Chegou o Pipplware 3.1 com suporte para o novo Raspberry 2
O PiPplware é uma distribuição Linux portuguesa para o Raspberry PI baseada e 100% compatível com o Raspbian, a distribuição oficial da Fundação Raspberry Pi. Esta distribuição foi criada e desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos que conta com a colaboração e ajuda de leitores do Pplware e do nosso grupo do Facebook.
Depois do lançamento da versão 3.0, a primeira versão com o KODI hoje o Pplware disponibiliza a nova versão 3.1, com suporte ao novo Raspberry Pi 2 assim como todas as versões antigas.
Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de Linux para se poder usufruir das suas capacidades. Com o Pipplware é possível realizar quase todas as tarefas possíveis com o Raspberry num único sistema operativo e assim tirar todo o potencial desta pequena máquina. Além disso é facilmente escalável e optimizável para diversos tipos de uso.
Algumas funcionalidades
- RetroPie, mais de 20 emuladores incluídos, para jogar jogos de consolas antigas (ROMs não incluídas por questões legais)
- Ambientes de trabalho Openbox e XFCE, semelhante ao do Xubuntu.
- Browsers Chromium (Google), Netsurf e Epiphany com suporte a HTML5 e sites como Youtube, Vimeo, etc.
- LXMusic para reproduzir música, OMXplayer para reproduzir vídeos directamente do ambiente de trabalho.
- Servidor e cliente de SSH, SFTP, Samba, RDP, VNC, Netatalk (AFP), Transmission e mais, com a possibilidade de instalar muitos mais como servidores WEB e VPNs.
- Todo o software do Raspbian incluído excepto o Mathematica, com a possibilidade de instalar muito mais.
- Possibilidade de ajuste do Boot, automaticamente, de acordo com a utilização desejada.
Novidades Pipplware 3.1
A principal novidade desta versão é o suporte ao novo Raspberry Pi 2.
O Pipplware é agora compatível com todas as versões do RPi, utilizando uma única imagem. Isso quer dizer que poderão trocar de cartões microSD entre as várias máquinas que irá funcionar sem qualquer configuração adicional.
Com um desempenho bastante superior (2x a 6x,ou até mais), o novo Raspberry Pi 2 garante uma experiência de utilização mais agradável da distribuição do Pplware..
O KODI torna-se bastante mais rápido, sem qualquer tipo de lag e agora é possível navegar na Internet com um browser sem grande latência. A designação “mini-PC” aplica-se agora apenas ao tamanho já que o Raspberry Pi 2 tem um poder computacional que pode ser comparado a muitos Desktops (de baixa gama).
A nível de interface gráfico não existem grandes novidades pois o principal foco foi garantir a compatibilidade com todos os RPis.
Esta versão do Pipplware tem o update do KODI para a versão Helix 14.1 com todos os addons actualizados.
Foi também adicionado o Remmina - Cliente para acesso a ambientes remotos de trabalho , que tem suporte a vários protocolos, entre os quais RDP, VNC, NX etc. Foi também incluído o Synaptic, gestor de pacotes Debian para facilitar a instalação software adicional, com acesso aos milhares de programas gratuitos que fazem parte do sistema Debian.
Todo o software presente no Pipplware foi actualizado, incluído o kernel, firmware, drivers, etc. Foram também corrigidos alguns bugs e feitas algumas optimizações.
Changelog
- Suporte ao Raspberry Pi 2.
- Baseado na última versão do Raspbian (2015-01-30) com todos os updates até à data
- Kodi Helix 14.1
- Adicionado o Remmina (cliente de acesso a ambiente de trabalho remoto) e Synaptic (gestor de pacotes)
- Actualização do kernel, firmware, drivers, addons/serviços do KODI entre outras coisas
- Ultima librtmp (2015-02-08)
- Correcção de bugs e optimizações.
Como actualizar para a versão 3.1
A partir da versão 2.1 as actualizações são feitas através do “Update System” no menu Advanced (à esquerda do menu Inicial). Portanto, quem estiver a usar o Pipplware desde e a versão 2.1 ou superior basta executar esta opção para actualizar. No fim do update o Raspberry será reiniciado. Quem desejar pode tb actualizar via terminal executando o seguinte comando:
sh /home/pi/.emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh
O Raspberry Pi 2 usa uma arquitectura, ARMv7, diferente do seu antecessor, ARMv6. Como tal, usam kernels diferentes, portanto, caso tenham já uma instalação do Pipplware num microSD e queiram usá-la no Raspberry Pi 2, terão primeiro de actualizá-la num RPi 1 conforme indicado em cima e depois basta inserir o cartão no RPi 2 que já irá funcionar. Depois podem alternar o cartão entre as diferentes versões do Raspberry que irá funcionar sem problemas.
Aviso 1: Caso tenham feito overclock ao Pipplware e forem actualizar para usar no RPi 2 devem remover o overclock, caso contrário poderá não funcionar, uma vez que as configurações de overclock são diferentes.
Aviso 2: O Pipplware 3.1 já traz a última versão da librtmp. No momento em que foi criado o sistema, o Kodi Tools estava desactualizado e incompatível com o Raspberry 2 pelo que não devem tentar actualizar a partir do addon, pois pode dar problemas.
Como instalar o sistema no Raspberry Pi 1 ou 2:
O processo de instalação é muito simples:
- Fazer o download do ficheiro no link em baixo e descompactar.
- Formatar um cartão SD/microSD no vosso computador com o SD Formatter no windows ou um equivalente para o vosso SO
- Gravar a imagem (ficheiro .img) com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac)
- Inserir o cartão SD no Raspberry e ligá-lo. E está pronto!
Download: Pipplware 3.1 Homepage: Pipplware
Não se esqueçam também de dar uma vista de olhos no changelog incluído no download uma vez que contém bastante informação sobre a distribuição e pode responder a algumas das vossas dúvidas. Mais alguma dúvida ou questão não hesitem em perguntar nos comentários deste artigo ou no nosso grupo no Pplware – ver aqui
Imagem inicial: Bruno Mota
Este artigo tem mais de um ano
Viva!
Podem esclarecer-me se com a actualização se mantêm as permissões existentes? A nível das pastas, mounts, etc…
Obg
Sim mantêm-se.
boas, alguem me sabe dizer se é possivel arrancar e desligar o raspberry a determinadas horas do dia?
como fazer??
Para desligar é fácil, adicionar uma entrada ao crontab à hora que queres com o comando:
sudo halt
Para desligar definitivamente podes usar uma ficha com temporizador configuras para desligar após o comando acima, e configuras para liga à hora que queres.
Como não foste muito específico, o mais simples é usar um temporizador automático, analógico:
http://servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=34047&category_id=3359
ou digital:
http://servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=32224&category_id=3359
por mais algum compra-se o orvibo por wifi, faz o mesmo, so que comandado pelo smartphone de qq parte do mundo
Excelente noticia 🙂
obrigado e parabens.
O meu já está a atualizar
Boas, é possível ligar o raspberry 2 a uma Smart TV 4K e usufruir da definição desta?
