Pplware

Chineses fizeram 1.5 milhões de downloads do…Ubuntu

Com 1,35 mil milhões de habitantes registados, a China é um dos países mais populosos do mundo. Com o anúncio do fim de suporte do Windows XP, os chineses parecem estar virados para o Ubuntu, mais concretamente para o Ubuntu Kylin.

Segundo dados agora divulgados pela Canonical, só em 2013, os chineses descarregaram o Ubuntu Kylin cerca de 1.5 milhões.

O Ubuntu Kylin é uma distribuição Out-of-box, que servirá para aproximar os chineses do mundo open source. Esta distribuição é basicamente uma personalização do Ubuntu, que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores e do mercado chinês.

A última versão do  Ubuntu Kylin que foi disponibilizada em Outubro, foi descarrega 1.3 milhões de vezes, segundo dados da Canonical. Este valor, somado com os 400.000 downloads, do Ubuntu Kylin 13.04, perfazem o fantástico número de 1.5 milhões de downloads, o que demonstra a força do open-source na China.

Como no Ocidente, a China é  largamente “dominada” pela Microsoft…mas o cenário tem vindo a mudar. Hoje em dia, o Ubuntu já vem pré-instalado em máquinas da HP, Dell e claro Lenovo. A popularidade do Ubuntu Kylin foi, sem dúvida, reforçada após o apelo e contribuição do governo chinês e entidades militares para transformar o Ubuntu Kylin no sistema operativo ‘oficial’ da China. Além do Ubuntu, relembrar também o sucesso da suite de produtividade chinesa Kingsoft Office.

De referir ainda que esta “iniciativa” de abandonar o Windows em detrimento do Ubuntu se deve aos dois pedidos recusados, por parte da Microsoft,, em alongar o período de suporte do XP na China. Neste momento, segundo dados da StatCounter, o Windows XP é usado por menos de metade dos utilizadores chineses.

Será a China o grande impulsionador do Linux Ubuntu?

Exit mobile version