PplWare Mobile

Depois de instalar o Ubuntu o que fazer?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno Costa says:

    Boas,

    Será que dá para o Caixa Mágica 19?

    Abraço.

  2. Sidner says:

    Tão. Bom. Será que dá para todas as distros Ubuntu-based (i.e. Mint)?

  3. José Cordeiro says:

    Boas,

    Curiosamente para Win e Linux tenho uma pasta para isso mas não se chama After Install chama-se After Format… lol

    cumprimentos

  4. JP (djlinux) says:

    Hm…Prefiro instalar um a um pelo terminal, mas sou capaz de usar nos meus testes em outras Distros. … 🙂

  5. João Martins says:

    “Para o Windows já apresentamos aqui o Nenite”.
    Não quererás dizer Ninite?

  6. Fernando Quintino says:

    Bom dia. Liguei o meu disco externo “Western Digital My Passport” ao Ubuntu 12.10 e não consigo remover com segurança, alguem me pode ajudar, por favor?
    Cumps

    • JP (djlinux) says:

      Olá Fernando. Não tens o Ícone do Disco Externo no Launcher? Se sim basta clicar com o botão direito do rato em cima dele e escolher “Remover com Segurança” …

      Se não tiveres, deves ter na Pasta Pessoal, na “árvore” das pastas no lado esquerdo, “Dispositivos” – clica com o botão direito do rato em cima do Ícone e escolhe “Remover a Unidade em Segurança”, Ou clica no pequeno ícone que esta a frente do nome que tens para o disco nesse mesmo painel.

      Se não tiveres nada como eu disse em cima, vai ao Menu do Unity, escreve “Disco” e abre o “Utilitário de Disco”, ai deve aparecer todos os teus discos, clicas uma vez no que queres remover, nessa mesma janela ao lado vais ter a opção “Remoção Segura – Desligar o disco para que possa ser removido”

      Cmps

      • Fernando Quintino says:

        Tipo na imagem do Disco Rígido aparece um USB penso que é por isso que não dá para remover… será que é preciso instalar algum driver quando se liga o Disco pela primeira vez?
        Cumps

        • JP (djlinux) says:

          Não, pelo menos acho que não, já liguei alguns discos externos e pens ao meu Ubuntu e nunca tive problemas desses.

          • César says:

            Isso de remover dispositivos com segurança não ´´e bem o que as pessoas pensam…

            Aquilo verifica apenas se tens alguma aplicação ou janela a escrever em disco… ora, para “removeres com segurança”, uma solução simples é fazeres o seguinte:

            1- Desliga o computador. Isto vai fazer com que nenhum programa aceda ao disco.
            2- Remove o disco.

            Se não quiseres desligar o pc, fecha todas as janelas e programas que estejam relacionadas com ficheiros do disco e remove-o sem medo.

            Nunca uso a função de remover c/ segurança, é uma perda de tempo… nunca perdi ficheiros ou estraguei discos externos. Basta estar atento.

            Boa Páscoa

  7. Fábio Marques says:

    Fez me lembrar o autoten para fedora

    Fica o link: http://autoten.co.uk/

    Cumprimentos

  8. Redin says:

    Então e que tal fazer uma imagem do disco e quando houver novamente a necessidade de voltar ao estado inicial, em poucos minutos ter tudo de novo instalado?

    • JP (djlinux) says:

      Isso é bom para quando formatas o disco mas queres a mesma Distro., por exemplo, para isso tens o Remastersys…

      Este Ubuntu After Install é util para quem troca de Distro. e não quer perder tempo a instalar algumas aplicações…

    • Jorjão says:

      Pois mas este processo é para quando fazes uma instalação limpa, por exemplo um upgrade para uma nova versão, que é sempre aconselhável em fez de atualizar por cima da que temos, e nesse caso a tua solução não dava.

  9. Eduardo Silva says:

    Não funciona muito bem para outros sistemas Deb, só mesmo baseados no Ubuntu (é o caso do CM19). Já experimentei no Sparky, solusOS, Crunchbang. Informo aqui que o NINITE já tem versão para Linux http://ninite.com/linux/

  10. PBS says:

    Excelente e muito útil artigo, muito obrigado!

  11. Invision says:

    Alguém me sabe dizer pk é que na net se ve em todo o lado que windows é mais lento que linux e no entanto no meu portatil LG r500 tenho um dual boot com windows 7 e ubuntu e o windows abre tudo mais depressa?=/

  12. Theboice says:

    Boas, sei que o lugar não é o indicado,pelo menos para a pergunta que vou fazer mas não conheço melhor local. Cá vai: tenho um portátil acer travalMate com centrino a 1.6Ghz ati 64mb e 512 ram, instalei ubunto 12.04 mas arrasta-se. Alguem me dá uma dica para SO mais leve, para texto e net. Obrigado e boa Pascoa.

    • Alucard says:

      Xubuntu. Como o nome indica é uma distribuição derivada do Ubuntu, mas com o ambiente gráfico Xfce que é bem mais leve. Com 512 Mb de RAM deve correr razoavelmente bem.

      • Fernando says:

        Sem dúvida o Xubuntu é o melhor. Existem até outras distros mais leves, mas não com os mesmos recursos

      • Theboice says:

        Obrigado pela dica, no entanto depois de queimar o cd e tentar instalar o mesmo diz algo assim:this kernel requires the following features not present on the cpu:pae unable to boot – please use kernel appropriate for your cpu
        E agora que faço. Os meus agradecimentos a quem puder ajudar.

  13. Marco Sousa says:

    É impressão minha ou cada vez gosto mais do Linux e o pessoal tb.

  14. Elidio says:

    òtimo artigo, na minha opinião só falta um programa de controle dos pais estilo Nanny. Alguem conhece um programa semelhante para ser usado no ubuntu 12.10 ?

  15. Francisco says:

    Eu gostava muito de saber se também há alguma coisa do género para debian, eu tenho o crunchbang, alguém sabe se há?

  16. carlos says:

    Boas, para usar em programação e multimédia qual a distro melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.