Deve dar.
não me parece que seja capaz de reproduzir video em 4K
Boas uma dúvida,o openlec uma versãopara cadeira pi, e o pplware tem um versão só para todos os pis. Será que o pplware vai perder performance para o pi2? Ou será que o openlec fez isso por que lhes convém, ara não haver misturas de arm7
Não sabia aonde M:
PB on track 😉
Como o poder da censura funciona sempre a vosso favor, com comentários que não são aprovados (é claro que não estou a falar deste artigo).
Assim, ficam sempre bem na fotografia. Parabéns, leva a bicicleta.
+1
Pessoal como posso verificar em que versão do PiPPLWare me encontro? existe algum “about” onde diga isso?
Sim, a versão aparece no Emulation Station (menu inicial) no canto inferior direito, vê a imagem em cima no artigo. Podes tb ver no ficheiro /home/pi/.Pipplware/Versions. Se fores pela rede Windows é um ficheiro oculto em pi/.Pipplware/Versions
Obrigado Racas, era mesmo isso que andava à procura.
Já agora aproveito e sabes de alguma maneira de voltar ao bootmenu sem fazer reboot ao PI? Ou seja, se eu entrar por exemplo no XFCE ou na linha de comandos, para voltar ao bootmenu só reiniciando o PI ou existe algum comando que arranque novamente com o bootmenu?
Abraço
Não percebi muito bem se se está a referir mesmo ao “bootmenu” ou ao “Emulation Station”.
O Pipplware, por defeito quando inicia, arranca para um programa que se chama Emulation Station, que há quem lhe chame Menu Inicial. Neste programa dá para fazer várias coisas como lançar o Kodi, XFCE, Openbox, Terminal (tem uma foto no artigo). Dá para aceder ás configurações do Pi, lançar jogos, etc, carregando nas setas para os lados.
Este programa foi feito para ser lançado a partir do terminal e pode ser lançado executando:
emulationstation
Este programa não pode ser executado via SSH.
Depois existe tb um programa que se chama mesmo bootmenu. Este programa altera o boot do Pi, ou seja, o que é que o Pi arranca quando inicia. Tem 5 opções e dá para escolher se o Pi inicia para o Emulation Station, que é a opção por defeito, Kodi, XFCE e Terminal. As alterações que faz são definitivas, e não apenas para o próximo boot.
Ou seja se selecionar por exemplo o XFCE, o Pipplware, sempre que inicia arrancará para o XFCE. Pode executar o bootmenu através do Emulation Station -> Advanced -> Change Boot ou execuntado:
sudo bootmenu
Este programa pode ser executado através de SSH.
Rascas obrigado pela explicação, realmente enganei-me e o que eu queria mesmo era voltar para o “Emulation Station”.
Nesse caso tenho uma questão: o meu PI está a arrancar directamente para o Kodi ao fim de alguns segundos, estando eu no Kodi e se por alguma razão quiser mudar para o XFCE (por exemplo) a única forma de eu conseguir voltar para o “emulation station” é reiniciando o PI ou existe alguma forma de eu dizer ao PI para voltar para o “emulation station” sem necessitar de reiniciar o PI?
Obrigado pela paciência Rascas,
Abraço
É assim. Supostamente dá, fazendo “sair”/”exit” no Kodi, ele volta para o Emulation Station.
O problema é que o Kodi actualmente tem um bug (pelo menos no Raspberry) em que por vezes quando se faz “sair” o processo não encerra, ficando “parado” em background e o ecrã fica todo preto. Depois a única forma de ter novamente imagem e voltar ao Emulation Station é ligar por SSH e fazer kill ao programa executando algo do genero:
sudo killall kodi.bin
Portanto se isto lhe acontecer já sabe o que tem a fazer. A outra opção é mesmo fazer “reiniciar” no Kodi, aí já não tem problema.
Vamos ver se se consegue arranjar isso para a próxima versão do Kodi.
isto é só de mim ou após o update ficou a arrastar-se como uma lesma? reboot e agora já passaram 20 minutos e ainda não está no menu.
Isso não é normal, deve estar com algum problema na sua instalação. Verifique os avisos sobre o update no artigo.
Para ver se tem algum problema, ligue um teclado USB ao Raspberry e quando aparecer o logo do Pipplware carregue em ESC.
Parabéns PPLWARE e ao Diogo!
Eu já tinha o 3.0 a funcionar. Agora esta versão ainda vai melhorar mais um pouco o sistema.
Boas,
Eu para utilizar este software tenho que ter um teclado e rato ou dá com o Flirc e um comando de TV? Eu, desde que tenho o meu Raspberry Pi, utilizei sempre o RaspBMC porque só me interessa mesmo o Kodi a funcionar será que o vosso software dá para arrancar diretamente para o Kodi?
Não é necessário teclado e rato, apenas para o XFCE e Openbox.
O Flirc funciona muito bem no Pipplware, é mais rápido que o CEC e funciona inclusive no Emulation Station.
Pode pôr a arrancar directamente para o KODI. Pode fazê-lo de várias maneiras. Se não tem ou não quiser ligar um teclado USB, instale o sistema e espera até que reinicie até chegar ao Kodi.
Depois ligue-se por ssh e execute o seguinte:
sudo bootmenu
Selecione a opção “Kodi Media Center”
Muito obrigado Rascas.
Boas
Instalei ontem o Pipplware 3.1 no meu Raspberry 2 e até agora sem problemas. Muito mais rápido que o Raspberry B!!!
Os streams da TV Portuguesa já funcionam quase todos sem ser preciso alterar nada. Espectacular!!!
Boa tarde,
Antes de tudo obrigado aos responsáveis pelo programa pois efectivamente bom.
Gostaria de pedir ajuda,instalei piplware 3.1 no meus raspberry pi 2 configuráveis o Wifi manualmente e ficou a trabalhar, mas no lo do esta Estrelamente lento a abrir qualquer stream, será da rede Wifi ou o programa mal instalado. Se alguém me puder ajudar agradeço. Usava raspbmc por Wifi e rolava bastante ràpido.Obrigado
Ser lento a abrir streams não é normal, e pode ser devido a vários factores.
Pode ser a sua pen wifi com problemas ou mal configurada, pode estar com pouco sinal, a sua internet ser lenta ou mesmo problemas no servidor do stream. Tente verificar se não é nenhum destes problemas e se persistir avise aqui.
como actualizar ‘librtmp’ já que não pode ser feito a partir do addon?
Como diz no artigo a librtmp está actualizada. Experimenta algo que use a librtmp e verás 😉
Como o Kodi Tools está desactualizado e é incompatível com o Raspberry 2, caso seja necessário actualizar, nós faremos isso através de updates.
Já agora existe um novo comando “update-system” que actualiza todo o sistema operativo.
Parabéns a toda a equipa! 🙂
Boas,
Se eu comprar a pen wifi no Raspberry 2 , consigo ligar-me a uma rede zon fon e ter conectividade no XBMC?
