Deepin 15.3: Uma distro Linux chinesa irresistível
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Recentemente a equipa de desenvolvimento apresentou o Deepin 15. Vamos conhecer as novidades.
O projecto Linux Deepin, que já apresentamos aqui, tem como principal objectivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão não é excepção.
O Deepin 15.3 traz várias funcionalidades para personalizar a dock e a zona para escolha de wallpaper sestá ainda mais intuitiva e com um aspecto melhorado.
Esta versão corrige também um número vasto de problemas encontrados no Deepin 15.2 que saiu em Junho. Todas as novidades do Deepin 15.3 podem ser encontradas aqui.
O Deepin 15.3 vem também com o Deepin Terminal 2.0, com uma nova versão do Deepin Image Viewer e do Deepin Calendar. Estas novas aplicações foram optimizadas para garantir a melhor experiência dos utilizadores.
Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15.3. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa. Brevemente apresentaremos um tutorial de instalação.
Este artigo tem mais de um ano
Isso… instalem chinesices e depois admirem-se 😉
É como tudo o resto 🙂
Sim porque instalar americanises tem se mostrado ser muito seguro, lol.
+1
+1
Odeio americanises tipo pizza, mas adoro americanices tipo Microsoft. 😉
Vou testar.
mas o código não é aberto?
Deve estar minada. Muito me espanta ver alguem que deveria ter um conhecimento razoavel sobre cyber espionagem a distribuir software chines! Tudo o que é chines está potencialmente minado com backdoors.
Estou a ver que para alguém tão instruído em cyber espionagem, falta-te ler as notícias sobre a NSA, backdoors e processos em tribunal para obrigar as tecnológicas americanas a dar acesso directo ao governo.
antes dar informacoes a NSA que a china. Os americanos salvam o mundo, os chineses sao contra tudo o que diz respeito a direitos humanos…estive na china a trabalhar 2 anos e alem de haver censura em tudo as pessoas sao obrigadas a viver na miseria para que alguns possam viver bem. OS USA sao o pais mais desenvolvido do mundo, e para o bem ou para o mal sao os que nos permitem ter a vida boa que temos
a nivel de dinheiro ou a nivel mental?
a nivel de dinheiro USA vence, a nivel mental a china vence (nas zonas tradicionais). os antigos ensinamentos chineses são muito perspicazes, e são intemporais, usam-se tanto agora como daqui a 100 anos.
A China possui uma cultura milenar com tradições, religião e filosofias próprias. Já a cultura dos EUA ainda nem 300 anos têm…
Mas por muito milenar que sejam, nada se deve sobrepor aos direitos individuais.
*Salvam o próprio umbigo.
Estou na China desde 2005 e concordo em absoluto com o Joao. Alem disso sou cidadao americano naturalizado.
Ha uma forte opiniao contraria aos EUA . Todavia sao o pais aonda ainda podemos ter sonhos cor-de-rosa.
O problema na sua frase está em “…sao os que nos permitem…”
Por que diabos eles teriam que permitir? Eles querem dominar o mundo.
Não que eu confie na china, mas os EUA é farinha do mesmo saco, quando muito a parte podre dessa farinhada toda.
Boa tarde Pedro Pinto ,eu vim comentar nesta pagina do deepin porque reparei que voce esta ativo, eu tenho um problema num tutorial que voce fez sobre configuração de voip da meo usando o elastix ,o meu problema é que eu sou vodafone e com as configuraçoes que voce mostrou eu consigo registar o trunk portanto consigo receber chamadas mas nao consigo fazer chamadas outbound ,da me um erro ,apreciava a sua ajuda se fosse possivel se me conseguisse responder por aqui ou mesmo um mail.Desde ja um muito obrigado e continuação dum bom trabalho!
Boas João,
Quais as configurações que está a usar? Pode enviar-me para mail sff ppinto AT pplware.com
Mais uma para experimentar, ando numa de testar distros linux, xD
Mas made in china torço um pouco o nariz, nunca se sabe se traz prenda pelo meio!
Antergos
uso diariamente no trabalho e só tenho a dizer bem, é bonito, limpinho, para o meu caso (programação) a loja de software basicamente tem tudo o que se necessita, phpstorm, intellij, entre muitos outros, super rápida e leve, seja chinesa ou o que quer que seja, é linux…. os comentários de ser chinesa e bla bla bla… esqueçam isso…
+1
+1
+1, também sou programador, e depois de testar os últimos ubuntu’s e outras distros, me senti “em casa” com o deepin 15.3. Tem problemas, que tinha no ubuntu que hj não tenho mais no deepin.
