Chegou o Minix 3.2.0 – Um clone do Unix
Um sistema operativo gratuito, eficiente, flexível e seguro
Actualmente são muitos os sistemas operativos que os utilizadores têm à disposição para os seus equipamentos. No entanto, há sistemas operativos que fazem parte da história da evolução dos sistemas computacionais, e um desses casos é o sistema operativo Minix.
O Minix é um sistema operativo bastante semelhante ao popular Unix, é gratuito e tem o seu código fonte disponível. Vamos conhecer um pouco mais deste sistema e conhecer as novidades da versão 3.2.0 que foi disponibilizada ontem.
Quem nunca ouviu falar em Andrew S. Tanenbaum? Quem é da área das ciências da computação (e não só), já ouviu certamente falar em Andrew Tanenbaum. Nascido em Nova Iorque, Andrew Tanenbaum é chefe do departamento de sistemas de computação na Universidade Vrije, em Amesterdão, e autor de livros bastante conhecidos na área das ciências da computação. Além disso, Andrew Tanenbaum é também muito conhecido por ter criado o Minix, um clone do sistema operativo Unix, que o permitia explicar os princípios dos seu livro-texto, "Operating Systems Design and Implementation" de (1987).
Uma vez que o sistema operativo estava disponível para qualquer utilizador, acabou por se criar uma comunidade de entusiastas do sistemas operativo,que pretendia levar o sistema operativo além do sistema académico mas também incorporar novas funcionalidades, tornando-o mais eficiente.
Principais características do Minix (original)
- Sistema operativo com um microkernel funcional
- Sistema Multitarefa
- Roda na maioria dos PC's (actuais e mais antigos (ex. 286)
- Suporta memória estendida
- Máximo de 3 utilizadores em simultâneo na máquina
- Chamadas sistema compatíveis com POSIX
- Escrito em C
- Suporte para a pilha protocolar TCP/IP
- Disponibilização de editores de texto
- Mais de 200 aplicações
- Mais de 300 bibliotecas
Durante o dia de ontem (29 de Fevereiro de 2012), a equipa agora responsável pelo projecto anunciou a disponibilização da versão 3.2.0. Esta é a primeira versão estável do Minix, desde o ano de 2010, e que inclui um conjunto de melhorias que têm como base o sistema operativo NetBSD.
O Minix 3.2.0 inclui agora:
- Suporte para FUSE (Filesystem in Userspace)
- O boot loader do NetBSD
- ELF é agora o formato executável por omissão
- Melhor suporte para virtualização
- Sistema de autenticação do NetBSD
- frontend LLVM do Clang é agora o compilador por omissão (GCC é também suportado)
- entre muitas outras novidades que podem ser visualizadas aqui
- Suporte para Multithreading e NCQ no driver AHCI
Como instalar o Minix3?
Quem pretender explorar este sistema operativo, basta fazer download do .iso, e instalar conforme o vídeo seguinte:
Download: Minix 3.2.0 [366,43MB]
Homepage: Minix3
Este artigo tem mais de um ano
O linux também fez este caminho!
Agora é bem mais ‘bonito’.
O pequeno Minix.
No meu curso tínhamos todos, no minimo, 1 copia de um dos calhamaços deste senhor.
Grande Tanenbaum, o livro de Sistemas Operativos!
Um Clone?
O Unix evoluiu para o Linux, e com o passar dos tempos o Linux tornou-se num sistema gigante, o principal problema do windows, e com isso o Linux passou a ser uma imitação do windows, e aí surgiu um grupo dissidente liderado por Tanenbaum que procura voltar ás origens do Linux, um núcleo simples e pequeno e por isso muito fiável, rápido e acessível.
Não entendi essa podias explicar melhor, o unix evoluiu para o linux, então o que é o Solaris, opensSolaris, FreeBSD, HPux, openBSD, NetBSD, Mac, Minix entre outros?
“Unix evoluiu para o Linux”… aff… Apesar de o Linux ser um dos diversos sistemas Unix-Like, você foi bastante infeliz no comentário.
O Linux, como o Minix, não é descendente direto do UNIX — o Mac OS X é.
O Minix existe há mais tempo que o Linux e é de certa forma o “pai espiritual” do Linux, o Sr. Torvalds só se lembrou de fazer o Linux *depois* de ter brincado com o Minix.
E houve até uma “zaragata” entre o Sr. Tanembaum e o Sr. Torvalds, porque o Sr. Tanembaum é um defensor dos sistemas operativos microkernel e o Linux era (e é) um sistema operativo de kernel monolítico.
E ainda, o Minix é até uma das inspirações do Windows, porque na altura em que o Windows NT foi concebido o que estava na moda eram os sistemas operativos monolíticos e o Windows NT tem um kernel híbrido, algo entre o microkernel e o monolítico, para compensar a pior performance do microkernel (nos processadores da época) mas manter boa parte das vantagens técnicas.
Só esqueceu que o linux é a antítese teórica do minix.
Boas…
atenção que o linux não surgiu como cópia do Mimix, mas sim como algo melhor e mais extensivel.
O microkernel do minix tem algumas vantagens, mas o linux tem muitas outras, de uma forma geral.