Obrigado
Onde é que posso comprar o RPi2? Com portes baratinhos para as ilhas…
Alguem sabe se é possivel usar o comando da XBOne com o Pipplware 3.1 e o Raspberry 2?
Depende. Há coisas que dá e outras que não. Onde é que queria usar o comando ?
Estava a pensar utiliza-lo com alguns dos emuladores do retropie
Esta-se a referir ao comando da ultima XBOX a One certo ? Se sim, supostamente o kernel linux suporta isso sem configuração adicional.
Deve ter só de configurar as teclas para o Emulation Station e depois para o retroarch.
Elimine o ficheiro: /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg
E reinicie o Raspberry. Quando chegar ao Emulation Station ser-lhe-á pedido para configurar os botões dos comandos/teclados.
Ok. Parece que não correu tudo bem…
Depois de fazer a actualização, não arrancava logo para o Kodi.
Aí no menu fui ao Boot e alterei para a opção 3 “XBMC” .
Fez o reboot e agora além de não aparecer o menu, fica na linha de comando e pede o user e password .
Coloco e tudo ok.
Mas como voltar a aparecer o Menu ?
Obg
Ligue-se por ssh e execute:
sudo bootmenu
Selecione novamente a opção pretendida.
Atenção: se tinha uma versão anterior à 3.0 tem de executar o Update novamente e através do menu inicial -> Advanced -> Update System
Feito.
Tudo 5*.
Obg
Já consegui colocar a arrancar logo pelo Kodi.
Mas gostava de saber como voltar a colocar o acesso ao Menu.
🙂
Boa Noite
Instalei o novo piplware 3.1 no raspberry pi 2 e configurei rede wireless acontece que ao fim de 1 minuto ligado no kodi a tv portuguesa o sinal fica ocupado e pede para verificar configurações da rede , alguem me pode ajudar por favor ?
Obrigado
Pelo aviso, julgo que a sua ligação wireless deve ser fraca e estar a desconectar-se ou um problema na sua pen wireless. Qual é o modelo da sua pen wifi ?
Boa tarde,
Obrigado por responder, a minha pen è uma asus quando configurei verifiquei que só tem -200 db,mas funciona sem problemas no raspberry pi b com raspbmc no mesmo local,este problema jà existia com piplware 2.1,o que fez trocar.Será alguma configuração do router?
Não deve ser problema no router. Precisava de saber ao certo o modelo completo dessa pen de preferência com a referência. Se na pen não disser pode verificar isto executando num terminal:
lsusb
Boa Noite Rascas ,
Depois de várias tentativas , está a funcionar na perfeição. Configurei o wifi manualmente e remove o anterior que tinha feito o scan automático, parece-me que por algum motivo a configuração anterior estava em conflito.Mas agora está ok… Obrigado
Atualizei, agora não arranca. Lá tenho que ir fazer download…
Bom dia,
Instalei o novo piplware 3.1 no raspberry pi 2 e ficou a funcionar muito bem, só que a determinada altura, de x em x tempo reinicia dizendo que o CEC tem o input ativo.
Alguém sabe como poderei resolver isto?
Parabéns a toda a equipa pelo excelente trabalho!
Bom dia
Reinicia todo o sistema ou apenas o Kodi? O que você está a fazer mais especificamente quando reinicia ? Qual o modelo do cartão microSD e fonte de alimentação que está a usar (os amperes são importantes)?
Boa tarde,
Reinicia apenas o Kodi, por exemplo, se andar a navegar no menu à procura de determinada funcionalidade, em determinada altura, reinicia o Kodi e volta ao início, exibindo um alerta “CEC tem o input ativo …”.
Relativamente ao Cartão SD, este é um Samsung de 8Gb classe 4.
Quanto à fonte de alimentação, o transformador é o original que veio com a RPi.
Obrigado.
Bem então deve ser alguma má configuração no Kodi. Precisava do log para ver. Pode colocar aqui sff ?
Bom dia,
Vou reinstalar o novo piplware 3.1 na RPi, depois digo como correu.
Obrigado.
Boa tarde,
Já reinstalei o piplware 3.1 na RPi e verifico que ocorre a mesma situação (reinicia o Kodi), em que aparece uma mensagem pop-up no canto inferior direito que diz “Adaptador CEC Pulse-Eight, Configuração atualizada”.
Note-se que está tudo a funcionar bem, mas se andar a navegar pelo menu, em certas alturas ocorre este “refrescamento”.
Cumprimentos.
Isso não é normal e está com algum problema na sua instalação. Eu experimentava verificar todas as ligações de cabos, principalmente o HDMI.
Só mesmo vendo o log do Kodi. Pode colocar isso num site tipo pastebin e colocar aqui o link ?
Cá vai o link do log: http://paste.debian.net/146476/
Na linha 209 identifica-se o erro.
O erro da linha 209 é de não ter o bluetooth ativo, não é esse o problema, e neste log tb não apresenta nenhum problema. Quando o erro acontecer, e o Kodi “crashar”, deve fazer o upload do log kodi.log.old.
Bom dia,
Cá vai: http://xbmclogs.com/show.php?id=425312
Neste log tb não tem nenhum problema. Acho que o seu problema deve ser relacionado com a fonte de alimentação. Com o lançamento do Raspberry Pi 2 tenho visto alguns problemas do género e na maior parte dos casos trocar a fonte de alimentação resolve. Pode dar mais detalhes sobre a sua fonte, numero de amperes etc. Um link para a fonte ajudava.
Bom dia,
Instalei o novo piplware 3.1 num novo cartão SD e o problema ficou resolvido, já funciona normalmente.
Obrigado pela ajuda.
Boas, gostava de saber como faço para aceder ao advance menu
Para isso precisa de um teclado ou um gamepad ligado ao Raspberry.
Quando inicia o Pipplware e chega ao Emulation Station (Menu Inicial, ver imagem em cima no artigo) carregue na seta para a esquerda.
Obrigado pela ajuda
Lendo aqui os comentários anteriores parece que sou so eu que estou a ter problemas com a nova versao..
fiz um fresh install num rpi2 mas está sempre a bloquear. seja no kodi seja no XFCE. o rpi fica mesmo pendurado e perco a ligação a ele, ssh ou remote desktop.
alguém mais tem tido problemas?
Pela descrição parece ser um problema de alimentação. Quantos amperes é a sua fonte ? O mínimo recomendado é uma de 1.2A, e se tiver vários dispositivos USB o recomendado é uma de 2A. Experimente com outra fonte.
Viva, também estou a ter esse problema. Passado nem um minuto e bloqueia.
Parece tar impec, queria mesmo colocar isto a bombar.
Ab
Instalei o Pipplware 3.1 e adicionei a chave de descodificação do codec MPG2 mas, ao iniciar a visualização de um DVD (.iso), o ecrã fica todo preto e após uns segundos volta ao Emulation Station. Na versão 3.0 sucedia o mesmo, na versão 2.2 está funcional.
Há forma de corrigir?
