Colibri em Linux… o trabalho deixou de ser monótono!
Recentemente apresentamos a nova versão Projecto Colibri 5.0 RCP, pois bem, certamente nunca conseguiu olhar para uma aplicação de gestão como a vamos mostrar agora:
Não vamos falar nas características, pois estão expostas aqui, vamos apenas dizer que o Colibri 5 está melhor, mais rápido e a sua estrutura mutiplataforma, traduz o seu trabalho em produtividade efectiva, tanto pela riqueza de ferramentas como pela optimização das mesmas.
Faça contas: Uma máquina, uma distro Linux e o Colibri. Conhece estrutura de gestão mais em conta?
Ainda não experimentou? O que espera? Sim vá é gratuito, legal e tem suporte técnico também ele gratuito aqui, no fórum da aplicação.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [linux]: Projecto Colibri 5.0 RCP Final [57.37MB]
Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
Poderia usar mil elogios…mas resumo apenas a dizer:
Fantástico!!!! Parabens…continuem.
Não entendi grande coisa!
Pena os vídeos não terem narração!
Vê em HD, verás a flexibilidade das ferramentas da suite em acção. Não há outra aplicação destas a fazer isso. Nem SAGE, nem Primavera nem PHC 😀
@BlinZK
O que é feito no vídeo é brutal! Tens uma aplicação a ser executada e podes separar as janelas da própria aplicação.
Pelo que vi isto pode trazer imensas vantagens, num software tradicional de gestão (tal como uso não vou citar o nome) não posso por exemplo fazer múltiplas operações tais como:
* Estar a consultar uma listagem e a conferir com facturas
* Estar a imprimir uma factura e logo a tirar o recibo
* …
Nos softwares de gestão que já utilizei ficava “preso” a uma só janela o que por vezes se torna chato, ser obrigado a terminar aquela tarefa para poder iniciar outra…
Do que o vídeo mostra, “em simultaneo” estamos a registar facturas de fornecedores com facturas de clientes e a ver todos os movimentos de documentos! 🙂 Isto facilita imenso.
O efeito compiz ficou 5*
Parabéns à equipa, vou experimentar.
Cumprimentos.
O mau software referido não é por acaso SAGE/Infologia???
Se for, concordo a 100%. É das piores coisinhas que já tive o desgosto de utilizar.
Este Colibri está muito bom como software de Gestão Comercial. Crescendo a actividade e mercado poderão começar a alargar funcionalidades e entrar na área da Contabilidade e Gestão Financeira que já é a minha área. E aí fecham o círculo e terão uma Aplicação COMPLETA para todas as áreas de uma grande empresa.
Primavera Software BSS tem aqui um concorrente de peso!!!
…pena é que ainda não dá em versões 64 bits /ubuntu 9.04, mas vou esperar…!
Que tal um post sobre como instalar em linux??
Abraço 🙂
Existe documentação no site. Infelizmente está bastante desactualizado, mas dá pra entender um pouco. Tentei, mas a ligação à base de dados não funciona :s
sim, eu sei, mas era um post em formato de vídeo, mas ok, não custa nada tentar…!!!
🙂
@PedroC, para a semana tens a aplicação compilada para Linux 64 bits 🙂
cumprimentos
OK, de certo que vou fazer o download da aplicação, estou curioso para testar a aplicação em Linux 64…!!
Abraço 🙂
Não percebo muito de Gestão, mas o vídeo está muito bem conseguido! Parabéns!
Já agora…que tema é este? E qual é a “dock bar”? Alguém me pode dizer? Adorei. =)
Não tenho a certeza mas deve ser a AWN (Avant Window Navigator) no entanto há várias aplicações deste género basta procurares um pouco e encontras, a AWN encontra-se nos repositórios do Ubuntu (ou pelo menos encontrava-se instalei na versão 8.04) depois disso não usei mais…
Tens um artigo aqui: https://pplware.sapo.pt/2008/12/08/awn-dock-no-ubuntu/
Apesar de não conhecer o produto, parece-me que a escolha do “ecosistema” da eclipse foi uma boa aposta.
A utilização do “cubo” para comutação de janelas “é bonito” e até pode gerar um efeito “wow” tão característicos dos americanos, no entanto para quem usa constatemente estas ferramentas, isto não é nada funcional nem trás benefícios a nível de produtividade.