Nunca li muita acerca do minix, mas a discussão entre o Linus e este senhor foi acesa sim senhor, ambos teem a sua razão, embora com propósitos diferentes.
O minix é um SO mais tido como ferramenta de aprendizagem.
cmps
Quis foi dar o caminho que foi dar ao Minix, por isso ignorei os outros ramos da “Árvore” de evolução do unix
Cara, vc é tonto?
lol
Então Pedro? O mais importante e particular característica deste SO não foi referida… é o único sistema operativo com um microkernel funcional! O Hurd também é microkernel no entanto salvo erro a primeira alpha foi lançada em ~2010, ainda que o se desenvolvimento tenha começado nos finais de 80 penso(fazer debug nestes bichos é um pesadelo devido à divisão do sistema operativo em varias layers, que correm em processos separados).
Acho que era importante introduzires esta informação, dado que não é sequer apenas mais uma característica, mas sim algo que o torna diferente de todos os outros.
cumps!
Sim, duvida. Acreditas que tinha isso em mente e esqueci-me de escrever. Afinal, está uma uma característica que o destinge de outros sistemas operativos. Obrigado pelo lembrete.
“distingue”
Até me assustaste :P!
cumps!
Ai sim?
E então que tipo de kernel têm o QNX e o VxWorks? Só para referir 2 examplos.
Existem muitos mais sistemas operativos do que os que correm nos PCs.
Este SO é mais destinado a níveis académicos(estudos exemplos etc…) ou tem outras funções especificas para o qual é mais indicado do que outros? Se sim quais?
Cumprimentos.
@Carlos Santos ,
Boa noite , este SO é o que se pode chamar de purista a 100% e com a particularidade que o Guilherme indicou este é o único sistema operativo com um microkernel funcional , mas respondendo a tua pergunta, sim é para gente da pesada , eu já fiz o download e estou a ganhar coragem para o experimentar lá para o verão num dia de chuva .
Cumprimentos
Serva
Serva
lol
a grande diferença como já foi anunciado pelo guilherme é a divisão entre kernel e o resto das funcionalidades, onde estas funcionalidades assentam em servidores(com mecanismos IPC, por exemplo named pipes ou shared memory).
era portanto mais modular, mas era mais lento, e é neste ponto que o Linus tinha razão.
No entanto o kernel linux utiliza uma abordagem para todo o que “esta a mais no kernel” de modulos de software que são carregados, ou descarregados com o sistema a correr, e nesse caso não pode so por si ser visto como um monokernel classico(ou obsoleto como o Tanenbaum disse), pois o kernel nem sempre tem todos os modulos carregados, apenas os que precisa.
Por isso o linus preferiu um kernel monolitico, ou seja, integrando muitas funcionalidades que segundo o autor do minix não deveriam estar no kernel, mas estas são carregadas de forma dinâmica.
O futuro o dirá qual das abordagens é melhor…até lá a malta vai aproveitando para desfrutar da ciência computacional oferecida por estes senhores, lol.
cmps
@Lmx
Com os meus cumprimentos , muito bom dia , é publico as discussões que existiram entre estes 2 grandes Senhores do mundo tecnológico , eu pela experiência que tenho como utilizador e com alguns conhecimentos técnicos diria que a razão está claramente do lado do Linus , e a prova disso são as funcionalidades existentes no Kernel do Linus que pelo facto de ser monolítico , não deixa de ser ágil nem fiável , o Sr. Tanenbaum pelo qual tenho muito respeito provavelmente estará hoje arrependido do que disse na altura , não quero no entanto tirar-lhe qualquer tipo de mérito pelo seu ”menino” , actualmente o Minix não tem mais expressão porque lhe falta uma comunidade activa para o desenvolver .
Aceita os meus cumprimentos
Serva
Se com agilidade queres dizer em parte performance então é exactamente o oposto Serva. O minix tem pior performance que o kernel linux devida à exaustiva utilização de sockets para comunicação entre as varias camadas do kernel.
A vantagem do microkernel seria mesmo na fiabilidade, dado que cada camada seria independente e assim drivers e afins com problemas nunca trariam o sistema a baixo. Tenho ideia também que a camada mais baixa, em caso de um crash de alguma das superiores teria a capacidade de restabelecer o sistema, mas isto já carece de fontes, estou a falar de memória antiga:P
cumps!
Boas,
Obrigado Serva 😉
Desejo te para ti um óptimo sábado, tendo em conta que hoje já não vai ser possível…
Concordo que estes dois senhores são muito respeitados, e o Senhor Tanenbaum tem a minha admiração e respeito pois é uma das pessoas que mais Admiro.
Compreendo, e concordo que o minix é a sua obra e um legado para todos nós, e que só não existe uma maior adopção deste SO, porque lhe falta uma grande comunidade de developers.
cmps
Guilherme foi o que eu disse , lê lá bem o que escrevi ,
Abraço
Serva
My bad:P acho que interpretei ao contrário não sei porque.. pouco sono suponho eu, e possivelmente a emoção da vinda do stallman ao técnico:P
cumps!
Um abraço
Serva
Já instalei o minix, mais não consigo aceder ao seu interface. Alguen me pode ajudar?