Estranho, tenho um Raspberry B+ com as chaves e funciona bem, mas por acaso já não experimento isso há algum tempo e de momento não está comigo. Pode experimentar ver o DVD com o OMXPlayer em vez do Kodi sff ? Pode fazê-lo no XFCE navegando até á pasta com o iso e fazendo “Abrir com”/”Open with” e selecionando OMXPlayer.
Com o OMXPlayer no XFCE acontece o mesmo, Rascas. O ecrã fica todo preto e após uns (2/3) segundos “estoura”. O meu PI é o Model B.
Com esta versão não guardei o crashlog do kodi (poderei fazê-lo) mas, na eventualidade de ajudar, segue o da versão 3.0 que guardei na altura:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/3793555/kodi_crashlog-20150106_235515.log
A mim está acontecer o mesmo como o Telmo diz, também tenho as licenças instaladas desde o tempo que o comprei.
Rascas como posso enviar o log do crash.
Experimenta tb no XFCE com o omxplayer sff. Li recentemente que havia um bug qq relativamente a isso, tenho de pesquisar e o log ajudava. Coloque num site tipo pastebin e deixe aqui o link sff.
Boa noite,
Podem ajudar? Esta nova versão Pipplware 3.1 suporta o adaptador USB wireless EDIMAX EW-7612UAN ?
Obrigado.
Julgo que sim.
Boas,
preciso de ajuda. No meu rasperry pi B, que comprei com o pipplware 2.0, depois de actualizar para 3.1 aparece a mensagem: “remoção insegura de dispositivos boot” e o monitor fica todo branco e só desligando da corrente é que volta a funcionar.
será o cartão de memória estragado?
Quantas horas seguidas pode o pi ficar ligado?
são perguntas de quem tem pouca experiência.
obrigado.
Boas amigos.
Fiz a actualização do meu pi para a versão 3.1 mas o comando que estava configurado no pi, ao pi tinha ligado atrases dos pinos gpio um receptor de infra-vermelhos. Na versão 3.0 o comando estava a funcionar bem.
Quando executo o seguinte comando :
pi@raspberrypi ~ $ dmesg | grep lirc
[ 16.393770] lirc_dev: IR Remote Control driver registered, major 246
[ 16.508512] lirc_rpi: module is from the staging directory, the quality is unknown, you have been warned.
[ 16.517112] lirc_rpi: gpio chip not found!
[ 37.860031] lirc_rpi: module is from the staging directory, the quality is unknown, you have been warned.
[ 37.889395] lirc_rpi: gpio chip not found!
pi@raspberrypi ~ $
o tenho que fazer para voltar a colocar o comado a funcionar no meu pi.
Obrigado
Experimente actualizar o sistema. Depois diga se já funciona sff.
Eu experimentei primeiro em colocar a versão 3.1 e depois configurar o comando e deu a informação que apresentei no tópico, depois coloquei a versão 3.0 e configurei comando e esta a funcionar correctamente e fiz o upgrade da versão e ficou igual a quando coloquei a versão 3.1. Não sei o que possa estar a acontecer.
Quando disse actualizar o sistema era mesmo, no Pipplware 3.1 voltar a actualizar, visto que há dois dias saiu um kernel novo. Já vi mais pessoas com problemas com o lirc após a actualização para o kernel 3.18. Veja aqui mais informação:
http://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=28&t=99085
Para já parece não haver solução, terá de esperar até que isso seja corrigido, parece ser um bug geral, infelizmente nós no Pipplware não podemos fazer nada.
Ok vou esperar e obrigado.
Só me lembrei disto agora mas a partir do kernel 3.18, o Raspberry vem com o “device tree” activado por defeito. Os device tree permitem activar hardware adicional sem ser preciso configuração adicional (carregar módulos, alterar pinos, etc). Para quem já tinha hardware configurado e a funcionar o recomendado é desactivar o device tree uma vez que pode dar conflito de definições. Pode fazê-lo indo ao “Raspberry Pi configuration” (ou executando sudo raspi-config) e desativando a opção em “Advanced”. Em principio depois deve ficar a funcionar.
Boa tarde
É possivel comprar o raspberry pi2 já com o pplware 3.1 instalado e pronto a utilizar?
O preço é o mesmo do original?
Obrigado
Boa noite
Tenho uma dúvida!
Como é que apago o quadro com o aviso da actualização das bibliotecas de 8 de fevereiro…
Bom trabalho.
Nas definições do addon tem uma opção para desactivar o aviso.
Já alguém testou o emulador de PSX que vem no RetroPie? Se sim a fluidez foi boa? é que no meu PI o jogo corre demasiadamente lento. Será que o PI não tem capacidade de rodar jogos de PSX? Tentei também correr jogos neogeo e nenhum arranca, entro no jogo depois vai para o ecrã preto e volta para o emulation station.
Mais alguém teve algum destes problemas?
É normal alguns jogos da Playstation correrem lentos, o Pi 1 não tem capacidade para mais. Overclock pode ajudar, mas tenham atenção a fazerem isto, podem perder a garantia e até mesmo estragar o Raspberry.
No Pipplware para jogar jogos MAME têm de colocar as ROMs em formato zip e com o nome de acordo com a lista https://code.google.com/p/pifba/source/browse/FBAcapex_src/gamelist.txt?r=018b31d990231eccae5c57690cb5a4d55b6fa0e2 na pasta /home/pi/RetroPie/roms/mame.
Jogos da Neo Geo precisam das BIOS (neogeo.zip) na mesma pasta.
E depois é só lançar os jogos através do menu no Emulation Station.
Não é preciso fazer mais nada. Se um jogo não funcionar e está na lista, tem de tirar o jogo de outro sítio.
Rascas, podes ajudar?
As indicações que referiste é para o pifba. Pelo que questiono se o MAME4ALL está presente no Pipplware? E se vier a utilizar o MAME4ALL a lista dos nomes dos jogos têm de ser iguais às do pifba?
E qual destes emuladores é para ti o melhor?
Agradeço novamente.
Sim está incluído claro.
Tem ainda mais um emulador MAME o imame4all. A lista de jogos é diferente, consulte a página oficial do mame4all para ver quais funcionam. Para mim o melhor é o Pifba, dos 3 é o que tem melhor performance, achei o mais fácil de configurar e com mais opções. O mame4all é o que suporta maior numero de jogos.
Pode alterar o emulador mame usado (e de qualquer outra plataforma) no ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_systems.cfg.
Rascas, podes ajudar?
Estou a tentar ligar uma pen da D-Link USB wireless N (DWA-127) e não estou a conseguir. O Pipplware deteta este modelo? É necessário configurar alguma coisa? Se sim como o fazer?
Agradeço novamente.
Boa noite, tenho o mesmo problema que o Finas. Já instalei ROMs para o MAME e na pasta correta do emulador. Também instalei as BIOS dos vários sistemas (com a mesma versão das ROMs) também na pasta do MAME e… nada! Parecem arrancar e depois volta para a Emulation Station.
Rascas… podes dar uma ajuda? Obrigado.
