PplWare Mobile

Correr vários Sistemas Operativos a partir de uma PEN? É Fácil…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Anónimo says:

    Esperava um artigo um pouco mais completo.
    É bastante relevante especificar que tipo de sistemas operativos estes programas suportam (windows / linux), pois penso que apenas o Sardu suporta Windows, e não é assim tão fácil!

    Proponho um tutorial para colocar numa Pen o Windows XP, Windows 7, Windows 8 e talvez uma distribuição de Linux!

    Aqui fica o desafio!
    Continuação do bom trabalho.

  2. Existe algo do género para Linux?

  3. Tiago Correia says:

    Precisei de usar este tipo de aplicativo à 4 anos atrás e o YUMI era o mais usado. Até hoje sempre o uso para instalar S.O. em todo o tipo de computadores. As vantagens de mobilidade, velocidade e capacidade para o software introduzido são para mim a grande chave deste aplicativo.

  4. Curioso says:

    Ora viva

    Eu tenho um problema, tenho um hp a6110.pt, de secretária. É do tempo do WVista e pediram-me que instalasse o windows xp. O W7 fica muito lento.

    Mas quer que arranque por cd ou dvd ou pen, quando entro por raiz para o formatar, depois de aparecer “prima qualquer tecla para arrancar pelo cd”, ou algo assim, a seguir de me aparecer um ecrã azul a carregar os ficheiros do windows xp, dá sempre um “blue screen of death”.
    Simplesmente não consigo instalar o windows xp.

    O que posso fazer?

    Cumprimentos

  5. Rui says:

    Boas

    Eu já tentei criar uma pen de arranque com o Windows 8, segui o vosso tutorial, e depois de demorar umas 4 horas a criar a pen, o sistema arrastava-se completamente!
    Com estes programas é possível ultrapassar este problema?
    Experimentei numa pen Kingston HiperX de 256Gb USB3!

    • João Reis says:

      Este sistema é para instalar as .ISO e corre las no arranque.
      O que entendi com o seu sistema é que instalou o Windows directamente na PEN, isso é diferente do que se fala aqui.

      Exceptuando os LIVE CD´s de distros que correm directamente pelo ISO, sem requerer instalação, a ISO do windows que colocar nesta pen serve apenas para Instalar o mesmo, e não para correr a partir da pen.

      Claro que se instalar na PEN e usar windows emulando a pen como se fosse disco, claro que o uso do windows torna se lento.

      Mais valia ter comprado um disco ssd externo, e usar como instalação com o USB3, no entanto nao sei qual o suporte a tecnologia USB3 com o sistema directamente la instalado. Dependerá dos controladores da BIOS e nao dos drivers do sistema.

  6. Rui says:

    Já agora, soluções para PEN USB com NTFS (por causa de ter ficheiros maiores do que 4Giga e tamanho da PEN superior a 137Giga).

  7. Fábio Pereira says:

    Eu estou com problema, é que tenho um ficheiro nesta extensão .nrg e queria converter para extensão .iso, gostaria saber se há algum programa para converter ou alguma técnica?

  8. miguel says:

    eles no pplware tem um tópico como instalar, SO no YUMI…
    è so procurar, mas para ser sincero comigo não resultou muito bem.. talvez por a pen estar a escrever mal… ou por ter tentado instalar windows e linux no mesmo , na sei

  9. Cap says:

    Tenho um PC com windows 7, que apenas serve para o xbmc. Gostava de experimentar o XBMCbuntu sem mexer no disco. Talvez através de um disco externo USB..

  10. Atitudes says:

    Boas,
    Obrigado pela informação.
    No meu caso, costumo ter várias pens com diferentes distribuições Linux (Ubuntustudio, Xubuntu, Kubuntu…) que nos permite correr os sistemas operativos a partir da pen de forma a podermos experimentar as suas funcionalidades básicas (infelizmente, as informações e programas guardados durante a utilização não ficam armazenados na pen e como tal apenas serviam para dar a conhecer as funcionalidades básicas de cada um).