Pois, tudo muito lindo mas é chinesa! Se ao menos houevesse naquele país um regime democrático e livre, não teria muitas dúvidas porque os próprios fariam o controlo. Do Oriente, só confio em algo que venha do Japão, e poderei conceder aos Sul-coreanos. Agora com regimes daqueles por muito que disfarcem, francamente, não confio.
É…ninguém resiste muito tempo no Linux.
Será?? Talvez tenha razão, afinal faz apenas 12 anos que uso Linux e não sei quanto tempo ainda vou usar, nunca se sabe quando vamos morrer…
idem aspas aspas
Pois, só o utilizo como sistema operativo principal desde 1997
Queixam-se que é chinês, backdoors, etc, e depois esquecem-se que tem toda a vida exposta no Facebook, Google, Microsoft, Apple, etc.
Ganhou a Internet por hoje. +1
Nem mais esta gente e a mania das perseguições de privacidade. Mas esquecem-se que tão expostos seja lá com o que for como já mencionaste, por isso não venham com estas conversas da treta de chinês, americano, russo ou seja lá o que for.
É engraçado que sempre que sai um artigo da distro elementaryos, sai de seguida um do deepin
Vou instalar no Notebook da minha filha de 3 anos, ela vai adorar.
😀
Eu uso e muito bom
Tenho usado e vejo que tem alguns bugs, espero que essa atualização arranje algumas coisas, mas ainda tenho as minhas dúvidas entre essa distro e a Elementary.
Poderia ter essa interface DDE no ubuntu.
Só tem no arch e derivados e o próprio deepin.
As interface mais bonitas do linux.
Pantheon, DDE, Unity, Plasma, Budgie.
E o coquetel do Zorin OS.
a única coisa que curto do pantheon, é o seu gerenciador de arquivos. O unity é muito bonito também, o problema, que eles estão cagando feio no unity 8, querem fazer a mesma coisa que a MS fez com o windows 8/8.1. o Plasma e o Budgie ainda não testei. Estou utilizando atualmente o Deepin 15.3 e até hj foi a distor que mais gostei, e que menos me deu dor de cabeça, a respeito de bluetooth.
Aqui dos nuestros hermanos, a distro Antergos, Arch based, fantástica.
Só instalo Linuxes da Coreia do Norte, esses sim completamente seguros 😀
só é pena que sacar atualizações no Deepin seja uma dor de cabeça… se querem ficar com o OS por atualizar, estão à vontade, mas se o querem atualizar boa espera de 4H para sacar 700MB, os mirrors mais proximos de portugal estão localizados em Inglaterra e itália, com a estupenda velocidade de download de 20KB/s…
Encontrei um blog referente ao deepin que já tem os OS para download no Mega e na Google Drive, estou a sacar esta versão a 3 MB/s…
Fiz dual boot com o W8.1 e tudo bem. Só me deparei com uma situação. Quando o tentava desligar/reiniciar ou suspender pelo menu iniciar só o ecra é que desligava.
Como foi so para testar esta distro, removi agora a partição que tinha feito e agora ja desliga e suspende normalmente.
Os links não funcionam…
os chines nao estao maia estam criar sistema baseada em linux
Fala, galera! Alguém aqui sabe onde posso encontrar conteúdo/tutoriais etc. do Deepin OS? Por exemplo, não consigo instalar temas ou ícones no sistema. Nada se altera, mesmo eu tendo feito o que os tutos mandam. O que devo fazer? Não encontrei resposta na web ainda?
Meu problema sério com a Deepin é em relação aos drivers gráficos. Meu hardware é um pouco antigo, necessito dos drivers 304.104 e nos repositórios só encontro o 304.102, que deixa meu sistema lento demais e inviável de se utilizar. O driver Nouveau dele não aguenta muito o trampo rodando o chrome ou outros navegadores. Odiei esse lance de atualizador gráfico ao reiniciar a máquina, era bem mais facil deixar a atualização ser relizada no sistema ou via terminal, depois bastaria reiniciar e pimba.
A Wiki deles ainda não está totalmente traduzida para inglês e alguns tutoriais ali parecem terem sido reciclados da internet. Sério, li alguns sobre instalar drivers de vídeo que já cairam em depreciação. Percebi que após configurar o teclado na instalação, ele não reconheceu o layout e muito menos o esquema de montagens de partição. Meu segundo sistema que era o Manjaro ficou em desuso. As atualizações poderiam ser dividas, a store deveria ser aproveitada para atualizar os repositórios e os pacotes utilizados. Enquanto que o sistema cuidaria só das demais atualizações.