Bom dia,
Duvidas de principiante 🙂
– Qual a opção mais prática para aceder ao retropie (megadrive, etc) a partir do ecrã de seleção inicial (Emulation Station)? Não me surge essa opção, apenas 1 – Kodi, 2 – XFCE, 3 – Openbox, 4 – Quit to Command Line;
– Comprei o micro bluetooth dongle que é compatível com o raspberry 1, mas no que tenho (raspberry 2) parece não funcionar. Durante o boot inclusivé surgem alguns avisos/erros de device usb (que deve ser o dongle bluetooth). Será necessária alguma parametrização adicional para que seja reconhecido, ou poderá ser compativel com o raspberry1 e incompativel com o 2?
Desde já, agradeço as respostas!
Desculpem a pergunta mas eu coloquei RPI2 a arrancar no Kodi e agora nao consigo ir para o Emulation Station (Menu Inicial).
Alguem sabe como altero o boot?
Luís, vai ter um grande problema pela frente. Terá que formatar o cartão com uma aplicação da própria Raspberry, cujo o download demora cerca de 2h, inserir um outro cartão SD e ainda pedir assistência técnica para desbloquear a placa. Era a brincaaar! O procedimento segue abaixo:
Hipótese 1: Faça “Sair” no Kodi para aceder ao terminal. Aqui, escreva “sudo bootmenu”. Terá 25 segundos para mudar o boot, se não escolher nada ele volta a iniciar para o Kodi. Para voltar a colocar o boot original é escolher a opção 1 que diz “(default)”.
Hipótese 2: Faça “Sair” no Kodi para aceder ao terminal. Aqui, escreva “emulationstation”. Na emulation station ande para a direita e escolha “5 Change boot”.
Espero ter ajudado e agradeço a todos aqueles que aqui partilham conhecimentos.
Tks!!! Assustou-me 🙂
Vou experimentar.
73
Tks consegui mas atraves to putty.
73
Boas,
preciso de ajuda. No meu rasperry pi B, que comprei com o pipplware 2.0, depois de actualizar para 3.1 aparece a mensagem: “remoção insegura de dispositivo boot” e o monitor fica todo branco e só desligando da corrente é que volta a funcionar.
será o cartão de memória estragado?
Quantas horas seguidas pode o pi ficar ligado?
são perguntas de quem tem pouca experiência.
obrigado.
anyone?
Bueller…?
Bueller…?
Pode ser problema do cartão e/ou o slot do cartão danificado. Experimente com outro cartão.
O Raspberry Pi foi feito para estar sempre ligado, não tem qq problema em deixa-lo meses até anos sempre ligado. Tem de ter só atenção para deixá-lo num local em que o ar circule para não sobre-aquecer.
Obrigado. Para não perder nada, como posso clonar o cartão SD? Basta copiar/colar?
E se for a slot, o que posso fazer?
Obrigado pela ajuda.
Boas, ninguém me pode ajudar nestá dúvida?
Obrigado.
Boa tarde,
É possível simular a utilização de rato nos ambientes de trabalho Openbox e XFCE?
Exemplo, através de Gamepad que se use na emulationstation ou através de alguma app android (para usar o telemovel como comando à distancia).
Obrigado
Boas,
Eu estava a seguir as instruções para instalar o sistema no Raspberry 1 e dizia para utilizar o win32DiskImager, eu utilizei e o cartão, que supostamente tem 16 GB passou a ter 56 MB!! Preciso de ajuda a instalar o sistema mais recente, qualquer coisa como um video bem detalhado… Perdão pela leiguice.
Obg 🙂
Miguel,
Usa o SDformatter (https://www.sdcard.org/downloads/formatter_4/).
O cartão fica com 56 MB porque quando escreves a imagem ele cria partições que não ficam visíveis em ambiente windows.
Espero que ajude 😉
Boas, mais alguém está com problemas ao tentar aceder ao “Input Configuration”. Desde que instalei a nova versão do PiPPLWare 3.1 que quando vou a essa opção o ecrã fica preto e não dá nada.
Até agora não me tinha chateado muito porque o comando da PS2 está bem configurado por defeito mas queria fazer uns ajustes e não estou a conseguir.
Já agora aproveito para perguntar se há hipotese de configurar algum input para fazer saves e loads do estado do jogo?
O programa de configuração dos controladores tinha um bug. Por favor actualize o sistema conforme descrito no artigo. Depois já irá funcionar.
Obrigado, Actualizei novamente ontem à noite e finalmente já funciona. De qualquer forma não resolveu a minha outra dúvida relativamente aos saves e loads. Alguém sabe como posso configurar um input do comando para efectuar um Save do estado do jogo e outro para o load?
No input configuration apenas consigo configurar os botões basicos.
Sim. Pode fazer de 2 maneiras. A mais fácil é qnd está a correr um jogo carregar em F12+F1 para entrar no menu de configurações do retroarch. Vá até ás opções de configurar os controladores e configure de acordo. Salvar antes de sair. Para sair F12+F1 novamente. Para sair do jogo F12+F11. Tem já configurado uma combinação de teclas por defeito para salvar, julgo que é F12 + F3 ou F4. Pode tb editar manualmente o ficheiro /home/pi/RetroPie/configs/all/retroarch.cfg
Jogos MAME / ARCADE julgo que não possível salvar (tb não dava quando voçes jogavam no salão de jogos :P) mas para jogos Neo Geo é possível se usarem uma BIOS alterada.
É necessário proceder à opção de atualizar, a partir dos menus da EmulationStation, para que se possa aceder corretamente ao “Input Configuration”.
Se te estás a referir à opção “Update System” no menu de opções avançadas do emulationstation tenho feito isso e tenho tudo actualizado e ainda assim não funciona.
Bom dia,
Eu tenho um Raspberry Pi B+. Eu instalei o Pipplware 3.0 à alguns dias e ontem actualizei para o Pipplware 3.1.
O problema é que eu não consigo aceder a este menu:
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2015/02/pipplware31_03_thumb.jpg
Este menu não aparece quando eu ligo o meu sistema (nem na versão 3.0 e 3.1) e eu não sei como entrar nele para poder aceder a outros programas como o RetroPie e ajustar as definições.
Alguma sugestão para poder por isto a funcionar?
Obrigado.
Mover para os lados, no teclado com cursor, ou no gamepad.
Boa tarde,
Instalei roms de AMIGA na respetiva pasta de roms, bem como a BIOS na respetiva pasta, contudo, o emulador de AMIGA não aparece nos menus da EmulationStation.
O que será necessário retificar?
Quanto ao Duke Nukem 3D, o ecrã fica todo preto, apenas se ouve som.
Obrigado.
Boas,
Um cartão de 8GB é suficiente para instalar o Pipplware 3.1?
o uso apenas será para o kodi.
Obg
Sim é suficiente. 4GB no mínimo, 8GB ou superior é o recomendado.
Boa Noite
Tenho uma duvida. Adquiri o Raspeberry PI 2.
O microsd pode ser formatado em ntfs, ou tem que ser algum formato especifico?
