CES 2012 – Canonical anuncia Ubuntu TV com interface Unity
Novidade: Ubuntu TV disponível para ser instalada em qualquer máquina. Veja aqui como proceder à instalação
Em 2004, Mark Shuttleworth anunciou o Ubuntu 4.10 Warty Warthog e até aos dias de hoje (actualmente na versão 11.10), este sistema operativo tem ganho maturidade, muito adeptos e por isso é uma das distribuições Linux mais popular do planeta.
Apesar de ser direccionada para servidores e desktops, Mark Shuttleworth lançou um desafio à comunidade Ubuntu para estes começaram a pensar em novos desafios e ir mais além do PC tradicional (ver aqui) e entrar em novos mundos como os tablets, smartphones, carros e TV’s.
Ao contrário dos rumores que circulavam na Internet, a Canonical acaba de anunciar no CES 2012 em Las Vegas uma SmartTV, com o sistema operativo Ubuntu e interface Unity.
Apesar de ser criticado por muitos utilizadores, o Unity foi escolhido pela Canonical como interface padrão do seu projecto Ubuntu TV – TV para seres humanos. Apesar de existirem algumas modificações na interface, a Canonical espera assim juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.
Além das características tradicionais de uma TV, o projecto Ubuntu TV permitirá:
- Integrar serviços de cabo e satélite
- Integração com smartphones, tablets, monitores, etc. Possibilidade de ver os conteúdos (ex. vídeos, fotos) em vários equipamentos. Além disso é possível por exemplo ver parte de um filme na TV e posteriormente (já fora de casa) ver o resto no smartphone ou table.
- Pesquisa inteligente de canais
- Integração com serviços online (ex. youtube, redes sociais, etc)
- Possibilidade de correr aplicações de outras empresas
- Suporte para vários idiomas
- Possibilidade de gravação de conteúdos
Vejam aqui todas as características e especificações técnicas
Everything you want in a TV.In a TV.
Veja o vídeo que a Canonical disponibilizou para termos uma ideia das potencialidades da
Com disponibilização do projecto Ubuntu TV a Canonical espera ombrear com a Apple e Google no segmento da Televisão. Por outro lado, começa-se agora a perceber a insistência por parte da Canonical em manter o Unity como interface padrão do seu sistema operativo. A Smart-TV baseada no Ubuntu estará disponível no mercado Chinês e dos Estados unidos no final deste ano. Neste momento a Canonical procura estabelecer parcerias com empresas do segmento das TVs para que passem a incorporar a sua interface.
Qual a sua opinião relativamente ao projecto Ubuntu TV com a disponibilização da interface Unity?
Homepage: UbuntuTV
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser que seja agora que o Unity tenha realmente o uso e proveito devidos.
P.S: Aquele fundo já começa a ser usado em demasia…podiam variar um bocado…
Concordo com tudo o que foi dito.
Desde de que o unity começe a ficar mais fluido, Fine with me.
Já devia era estar a sair agora para se antecipar ao Google e Apple!
“Antecipar.”
Acho que essa palavra não significa o que pensas…
Tanto a Apple TV como a Google TV já estão no mercado há que tempos, mesmo que em Portugal nenhuma delas tenha algum interesse. Que, aliás, esta outra também não vai ter.
E agora pergunto eu: se estivesse no lugar de um gigante como a samsung, até eventualmente fã de ubuntu, escolhe o seu preferido ubuntu ou gigante google/apple e os seus milhões de dólares ?
A Samsung escolheu a Google TV, em breve as TVs topo de gama vão passar a já ter a Google TV incorporada.
Em Portugal temos um problema não temos vários tipos canais televisivos em digital, ou seja só temos 4 em sinal livre na TDT,nas plataformas pagas com MEO,ou zon,não existem canais digitas que possam ser recibos através dos televisores , logo quem paga esses serviços só pode ver tv digital através das boxs dos meos e zons , por isso os portugueses que comparem um televisor com essa tipo de interfaces não vão usufruir na sua totalidade as facilidades que este tipo de interface oferece , isto quando se fala de recepção de televisão digital.
Tecnicamente é possível receber a ZON directamente nos televisores em digital desde que a TV tenha slot de cartão, a ZON é que penso não o permite pois associa o cartão a uma única caixa que tem de ser a deles, mas deveria.
Eu é que não tenho ZON senão começa uma campanha a exigir que permitissem isso.
Podes juntar a campanha de “Queremos mais canais na TDT ” junta-te a nos pois a TDT é todos é um serviço público. http://www.facebook.com/MaisCanaisNaTDT
Sobre a tua questão a zon não disponibilizar o serviço digital directamente nos televisores sem a necessidade de boxs, a culpa é da ANACOM que não cria regulamentos em favor do cliente, pois tanto meos e zons podiam disponibilizar esses serviços sem a necessidade de equipamentos proprietários dessas empresas. o cliente era livre de escolher o equipamento para receber os canais em digital disponíveis no mercado , faz algum sentido ter que ligar “exemplo” um video gravador digital a uma box da meo e zon , visto que possibilidade receber directamente em digital, mas não o fazem para obrigar as pessoas a gastar mais 5 euros por box para receber em digital , pois sem ela é só o serviço RF analógico .
E quando fosse necessário actualizar a lista de canais dos 500 receptores diferentes que cada cliente iria ter, quem é que ia actualizar essa lista?
Quando fosse necessário fazer actualizações dos firmwares dos receptores quem ia tratar disso?
E o aluguer dos filmes, como ia funcionar nos receptores que não fossem da zon ou meo?
É que da maneira que está, todas estas actualizações são feitas de forma automática.
Seria algo parecido com os telemóveis. Só o que basta é um aparelho compatível com o SIM Card.
Isso se chama “padrão”. Um receptor genérico exibiria a programação baseada no seu cartão.
Quem quer exibir TV digital aberta tem que aderir ao padrão. Se a plataforma paga tivesse um padrão……
Nem mais! Há paises onde dão ao cliente a hipotese de este escolher qual a box que pretende, cada um compra de acordo com as suas necessidades. Não compreendo porque é que em Portugal temo que estar sujeitos àquilo que as empresas impõem! Isto de, também ser possivel usar o leitor do próprio televisor, como o Nuno José afirma, o problema é que por aqui este negócio está confinado à ditadura das caixas alugadas pelos operadores de Tv a cabo, o que é uma pena.
Agora digam lá, estes gajos da canonical são teimosos ou não são??? agora até o unity vai aparecer na tv, dasss.
A minha opinião é que isto vai ser um FAIL total.
Esquece , as outras distribuições de Linux também vão poder correr a mesma aplicação ou pensas que isto fica vedado ao Ubuntu .
Cumprimentos
Serva
… Esperems que o ubuntu não se transforme num qualquer windows, e numa estrutura microsoft, pois todos iremos perder…
… já com a nova apresentação fica muito reduzida a liberdade e a qualidade do sistema, onde se podia colocar e estruturar todo o visual, e muito averia a dizer.
… contudo agradeço ao Ubuntu pelo material exposto gratis …
. . . …***(-(-*(-*-(~*~)-*-)*-)-)***… . . .
… Equipa do Ubuntu, como já disse anteriormente agradeço imenso o material Grátis, mas adorava o Gnome Clássico e suas potencialidade, gostava que pudessem manter essa opção no pacote dos futuros Ubuntus.
. . . …***(-(-*(-*-(~*~)-*-)*-)-)***… . . .