PplWare Mobile

Cylon 12-04 LTS – Distribuição Linux bonita e que impressiona


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Jorge Désirat says:

    “Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?”

    é uma boa questão… sendo uma dist baseada noutra para um comum user, sim podem vir a ser.

    Para mim não. Se quiser, posso ser eu a fazer as modificações que achar necessárias. Dá trabalho mas ao menos estou a trabalhar diretamente com a base

    • Carlos Carvalho says:

      Jorge Désirat ,

      Muito boa tarde , hoje o Ubuntu não é mais o Ubuntu que conhecíamos até a versão 10.10 , colocares o compiz a funcionar desta forma em Ubuntu como pode facilmente se constactar não é impossível ( com a interface Unity esse grau de dificuldade aumenta ) , mas é difícil , obriga-te a uma série de alterações que no fundo só te vão colocar o SO mais lento e cheio de tralha que provavelmente te irá colocar problemas com dependências não satisfeitas e pensar fazer isto sem purgar a interface Unity é um acto de coragem , como disse não é impossível , mas já tens de mexer muito bem em Linux para o fazeres desta forma friendly que esta distribuição nos oferece .

      Quando dizemos que uma distribuição é baseada em Ubuntu , não quer literalmente dizer que os programadores desta distribuição ou de muitas outras agarrem no Ubuntu e vai de instalar novas interfaces gráficas e software , não ?, o que quer dizer é que são distribuições baseadas no Kernel do Debian modificado pela Canonical , daí que o próprio nome do Kernel do Ubuntu seja reconhecido por instável enquanto que o do Debian de estável , por isso não posso estar de acordo contigo .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Carlos Carvalho

      • Leonardo says:

        Discordo o ubuntu até a versão 10 sempre foi muito estável com a UNITY ele piorou isso sim

        • Carlos Carvalho says:

          Leonardo ,

          Bom leste mal o que escrevi , em que parte do meu texto consegues tirar essa conclusão , o que eu queria dizer é que a partir da 10.10 a Canonical e a Gnome seguiram caminhos diferentes , no caso do Ubuntu desenvolveu a interface unity e a Gnome reescreveu toda a sua interface e passou a chamar-se de Gnome sheell 3 .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

    • Não te esqueças que o ubuntu vem do debian … e para mim supera em muito a sua base, como assim existe o Mint que a base é ubuntu e que se calhar com um pouco de azar da canonical com o Mir vai na minha opinião o mint vai ganhar muitos aficionados visto que a comunidade (erradamente na minha opinião) está de pé atrás ao mir.

      • Carlos Carvalho says:

        Ricardo ,

        Em facilitar a vida a um utilizador pouco experiente e que seja avesso a linha de comandos sim , sem dúvida , foi por isso que a Canonical conseguiu ter tantos utilizadores , mas hoje de facto distribuições como o Mint superam muito o nr de utilizadores que o Ubuntu hoje tem , aliás nesta discussão que surgiu sobre o MIR um dos principais programadores da Canonical e que estava desde o primeiro dia no projecto UBUNTU mudou-se de armas e bagagens para a Blue Systems que hoje suporta o MINT KDE , O Kubuntu , e o Netrunner .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

    • Hugo S. says:

      Nem baseada em ubuntu, nem ubuntu sequer! Prefiro Debian!

      BIBA o DEBIAN CARAGO!

    • Karapau says:

      Sou novato no Linux e tenho experimentado várias dist num PC velhote (Pentium 4 “2.8 – 1,5 GB de ram” com o XP). Já tentei por várias vezes instalar o Cylon, mas não consigo, penso que é por este sistema não criar o dual-boot com o XP. Porque após a instalação diz para reiniciar o sistema e não o faz por erro de grub. Se alguém me puder ajudar agradeço.

