Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista e “Enlightened”!
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Aproveitando a dica do nosso leitor Serva, hoje vamos conhecer o Bodhi Linux.
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic. Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.
Algumas característica do SO
Organização de tarefas, usando Ambientes de Trabalho "virtuais"
Dependendo do tema escolhido durante a fase de instalação do sistema, o símbolo do "Pager Gadget" poderá aparecer ou não, no seu ambiente de trabalho. Não obstante, os ambientes de trabalho "virtuais" estão presentes no seu sistema. Os Ambientes de Trabalho "virtuais" são elementos úteis de organização, porque permitem colocar diversas aplicações de determinado tipo, agrupadas num ambiente virtual e aplicações de outro tipo, agrupadas num ambiente virtual diferente.
O gráfico opaco que se encontra no ambiente de trabalho, é uma representação de todos os ambientes de trabalho em utilização e cada um poderá ter um gráfico mais pequeno, representando uma aplicação que esteja a ser executada dentro dele.
Há várias formas de alternar entre eles:
1) Clique na zona do gráfico correspondente ao ambiente de trabalho para o qual pretende mudar;
2) Use as teclas de atalho do teclado Ctrl/Alt + Seta na direcção para onde pretende mudar.
A totalidade do Ambiente de Trabalho é o Menu
Clicando em qualquer ponto num espaço vazio do ambiente de trabalho faz aparecer o Menu Principal onde pode aceder às aplicações, ajustar definições, desligar o sistema, etc. Pressionando o botão da direita num espaço vazio do ambiente de trabalho, faz aparecer o Menu de Favoritos.
Os Gadgets mostram informações do sistema
Gadgets são ícones que exibem informações do sistema, tais como o nível da bateria, as horas, etc. Os Gadgets também permitem interagir com o sistema para determinados fins, como aumentar o volume do som e outros. Existem muitos Gadgets que proporcionam uma vasta variedade de funções. O mesmo Gadget pode ter mais do que uma instância a funcionar em simultâneo, e ser colocado em locais diferentes, tal como nas Shelves (ver abaixo), ou directamente no Ambiente de Trabalho.
Pode encontrá-los em: Menu Principal -> Settings -> Gadgets.
Shelves - são barras de tarefas/systray/dock/launcher "em esteroides"
O Bodhi Linux disponibiliza as "Shelves" para poder lidar com os seus Gadgets e Launchers, caso prefira não os colocar no Ambiente de Trabalho. Qualquer Gadget que esteja activado no seu "Modulo", pode ser inserido numa das "Shelves". Pode também colocar multiplas "Shelves" em qualquer um dos espaços que ladeiam o Ambiente de Trabalho.
A gestão da quantidade de "Shelves" que pretende usar, a sua localização e tamanho (entre outros atributos), é feita em: Menu Principal -> Settings -> Shelves
Para gerir o conteúdo das "Shelves" basta clicar sobre elas com o botão da direita e seleccionar "Contents".
Temas que se adaptam ao seu gosto
O Bodhi vem equipado com inúmeros Temas para escolha. Pode seleccionar qualquer um ao seu gosto, em: Menu Principal -> Settings -> Themes.
Os artistas do Bodhi criaram muitos mais temas e papéis de parede que pode visualizar e transferir para o seu sistema, na nossa página "Bodhi Art"(ver: "Recursos").
Requisitos mínimos para correr o Bodhi Linux
- Processador a 300 MHz
- 128 MB de RAM
- 1.5 GB de espaço em disco
Considerações finais
Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.
Download: Bodhi 1.2.1 [369 MB]
Homepage: Bodhilinux | Wiki
Este artigo tem mais de um ano
Já o conhecia desde a versão 1.0.0
Uso este SO no meu portatil , um celeron 1 ghz com 256 megs de ram, onde o xp era lento, o xubuntu era lento, e kubuntu era intragavel, instalei o bhodi (obrigado pela dica serva) e fiquei abismado, tudo funciona, e não há perda de performance, para quem tem low end systems e para quem gosta de qualidade recomendo este SO
Cumps
Camsarria
Viva,
Ando ja ha algum tempo para instalar algo semelhante no Magalhaes. Retirei (infelizmente) o Caixa Magica e so fiquei com o Windows 7. Acontece que agora tento colocar Linux e não consigo… ora da erro a fazer a pen de arranque, ora faz e nao arranca. Podem ajudar-me a colocar este sistema no MG1?
Cumps,
Odivelas
testei este OS numa das versões alpha e estava muito bom, fizeram uma boa utilização do E17.
