Chegou o MakuluLinux XFCE 5.0 – Uma distro Linux brutal
Debian based, Xfce,Rolling Release...que mais é preciso?
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Depois de conhecermos a versão 4.0, vamos conhecer as novidades presentes no MakuluLinux 5.0.
Makuluinux (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal,entre outros sinónimos. Jacque Raymer anunciou recentemente o MakuluLinux 4.5 onde se destaca o XfCE como ambiente gráfico de trabalho e o facto de ser uma distribuição baseada no Debian e funcionar em modo LiveCD.
O MakuluLinux XFCE 5.0 roda o Kernel 3.12.x 32bit PAE genérico activado (O PAE é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB ou mais em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits)) ,oferecendo assim uma experiência de utilização “sem sobressaltos”. Elegante, suave, estável e com uma performance estonteante, esta distribuição roda em qualquer máquina.
Makulu oferece software e codecs pré-instalados no SO no intuito de disponibilizar ao utilizador, no seu quotidiano de utilização, uma experiência out-of-the box.
Para os gamers, de referir que o Steam vem pré-instalado, bastando unicamente aceder-lhe para começar a jogar.
O Wine vem também pré-instalado, bastando clicar duas vezes no instalador ou exe para que os processos se desenvolvam no Linux similarmente aos processos do Windows.(balizado para software e jogos Linux)
Como browser o Makulu traz o Chromium que é facilmente configurável, e traz já o Adblock. Para downloads, o Makulu traz o Flareget que tira partido do multi-threaded ao nível das comunicações.
Resumo das novidades do MakuluLinux XFCE 5.0
- Base no Debian
- Rolling Release
- Kernel 3.12.x PEA enabled
- Glimp foi substituído pela última versão do mypaint (1.1)
- O Wine foi actualizado para a versão 1.6x
- Mintstick, Tickr e XfceThemeManager
- Novo Software
- Alienblaster
- Compiz
- Emerald
- Screenlets
- Iceweasel
Além das novidades referidas, o MakuluLinux XFCE 5.0 sofreu também alguns resylings em algumas interfaces e foram adicionados novos Wallpapers. Confira todas as novidades aqui
Esta distribuição é sem duvida uma óptima escolha. Pelos testes que realizamos, notou-se bem a performance de todo o sistema e a agradável experiencia para o utilizador. É baseada em Debian (tal como o Ubuntu) e usa o levíssimo XFCE…que mais poderemos querer? Experimentem (é também LiveCD) e dêem-nos o vosso feedback.
Para usarem a versão Live devem usar as seguinte credenciais:
- Live Mode User-name : makulu
- Password : makulu
- Root Password : makulu
Um agradeciamento especial ao Pedro Melo
Download: Podem fazer o download de um dos seguintes site.
- Download Makulu Xfce 5 - Direct Link
- Download Makulu Xfce 5 - Google Drive Link
- Download Makulu Xfce 5 - Mega Link
Homepage:MakukuLinux
Este artigo tem mais de um ano
Como utilizador “nOob” de linux, e com a iniciação devido à procura de uma maior segurança no homebanking, o MakuluLinux deverá ser como o ubuntu com um arranque demorado (isto por USB).
Já agora para quem quer uma distro leve para USB como já referido no PPLWare “Puppy Linux”.
Já imensas vezes ouvi falar nessa distro mas no site deles na pasta de downloads vejo vários ficheiros entre os quais o ISO para descarregar. Deverei apenas descarregar o ISO ou algo mais? E já agora isto funciona por pen? Se sim como? Muito obrigado desde já…
Eu costumo usar o SLAX em pen…
É uma distro “brutal” e pesada como um rinoceronte.
Não será mais como um hipopótamo….
Como um rinoceronte. Esse hipopótamo tem asas de borboleta, faz batota.
Mesmo virtualizando…voa. Não percebo a tua afirmação.
Deves ter 1 GB e um Celeron para dizer o quanto ele voa -.-
É brutal em quê? É mais uma distro, como muitas outras, baseada no Debian. Não tem assim nada de brutal que a diferencie. Mais vale instalar o próprio Debian, bem mais leve, e meter-lhe o que uma pessoa sentir falta.
Apoiado.
