Desactivar os “documentos recentes” no Ubuntu
Há muito tempo que ando à procura de uma maneira simples de remover o histórico dos documentos abertos no GNOME. Irrita-me bastante deixar um "rasto" daquilo que faço no PC. Cheguei a usar alguns scripts que encontrei em fóruns, mas estes não eram práticos e alguns eram irreversíveis.
Felizmente encontrei uma maneira fácil de resolver este problema: a versão 0.3.2 do Ubuntu Tweak já traz essa função. Podem fazer o download aqui.
Agora, basta abrir o Ubuntu Tweak, clicar no meu GNOME e retirar a selecção da caixa que diz "Enable System-wide Recently Used list".
A partir de agora, o menu dos Documentos Recentes passará a ter um tom cinzento e não mostrará os últimos ficheiros abertos.
Se eu pedisse ao Steve Ballmer para comentar este artigo, ele diria: Privacidade! Privacidade! Privacidade! Privacidade! 😉
NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Este artigo tem mais de um ano
Ora aqui está uma óptima ferramenta, assim como o Rui Brás também eu não gosto de deixar “rasto” daquilo que faço, não que faça algo de mal, mas simplesmente não gosto, é como invadir a nossa privacidade.
Excelente post, parabéns!
Pedro Almeida
Off Topic:
Cada vez mais me interesso por esta alternativa ao windows e, através das informações que vou lendo pela net fora, parece-me que seria ideal instalar o ubuntu no meu pc. A minha dúvida está em como o instalar.
Vinha então perguntar-vos se conhecem algum guia para noobs autênticos instalarem este SO sem problemas nos seus pcs 😛
E já agora perguntava-vos qual é a versão do ubuntu que me recomendam.
Obg!!
@ Manuel
Tens um guia passo por passo publicado aqui no pplware: https://pplware.sapo.pt/2008/03/24/linux-mint-40-daryna/
É para o Linux Mint 4.0, mas para o Ubuntu Hardy Heron é exactamente igual, uma vez que o Mint é baseado no Ubuntu. Bem vindo ao mundo *nix!
Comecei com Ubuntu 8.04 com instalação Wubi (ao lado do windows) Penso que é a instalação mais simples que existe e a mais adequada para começar.
http://blogs.zdnet.com/hardware/?p=1570
… depois deu-me jeito este tutorial (saltando a parte da partição, que não é precisa numa instalação wubi). Cheguei à conclusão que devia deixar tudo em inglês.
http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-8.04-lts-hardy-heron
Vi também um artigo aqui do pplware que mostrava as características de cada versão deste SO e acabei por fazer o download da versão 8.04 no site do ubuntu.
Obrigado pelas dicas.
Uma grande ajuda do pessoalware. Parabéns !
Eu sei que in inglês “Peopleware” não quer dizer o mesmo.
Steve Ballmer ao ver o Linux:
We need more …
Developers, Developers, Developers … Developers, Developers, Developers …
https://www.youtube.com/watch?v=kaJREvJW72g&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=KMU0tzLwhbE
🙂
Boa dica.