  2. Alfonso says:

    Boa tarde, fiquei muito interessado nesses widgets da area de trabalho,conseguirei instalar em linux mint kde??obg

  3. Pedro says:

    Boa tarde, gostava de saber quais sao os requisitos mínimos, eu tenho um netbook nada de especial que ate com o windows xp ficava lento instalei o lubuntu agora ta espectaculo, mas depois de ter visto esta extensão ficou curioso em testa la

    • Carlos Carvalho says:

      Pedro ,

      Boa tarde , se tiveres uma pen de 8GB e se o teu portátil der para fazer boot com uma pen , instala esta ISO com o programa ”UNEBOTIN” e só tens de per a preocupação de deixares 500MB para uso permanente e assim experimentas , se com a pen o SO se portar de uma forma aceitável , então já sabes que no HDD ainda vai estar muito melhor .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      • Mário César says:

        Já agora sugiro o LiLi USB Creator como alternativa ao “UNEBOTIN”, (não tenho nada contra, atenção, apenas sugestão). Eu já tive Ubuntu num netbook mas não gostei do seu comportamento, troquei para Xubuntu. Noutro netbook tenho o CrunchBang e como é lógico que “voa” (como quem diz, às vezes quase que voa)

      • Adam says:

        Eu gravo como falaste, mas quando vou a fazer a instalação o notebook reinicia tudo de novo, o que posso ter mal aqui?

    • LJMXQ says:

      Minimum System Requirements
      Processor: 1.7 GHz
      R.A. Memory: 1GB
      V.G.A. Memory: Doesn’t matter how much you got, but will be awesome if it supports 3D acceleration.

  4. JJ says:

    Mais uma distribuição linux… Pelo o menos aspecto tem.

    Ando a ver se instalo uma distribuição linux no meu PC que esta encostado… mas ainda não consegui escolher uma. Fica mais uma na lista…

    • Fernando Andrade says:

      assim nunca vais instalar… instala o Xubuntu, e vai mexendo de outra forma nunca mais instalas 😛

      é como esperar que para o ano(ou meio ano) sai um tlm melhor 🙂

  5. Ubuntu says:

    Uau, que nice, mais uma bela distribuição de entre as outras 5000 que vai de certeza ser apelativa para os utilizadores Windows, é desta que o Ubuntu vai cair no esquecim… oh wait…

    aaaaaaaand it’s Ubuntu-based LOL

    a sério, se juntarmos todas as distros que consistem basicamente num Ubuntu com outro look, ambiente gráfico e aplicações de origem… tanto esforço desperdiçado em fazer mais do mesmo, arroz com arroz, que poderia ser aplicado a melhorar o software, porque quer queiram quer não, é isso que nos prende ao Windows, SOFTWARE! apostem no software em vez de andar nestes projectos de fim de semana que depois caem no esquecimento, já que o Ubuntu tratou de finalmente meter alguma ordem no caos que é a fragmentação Linux, porque não ajudá-lo a melhorar em vez de continuar a fragmentar?

    Ubuntu é inovação. Mark Shuttleworth é o novo Steve Jobs, mas os haters continuam a preferir destilar ódio sobre o Ubuntu simplesmente porque está a trabalhar com o pensamento no futuro de 2 ou 3 anos, é a distro que finalmente conseguiu tirar do Linux o rótulo de aborto completo que era no desktop.

    • JJ says:

      Concordo…

      Distribuições e mais distribuições, ainda por cima muitas delas sobre outras distribuições.

      O que realmente deviam investir tempo era no software e deixarem de fazer mais distribuições e mais e mais e mais e mais e mais…

      Eu da mais de 10 anos que ouço: “A distro ‘x’ é muita fixe tem menos erros e é mais segura, é melhor que as outras. Esta sim é que vai vingar e concorrer com o Windows…”

      Mas lá está falta o que acaba por ser mais importante… Software. E quando se diz que falta software, não é software básico, com um word ou bloco de notas, mas sim software verdadeiramente eficaz de qualidade ao nível dos que se encontra em Windows.

      Qualquer das formas, não deixa de ser bom essa variedade, mas não se torna eficaz para uma implementação massiva… Cada vez mais eu acho que não é isso que se quer dentro da comunidade Linux…

      • Carlos Carvalho says:

        Boa tarde , hoje não se pode falar em falta de software em Linux isso nos dias de hoje é completamente falso , mais o software que existe para Linux é cada vez mais perfeccionista e com alta capacidade produtiva , alguns dos pesos pesados estão lentamente a produzir o seu software contando com a plataforma Linux é por exemplo o caso do Lightworks que foi alvo de um teste por parte de um dos membros da comunidade Linux do Pplware ainda esta semana .

