PplWare Mobile

Deepin 15.2: Provavelmente o Linux mais bonito da actualidade

Download

Download: deepin-15.2-amd64.iso (2,288MB, MD5).
Homepage: Linux Deepin

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto says:

    bonito talvez mas nao conheco uma distro tao estável é excelente out of the box como o linux mint cinammon 17.3. Para quem vem de windows parece o 7 mas ja com todos os codecs instalados e drivers todos a funcionar, compativeis com nvidia..tudo pronto a usar. Quem gosta do design que instale o KDE no mint, mas gasta mais recursos.

  2. irlm says:

    pacman -S deepin-desktop

  3. manuel says:

    Tenho este sistema nos meus Laptops e computadores de tv… Funciona tudo out of the box ; vem com o steam e o crossover (licença do deepin ; não precisam de pagar) a comunidade é muito colaborativa e ajuda logo que necessário. Tem uma appstore muito completa.
    Contras não suporta lvm; e eles usam um kernel customizado e embora funcione bem com gpus Intel e amd há uns bugs com nvidia que ainda não estão resolvidos.

  4. Mário Jorge says:

    Olá!

    Há algum linux que dê para instalar sem complicações, como no windows, o office, o Skype, e tudo o mais que se instala no windows, utilizando o instalador, como no windows? -É que se houver, saio logo do windows e passo para esse linux!

    • CMatomic says:

      Há sim chama-se Android .
      https://www.android.com/

      • POBox says:

        Este tipo de respostas, deixa-me muito esclarecido(!).
        Chamo a isto fanatismo, inexperiência e pura insensibilidade e imaturidade. Embora considere que o sistema Android tenha vindo revolucionar o modo como a computação vinha a ser usada, não deixa de ser utilizada para quem passa o tempo em processos de lazer ou, caso seja um profissional, para comunicações ou uso de internet (Facebook e processos simples de computação).
        Caso necessite de utilizações mais seguras, esta opção é um perfeito disparate. Veja-se a utilização que Grandes empresas (Bancos, Seguradoras, Transportadoras, Audiovisual, etc) utilizam internamente e depois diga-me por que usam Unix, Windows ou Mac OS.

    • Miguel says:

      Há muitas distribuições por aí, com as devidas diferenças e cada uma com os seus adeptos. Pela minha experiência de uso pessoal e para trabalho, desde que uso Linux Mint nunca mais senti necessidade de procurar alternativa. Razões pelas quais o considero superior ao Windows (que também uso e também gosto, o 7 e não o 10…), no que diz respeito ao fator “user friendly”:

      + O sistema de atualizações é muito superior ao Windows Update, quer para as atualizações de sistema quer para os programas. Tudo à distância de um clique e tudo controlado por ti.

      + Os drivers ficam logos todos certinhos aquando da instalação inicial do sistema operativo, ao contrário do que muitas vezes acontece com o Windows.

      + Para instalar novos programas não precisas SEQUER de instalador como no Windows, onde tens de andar pela net à procura do instalador certo e depois fazer tudo manualmente. No Mint (com noutras distros) tens uma interface gráfica simples e fácil onde estão disponíveis todos o programas suportados nativamente e ainda o programa usado para os teimosos que querem continuar com coisas feitas só para Windows, que é o WINE.

      + Não precisas de anti-vírus

      + A instalação do próprio sistema operativo é, há uma década, a mais fácil de todas. 1º podes experimentar sem instalar nada, ou até andar com o SO numa pen para usares o teu “pc” com os teus documentos em qualquer máquina com uma porta USB e boot a partir daí. 2º a instalação é mais fácil, amiga e personalizável que o windows, onde podes colocar tudo do teu jeito, ou simplesmente clicar em “seguinte” até estar tudo pronto.

      + Ao contrário do Windows, a instalação respeita os outros SO e partições que tenhas no PC, e ao iniciar o computador, aparece a lista do que lá existe numa coisa chamada GRUB.

      + No início (1ª semana) pode parecer esquisito para quem vem de um mundo 100% windows, mas assim que começas a usar software livre alternativo aos teus programas habituais, depressa descobres que andaste a perder muita coisa.