    No entanto, após alguma pesquisa, apercebi-me que era possível instalar um distro completo juntamente com uma partição onde é possível guardar as alterações realizadas para usos futuros. Bastou-me desconectar o HDD (também funciona com o HDD conectado mas as informações da instalação ficará sempre em boot no PC, o que se torna um pouco chato) e através de um DVD ou pen, instalei o OS directamente na pen (juntamente com uma partição onde ficam guardadas as alterações).

    Fiquei mesmo muito satisfeito já que agora chego a qualquer computador, realizo boot por pen e utilizo o meu sistema operativo personalizado, sinceramente acho que é excelente!! E é neste sentido que o futuro caminha.

    • Gerardo says:

      Esse é um truque “básico” mas que utilizo e sinceramente prefiro. Se tiver 2 disco (ou um disco e uma pen), instalo sempre os sistemas sem os outros discos presente. Depois claro que não temos um boot loader para gerir os arranques. Mas também evitamos ter um bootloade marado 😀 Depois quando quero arrancar qualquer um dos discos/pens uso a BIOS. Hoje em dias qualquer computador tem uma tecla rápida para escolher qual a drive de arranque (tipo F9 ou ESC) pelo que é bem simples e em qualquer altura podemos “anular” um dos sistema sem ter de alterar o boot loader. Também é bom, se um sistema for o mais usado, pomos ele a arrancar sempre, não temos de esperar x segundos no menu de escolha.

  11. Diogo R. says:

    eu utilizo o grub4dos, se a XBOOT ou a sardu conseguirem rodar o windows a partir dos ISO’s passo a utiliza-las.

  12. pmf says:

    SARDU e YUMI já utilizo à bastante tempo.
    O SARDU tem a vantagem de instalar as imagens dos SO’s, partilhando assim Linux e Windows na mesma pen.
    O XBOOT (não conhecia) apesar de apenas correr ISO’s em modo LiveCD, já está aqui no post-it para pesquisar e dar utilizadade a mais uma pen…

  13. Anónimo says:

    E, já agora, para arrancar da pen USB, nos PC’s mais antigos, convém criar um cd com o PloP Boot Manager (já aqui citado no pplware). Depois, é só instalar a partir da pen…
    No meu caso [um rookie nestas andanças do Linux, com o WinXP e o Ubuntu LXDE em dual boot (e este último a dar-me algumas dores de cabeça, pois, volta não volta, deixa de atualizar, por desaparecerem ficheiros do update-manager e Merge List – será obra do Ubuntu Tweak?)], no meu caso, como dizia, tenho usado o YUMI, que permite adicionar e remover distros do Linux, antivirus de emergência etc…

  14. avlisrOtiv says:

    Easy2Boot! É somente um colecção de ficheiros, não é nenhuma software, que permite o arranque por USB de – praticamente – qualquer sistema operacional ou ferramenta ‘live cd’. Imagens como *.ISO, *.BIN, *.IMA, *.IMG, *.VHD são compativeis… Desde que descobi este excelente projecto, consegui finalmente criar a minha propria ferramenta. +Info: http://bit.ly/17k4sQu

  15. André Andrade says:

    Alguns destes programas dão para correr windows 7/8 diretamente da pen ( estilo Live session do linux )?

  16. Jorge Nuno Silva says:

    Sabem se algum dos softwares referidos pode ser utilizado para criar uma pen de boot para instalação do Windows 7 e do Windows 8 na mesma pen? Por ex. por um menu de boot?
    Se me puderem esclarecer agradeço.
    Sei que o Windows 8 não se dá bem com pen de boot ou caixas externas com boot por ISO e daí a minha pergunta…

  17. Hawk says:

    Uso o YUMI a algum tempo e não tenho nada a reclamar. Consigo colocar e tirar as imagens muito facilmente. Recomendo.

  18. Gabriel LUNA says:

    ESSES PROGRAMAS FUNCIONAM, PARA O IOS?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.