Looool… Se calhar para ti sim, agora para uma pessoa que queira iniciar em linux, se ja trás a maioria dos programas comuns instalados e configurados então é uma boa distribuição… Configurar o wine e steam para uma pessoa que acabou de migrar pode ser hardcore 😀
CUmps
Aprendendo praticando, não?
Steam? já tem para Linux.
Wine? Não tem nada para configurar nele. Burrices à parte use PlayOnLinux para instalar coisas e meta as suas configurações no trombone.
And new linux users ? they will take one look at debian and run back to windows like they always do. atleast with this distro they will try it, like it and hopefully stay with linux.
E os novos usuários de linux? eles vão dar uma olhada em debian e correr de volta para o windows como sempre fazem. pelo menos com essa distro eles vão tentar, como ele e espero ficar com linux.
@retlaw acho que ja tens a resposta por aí abaixo. É claro que o Debian é top mas….”e os novos utilizadores” ?
Isso não dá para criar uma “versão” utilizável em pendrive tal como o SLAX? Adoraria ter algo para funcionar desta forma mas só sei mesmo é instalar distros…
Usa o Unetbootin ou LiLi USB Creator para gravar a ISO na pen.
E ficará a funcionar em termos de funcionalidades como o SLAX? Ok eu testo e vejo. Thanks…
eu baixei e não consegui fazer testes, pois não vem preparada para notbooks, apenas para desktops, uma pena, para o teclado falta a configuração 105 teclas genérica, pois o que é uma pena
Esta distro tem algumas coisas interessantes, gostava de a ver proliferar…
Também gostava de a ver em amd64…
Bom dia,
Não conhecia esta distro, tem maturidade suficiente?
Desde que instalei o Windows 8 no meu Portátil que não tenho qualquer versão linux, já que a minha board não permite desactivar UEFI.
Fui feita alguma mudança quanto a isto, a microsoft reconheceu alguns sistemas operativos linux para que possam ser instalado mesmo com uefi activo?
Cumprimentos.
Como chama o lançador desse linux? Ele não é o padrão do XFCE, certo ?
é a versão desenvolvida pela equipa do linux mint 😉
sabe o nome?
Reforçando o conhecimento das palavras!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maculo
Bom fim de semana a todos.
Boas!
Precisava de uma dica…. Estava a pensar migrar para linux e exprimentar esta distro, já dou uns toques na coisa mas a dúvida que tenho prende-se com a compatibilidade do hardware.
Tenho um portátil hp g62 a10ep mas com um I5-450 e 8 gb de ram e a porcaria das gráficas comutáveis ati hd 5470 512mb e intel hd first generation.
Será que vou conseguir drives compatíveis e que funcione a alternância entre elas e o controlo de brilho do ecrã?
Ps: Experimentei o win 8.1 x64 e não consigo por a funcionar a 100%, nem com custom drives.
Desde já obrigado
No Ubuntu consegues…
http://rudrageek.com/linux-now-supports-hybrid-graphics-systems-ubuntu-13-10/
O único senão é que para mudar da ATI para a Intel (e vice-versa) tens que fazer reboot ao portátil! (no windows é “on-the-fly”)
Gostei bastante do sistema embora eu tenha enfrentado alguns pequenos problemas de tradução com ele, demorei um pouco para conseguir colocar ele em pt-br. Para fazer isso eu precisei desinstalar o locale e depois reinstala-lo de novo.
apt-get remove locale
apt-get update
apt-get install locale
ou
apt-get install –reinstall locale
Como se isso não fosse o bastante na minha distro depois que eu rodei o apt-get upgrade além de atualizar a versão do sistema aparentemente ainda instalou a última versão do Gnome também, eu precisei logar no Gnome, passar o sistema para PT-BR no Gnome, remover a linguagem EN-Us e depois voltar a logar no XFCE.
Só assim consegui deixar o sistema em PT-BR, porém aina teve um monte de aplicativos que ficaram em EN-US, mais ai depois eu fui os substituindo por outros aplicativos que existem em PT-BR.
E como conseguiu fazer essas alterações no locale? Pelo menos meu teclado bagunçou de tal forma que não consigo encontrar as teclas certas para digitar os comandos no terminal. Ele praticamente substituiu todas as teclas por números!!!