PplWare Mobile

Bodhi Linux 1.4.0 – Um SO Linux minimalista e “Enlightened”!


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Parece ser uma Excelente distribuição Minimalista e muito boa para Hardwares mais Antigos. Vou baixar e Instalar num Pendrive 😀

  2. says:

    Infelizmente parece ser mais do mesmo, com um nome diferente 🙁 É preciso um esforço urgente de definição de objectivos comuns entre várias distros (reparem que já nem digo todas) para fazer frente à concorrência e não andar a correr atrás desta (OS X, Windows 8 apoiados pelos SO mobile iPhone e Windows Phone). O Linux enquanto sistema desktop no geral está a começar a ficar realmente para trás, infelizmente.

    • Paulo Cesar says:

      Até concordo que a quantidade atual de distribuições é um exagero. Mas no caso do Bodhi, pelo que conheço, é uma distribuição, que mesmo sendo base Ubuntu, vem com um ambiente desktop muito diferente dos demais, no caso o Enlightenment.
      Esse ambiente já está em desenvolvimento há muitos anos, mas só recentemente atingiu a versão final estável. E é um desktop muito diferente, e para nossa grata surpresa, é até mais leve que o LXDE em algumas partes, podendo ser instalado em máquinas mais antigas ou em netbooks. Nesse caso, quando o objetivo é fugir dos padrões atuais em prol de algo convincente, acho válido a criação da distrbuição. Agora, se for para apenas modificar a imagem padrão e trocar os pacotes de tradução, papeis de parede e widgets, nesse caso, concordo.

    • J-Mendes says:

      Não é bem assim, para mim serve muito bem e lembrem-se de que é um SO grátis.

  3. SUSU says:

    Num artigo que li (numa revista) dizem que o Bodhi não gosta muito de só ter 256 MB de RAM à sua disposição.

  4. Instalei o Bodhi assim que vi o post a falar dele pela 1ª vez. Tinha “herdado” um ASUS A3 estimado e esteve parado enquanto pesquisava um OS com duas características:
    1. Leve como uma pluma
    2. Que até um chimpanzé conseguisse instalar.

    Vi o post sobre o Bodhi no FB e foi Ó, Maria, nem é tarde nem é cedo! Toca a criar uma pen de arranque e o resto foi escorregar na seda.
    Até instalei o Dropbox, o Chrome, o Libre Office e o Comix. O único e insignificante defeito é no Midori, em que os GIF’s piscam em vez de mostrar a animação.

    Queria também aproveitar para perguntar se há para a versão antiga do Bodhi alguma aplicação que me descreva os componentes da maquinita, tipo o Sandra da Sisoftware? Gostaria de ver se posso fazer upgrade ao Bodhi, mas não sei nada sobre aquilo que tenho dentro do portátil.

    • @lmx says:

      Boas…
      não sei se existe algum pacote nos repositorios, mas podes usar o hardinfo(mais aconselhado…ambiente grafico) ou o dmidecode(consola), existe outros que em tempos usei, mas não me lembro agora.

      cmps

  5. Alexandre Amaral says:

    Instalei o “novo” ubuntu 11.10 e estou a gostar bastante da experiência no geral, o unity foi uma boa aposta sem qualquer duvida. Respondendo ao Zé, concordo perfeitamente e já há muito tempo que venho defender essa ideologia. Quantidade não é sinonimo de qualidade, é preciso estabelecer padrões, guid lines para que todos possam remar para o mesmo lado é preciso um consenso.

    Agora um pequeno aparte, tive alguns problemas com o skype no ubuntu pois não me reconhece o micro (apesar de estar perfeitamente funcional em outras aplicações) alguém tem alguma sugestão que me possa ajudar para resolver o problema? Um dado importante é que o skype, em vez de captar o som de captura do micro, envia para a chamada o som que estou a ouvir, quer seja uma musica do youtube ou qualquer coisa do género.

    Obrigado

  6. bcu says:

    Isto até dá para correr num smartphone 😀

  7. Serva says:

    Boa noite ,

    Instala o Kinfocenter , dá-te tdos os detalhes , está disponível no Synaptic , quanto ao Linux estar a ficar para trás e ser mais do mesmo , não sabem mesmo o que estão a dizer .