Cumps
Tem de ser formatado em FAT. Se seguir o procedimento de instalação em cima no artigo e formatar o cartão com o SD Formatter não tem de se preocupar com isso 😉
Agora estou com um problema.
Já segui o procedimento de instalação daqui.
Mas a imagem não me aparece toda, falta mais +- 1cm a toda a volta da TV.
Não estou a conseguir emparelhar o comando PS3…
Uso a opção de instalar a partir do Retropie Setup, instala tudo, o address bluetooth fica identico ao do respetivo dongle, mas quando desligo o cabo nunca consigo comunicação comando raspberry.
O bluetooth do raspberry funciona bem, inclusivé encontra o telemovel com o hcitool scan
Boa tarde, podem ajudar?
Tenho a RPi 2 com o piplware 3.1 e o transformador 5v 2A como recomenda a raspberry.
Mas quando tenho ligado um dongle wireless N da D-Link com antena e a navegar no ephifany ou Chrome no XFCE, tenho quebras na ligação que parecem não se justificar. Estou a cerca de 2.5m do router e no setup WiFi do XFCE a rede é detectada e o sinal é forte, mas acontece que a velocidade é lenta e tem as tais quebras. Já adicionei um parâmetro que alguns fóruns mencionam para desligar o power saver do wireless mas tudo na mesma. O que pode ser?
Questionava ainda a forma correta de o ligar? Ligo à porta USB antes de ligar a RPi ou pode ser já no XFCE?
Obrigado.
Boas
Penso que tive também esse problema, tenta nas configurações do Wifi anular a ligação actual e configurar uma nova manualmente.
Boas,
Fiz ontem a actualização para a v3.1 e depois de imenso tempo como não fez reboot (estranho) fiz-lhe reboot eu pela shell.
Quando arrancou e iniciou a Emulation Station, saiu imediatamente para a shell com a informação:
bin/emulationstation: line 14 segmentation fault
Com isto, umas vezes arranca para o Kodi e bloqueia no Kodi, outras vezes arranca para o Kodi e sai (crash) do Kodi para o mesmo erro e outras vezes não chega sequer a arrancar para o Kodi.
Isto é recuperável ou terei que “montar” novamente o sistema todo?
Obrigado.
Boas,
Como resolveste?
Também me acontece.
Obrigado.
Após uma semana a tentar sem sucesso configurar o comando da ps3 por bluetooth, a partir do pipplware 3.1 (usando o Retropie-setup), experimentei instalar a imagem do Retropie “pronta a usar” do respetivo site.
Resultado: consegui, logo à primeira tentativa, configurar com sucesso o comando da ps3 por bluetooth…
O que poderá estar a falhar no Retropie da pippware 3.1? será uma versão mais antiga?
Obrigado
Boa tarde, podem ajudar?
Tenho a RPi 2 com o piplware 3.1 e o transformador 5v 2A como recomenda a raspberry.
Mas quando tenho ligado um dongle wireless N da D-Link com antena e a navegar no ephifany ou Chrome no XFCE, tenho quebras na ligação que parecem não se justificar. Estou a cerca de 2.5m do router e no setup WiFi do XFCE a rede é detectada e o sinal é forte, mas acontece que a velocidade é lenta e tem as tais quebras. Já adicionei um parâmetro que alguns fóruns mencionam para desligar o power saver do wireless mas tudo na mesma. O que pode ser?
Questionava ainda a forma correta de o ligar? Ligo à porta USB antes de ligar a RPi ou pode ser já no XFCE?
Obrigado.
Era necessário mais detalhes sobre o dongle wireles (modelo completo, chipset) mas experimente fazer o Update System no Menu Advanced ou executado:
sudo update-system
Depois diga se já funciona correctamente.
Executei o comando mencionado mas não verifiquei melhorias. O dongle é o D-Link Wireless N 150 High-Gain USB Adapter (DWA-127):
http://www.dlink.com/uk/en/home-solutions/connect/adapters/dwa-127-wireless-n-150-high-gain-usb-adapter
O chipset parece ser o Ralink RT3070:
http://www.modem-help.co.uk/D-Link/DWA-127-Wireless-N-150-High-Gain-USB-Adapter.html
Obrigado novamente.
Esse adaptador é suportado (se actualizar o sistema). Quanto a ele funcionar bem ou não, não lhe sei dizer porque não tenho nenhum, mas pelo menos um utilizador disse que o dongle dele que era igual ao seu, estava a funcionar correctamente. Não estará longe do AP ? Não haverá interferência de rede ? Sabe que estes dongles pequenos não tem grande alcance. Julgo que será por aí.
Obrigado Rascas.
Fiz os procedimentos mencionados e ainda alterei o canal do wireless e parece ter melhorado. Mas ontem, aconteceu o seguinte, a navegar no epiphany durante alguns minutos, parece que o xbmc ou o próprio browser começa a arrastar-se e fecha momentaneamente. Terá haver com a cache do browser? Tenho uma rpi2 com cartão microSD de 16gb classe 4. Será do cartão?
Obrigado.
boas,
instalei agora o pipplware 3.1 e agora ao tentar aceder ao disco externo pede-me utilizador e pass.
que dados devo introduzir?
Boa tarde
é possivel configurar este comando no raspberry pi 2
pipplware 3.1
TOSHIBA RC6 RPI remoto controle
já tentei de varias formas e não consigo
Obrigado
Boa tarde
Obrigado pela resposta Rodrigo
mas este comando não utiliza o wifi mas sim o gpio
no raspberry pi 1 com openelec e raspbmc funciona bem mas no pi 2 não quer trabalhar
Experimenta ir ao Raspberry Configuration (raspi-config) e desactivar o “device tree”
Estou com o mesmo problema e dúvidas do André com a ligação wireless.
Rascas, podes ajudar-nos?
Obrigado.
Boas preciso mesmo da vossa breve ajuda , instalei o 3.1 no raspberry pi b+ tenho rj45, HDMI , microsd 8gb class 10 , e uma USB teclado liga se bem mas quando chega ao emulation menu crasha o meu transformado é de outpot 5v 1.25A da acer ( tablet ) é daquele que liga se o usb ao transformador e depois liga se a tomada , o CEC só funciona no kodi ou funciona tb no Menu ? obrigado
Boas,
Não estou em frente ao Pi, mas vou tentar ajudar de cabeça.
Depois de actualizar para o 3.1 o meu também começou a crashar quando chegava ao emulationstation.
Depois de muita pesquisa, já que não tive nenhuma resposta aqui, editei o ficheiro /boot/config.txt
E comentei a entrada “arm_freq=900”.
Numa das actualizações anteriores, é feito o overclocking e que no meu caso, não funcionou muito bem com esta actualização.
Espero ter ajudado.
Pois isso tas a fazer OC basicamente ne ? nao piora ainda mais ? devido o meu carregador ser só 1.25A ele nem com um usb aguenta nao percebo devia aguentar 1A 2usb e 2A 4 usb nao sei se é das distro 3.1 se puxa mais energia que outras.