        Depois para quem diz que é só mais uma distribuição eu diria , é mais uma opção , não se esqueçam que o Linux tem distribuições de 18 MB , outras que só correm em modo Live , esta é a maravilha do Linux , versatilidade , encontrar a distribuição que mais se adequa ao momento , a nossa maquina etc , por isso sempre que ouço ou leio esta expressão confesso que fico um pouco desapontado com os comentários .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

    • Carlos Carvalho says:

      Boa tarde ,

      Agradecia que lesses o meu post de resposta ao Jorge .

      O tema da fragmentação é hoje um não assunto é assim que eu e muitos que pertencem a esta maravilhosa comunidade colocam as questões actualmente , aliás este tema tem sido recorrentemente falado , já estive em vários hangouts aonde o tema se reduzia (é como quem diz) as últimas tomadas de atitude da Canonical , refiro-me como é evidente a adopção do MIR em detrimento do Wayland que já está a ser desenvolvido a 3 anos e num dia o Mark resolve dizer que não quer saber do Wayland e que agora o próximo controlador gráfico do Ubuntu vai-se chamar ”MIR” , a isto já eu posso chamar de fragmentação , a saber , hoje o controlador gráfico do Linux é um o controlado ”X” , e assim torna-se fácil produzir aplicações que possam correr em várias famílias Linux , mas com 2 controladores gráficos a coisa fica mais séria e aí pode existir da parte da Canonical a um afastamento de todas as outras distribuições Linux .

      Para além desta situação que incomodou e continua a incomodar a comunidade Linux a nível Mundial , o Mark esquece-se que quem introduz patchs de segurança e acrescenta funcionalidades ao Kernel é o Linus e a sua equipa , a Canonical nem quer saber desse desenvolvimento , portanto eu diria que a comunidade Linux após esta tomada de posição de Canonical fica com 2 problemas para resolver a unificação dos formatos dos pacotes que é um processo que está em bom andamento e agora este novo desafio do controlador gráfico , ninguém está nada satisfeito com a Canonical isso é certo .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  6. sds says:

    Tem opção de linguagem em Português?

  7. Nelson says:

    Escreve-se muito, mas mesmo muito mal por aqui…

  8. Ze Pedro says:

    Alguem pode dar uma ajuda de como meter isto a correr numa drive USB.

    • Carlos Carvalho says:

      Ze Pedro ,

      Boa tarde , aqui fica o Link para o melhor programa para gerar pen bootables , link :http://unetbootin.sourceforge.net/

      Quando estiveres a fazer as configurações que a interface do Unebotin te pede , escolhe a opção Ubuntu , não escolhas no quadro seguinte a opção live , escolhe a de 32 bits , e quando chegares quase ao final dedica 500 MB para o sistema permanente desta forma terás um pen bootable , a instalação demora mais ou menos dependendo da maquina cerca de 20 M , se te parecer que a instalação está parada com o programa está a fazer a extração da iso que está no teu pc para a pen não estranhes que é mesmo assim tens de ter paciência e esperares um pouco , alguma dúvida cá estaremos para ajudar .

      Abraço

      Carlos Carvalho

    • Carlos André says:

      Boas.

      Saca o programa no link abaixo, depois é só seleccionares a distribuição linux e formartar a pen.

      http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

  9. Jose says:

    Tenta em conta que so tem a edição 32bits disponivel, o linux em 32bits reconhece os meus 8GB de memoria? =o=

  10. FernandoRJ says:

    Mais do mesmo.

    • Carlos Carvalho says:

      Fernando ,

      Boa tarde , tenho de discordar , para quem se inicie no Linux e nem faça a mínima ideia de como instalar aplicações , nesta distribuição o que não falta são aplicações em todas as áreas o que a partida se perfila para ser uma forte candidata a iniciantes em Linux .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      • FernandoRJ says:

        Carlos Carvalho,

        Ainda bem que podemos ter olhares direntes sobre a mesma questão. Quando iniciei no mundo linux, procurava uma distro como esta. É óbvio que pelo teu ponto de vista tens toda razão, e me pego a pensar que na verdade eu não tenho muita paciência de instalar um sistema operacional e ter que procurar aqui e acolá: ‘drivers’, ‘codecs’, softwares e etc. Prefiro uma destas distros que já vêm pronta, fazendo apenas algumas personalizações.
        O ‘mais do mesmo’ na verdade acaba sendo uma questão pessoal, já que conheço muitas distros com a mesma proposta. Mas uma boa colocação como a tua me mostra como elas são importantes.