    Cumprimentos

    Serva

  8. Ubuntu ou Mint? says:

    Ainda este fim de semana instalei uma outra distribuição, o LUbuntu, que dizia ser rápido, leve e eficaz para máquinas menos potentes, calhou na perfeição no meu desktop antigo, cumpre o que promete, instalei todos os meus programas de interesse sem problema, a partir do Synaptic, é bastante personalizável e de funcionalidade intuitiva, mais leve e a consumir menos recursos do pc do que o WinXP, recomendo como alternativa ao Bodhi Linux.

    No meu portátil, que é bem mais recente, estou em dúvida entre instalar Ubuntu 11.10 ou Linux Mint, estou familiarizado com o Ubuntu mas experimentei o mint em live usb e gostei da simplicidade. Alguém tem alguma dica para me ajudar a escolher entre um e outro?

    Quanto ao Linux e concorrência, acho que realmente é preciso ele começar a adaptar-se às multiplataformas, uma vez que estamos a abandonar a era do computador pessoal, embora eu pessoalmente sempre goste de ter um desktop como a máquina “central” e depois os dispositivos móveis como acessórios, mas vai chegar a altura que vai compensar ter todos esses dispositivos sincronizados, o Windows, ainda que mesmo à justa, foi a tempo de entrar nesta onda com o W8, que acredito que vai ser o melhor SO da Microsoft e o Linux vai ter de se actualizar, porque para quem tem pc, portátil e tablet/smartphone, o Linux é uma excelente alternativa para usar juntamente com windows, estou a gostar bastante da experiência com linux, realmente poupa muitas chatices, mas não tem ainda tudo para se tornar um substituto completo para um usuário leigo e habituado ao windows, como eu, isto na minha opinião.

    • @lmx says:

      Boas…
      é normal achares que o linux em geral ainda não tem tudo para substituir o windows…
      Vais ver com a continua adaptação que o linux tem mais que o windows, mas para isso é preciso usa-lo e habituares-te a ele 😉

      cmps

  9. AL says:

    O Ubuntu continua a ser a melhor aposta, primeiro pq é sempre o primeiro a ser desenvolvido, actualizado e suportado e segundo pq é estável, é pena a Canonical não ter o bom gosto e senso dos devs do Mint pq em termos de aparência o Ubuntu parece uma edição foleira do mac os (roxo, laranja e preto, urghh). Em termos de interfaces todos dizem mal do Unity mas apesar de não ser perfeito é mil vezes melhor que o gnome 3 e o ultimo KDE (lolol wtf). Estou a tentar ganhar coragem para instalar o Mint 12 + cinnamon no meu portátil mas não sei… talvez xubuntu? Talvez Mint LMDE? A oferta é muita mas a qualidade nem por isso…

    • NeLo says:

      AL,

      Ubuntu é um dérivado de Debian et nada tem de primeiro em nada, antes de Ubuntu existir já nos trabalhavamos a nível empresarial com Red Hat com desenvolvimento, suporte e actualização automática.

  10. Paulo says:

    Estou à espera que saia o Kubuntu 12.04 (26 de Abril) para me iniciar no mundo linux. Quero o KDE.

  11. andre says:

    isto e ridiculo, dizer k ha distribuiçoes a mais? k se sabe k escolher? k e mau? por amor de deius, qntas mais melhor, e so uma kestao de escolher a k nos interessa mais, esta sem duvida e uma boa para netbooks, em vez d se usar o windows 7 (k e uma desgraça em erros e pesado cm um boi). o linux ta aumentar os adeptos so n aumenta mais pk as pessoas iludem se com o marketing dos “grandes”, gastam fortunas em apples ou licenças M$ para pura simplesmente navegaram no facebook lol

  12. me says:

    Eu se quiser posso criar uma distro e a piada do linux é mesmo essa criar o que mais nos pode ser util e o que pretendemos do sistema, e o mais flexivel de todos se quiser um servidor de ficheiros instalo o freenas, servidor instalo o centos desktop instalo o fedora etc, so prefiro o gnome 2 ao novo 3, claro mac osx tem o melhor interface sem duvida mas todos sao pagos na apple, em linux ajudam-se uns aos outros e sao pagos a feijoes.

  13. PJM says:

    Muito giro… Cheguei a usar o ubunto e achei um SO muito bom, entretanto falta algo que é essencial, os jogos terem suporte para linux, enquanto isso não acontecer, o windows vai sempre ser um SO “obrigatório”. É apenas a minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.