Enlightenment 17 ou E17 é sem dúvida um “desktop shell” muito bom já o utilizei durante um ano no meu antigo portátil com Arch e é leve tem efeitos sem necessidade de grandes recursos é o ideal para utilizar num pc antigo. É bom mas o KDE continua a ser a minha eleição caso aja recursos para ele.
E uma análise ao SliTaz GNU/Linux, não?
Era bem!
Era uma excelente ideia! Devem haver imensos leitores com autenticas sucatas arrumadas a um canto de casa que poderiam estar a correr Slitaz… Além disso é suficiente para imensa gente que apenas usa a net para umas visitas e para ver mail… Eu tenho num velhinho computador em casa dos meus pais…
Uma boa distribuição, de facto. iteal para máquinas mais… fraquinhas.
Até já cá tinha falado nela no Pplware (https://pplware.sapo.pt/linux/e-depois-de-sair-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal/) há uns tempos atrás.
Utilizo desde o inicio,é uma das poucas distros que tem tudo o que é necessário para utilizar banda larga,inclusivé,a banda larga pode ser configurada no live cd/dvd,pen,como se queira,para laptop,é para mim a melhor opção.
Bom… devo dizer que fiquei um bocado interessado nesta distro uma vez que tenho um portatil mt antigo (ASUS celeron 700mhz com 320MB RAM e 4.7GB de disco) e tem um XP e é lentito.. Colocar um sistema destes certamente vai renovar a cara de uma maquina obsoleta, no entanto sei que não ha milagres.. Por isso a questão que deixo é:
Com um sistema destes num hardware já acima referiado acham que roda bem umas páginas da web, openoffice e por ai nao sei.. Youtube custam-me a crer que rode bem os videos…
Cumprimentos.
Eu tenho um celeron com ligeiramente mais rapido que o teu e com apenas 256 megas de ram e vejo youtube sem problemas browzer google chrome, e consegui ver divx com VLC media player sem qualquer constrangimentos.
Office , instalei open office sem problemas, demora 5-6 segundos a abrir mas depois podes usar sem problemas, a nivel de energia, não te posso esclarecer muito… a minha bateria esta viciada e dura 30 mins… lol
Mas parece-me bem… No entanto a duvida sobre videos do youtube até me surgiu mais pela situação de um outro pc que tenho (amad 1.1ghz com 512MB RAM) que na altura com um ubuntu 9x os videos do youtube davam a 2-3 frames por segundo.. o mesmo se passava com o windows XP.. dai a perguntar se videos do youtube rodavam bem pq a maior parte dos videos roda com 360 linhas verticas.. são raros os casos de 240 (que esses roda bem..
Mas não há nada como testar… desde já obrigado pelo esclarecimento.
Estou a testar inicialmente o sistema com vmware, mas confesso que so o consegui instalar com profile netbook, com o E e outros quilo da sempre erros fatais… penso que com o fancy inicialmente dava-me.. não sei se é bug no instalador.
cumpz
Para quem já testou esse SO em portateis vai uma pergunta…
Em termos de autonomia da bateria voces notaram alguma diferença?
Ja chega de forks.
+1
Distros copiadas de outras (“baseadas” é um eufemismo), e supostamente mais leves, trazem consigo um ou mais dos seguintes inconvenientes:
– Aplicações com fraca capacidade para abrir ficheiros (abiword, gnumeric, gnupaint)
– Dificuldades acrescidas na instalação de novos programas (ausência de dependências, falta de repositórios)
– Falta de suporte (comunidade de utilizadores demasiado pequena para prestar ajuda eficaz)
– Menos hardware reconhecido (se são assim tão leves, é porque cortam em muita coisa)
– Inglês como única língua do sistema (para alguns, isto pode ser um obstáculo)
– Insegurança (não sabemos de onde a distro veio nem temos a quem apontar responsabilidades, se algo correr mal)
– Actualizações mínimas (geralmente, são projectos individuais em que tudo é feito por uma só pessoa)
Em duas palavras: não confiável.
… uso esta bomba (o bodhi) com a última versão do libreoffice, openshot, gimp, firefox 7, … abiword e isso? … sim, se a máqjuina onde for instalado não aguentar o software mais pesado, na certeza, porém, de que a leveza em recursos deste sistema operativo permite ganhar espaço para o sofware mais pesado
– Será que é melhor que o Puppy Linux ?
– Testaremos
Não julgo que seja melhor que o puppy (tambem tem E1), mas é baseado em debian e para quem vem do ubuntu é mais facil.