        Cumprimentos

        Fernando.

  11. Maçarico... says:

    Boas tardes a todos,

    Sei que provavelmente é mais do mesmo, mas já à tempos que gostava de iniciar no mundo linux… mas tenho várias questões não sei se me podem ajudar:

    – por onde começar?
    qual a distribuição?
    como instalar o que consultar, etc…
    algum tópico? ou algum blog?
    muito obrigado e desculpem esta questão….

    P.S: já me adicionei ao grupo do pplware linux.

    • JP (djlinux) says:

      Olá, vou tentar ser curto para não fazer testamento.

      Se te vais iniciar agora no Mundo Linux, começa por uma baseada no Ubuntu, pois mesmo que te apareça um problema em pouco tempo fica resolvido e normalmente é de fácil resolução. Como é baseada em Ubuntu vais encontrar muitos foruns/sites/blogs por toda a net, logo ai já sabes que contas com um grande suporte.

      Qual distribuição? Primeiro de tudo, olha, lê, se te agrada, experimenta sem medo, nem que seja numa maquina virtual. Não leias muitas opiniões sobre esta é melhor do que aquela porque esta tem este efeito e aquela não, isso só confunde. Se te agrada, experimentas, se correr bem, instalas nem que seja em Dual-Boot.

      Instalar uma distribuição é muito fácil, tão fácil ou mais do que instalar um Windows, baseada no Ubuntu então é tudo a base de clique-seguinte-clique-seguinte…

      Aqui no Pplware tens alguns tópicos que te podem ajudar, procura na secção Linux.

      Se já estas inscrito no grupo do Pplware Linux já é meio caminho andando.

      Espero não te ter feito muita confusão.

      Cmps

  12. Mário Pereira says:

    Linux mint com versão cinnamon é melhor para inicar, o output é bastante friendly e facil de usar.

    Melhor parte de ler esta review é o efeito boomerang, vi no google+ esta distro, postei no grupo linux da pplware e agora volto a ver no google+ mas pela pplware. hehehhe

    Continuem o bom trabalho! OpenSource para todo mundo 🙂

  13. Carlos Carvalho says:

    Boa tarde ,

    Sendo que já és membro , coloca sff esse tópico no nosso fórum que te vamos todos sem excepção te ajudar , quando colocares o teu artigo menciona qual a tua maquina e quais as características de forma a que te possamos dar conselhos mais assertivos , se queres começar a ver por exemplo vídeos sobre Linux e na Língua de Camões tens o eu canal que aborda muito a interface KDE , tens 58 vídeos que vão sempre ensinando qualquer coisa mais todos em HD e todas as semanas faço pelo menos 1 , aqui tens o link do meu canal

    https://www.youtube.com/user/1960serva

    Espero ver-te em breve pela comunidade Linux e sobretudo que gostes do nosso espírito de entreajuda , uma coisa que não temos é tiques , cada um sabe alguma coisa sempre que acrescenta maior conhecimento , mesmo tu provavelmente dentro de pouco tempo já o estarás a fazer , já vi isso com alguns membros que se iniciaram e que o vicio lhes foi pegado , uma coisa te garanto ninguém te vai responder ….. é pá que pergunta é essa … espero ter-me feito entender , bem vindo ao Linux e espero que com ele muitas horas de divertimento .

    Grande abraço

    Carlos Carvalho

  14. Baal says:

    ja estou a testar parace ser muito bom

  15. Ilovebacktrack says:

    Boas,
    Esta distro parece ser aquilo que procuro, contudo tenho uma pergunta,
    Como faço para importar um ficheiro .reg de forma a que o programa em causa corra sem estar em “Demo”?
    É que já vi e tentei várias formas, mas, fico sempre na mesma, ou seja, em “Demo”.

