Linux Debian 10: Como adicionar um utilizador aos sudoers
O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu. O novo Debian 10 “Buster” foi lançado há já algum tempo, e para dominar o sistema iremos criar alguns artigos com dicas.
Hoje vamos ensinar como podem adicionar um utilizador "normal" à lista de sudoers.
O comando sudo permite que um utilizador execute um comando com privilégios root, sendo que para isso deverá ter a respetiva password do superutilizador (se assim estiver configurado). Para ter a possibilidade de usar o comando sudo, o utilizador "normal" deverá estar na lista dos sudoers.
Adicionar um utilizador no Linux à lista de sudoers
O ficheiro dos sudoers está localizado em /etc/sudoers. Este ficheiro possuiu um conjunto de regras que definem as respetivas permissões de um utilizador. Antes de iniciar, é importante saber que não deve modificar o ficheiro com um editor de texto "normal". Para isso existe a ferramenta visudo.
Para começar, devem realizar as operações com o utilizador root. Para tal, executem o comando su e depois introduzam a respetiva password. Depois de autenticado, executem o seguinte comando:
sudo visudo |
Aí dentro basta adicionar o utilizador que se pretende. A título de exemplo vamos adicionar o utilizador ppinto à lista de sudoers.
ppinto ALL=(ALL:ALL) ALL |
Tal comando significa que estamos a adicionar o utilizador ppinto à lista de sudoers e que este terá permissões para tudo, sendo sempre solicitada a password de root.
Além disso, caso não pretendam que a password de root não seja solicitada, executem o seguinte comando:
ppinto ALL=(ALL:ALL) NOPASSWD:ALL |
E basicamente é isto. Como já referimos em outros artigos, não devemos usar a conta root por questões de segurança. Para garantir os privilégios necessários associem um utilizador ao ficheiro sudoers.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ou podem também adicionar assim: adduser NOME sudo
Porque raio precisa de usar o “sudo” depois de ter feito “su” ? 🙂
Não precisas :D, eu é que estava com um utilizador que estava na lista dos sudoers.
Por isso que a grande maioria dos novatos fogem do linux, porque sempre é ensinado da forma mais difícil. Sendo que, na maioria dos casos, tem como ser feito pela interface gráfica.
Os novatos estão bem servidos com o Windows.
Como?
Mais simples é utilizar o gpasswd para adicionar o usuário ao grupo sudo. Não precisa editar arquivos de configuração.
Boa, também serve.
Bom dia não sei bem se será aqui o sitio ideal para tirar uma dúvida…. Desde já peço desculpa. Mas gostaria de saber se sabem se o ubuntu ultimate está descontinuado? Obrigado
Se não estou em erro, a última edição do Ubuntu Ultimate é a 5.8 baseada no Ubuntu Bionic Beaver LTS:
Release Name: Ultimate Edition 5.8
Architecture: x64 (64 bit)
Release Base: Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver tree)
Default Environment: XFCE
Filesize:3.1 GB (3,137,908,736 bytes)
Pode ver mais info aqui:
http://ultimateedition.info/ultimate-edition/ultimate-edition-5-8/
São estas coisas que tornam o Linux realmente desanimador. Os conceitos praticidade, padronização, intuitividade, organização abolidos do mundo Linux, é incrível como tudo muda de uma versão para outra. Em geral o Linux pode ter suas vantagens em termos de segurança e programação, mas eu nunca achei que diria que o Windows é um mal necessário. E olha que eu já fui fã do Ubuntu hein