A intenção foi boa a comunidade fazer uma distro PT mas depois não ha muito Suporte da parte dos criadores e do site pplware se assim continuar terei q mudar de distro com muita pena mas aguardo mais um pouco de resposta de um entendedor.obrigado Nuno
Nós tentamos dar o máximo suporte possível mas as perguntas são muitas e não dá para ajudar toda a gente num curto espaço de tempo. Isto é hobby nós não trabalhamos nisto a tempo inteiro…
Quanto á sua pergunta a resposta do Nuno deve funcionar. Já tinha falado nisso no grupo do facebook. Se não funcionar, outra coisa que pode dar tb problemas, é o cabo que liga o carregador ao Raspberry, esses cabos convém ser dos grossos, de boa qualidade senão a tensão pode descer muito e fazer com que o Raspberry Pi se desligue.
O CEC funciona no Kodi mas não funciona no Emulation Station (menu).
Cumprimentos
Estava a fazer OC sim e conseguia notar a melhoria no desempenho a 900Mhz face aos 700Mhz do CPU.
Quanto aos USBs, o problema não é da distro mas sim dos dispositivos USB que precisam de “mais” amperagem para arrancar.
Com um transformador de 1.25A se tiveres 1 HDD e outro qualquer dispositivo USB, poderás ter problemas já que o HDD puxa pela alimentação. Eu tinha essa configuração antes.
Actualmente, tenho montado da seguinte forma:
1 Hub USB alimentado por um transformador de 2A.
A esse Hub, tenho ligados 2 HDDs de 2,5″, 1 teclado wireless e o Pi. Todos os dispositivos são alimentados pelo Hub.
Por último, não foste claro quanto ao tipo de crash que tens.
Pendura? Desliga-se? Sai para a Shell?
pois eu percebo que as perguntas mas comprei o raspberry e tenho aqui encostado o chash e tipo funciona uma tecla do teclado e depois ja nao funciona fica na mesma no menu nao se desliga simplesmente o teclado nao funciona só isso mas o carregador é 1.25A e n aguenta com um teclado simples é estranho ne entao tenho que ir ao cartao de memoria atraves do pc e mudar o config.txt ? dá para tb adicionar mais corrente na entrada de usb no config.txt adicionando o comando corrent.max algo deste genero si os cabos é dos grossos
Pelo que dizes, não é claro para mim que o Pi esteja a bloquear. Apenas que o teclado poderá não estar a funcionar correctamente.
Já testaste com outro teclado?
Se for este o problema, nada que possas mudar no config.txt irá alterar o comportamento.
Boa tarde.
para adicionar mais corrente as portas usb podes ver neste site.
http://www.htpcguides.com/power-2-5-hard-drive-with-raspberry-pi-b/
no meu caso num RPI B+ não funcionou.
mas já me disseram que trabalha.
espero que ajude.
Como mencionei, utilizo um Hub para alimentar tudo.
http://www.ebay.co.uk/itm/7-Port-Mains-Powered-USB-2-0-Bus-Hub-AC-Adapter-PC-Laptop-Silvery-UK-FREE-/151096262281?pt=UK_Computing_USB_Cables&hash=item232e09fe89
Comprei igual a este mas sem transformador e utilizo um de 5V 2A.
Alimenta:
2 HDDs 2,5″
1 Teclado/Rato Wireless
RPi.
Boa tarde
Rascas já experimentei ir ao raspi-config mas não parece resultar.
qual o comando que funciona melhor no rasp sem ser o da tv pois tenho samsung com menos de um ano mas não tem CEC
o telemóvel funciona mas é um bocado seca ter que estar a ligar o telemóvel.
Obrigado
Boa noite 🙂
Para quem não percebe nada disto (tipo eu) como coloco o tplink WN725N a funcionar nesta versão?
obrigado
Essa pen funciona mas deve primeiro actualizar o sistema novamente. Depois veja como se configura o wireless, no changelog.txt que acompanha a imagem do sistema está lá explicado.
Boas,
desde já obrigado.
Actualizar o sistema?
eu fiz o download do v3.1 e meti no sd, o que queres dizer com actualizar?
Já está operacional… eu é que estava a fazer um passo mal.. nem sequer é necessário fazer nada que não esteja no readme que vem com a distro 🙂 parabéns e amanha já deve haver mais duvidas 🙂
Já está operacional… eu é que estava a fazer um passo mal.. nem sequer é necessário fazer nada que não esteja no readme que vem com a distro 🙂 parabéns e amanha já deve haver mais duvidas 🙂
Já está operacional… eu é que estava a fazer um passo mal.. nem sequer é necessário fazer nada que não esteja no readme que vem com a distro 🙂 parabéns e amanha já deve haver mais duvidas 🙂
no changelog eu já tinha visto, mas não consigo detectar as redes …
Boa tarde,
Estou a tentar montar a nova versão.No entanto retorna sempre o erro de escrita num qualquer sector. e ao tentar montar no windows(para tentar dar a volta a questão) refere que o ficheiro está corrompido.
Como devo proceder? Obrigado desde já
Já resolvi a questao anterior, no entanto noto que o adaptador wirless nao é reconhecido, o que posso fazer para resolver a situaçao?
Obrigado desde já
Ajuda…
Instalei a versão 3.1 num RPI B+, realizei um rpi-update para atualizar o firmware.
e agora em Hdmi corre tudo bem.
em Video analógico ele arranca mas não aparece o menu para escolher o kodi, … …
existe algum forum de suporte ao pipplware ???
Obrigado.
Forum propriamente dito não, mas existe um grupo no Facebook, está no final do artigo.
boas noites.
ja isntalei esta versao no meu raspberry pi2. Queria instalar o teamviewer como é possivel?
alguem me ajuda?
obrigado
Boas, no pipplware do meu pi 2 não consigo alterar a resolução de ecrã. Se for a app display só me aparece 1920×1080, mas queria colocar a 768p porque os icones são maiores. Alguém pode dar uma help?
Bom dia. Tenho o pipplware 3.1 no raspberry pi 2. Ao saír do Kodi, se seleccionar a opção Desligar não dá qualquer erro, no entanto se seleccionar a opção Saír, não entra na página inicial do pipplware, ficando a imagem do ecrã preta e bloqueado. Aparece um texto com várias informações, indicando entre outras coisas que tem um ficheiro corrompido. Como poderei corrigir este erro? Obrigado.
Boas, já pensaram colocar o rtorrent/rutorrent em vez do transmission?
na minha opinião é melhor e tem a grande vantagem de ter rss feeds que permite configurar-mos para fazer auto-download, como por exemplo quando sai a vossa série favorita 😀
Eu conheço o rtorrent e o rutorrent e sei que têm mais opções que o Transmission. No entanto o rutorrent necessita da instalação de um web server o que torna inviável a inclusão disto no Pipplware. O Transmission deve ser o suficiente para a maioria das pessoas, no entanto, quem quiser pode sempre instalar o rtorrent + rutorrent manualmente, existem alguns tutoriais na net sobre como fazer isto.
