PplWare Mobile

Chegou o Tails 2.0 – Segurança é com esta distro

Download

Download: Tails 2.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Diogo says:

    Meninos da apple e da mcrosoft, isto sim um verdadeiro sistema operativo. Open source, seguro e privado. o sistema operativo de eleição do sr.º snowden. sem backdoors e spywares e outro tipo de virus.

    • Alvaro Costa says:

      Até alguém descobrir um buraco que nada é infalível….

      • Altair says:

        Nada é infalível, mas convenhamos, pensando em segurança , você vai usar o Tails ou um sistema Windows?
        Qualquer problema de segurança no mundo opensource é facilmente corrigido muito mais rapido do que utilizar softwares proprietários, nunca vi nenhum relato de problemas de segurança nesta distribuição já a anos, e por se surgir sera corrigido antes que possa ser explorada, logo eu recomendo.

    • Altair says:

      É a vantagem de se utilizar um SO Open Source, poder através do código fonte ter a certeza de que o sistema não possui malwares, ainda bem que podemos recorrer a sistemas Linux para fugir desses malwares que a NSA coloca nos sistemas proprietarios, sempre utilizei o Tails antes mesmo de saber que o Snowden utilizava, é um excelente sistema operacional para quem quer privacidade online.

    • Arnaldo Matos says:

      pois e serve para quê? pra ir à net e pouco mais? cresce e aparece!

    • luis verdasca says:

      outro troll. eu uso linux, windows a mac os x, pá. mas tb vejo as noticias. todos os que usam linux sabem que a realidade não é bem essa. olha lá o openssl e outros onde apareceram buracos enormes que foram lá “colocados” à muito tempo e ninguém tinha dado por ela. também aconteceu na apple, em código opensource que eles têm, sim eles usam e contribuem. a microsoft também tem aberto algum código mas esses sim, costumam ser escumalha, é raro fazerem algo sem lixar o utilizador logo a seguir.
      a apple tem dias. o mundo opensource tem de tudo. obviamente, é preferível algo de código aberto a algo de código fechado mas não é o paraíso que julgas ser.

  2. carlos Alberto Teixeira Fernandes says:

    podia não ultrapassar 1G

  3. piri_vm says:

    Estou a actualizar. Espero que muitas melhorias desta distribuição.

  4. fabio says:

    Não existe versão x64?

  5. Mus says:

    Já deram o primeiro passo para o tornar menos seguro: divulgar a existência deste SO.

    A segurança dos SO está, acima de tudo, ligado à apetência que despertam em ciber-criminosos: Linux com 1,5% do mercado é, essencialmente, desprezado pelos ciber-criminosos, não por ser mais seguro, mas por não valer a pena.

    • Rafael says:

      Na mouche! 😉

    • pentestbox says:

      No mercado de desktops o windows domina, mas em servidores e o linux, afinal será q não vale a pena mesmo como VC diz, na minha visão os sistemas linux são sim mais seguros pois foram projetados de tal maneira, seu código aberto permite melhorias e segurança por parte da comunidade ativa, afinal e possível autitar código aberto, já o fechado.

    • Sérgio S. says:

      Mas o facto de ser Open Source torna muito mais difícil esconder malwares e afins. Já há muita gente a usar Linux numa base diária, mas é pelo facto de ser tão difícil manter escondido software malicioso por muito tempo que desencoraja o ciber-crime. Como se esconde algo num sistema onde tudo está às claras?

      O problema do Tails é o mesmo de qualquer outra distribuição: falhas e/ou bugs que podem explorar do exterior.

  6. Diogo says:

    O tails ja está na lista negra da nsa há muito tempo. resta saber se ja conseguiram quebrar. mas saber que ha actualizações regularmente é muito bom sinal. e depois ha uma grande comunidade por detras.

    • AqueleGajo says:

      Assume-se sempre que a NSA já quebrou tudo, nada é seguro, e quem saca o tails e outros parecidos ficam logo na watch list da NSA 😉

    • Sérgio S. says:

      O Tails ou qualquer outro software que permita privacidade está na lista negra da NSA. TODOS os utilizadores que pesquisaram e/ou fizeram download de sistemas que permitem anonimato estão na sua lista negra, mesmo que nem sequer o tenham utilizado ou instalado.
      Aliás, há determinadas palavras que ao pesquisarmos no Google nos coloca na lista negra da NSA. Portanto, que isso não nos tire o sono.
      Por estas violações de privacidade é que deveríamos usar TODOS sistemas como o Tails para lhes tornar a tarefa mais muito mais difícil.