      + A Microsoft demora anos a atualizar o sistema e quando o faz, tens de perder horas numa nova instalação ou correr um grande risco com o seu “novo” sistema de atualização automática usado no Windows 10, que só por acaso apaga coisas sem pedir autorização.
      Já o Linux, permite-te ter programas e ficheiros instalados em diretorias diferentes que permanecem quando DECIDES (em vez de ser imposição como na Microsoft) mudar para a versão mais recente, que sai a cada 6 meses, sempre cheia de novidades., algumas das quais demoram anos e anos até serem implementadas e apresentadas como “novidades” na Microsoft.
      + múltiplos desktops virtuais, abas na mesma janela do explorador de ficheiros, um sem fim de ferramentas do sistema mais fáceis e úteis que as disponibilizadas para o controlo do Windows, etc

      Quanto a partes negativas:

      – jogos, que são um monopólio do directX da microsoft. Não é um defeito do Linux, é um defeito dos legisladores que ainda não acabaram com o monopólio que impede a livre concorrência de um mercado aberto e que continua a prejudicar os consumidores.

      – alguns programas mais específicos, que podem ainda ser apenas desenvolvidos para Windows e que obrigam mesmo ou à utilização do WINE ou do Windows.

      Dito tudo isto, o WIndows 7 continua a ser o meu SO principal… mas só até ao dia em que se acabar com o abusivo monopólio do DirectX.

      • Filipe Teixeira says:

        Tudo verdade, mint é provavelmente o OS mais user friendly de todos, o meu pai que esta a aprender tudo tem mint no seu pc, e a curva de aprendizagem e igual ou melhor do que se ele tivesse windows.

      • José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto says:

        se fosse so o directx….n tens ADOBE SUITE(adobe acrobat, photoshop, lightroom, premiere que preciso e nao troco), OFFICE MS (o melhor), Skype (tens uma versao de 2010 mas ok isto ainda se aguenta), onedrive (a melhor cloud do momento), onenote imprescindivel, silverlight (eu sei que é parvo mas é preciso para ver o meo no pc e o pipelight n funciona). Bastava a MS fazer um acordo em disponibilizar a sua suite para linux, e a adobe…e tenho a certeza absoluta que o linux mint teria mais utilizadores que o w10.

      • Luis Silva says:

        Felizmente está a chegar o Vulkan.

      • João says:

        Gostei da resposta, bem elaborada. Eu também uso o Mint Cinamon e estou muito satisfeito com esta distribuição. Estou à espera da nova versão deve sair este mês.

      • Márcio Santana says:

        “Miguel” concordo com vc, e daria mais detalhes ainda dos prós, na minha perspectiva de uso, mas cada usuário, deve saber o que é bom, e o que não é, para o seu conjunto de hardware e o seu manuseio diário.
        Uso Linuxmint há mais de 5 anos, e fui substituindo o Windows 7/8/10 aos poucos, e hoje faço desta distribuição, o meu sistema único para o dia a dia, e para o entretenimento.
        Se existe uma dica em pró do sistema que eu poderia dizer, essa dica é quanto a interface do XFCE, que pra mim, ela é perfeita tanto na customização, quanto na leveza, mesmo tendo ficado mais robusta ultimamente.

      • VC says:

        Só acrescento o seguinte: usar wine-staging em vez do wine para correr os tais jogos que falas. Tenho o FM 2016, PES 2016, crysis, far cry, cs e agora o doom 2016 a correr limpinho graças a esta versão especial do wine para os jogos 🙂

        Dica final: Quem quiser jogar no linux só ter o cuidado de adquirir uma gráfica nvidia para tirar rendimento máximo devido a mais facilidades/compatibilidades em relação às drives.

      • mintirosos says:

        pois e depois atualizei o mint… e ele mandou-me à fava e tive de ir escolher o opensuse…

    • RF says:

      Mário,
      Hoje em dia todas as principais distro te oferecem essa funcionalidade …
      O office é o openoffice. .. Skype normal…
      Varia o tipo de package manager… mas já vem tudo oferecido.

    • Eu says:

      Há alguns, como o ubuntu ou mint, que têm um centro de software, é só procurar o programa e carregar em instalar, faz logo o download e instalação.

    • O says:

      Há sim vários, Ubuntu é um deles é só escolher o pacote no repositório utlilizando o gestor de pacotes próprio. O ideal é escolher alguma variante que já traga a maioria das aplicações que falou incluídas e nem ter de as instalar. No entanto, existem outras distros que funcionam da mesma forma mas com sistema de pacotes diferente.
      Experiemente o Vector linux (http://vectorlinux.com/news/vectorlinux-7.0-soho-edition-released), algo diferente mas igualmente automatizado, prático e “descomplicado”. Mas como todos as distros Linux e como o próprio Windows terá mais tarde ou mais cedo alguma situação que o obrigue a perder algum tempo a resolver uma falha ou outra. É relembrar que o windows limpo não traz nenhuma aplicação das referenciadas instaladas (o office, o Skype, e codecs e muitas vezes os próprios drivers) nós é que temos mais facilidade em obtê-las instalá-las.