Já uso esta distribuição desde que disponibilizaram a versão alpha e fiquei impressionado. Quanto à bateria noto diferença relativamente à utilização do CPU que é muito menos requisitado que em windows 7 e ubuntu.
Boa noite ,
@Ricardo Santos , respondendo a tua pergunta posso-te dizer que vais ficar espantado com a leveza desta distribuição duvido que não consigas visionar os vídeos no youtube , o mais interessante é que tem suporte para quase todo o hardware existente e tem um look fantástico para um SO tão leve , como o Pedro Pinto escreveu este SO tem de ser instalado para o sentir de facto , porque corri primeiro em maquina virtual e não me pareceu nada de especial , mas quando o instalei no HDD aí fiquei de boca aberta , o Linux tem destas coisas não para de nos surpreender e por vezes desapontar .
@monux , já experimentei os 2 e o Puppy apesar de eu reconhecer que é uma boa solução para pcs com poucos recursos , não está nem perto deste bhodi .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
– @serva ,Tenho um note de testes no serviço. Rodando XP e PUPPY (para ver como é fraco). Testarei o Bodhi (amanhã) e depois relato aqui.
– Cumprimentos
Sim eu vou claramente instala-lo no portatil (reliquia) que tenho… como já disse em resposta anterior sobre videos do youtube: eu com uma torre que é um amd 1.1ghz com 512MB ram os videos rodavam a 2-3frames p/s, isto com videos de 360 linhas verticais, acima disso é para esquecer, no entanto os de 240 (rarissimos hoje em dia) ate rodavam bem.. Isto testei com ubuntu 9x o ano passado a maquina ainda esta la encostada com esse ubuntu, nunca mais lhe peguei… Se realmente este linux fizer uma maravilha no portatil antigo que tenho a torre leva com a mesma versao e trago a vida duas maquinas que estao paradas. =D
esqueci-me de um promenor:
Não sei se no facto de na torre os videos do youtube darem lentos tem a ver que a grafica é uma ati radeon 9250 (salvo erro) uma “antiguita” mas porreira para alguns jogos até 2003-2004… não sei é questão de drivers.. mas o que é certo é que no xp mesmo com os drivers aquilo tb não se mexia la mt.. lol.
cumpz
Boa noite sei que no nosso Pplware existem fãs do Zorin , é uma distribuição mais adulta , mas apesar disso pouco glutona em recursos , ainda assim uma boa solução para pcs ou portáteis que tenham o XP instalado , mas que o mesmo não corra de forma fluída , a interface usada é muito semelhante ao XP , por isso a migração não iria criar certamente constrangimentos de maior .
Esta foi uma distribuição que eu por falta de tempo ainda não experimentei de forma a poder opinar muito sobre ela , seria interessante que os apoiantes desta distro também contribuíssem para este debate dos SO Low resources .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Caro @monux , combinado , fico a espera dos teus comentários .
Uma boa noite
cumprimentos
Serva
Esta semana já testei Fedora e Mint, vou meter este agora no portátil e ver como corre 🙂
Andava a usar o wattOS num PII 350Mhz com 192Mb de RAM, que existe cá por casa.
Vou testar…
Até falamos de algumas distribuições económicas no forum…
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=3202
Tenho um portátil antigo em que o XP corria (devagarinho) e andei a experimentar algumas distros linux que não consumissem muitos recurso…
Acabei por lhe deixar instalado o Mepis mas com mais de um programa em execução ou mais de 2-3 janelas de browser abertas começa a arrastar-se… (só com uma aplicação a executar até despacha bem, por exemplo dá perfeitamente para ver um filme no VLC…).
Vou experimentar este, obrigado pela dica @serva
Depois de testar fiquei maravilhado, nunca pensei que um SO tão pequeno fosse tão pratico de usar.
Para já funciona tudo, drivers nem precisei de forçar a instalação, só conseguer instalar 1 ou outro programa que me falta e faço dele o SO de eleição para o portátil
FANTÁSTICO , eu bem disse que também me caiu o queixo ao chão .
Vão dando noticias
Cumprimentos
Serva
Alguém sabe um tutorial simples de como desinstalar o windows(sim quero mesmo desinstalar) para eu poder instalar este sistema operativo?
Format 🙂
Mas virtualiza isso com o virtualbox para testares
Ao instalar o linux basta escolher a opção de utilizar todo o disco para o windows “ir à vida”… ou isso ou aparecerá alguma opção a perguntar se se quer manter (ou não) o(s) sistema(s) instalado(s)…
Tentei instalar no vmware para testar e fica parada num fundo preto a dizer “ISOLINUX 3.63 Devian-2008-07-15 Copyright (C) 1994-200 H. Peter Anvin”
Assumo que nao esteja a fazer nada.