Bom dia ,poe favor dizem-me em que pasta e que se encontra a librtmp.so.1 no Raspberry pi 2
Boa tarde,
É possível o Pipplware 3.1, Raspberry pi 2, funcionar sem teclado?
Tenho o sistema a arrancar “diretamente” no KODI, onde é controlado remotamente via smartphone.
Obrigado pela ajuda!
Pode-se utilizar o comando da TV no XBMC.
Fora do XBMC só com teclado, rato ou gamepad.
Como é que se consegue ver youtube a partir do XFCE? nenhum dos browsers parece funcionar corretamente quando se tenta ver videos. Obrigado.
O Epiphany é o único browser que dá para ver vídeos do Youtube de forma fluída, mas tem alguns bugs. Esperamos que a fundação corrija esses bugs brevemente.
Boa noite, com o kodi posso colocar umas colunas 2.1 na entrada 3.5mm?
Boa noite,
Hoje estava a experimentar o meu pi 2 e ao alimentá-lo, ele não arranca. Simplesmente surge um ecrã tipo arco-íris no monitor. Sabem do que se possa tratar? Estou a usar o carregador no ipad, um cabo da nokia. Um cabo hdmi a funcionar sem problemas. Um cartão kingston de 16gb comprado na amazon. O software que lá pus é o vosso, versão 3.0. Tentei fazer o download do 3.1 mas ao fazer unzip recebi a mensagem de que o ficheiro esta corrompido…
No RPi 2 só funciona o Pipplware 3.1 e 4 beta. Faça download novamente.
Ora viva,
Pedro Pinto, não sei se existe ou não.. mas fica a ideia. Porque não criar um torrent oficial do ficheiro e disponibilizar o link de forma a acelerar o download?
Boas,
Ontem num rPi, o sistema bloqueou. Desliguei da corrente e voltei a ligar, e depois de aparecer o menu onde selecciona o XBMC, aparece um ecra preto com muitas coisas escritas, entre as quais um warning:
kernel lacks cgroups or memory controller not avaiable, not starting cgroups…
Passados uns segundos isto desaparece e o ecrã da tv fica preto..
Já reinstalei o pipplware, deixou d edar o warning, mas o resto do comportamento é igual.
Alguma ideia do que poderá ser?
Bom Dia,desde já o meu obrigado a quem me responder, e o seguinte, gostaria de saber como colocar o IP manual em,Pipplware 3.1
https://pplware.sapo.pt/linux/tutorial-raspberry-pi-vamos-lig-lo-rede-wireless-e-wired/
Boa tarde
É possivel comprar o raspberry pi2 já com o pplware 3.1 instalado e pronto a utilizar?
O preço é o mesmo do original?
Obrigado
Compra sem o Sistema instalado e configura tu, assim aprendes como fazer.
Como instalar o sistema no Raspberry Pi 1 ou 2:
O processo de instalação é muito simples:
Fazer o download do ficheiro no link em baixo e descompactar.
http://bit.ly/1ve1ioB (Versão 3.1)
Formatar um cartão SD/microSD no vosso computador com o SD Formatter no windows ou um equivalente para o vosso SO
Gravar a imagem (ficheiro .img) com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac)
Inserir o cartão SD no Raspberry e ligá-lo. E está pronto!
o cromium instalado no vooso raspberrycom o software pipplware não possui nem consigo instalar o flash player . Alguem me pode ajudar? Obrigado
Não há suporte Flash para ARM…
Desculpa mas sou novo nisto. que quer isso dizer. posso instalar outro browser ou nao existe soluçao? É que volta e meia recebo mails com filmes e nao consigo ver. como faço?
desde já o meu obrigado pela colaboração e resposta pronta.
Boa noite
como posso actualizar o kodi para a versao 14.2
Obrigado
como posso atualizar o Epiphany, uma vez que não aparece os icons dos marcadores.
Boa noite,
alguem pode ajudar-me. comprei o raspberry pela click com o pipplware, no entanto apaguei o debian nos marcadores do epiphani broswer e depois os marcadores não aparece os simbolos, como posso recupera-los. Obrigado.
Será que alguém me pode ajudar aqui com uma questão? Tenho instalado o pipplware desde a versão 2 e tenho vindo a atualizar o sistema. No entanto agora fiquei sem espaço no cartão (8 Gb). Penso que terá haver ou com a cache ou com as versões antigas…como posso ver/apagar o que não é preciso?
Boa noite, instalei o pipplaware, desde já obrigado pois estava com o openelec (que só me dava para uma utilização, no dia seguinte bloqueava no arranque ou dava erro) e agora roda na perfeição.
A minha questão é: o meu cartão tem 16G, formato com o SD Formatter, escrevo a imagem do pipplaware 3.1 com o win32diskimager mas não ocupa a totalidade do cartão deixando cerca de 11G livres, posso fazer uma nova partição ext4 do restante espaço ou juntá-la há que já existe?
Claro.
Gparted all the way!
Bom dia, preciso vossa ajuda.
Estou com um problema, tinha instalado o pipplware 2.2 no meu PI B+ onde usava a saída 3.5mm como saída de vídeo, tudo funcionava bem, entretanto actualizei para versão 3.1 mas não dá imagem nessa mesma saída só no arranque da PI é que tenho imagem e não passa para o emulationstation, por HDMI tudo funciona bem.
Alguma ideia do que se passa?
Obrigado
Segmentation fault com um RPi Modelo B, já experimentei vários cartões, criados em windows e em linux. A versão 3.0 funciona sem qualquer tipo de prolemas.
Nao reparei que ja havia update..nvm
Biba,
Tenho RPi B com o OpenElec instalado, mas como vi este artigo vou testar esta distro, tenho um cartão com 8 Gb, com o OpenElec depois de gravada a imagem para o SD podemos fazer o seguinte passo para ocupar o espaço que fica acima do tamanho da imagem.
– A imagem foi preparada num cartão de 1GB, sendo instalado num cartão maior, deve-se entrar por ssh e fazer o seguinte comando para expandir o tamanho:
CÓDIGO:
touch /storage/.please_resize_me
reboot
Nesta distro também se pode fazer isto, ou existe outra forma?
Obrigado
Boas
Sim pode. Na opção “Raspberry Configuration” (ou sudo raspi-config) tem uma opção “Expand Filesystem” que faz o mesmo.
Já agora, caso não saiba, já saiu o Pipplware 4.0, faça o update ou uma instalação nova. Numa nova instalação o Expand Filesystem é feito automaticamente.
Olá,
Depois da actualização ele salta-me sempre para o Emulation Station que detesto. Há alguma forma de voltar a aparecer o menu da 2º foto deste post?
ta dando erro no link para baixar Pipplware 3.1!
Faz download da versão 4.0: http://pipplware.pplware.pt/downloads/
obrigado!
Boa noite a todos! alguem poderia me ajudar, como faço para ajustar a resolução dos emuladores de consoles do emulatio station? baixei o pipplware 4.0 agradeço a ajuda prestada.
O Diogo já dá uma ajuda.