    • Vinicius says:

      É difícil instalar programas no Windows, tem que tomar cuidado pra não ganhar 5 programas de brinde, fora os “next, next, next, next”, no Linux vc da 2 cliques e instala, no final vc não precisou fazer nada, e o programa já está pronto para vc utilizar.

    • Paulo Andrade says:

      Tendo um bom gestor de pacotes é ainda mais fácil, podes sempre usar uma “store”(Uso a App grid), pesquisas a app, carregas em instalar, metes a password e passados alguns segundos/minutos tens a app pronta a utilizar.

    • Vlad says:

      Distribuições como o Ubuntu não precisas da linha de comandos para instalar software, expecto em casos muito, mas muito raros em que precisas de compilar o software. De resto está tudo disponível através de pacotes de instalação para a distros mais conhecidas. Ou seja, duplo clique, clicar em instalar, colocar a senha de utilizador e já está. Outras aplicações podes instalar diretamente do centro de software que ele descarrega automaticamente tudo que é preciso.

    • Arthur Millano says:

      Meu caro Mário, recomendo o uso do Linux Mint 18.1 – tem todos os requisitos por vc. enumerados. Para uma compatibilidade maior, use o WPS Office ao invés de Libre Office, ainda que este seja mais completo, há alguma incompatibilidade com o MS Office.

  5. Filipe Coutinho says:

    O Linux sem dúvida que é muito bom por diversas razões, mas acho que o pessoal anda um bocado iludido.
    Não sei se sabem mas se o Linux bloquear e desligarem o pc à “força” o Linux nunca mais arranca, tendo que se reinstalar tudo novamente. Aqui o Windows ganha claramente,isto é, o Windows é mais permissivo que o Linux.O Windows digamos que é mais para utilizadores de todo o “tipo”.

    • jo§e says:

      Isso não existe (o linux bloquear).
      Conheces a frase “Raising Elephants Is So Utterly Boring”?

    • Filipe Teixeira says:

      Acho que tu é que andas iludido, ja por umas situações o pc se desligou, e nunca isso aconteceu de ter que reinstalar tudo. Talvez tenha acontecido contigo exporadicamente mas isso não é normal.

      Alias o modo como o Linux particiona o disco e usa essas partições, torna o mais fiável e robusto a esse tipo de acontecimentos.

    • Luis says:

      Wtf?!?! Nunca mais arranca?!? OMG….

    • NVale says:

      Duvido que assim seja. Em todo o caso, uso linux quase há 15 anos, e até hoje nunca tive um único bloqueio ou ecran azul,que comprove essa afirmação.

    • Luís M says:

      Peço desculpa Filipe, mas da experiência de 9 anos com Ubunto Desktop posso garantir-lhe que nunca, mas mesmo nunca, tive de reinstalar o que quer que fosse depois de um hard-restart (coisa que não me aconteceu muitas vezes, se calhar fruto da robustez própria do Linux … )
      Quanto ao Windows, não tenho opinião formada, já o deixei à muitos anos.
      A minha opinião sobre a questão dos Sistemas Operativo é: não deixem de experimentar as várias opções e decidam pelo que melhor vos agradar/convier.

    • O Movimento Livre says:

      Agora inverte o teu argumento e encontrarás a verdade.

    • Vlad says:

      “Não sei se sabem mas se o Linux bloquear e desligarem o pc à “força” o Linux nunca mais arranca, tendo que se reinstalar tudo novamente.”

      Nunca ouviste falar que mentir é muito feio? Eu não me lembro de alguma vez ter necessitado de reinstalar o Linux por causa de um problema. O mesmo não se diz do Windows, que muitas vezes quando lhe dá um berro este vai de vez.

    • luciano barroqueiro says:

      ??? instalei mint em usuários leigos e sabe o que falo sempre quando eles estão perdidos ou acham que fizeram algo no pc? desliga o computador e liga de novo. Impensável no mundo windows, faça isso nele e ele nunca mais volta. No linux ele simplesmente recomeça do zero sem problemas. E uso Ubuntu tranquilamente. Não me dei bem com o fedora ou o slackware, para micros velhos, o small dam linux resolveu muitos problemas .Tudo sempre sobre o debian.

    • João S. says:

      Custa-me a acreditar nisso Filipe Coutinho: nas poucas vezes que tive de fazer um hard reset, em mais do que uma máquina e independentemente da distribuição que estava a usar (Mint, Fedora, Manjaro, etc), não me recordo de ter problemas quando o computador reiniciou. Já o Windows teria eventualmente de passar por uma demorada recuperação de dados inicial, como já me aconteceu.