  16. monux says:

    – Vamos lá, bora testar! 🙂

  17. sakura says:

    http://unetbootin.sourceforge.net/

    não sei se sabem que com ^^ isto pode-se instalar as .iso diretamente no disco , o programa instala um bootloder e desinstala corretamente (dual-boot) em xp, win7 win8<—???

    pq no pem no cd no net … basta espaco no disco.
    em linux <<– ??? nas não sei se qd se desinstala remove /boot ?

  18. Vrc says:

    Gostei muito, pessoalmente uso BIG LINUX uma distro dentro da mesma filosofia mas em português, com muitos efeitos (compiz,emerald) e muitas aplicações pré-instaladas, bastante estavel.
    http://distrowatch.com/index.php?distribution=biglinux&month=all&year=all

    • Carlos Carvalho says:

      Bom dia ,

      Eu ainda tenho a 11.10 instalada num HDD de 2 TB e ainda funciona tranquilamente e tem a minha interface favorita o KDE .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  19. Baal says:

    e mesmo muito bom acho que até ficou melhor que o ubuntu

  20. okapi says:

    Para quem não sabe esta é a Distro Linux Nacional do Sri Lanka e o nome Cylon provem do simbolo do Leão que está no escudo da bandeira que quer dizer +- ” O Reino do Leão “

    • Carlos Carvalho says:

      Boa ,

      Mais uma informação muito pertinente , esta história de distros nacionais parece estar a pegar moda , já são vários os Países ou até mesmo regiões como é o caso da nossa vizinha Espanha que têm distribuições Linux oficias .

      Os meus sinceros agradecimentos

      Carlos Carvalho

  21. Maçarico says:

    Antes de mais… muito obrigado, JP (djlinux), Mário Pereira, Carlos Carvalho e restantes pela recepção e dicas.
    Vou explorar e ver os vídeos.

    Mais uma vez, muito obrigado.
    Um abraço,
    Hélder Marques

  22. tfaeu says:

    Embora eu já não ande pelo mundo Linux (directamente), esta parece-me uma boa distribuição!

    E é engraçado que mal comecei a ler a “notícia” e pensei logo:
    “Espera lá, isto parece escrito pelo Serva!”.
    Fui ver e… Carlos Carvalho (ex Serva)! 😀

    Parabéns pelo artigo 🙂

  23. Carlos Carvalho says:

    EH , EH , eu tinha avisado já a algum tempo que iria mudar de nick para o meu real nome , muito obrigado pelas tuas palavras .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  24. sapista says:

    É sempre bom que alguém nos fale sobre distribuições desconhecidas, mas neste caso parece publicidade é tudo muito bom seja o que for.

  25. carlos says:

    nao consigo colocar isto em PT, e a tecla zero activa a mudanca de screen o tab nao funciona,é normal?

  26. James Bond says:

    “Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?”

    Todas as distribuições de base, portanto não baseadas no Ubuntu, estão muito melhores que o próprio Ubuntu. 🙂

  27. jedi says:

    simplesmente fantastica esta distro. Eu quando uso linux gosto Xubuntu mas esta, está um must.

    já agora com se troca entre ambientes de trabalho?

    brigado.

  28. Marco Sousa says:

    Boa noite,
    Uma pergunta que não tem haver com o artigo, tenho o Xubuntu 32bits numa máquina 32bits, com 4gb de memoria, ele só esta a usar 3,5GB??
    Conheço o Linux desde 99 mas nunca usei à “séria” desde à 2 semanas que praticamente só uso Linux.

  29. João Oliveira says:

    Já instalei e por enquanto estou a gostar, vem com muito software mas ao mesmo tempo é “leve”, e tem um visual agradável.

  30. Jose Ribeiro - Portugal says:

    Olá.

    Usei-o numa pen. testei ligar-me á rede sem fios cá de casa através do wifi radar que vem lá instalado e não consegui. Podem dizer o procedimento correto? Vi no video que consegue ligar-se á rede sem fios nas aí está num live cd ou já tem o cyclon instalado no computador?
    obrigado.