  7. Az8teiro says:

    Duas questões, quero ver se mantém essa linha de pensamento quando os teus familiares morrerem num ataque bombista suícida num shopping em portugal;

    OU

    Se a maior parte de quem comentou se deu ao trabalho de ir á página e verificar logo no ínicio o que diz.
    abreviando e simplificando a minha interpretação: É apenas uma distro debian com o TOR configurado para as aplicações instaladas por defeito. Não tem qualquer segurança adicional.

    POrtanto é semelhante a usar windows ou outro qualquer linux e instalar o thor… as brechas do sistema continuam lá, e permitem ter acesso a tudo na mesma, só para demonstrar que é tão segura como qualquer outra.

    • luis verdasca says:

      se alguém morrer em resultado de um qualquer crime, seja onde for, há que ser investigado. Tal como qualquer outro.
      Só um total imbecil é a favor de retirar a liberdade às pessoas só porque, eventualmente, algo pode acontecer um dia. Se te cair um piano em cima, vais andar atrás dos tranportadores de pianos a vida toda?

      Mas sim, muitas vezes estas distribuições são só uma distribuição comum com mais uma ou duas aplicações.

      E diz-se “centro comercial”, não “shopping”. Isso é para os analfabetos funcionais.
      Tal como se diz “por pré-definição” e não “por defeito”. “por defeito é um termo matemático que nada tem que ver com o contexto”. Há quem não saiba Português nem Inglês e diga “por defeito” porque é parecido com “by default” mas depois essas pessoas vão para a escola, acabam o secundário e ficam a saber mais alguma coisa.

  8. Sérgio S. says:

    O Tails não é infalível, mas é preparado para passar todo o tráfego pelo Tor e despejado de todo o software de terceiros que coloquem a sua segurança em causa e alterado o que está instalado nativamente de forma a garantor o máximo de segurança possível. Para o utilizador comum pode até se tornar enfadonho utilizá-lo.

    Az8teiro, os documentos vão para o Wikileaks por esta forma (Tor), por exemplo. Se vires o Documentário sobre o Snowden verás que é o Tails que eles utilizam para comunicar entre si e lidar com matéria sensível. Um dissidente político ou um jornalista num regime autoritário utilizará o Tails para ter e fazer passar informação para o exterior. É claro que é uma ferramenta que – obviamente – é utilizada por criminosos, da mesma forma que uma faca da cozinha serve para fazer bons cozinhados, mas também pode ter utilizada para assassinar alguém; não vamos agora mandar abolir as facas da cozinha.
    O Tor é uma ferramenta de vida ou de morte para muita gente (há um documentário da BBC sobre o Tor que demonstra isso), não para nós aqui mas para muita gente por esse mundo fora.

    Para o utilizador comum o Tails é muito restringido em termos de funcionalidades, se quer apenas anonimato pode simplesmente usar o Tor Browser. Já vi pessoal em fóruns que – usando o whonix gateway – passa todo o tráfego pelo Tor, confidencial ou não, apenas por uma questão de privacidade, nem o ISP nem ninguém sabe o que anda a fazer na net.
    Mesmo que não tenhamos nada a esconder, precisamos de privacidade na Internet pelo mesmo motivo que temos portas nas casas de banho ou cortinados na sala. Concordo com o Snowden quando diz que “dizer que não nos importamos de não ter privacidade porque não temos nada a esconder é o mesmo que dizer que não queremos saber da liberdade de expressão porque por temos nada para dizer.”
    Mas lá esta, eu não tenho nada a esconder mas também não tenho nada para mostrar.

  9. yaclicka says:

    Conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet. Este pedaço de texto está descrito mais acima pela pplware……. a privacidade passa principalmente pela criptografia o que não é pêra doce pelo menos para mim, vou tentando utilizar o kleopatra.

  10. yaclicka says:

    Conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet. Este pedaço de texto está descrito mais acima pela pplware……. a privacidade passa principalmente pela criptografia o que não é pêra doce pelo menos para mim, vou tentando utilizar o kleopatra.

  11. Carlos Ribeiro says:

    Al]em do TAILS, alguem conhece outro sistema Linux que possa ser instalado num cartao de memoria???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.