  6. Wilton Peter says:

    O Deepin 15.2 está óptimo, estou à usar ele desde seu lançamento; por enquanto* não tenho nada à reclamar!…

  7. LT says:

    É sempre bom alternativas e opções, coisa que não falta no mundo Linux. Por muitos que já tenho experimentado volto sempre ao mesmo: Ubuntu Gnome 16.04! Tenho instalado isso a quem me pede recomendações ajuda para passar para Linux. É intuitivo e user-frendly. Alem disso não falta nada, desde uma comunidade enorme pronta ajudar e a store para apps ajuda muito a malta iniciante. Só não uso o Ubuntu default com unity por notar que é um pouco mais lento…

  8. manuel says:

    Eu tive um dimm de memória defeito ; com o Windows tinha blue screen imediato ; com o Linux tinha um freeze no primeiro boot e depois corria sem problemas ; até detectar que o problema era do dimm tinha 1 crash por dia no meu linux e nunca tive que reinstalar nada; curiosamente o Windows não corria simplesmente e o Linux era utilizável mmo com hardware com erros; devo agradecer a esse dimm porque durante esse ano nunca mais mexi em windows e só uso linux 6anos depois

  9. Rômullo says:

    Sinceramente, a melhor distro que tive o prazer de usar foi a Fedora 23 Workstation. Pode não vir muita coisa instalada mas a estabilidade é de arregalar os olhos. Impressoras instalando com muita facilidade e funcionando, enquanto que no W 10 foi uma vergonha e não consegui instalar nada.

  10. sakura says:

    gosto mais da dash do ubuntu. very good.
    emitra o velho osx ……… pls.

    • João Damasceno says:

      De fato sakura, apesar das muitas críticas ao Ubuntu (Unity) sinceramente a meu ver é sim a melhor interface, pois é muito agradável para a produtividade se utilizar desse recurso de “tudo na barra lateral = Dash”. Visualmente bonito. Agora sejamos sinceros, para usar adequadamente o Ubuntu, faz-se necessário que sua máquina não seja das mais antigas, se for uma máquina mais recente, o Ubuntu será um espetáculo.

  11. Pedro says:

    Experimentei o deepin na última semana e achei muito fácil de instalar e intuitivo de usar, só é insuportável o som de login, primeira coisa a ser feita é muda-lo ^^. Encontrei um problema que não consegui resolver: não consegui encontrar um servidor com os repositórios do deepin q não fosse incrivelmente lento! Qualquer actualização de sistema ou instalaçao de software demora muito muito tempo por causa disso. Pelo que li acontece o mm a muita gente.
    Tenho pena porque em termos visuais é mm bonito e agradável de se usar mas para já estou de volta ao mint q continua a ser o melhor, na minha opinião, para desktops.

  12. Tiago Coelho says:

    Já alguém fez criou uma pen boot com o software deles, o “deepin boot maker”? Estava a tentar criá-la mas dá-me sempre erro no fim, diz qualquer coisa do género: “Failed to unzip the mirror file, please use the whole mirror file”.
    Eu fiz download tanto do iso como do boot maker do site do Deepin.

    Mais alguém com este problema?

    • jeffbossrj says:

      cara tenho o instalador do Deepin 04.rc2 com dual boot do win-pen-10 rodando liso num pen-drive de 32 GB usb3.0 funciona como se fosse meu pc onde abro em qualquer PC ou Notbook fiz pelo terminal baixando a distro do DEEPIN esta show.

  13. Daniel says:

    Instalei o deepin e fiquei sem o menu para escolher qual o sistema operativo quero usar. (vai automatico para o deepin)
    tenho o windows 8 numa partição e o deepin numa partição diferente.
    alguem me ajuda sff? 😀

    • jo§e says:

      No deepin, numa janela de terminal usa o comando:

      sudo gedit /etc/default/grub

      No ficheiro aberto procura as seguintes linhas:
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true

      Muda para:
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=6
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=false

      Grava e depois novamente na janela do terminal usa o comando:

      sudo update-grub

      a seguir reinicia o computador

  14. Eduardo says:

    Estou a usar esta distribuição mas demora muito a instalar aplicações através deepin store. Qual o servidor que me aconselham a usar?

  15. Rw says:

    Solução para os problemas é não usar Windows.

    Stay Linux, one way!

  16. Silvio says:

    Instalei, experimentei e gostei muito!
    Depois reiniciei, formatei e voltei pro ZorinOs.
    O motivo; não encontrei meios de por um teclado virtual na tela de login. Se o teclado do note der pau, não tem como fazer login a não ser que carregue um teclado USB pra onde for.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.