    • Carlos Carvalho says:

      José Ribeiro ,

      Tenho a ISO numa pen , faz o seguinte , na barra superior tens o símbolo de recepção do WIFI , desactiva completamente a rede , e depois voltas a activar a ethernet e o wifi em principio resolve-te o problema , verifica também se está a colocar o protocolo correcto na password .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      • Jose Ribeiro - Portugal says:

        Estou noutro cenário: instalei-o no computador. Ás vezes
        perco o juízo e aposto em frente, mas isto precisa aqui de
        apoio:continuo a não conseguir ligar á minha rede wi-fi. Quando
        ligo o wifi radar e faço CONNET ele fica a ADQUIRING IP ADRESS DHCP
        desisti noutra alturas por esta razão: é que assim não posso ir
        para ao passo seguinte: entrar nos outros computadores cá de
        casa… Qualquer ajuda é bem vinda.

  31. Erivelto says:

    Não consegui de forma alguma colocar em pt, embora tenha baixado os pacotes necessários, o idioma pt não aparece lá.
    Alguma sugestão?

  32. jose luiz says:

    tenho o mesmo problema se resolver me ajude

  33. Erivelto says:

    E ai pessoal?
    Nenhum heave user de ubuntu não teria como explicar para nois ” leigos” como deixa-lo em PT ???

  34. Erivelto says:

    Digo, heavy user.

  35. joaocertal says:

    Fiz ystem Settings – Language Support – instalei o português, mas a linguagem não fica disponível para ser selecionada. Alguem sabe como resolver ?

  36. guedes says:

    também acontece o mesmo comigo!!!

  37. Carlos Carvalho says:

    Boa noite ,

    Hoje já não tenho tempo porque estou a acabar um trabalho no openshot que irá abrir os meus próximos vídeos que irei publicar no meu canal , estou precisamente a trabalhar para fazer o upload da review do Mint 14 KDE , mas amanhã vou ver essa questão da língua .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    • TT says:

      Por Falar em Openshot, neste momento está a correr uma campanha do mesmo no kickstarter para juntar fundos para melhorar o Openshot e sinceramente os strech goals que eles definiram até deixam uma pessoa a salivar… um software de edição de video de nível profissional open source merece todo o nosso apoio!!! Eu já contribuí, quem o usa aproveite para divulgar pois todos nos ganhamos com este kickstarter!!! http://www.kickstarter.com/projects/421164014/openshot-video-editor-for-windows-mac-and-linux

      atentamente

    • White Shark says:

      Boa noite Carlos.
      Estou a cobrar esta sua promessa. O cylon é uma distro que gosto e como tal gostaria de a por a funcionar em Pt. Sou um fã do mundo Linux, mas muito “maçarico”, como tal agradeço o mais possivel de promenores

  38. RenatoFL says:

    Não consigo passar para o PT_br . Peço ajuda . Acho que é um problema na distro . Grande Abç.

  39. camt says:

    Distro bastante interessante mas baixar fiheiros torrent é um pouco dificil por causa do Get Jet que está instalado por defeito, tirando isso está bastante boa muito semelhante ao Biglinux. É bastante fluida se eu não instalar os drivers propriatários da nvidea, eu tenho um hp presario cq60 e um dos problemas que sempretive foi com a placa grafica para além do aquecimento excessivo que nunca consegui resolver.

  40. Mario Junior says:

    Mais um grupinho que coloca um papel de parede diferente, muda o tema, e diz que criou uma distribuição nova. ¬¬

  41. JP (djlinux) says:

    Realmente a ignorância não tem limites. Essa mania de dizer que todas as Distros. são iguais é o cumulo da ignorância.

    Vocês tem a noção da dificuldade que é fazer uma Distro. como deve de ser? Vou dar um pequeno exemplo, nunca vos aconteceu instalar uma aplicação e por alguma razão não a conseguirem usar? Por mais pequeno e fácil que seja o erro que proíbe o uso da aplicação.

    Agora façam uma Distro. e ponham essa aplicação a funcionar como deve de ser. Não é apenas pegar em aplicações e “jogar” para dentro da Distro. é preciso certificar que tudo esta bem e quando não esta emendar o ou os erros.

    Mudar o Wallpaper qualquer criança muda, por uma Distro. a funcionar a 100% já não é bem assim.

