Pplware

Debate: Escolher o Ubuntu 12.10 em vez de Windows 8?

O Windows 8 tem dominado as notícias nestas últimas semanas, mas a verdade é que antes do mesmo  ter sido disponibilizado ao público em geral, já tinha saído a nova versão do Ubuntu, o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal. A Canonical, aquando do lançamento da versão do Quantal Quetzal  provocou a Microsoft colocando um slogan na página  oficial do download do Ubuntu que dizia : “Avoid the pain of Windows 8.” ( Evite a dor do Windows 8 ). Aparentemente a Canonical decidiu baixar um pouco a fasquia e ao fim desse mesmo dia mudou o  slogan para : “Your Wish is our command” ( O seu desejo é o nosso comando). Mas parece-me  justo dizer que o desafio permanece em pé.

Hoje, a comunidade Linux Pplware, através do leitor DJLinux, lança a discussão para saber o opinião porque deveríamos escolher o  Ubuntu 12.10 em vez de Windows 8 (e vice-versa).

1) Unity vs. Interface Moderna

A verdade é que tanto a Microsoft como a Canonical foram bastante criticadas por terem mudado a  sua Interface. No caso do Microsoft a interface “Metro”, no caso da Canonical interface Unity. Ambos já pensados  para dispositivos móveis, sensíveis ao toque.  Mas também é verdade que a mudança mais radical foi mesmo a da Microsoft, pois retirou o botão Iniciar, alterando, de certa forma, a maneira de trabalhar no Windows (apesar de existirem aplicações de terceiros para o efeito). A curva de aprendizagem/adaptação é maior e torna-se agora um desafio para os utilizadores.

Por outro lado temos a Canonical com o seu Unity, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos  desde que saiu na versão Ubuntu 11,04 “Natty Narwhal”. A mudança com o Unity também se pode  dizer que foi radical, mas bem mais fácil para um utilizador comum aprender, pois esta tudo bem visível, sem nada escondido nos cantos. É verdade que nem tudo são rosas e o Unity é também odiado por muitos… mas neste caso há várias alternativas a nível de ambientes de trabalho.

2) Personalização

O Windows 8 peca muito na área da personalização, claro que pode mudar a aparência de  “pequenas” coisas como o tamanho das “Tiles”, mover as “Tiles”, agrupar por categorias,  mudar a cor do “wallpaper”, etc, etc. Claro que pode  se voltar a ter um menu iniciar, instalando o “Pokki” por exemplo. ( Serei só eu a ver que o visual  deste “pokki” é uma copia do menu iniciar do Ambiente de trabalho “Mate”? )

O Ubuntu 12,10 por sua vez tem como “regra”: “Se não gosta, mude para outro”, ou seja, se não gosta do Unity, pode escolher o KDE, Xfce, Lxde, GNOME, ou os mais recentes Cinnamon e  MATE.  Qualquer um deles vai permitir ao utilizador comum fazer uma personalização a seu gosto sem ter que instalar software de terceiros. Mas claro, existem aplicações que ajudam ainda mais, como Ubuntu Tweak. O Ubuntu tem a vantagem também de ter mais que uma  área de trabalho, (por omissão o Ubuntu 12.10 vem com 4) mas podemos aumentar o número de áreas de trabalho virtuais.

3) Hardware ( Requisitos mínimos )

Uma das maiores vantagens de um SO GNU/Linux é que pode ser instalado praticamente em qualquer computador… No entanto o Ubuntu 12.10 foge um pouco a essa regra. O Windows 8 necessita de mais requisitos do que os seus antecedentes (Requisitos).

Windows 8  requisitos mínimos

Segundo a Microsoft, para correr o Windows 8 sem problemas o computador precisa de ter:

Ubuntu requisitos mínimos

Por outro lado, a Canonical apenas necessita de:

Saber mais aqui

4) Segurança

Apesar do Windows 8 fornecer melhor segurança do que o Windows 7, o novo sistema operativo continua a basear-se no kernel do WinNT, que é um dos responsáveis pelas quebras de segurança que o Windows tem vindo a sofrer nos últimos anos.

O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado), a interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system) veio reforçar um pouco mais a segurança no Windows 8, mas dificulta a instalação de outros sistemas operativos na mesma máquina. A Microsoft continua a dificultar a vida ao GNU/Linux…

O Ubuntu 12.10 traz instalado por omissão o Linux Security Modules e outros mecanismos de segurança como é o caso do chroot, seccomp, seccomp-bpf e recentemente o LinuX Containers (LXC).

5) Preço

Podíamos arranjar mil e umas razões para escolhermos o Ubuntu 12.10 em vez do Windows 8.  Mas no preço, nenhum Windows bate o Ubuntu 12.10.  É certo que a Microsoft reduziu consideravelmente o preço do Windows 8 (ver aqui) mas o GNU/Linux Ubuntu continua gratuito.

Conclusão

Esta são algumas características que podem influir os utilizadores na hora de escolher um sistema operativo.  É claro que podemos ter sempre os dois sistemas instalado na nossa máquina e tirar partido do melhor dos dois mundos. Na sequência deste artigo, gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores relativamente a qual sistema operativo escolher, enumerar outras razões para optar pelo Ubuntu em detrimento do Windows 8. Ref

Escolher o Ubuntu 12.10 em vez de Windows 8? Sim, Não? Porquê?

Exit mobile version