Nas escolha pus Linus->other linux kernel 2.6
Alguem me sabe ajudar?
BRUTAL
Tenho um laptop centrino a bombar com esta distro.
🙂
É leve e bonita, baseada em ubuntu com atp-get’s a funcionar =, uma doc bem feita, facilidade e compatibilidade, 5 *
Numa hora tinha o office, mail, chat, prog, plug-in … tudo a funcionar e o pc bués rápido.
Mas nada de virtualizar e cenas dessas, dual book com win7 ; instalador do ubuntu 🙂
Já subtiutiu o ubuntu no meu netbook ..
Ainda não tive tempo para a instalar, tem dado problemas… tenho um portátil do tempo da maria cachucha (um PIII a 450Mhz que infelizmente só tem 128Mb de RAM) e acho que esta distro seria interessante.
Infelizmente tem “brecado” durante o boot, ou aparece um ecrã de login… Não sei bem o que se passa, já experimentei em Live noutro pc e correu tudo bem…
Acabei de instalar esta distro no meu eeePC 1000H e não sei porquê ele não me consegue detectar nenhuma rede wireless =\
Alguém já passou por algo semelhante?
Eu tive esse problema no meu 1005HA com o kubuntu, pois nao havia drivers de placa de rede na altura para o kubuntu.
no entanto estou neste momento a formatar o dito cujo e vou instalar esta versão do bodhi
já dou novidades *
pedro, estou agora a aceder do meu 1005 e está a funcionar ligado à rede wireless, não tive qq tipo de problemas com esta distro =).
as velocidades estão altamente, nunca vi o meu mini pc tao fluido =) e ainda tenho animaçções
obrigado por terem divulgado esta distro.
so far so good =)
Caro amigo Pedro Pinto
Sou um utilizador (em língua portuguesa) do Bodhi Linux, com o qual me encontro bastante satisfeito, devido às suas características excepcionais.
Por este motivo, agradeço o interesse e a sua iniciativa em apresentá-lo aos leitores do pplware.
Reparei, no entanto, que o texto em “Algumas Características do SO” consiste numa cópia integral da tradução para o idioma português de uma das secções (Bases do E17) do “Quick Start Guide” do Bodhi Linux.
Embora isso não consista, em si, qualquer tipo de infracção, mandam a etiqueta e as boas regras de utilização de conteúdos alheios, que seja feita uma referência à origem desses conteúdos, ou dado o devido crédito aos seus autores, ou proporcionar um link para o conteúdo original.
Por esse motivo, passo a indicar o link para o documento original:
http://www.bodhilinux.com/quickstart/quickstartPT/e17.html
Dentro do espírito da divulgação do Bodhi Linux, aproveito a oportunidade informar que os seus diversos Wikis encontram-se neste nomento em fase de tradução para o português europeu, e qualquer ajuda adicional seria bem vinda. Link para o Bodhi Wiki:
http://wiki.bodhilinux.com/doku.php?id=pt:start
Outra importante informação para aqueles que pretendam utilizar o Bodhi Linux em língua portuguesa, refere-se à existência de um Wiki com instruções detalhadas, em português, para a sua fácil e total conversão. Link:
http://wiki.bodhilinux.com/doku.php?id=pt:language_-_change_system_default
Finalmente, mais um link: versão integral em português do “Guia Rápido de Iniciação” do Bodhi linux.
http://www.bodhilinux.com/quickstart/quickstartPT/index.html
aquele abraço.
Caro amigo bodhi_user,
Tens toda a razão no que dizes! No entanto se existe boa informação em PT/BR porque não “usá-la” de imediato….como mandam as etiquetas GPL
Quanto às referências penso que as que constam no final do artigo são suficientes.Sempre lá esteve o link para o site do projecto e para a wiki.
Abraço caro bodhi_use
Boa tarde, gostaria de saber qual a distribuição de Linux aconselham para um portátil com uma placa gráfica Sis671.
Os melhores Cumprimentos
Nascosta
Boas noites, tentei instalar esta versão num desktop velhinho que tenho e não dá. O cpu não é suportado. A máquina é um AMD500 mhz, 128 ram tipo sdram, 8gb hdd, e a fráfica é onbord, tendo apenas 4mb. Podiam-me dizer qual é o minimo de cpu necessário para esta distribuição?
Ora boas tardes.
também gosto do Bodhi… já andei a brincar com algumas distro de linux mas desde q instalei o pinguy os não a consigo largar de momento e a minha preferida.
bom post…