    Essa mania de por tudo no mesmo saco…

  42. Adam says:

    boa tarde
    tenho um problema na instalação, quando vou a installer fico com o ecrã cinzento depois o notebook
    reinicia alguém me pode ajudar?
    obrigado

  43. Jorge Fernndes says:

    Tenho tentado desde ontem, domingo, instalar esta versão no
    meu MAC ou no Magalhães (de salvaguarda) e não consigo. Já tentei
    criar uma USB de instalação através do Unetbootin no MAC e no
    Windows e nada. Gostava de vos pedir que criassem um Manual para
    Tótós de como instalar esta versão, por favor. Obrigado

  44. Tiago Pereira says:

    Boa tarde,
    Estou a tentar instalar o “cylon”, mas visto que já tenho o Win8 no pc estou a tentar colocar em dual boot.
    Neste momento estou com um problema e não sei como resolver.
    Quando arranco pela pen o Cylon, escolho a opção “something else” e ao passar para a janela para criar as partições não me é apresentada o “free space” ou seja o espaço que eu tenho livre.
    Como posso contornar isto?
    aguardo uma resposta.
    cumprimentos,
    Tiago Pereira

  45. Jorge Fernandes says:

    IUPI!!!!

    Depois de tanto ler, lá encontrei o manual para tótós (eu o principal deles) no PPLWARE – https://pplware.sapo.pt/windows/software/universal-usb-installer-123-e-linux-numa-penusb/

    É mesmo fácil e rápido…

    Obrigado a todos e continuem o excelente trabalho

  46. Adonai says:

    Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?
    Com toda certeza as distribuições baseadas no ubuntu, estão melhores que o próprio ubuntu, eu vivo testando distribuições, já testei muitas, e todas as distribuições baseadas em ubuntu que eu testei até agora funcionam melhor do que o próprio ubuntu.

  47. ElectroescadaS says:

    Linux Cylon? LOL. Eles andam aí…

    A Battlestar Galactica converteu-se ao Linux???

  48. Erivelto says:

    E ai pessoal, alguma solução em relação a colocar o idioma PT????????

  49. ElectroescadaSq says:

    Bem que gostava de ter esta versão a “bombar” mas assim que o instalei por e simplesmente metade das teclas deixaram de funcionar com esta versão.

    Xubuntu 1 – Cylon 0

    Logo agora que já andava entusiasmado a quer Linux…

  50. White Shark says:

    E o Pt, não se consegue arranjar solução para este pequeno defeito? Obrigado

  51. Jorge Fernandes says:

    Bom dia Karapau,

    Não consegues instalar porque o PC que tens deve ser 32 bit e o Cylon é um sistema 64 bit.

    Cumprimentos,

    Jorge Fernandes

  52. Karapau says:

    mais uma vez boa tarde jorge Fernandes,

    Desculpa a minha ignorância, mas fui ao site do Cylon e copiei os detalhes técnicos, e penso ser uma versão de
    32 bit. Se estiver errado e se tiveres paciência, podes explicar-me como sei se as versões sã de 32 ou 64 bits.

    Package Management : Debian Packager with APT
    Desktop Environment : Gnome Classic (also contains Unity & Gnome Shell)
    Kernel Version : 3.2.0.30.32
    OS Family : Unix-like
    Source Model : Partially Open Source (Contains non-free applications)
    Current Version : 12.04.1
    Parent Distribution : Ubuntu Linux 12.04 LTS
    License : Mainly the GNU GPL and various other free software
    Architecture : Intel x86 (32bit)
    Installation Medium : 2.5 GB ISO image
    MD-5 Checksum : ba092dad03317677887565a4aa0a59f1

  53. Jorge Fernandes says:

    Boa tarde Karapau,

    O erro foi meu que confundi com uma outra distro.

    Dependendo do S. O. que usas atualmente, podes utilizar os seguintes software para criação do LIVECD de instalação:

    MAC – Unetbootin
    Windows – Universal USB Installer

    Eu aconselho vivamente a usares o Universal USB Installer – tens aqui um tutorial – https://pplware.sapo.pt/windows/software/universal-usb-installer-123-e-linux-numa-penusb/

    Eu tive imensos erros no Unetbootin para MAC.

