar o VirtualBox e reinstalar para ver se corrigia o erro. Pois bem agora não consigo instalar novamente, sempre da um erro no final.
Sabe me dizer o que é que esta acontecendo.?
Qual o erro?
X Installation failed!Error fatal durante a instalação.
Esse erro aconteceu comigo também mas ninguém sabe responder como resolver.
https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=8&t=49681
Talvez alguma Vm estivesse a correr enquanto foi executado o update ?
embb
Só um pequeno detalhe:
Ao se exportar para appliance ova, qualquer disco no formato vdi ou vhd irá ser guardado no formato vmdk devido às especificações ova.
No restore não se admirem de ver um disco no formato vmdk.
Isto a meu ver é uma grande vantagem pois é compatível com o ESXi e facilmente se importa/exporta VM’s entre diferentes plataformas.
embb
Só da perspectiva lexical,ou o que quiserem…
Clonar é uma palavra aplicada com o intuito de definir algo que é criado a partir de(…)
Na perspectiva original(Laboratório)a definição do Pedro Pinto está correctíssima.Criou-se algo a partir de(..)
IM porte/EX porte tendo como orígem o latim refere-se a movimento entrar/sair de algo(…)
Ambas as definições são aceitáveis como título do artigo,contudo indubitávelmente “clonou-se” porque algo existente exportou-se a partir uma fonte(lexico também orígem de).
Desculpem…
Cumps
de uma fonte
Informação simples e muito funcional, parabéns! Me ajudou muito, uma vez que ainda sou iniciante em Virtualização, cheguei até aqui justamente procurando por “clonagens”, e acabei descobrindo as importações/exportações. Obrigado Pedro Pinto.
E possível exportar ou criar uma imagem/Iso de uma máquina virtual para usar em uma máquina real ?