Alguns efeitos do Compiz, para não dizer mesmo a maioria, são completamente inúteis e como dizes não trazem qualquer benefícios em termos de produtividade, outros por outro lado dão muito jeito um dos efeitos que uso constantemente é no meu caso arrastar o rato até ao canto superior direito do ecrã, o que faz com que todas as janelas abertas apareçam em miniatura ao mesmo tempo no ecrã, é bem mais rápido e intuitivo que andar com Alt+Tab principalmente se tiver muitas janelas abertas…
A questão das várias áreas de trabalho é outra, apesar de o cubo não ser a minha favorita neste aspecto, mas eu gosto de ter quatro áreas de trabalho dividas numa grelha 2×2, dá imenso jeito para separar programas que não estão a usar ou para dividir por categorias, por exemplo eu costumo ter o leitor multimédia e outras coisas “sem grande interesse” num área à parte, ou por exemplo quando uso o GIMP para editar várias imagens gosto de os manter numa área à parte visto que este abre muitas janelas…
Resumindo, apesar de a maioria dos efeitos do compiz ser só para nós pudermos dizer “olha que bonito… é giro num e?” à algumas vantagens na sua utilização, desde de que claro com forma moderada, eu tenho grande parte dos efeitos desligados por achar que são na sua maioria inúteis num entanto há sempre um ou outro ou que dá jeito ou que não incomoda em nada ter ligado…
Concordo contigo que o multi desktop é muito útil qd a “casa” é bem arrumada…. no exemplo que está no vídeo, o painel principal do Colibri está num desktop e ou outro painel está num 2º desktop. Isto não faz sentido nenhum a quem se preocupa mais com a produtividade do que a beleza dos efeites.
Se nao tinha o cubinho é que os linuxers nao estavam contentes…
Vejo que continuam a apostar na plataforma RCP do eclipse como tecnologia do Colibri. Fazem muito bem, é um framework muito poderoso, e que permite que mais rapidamente obtenham uma solução multiplataforma dado ser desenvolvido em Java.
Parabéns, penso que estão no bom caminho e a mostrar a algumas empresas que através do uso de tecnologias abertas é possível inovar.
Vejo também que ao possibilitarem a funcionalidade de separar várias tabs (Semelhante ao que alguns browsers já fazem), estão também a apostar fortemente na usabilidade da aplicação. E se permitirem a minha opinião, mais do que introduzirem novas funcionalidades, é aí que vocês podem diferenciar de vez o vosso produto da concorrÊncia, isto é, na facilidade de uso.
Isto devido ao facto de já ter tido acesso a softwares deste estilo, e eram tudo menos intuitivos.
Embora já o tenha dito tenho que vos prestar novamente a homenagem em fazerem questão que o Colibri corra em Linux, e se torne provavelmente, a unica ferramenta do genero em portugal que não nos deixa agarrado ao mesmo sistema operativo de sempre.
Verdade. Só pelo facto de se preocuparem com Linux, já consegui com que o instalassem em empresas onde só tinham Windows 🙂
É uma aplicação fabulosa (devo dizer que a instalação e configuração inicial, pelo menos no Colibri 4 era um pouco confusa para o utilizador comum) e aconselho vivamente. Uso e faço usar 🙂
muito bom mesmo… mas agora um a parte:
onde vou buscar aquele wallpaper? está muito fixe 😀
Como é que isto funciona? não abre, palavra pass errada? …
Olhem já que isto fala sobre linux, e o seguinte eu instalei o ubuntu a 2 dias atras no meu eee1000h, saquei a versão netbook remix que tinha lá no site oficial, instalei tudo bem, pus as aplicação que queria, o compiz e tudo mais, mas tou com um porbleminha que é o seguinte sempre que abro qualquer coisa (seja a consola, uma pasta ou o que quer que seja) abre maximizado ao ecrã e mesmo que eu redimensione para por essa janela mais pequena e isso, sempre que volto a abrir abre sempre maximizada por isso pensei que pudesse ser qualquer config, eu já andei ha procura pelos sitios mais logicos mas não encontrei nada sobre o redimensionamento das janelas por isso agradeço a vossa ajuda!
Já agora belo post 😉
Boas,
Alguém me sabe dizer se este software da apenas para instalar num posto ou pode-se “centralizar” a base de dados e ter vários postos com acesso a mesma base de dados?
Bom post e bom projecto 😀
Boas André Martins,
O Projecto Colibri funciona com QUALQUER BASE DE DADOS, e pode ser usada remotamente. Ex: tem o mysql a correr numa máquina algures e a aplicação local num posto ou mais postos.
cumprimentos
Ui muito bom, pensei que usavam apenas Postgres, ou pelo menos em algumas versões anteriores que testei era.
Realmente parece-me muito bem, vou fazer publicidade a algumas empresas que ainda funcionam a blocos de papel 😉
Continuação de Bom Trabalho e Parabéns