    Quanto à melhor forma de saber se se trata de uma distro 32 ou 64 bit, é fazeres o que fizeste. Nada melhor que o site do criador da distro.

    Eu próprio testei esta distro e, pelo menos graficamente, é bastante agradável.

    Tenho um Magalhães (1.º versão) que tem sido usado para testar estas novas distro. Acabo de instalar a MINT. Não é tão agradável graficamente mas bastante eficaz.

    Alguma coisa, dispõe.

    Cumprimentos,

    Jorge Fernandes

  54. Karapau says:

    Bom dia Jorge,

    Realmente tentei com o Unebootin para Windows, agora vou seguir o teu conselho e no próximo fim de semana, ou antes, vou fazer nova tentativa. Assim que o fizer dar-te-ei o feedback.

    Obrigado por tudo.

    Cumprimentos,
    Krp

  55. Welington says:

    Boa tarde,

    Gostei muito desta distro, mas não consigo colocar o idioma em
    Pt, alguem sabe com resolver?

    Obrigado.

  56. Jorge Fernandes says:

    Bom dia,

    Karapau, isso já rola? Ontem “descubri” uma distro mesmo à medida das minhas necessidades. Já aqui, no PPLWARE, tinham falado dela mas ainda não a tinha visto. Faz uma pesquisa por JOLI OS e testa. Se procuras um S. O. para uma máquina “básica” e bastante leve, é o ideal.

    Bom fim de semana,

    Jorge Fernandes

    • Karapau says:

      Bom dia Jorge,

      Não.
      Continua sem criar o grub. Tenho insistido muito no CYLON por me parecer muito atraente e com acesso ao centro de software do Ubuntu, além disso convém-me manter o XP, porque necessito de usar o MS office. Agora vou tentar o JOLI OS.

      Obrigado e bom fim-de- semana.

      • Nuno Gonçalves says:

        Para usar o Office no Cylon usa o Wine e tens à disposição o office 2010.
        Não é a versão mais recente mas evita a utilização VM Xp para usar apenas o office.

        No Cylon como a base é ubunto é sem problemas
        ate agora nunca crashou 🙂

        • karapau says:

          Nuno,

          o meu problema é não conseguir instalar o Cylon em dual boot com o XP.
          Se me puderes ajudar agradeço. Porque quero entrar no mundo do Linux, mas estou muito cru e só tenho encontrado dificuldades.
          Obrigado.

  57. João Gama says:

    Boas,

    Sei que já muita gente perguntou mas não há nenhuma maneira de deixar esta distro em Português.

    Obrigado

  58. Rangel says:

    Cylon Linux é de Sirilanka.

    Abs.

  59. rodrigo says:

    Bonita distro. Baixe e instalei no not, hoje, mas está com os repostórios de atualização fora. ou seja, não se pode atualiza-la, está dando erro direto na atualização.
    Usei o atuazador automático, mas demorava demais e então fui no bom e velho terminal e o dist-upgrade ou upgrade, dava erro. Não conseguia localizar o app. Pena. Essa é uma distro que tem o que falar; se alguém tem uma idéia de como faze-la funcionar. Favor mer passa, pois é uma distro que eu usaria

  60. alexsandro carlos says:

    Bom dia passoal, algem podia me disse , se o download desta distribuição linux cylon-, pois não consigo fazer o download , algem sabe por que ????, e se tem outro bom modo de baixa esta distribuiçao????, me ajudem ai galera e adiministrador .

    obrigadooo..

    • alexsandro carlos says:

      obrigado rodrigo por ajuda , mas este seu link nãp pega blz, se vc tiver outra forma de me ajuda abaixa este linux , eu agradeço blz um abraço ..

  61. Luiz Paulo says:

    Eai nada sobre o idioma pt-br no cylon. Alguma novidade galera?

  62. Lucas says:

    Olá! Pessoal, achei muito bonito o sistema e gostaria de testá-lo. Baixei do link direto do site oficial, mas ao instalar na Virtual Box ele trava antes de entrar no processo de instalação… alguém está tendo este problema ou saberia resolvê-lo?? OBS.: estou usando 1024 MB de RAM para a máquina virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.