Asturix – Uma distribuição espanhola, derivada do Ubuntu
Com um ambiente gráfico desenvolvido apenas com tecnologias WEB
Tem um computador antigo, perdido algures no sótão ou na cave e não sabe o que lhe fazer? Porque não instalar-lhe um Linux e transformá-lo numa máquina útil, para acesso à Internet e redes sociais, produzir documentos com o Libreoffice, criar um media Center, etc.
No segmento Linux são muitas as distribuições que conseguem cumprir estes requisitos mesmo para máquina já com alguma idade. Hoje vamos conhecer o Asturix.
Asturix - nome derivado de Astúrias (Espanha) é um projecto espanhol que tem como objectivo criar um comunidade para produzir software livre. O Asturix é uma distribuição baseada no Ubuntu dos sistemas operativos mais inovadores e têm como Highlights a interface simples e bem organizada, fácil integração com as redes sociais e micro-blogging, integração com as aplicações Web mais popular e a integração com o serviço Jamendo.com que permite o download gratuito de músicas.
Há cerca de um ano, a equipa responsável pelo projecto lançou o Asturix 4, tendo sido caracterizado por ser uma distribuição inovador, simples e muito leve. Principais características:
- Nova experiência ao nível do ambiente de trabalho, tendo sido desenvolvido um novo ambiente de trabalho gráfico para melhorar a produtividade e usabilidade
- Possui a maior palete de cores no mundo, devido à parceria com o GiveLifeCS
- Fácil integração com as redes sociais e micro-blogging, tais como Twitter, Facebook ou Identi.ca
- Asturix bridge permite adicionar, remover ou executar aplicações Web com aplicações nativas
- Algumas ferramentas disponíveis
- LibreOffice
- GIMP
- Clementine
- VLC
- Chromium Web Browser
- etc, etc
- Música gratuita devido à integração com o serviço online de música Jamendo.com
- Gestão do ambiente de trabalho muito simples.
Requisitos
Como requisitos, este projecto é pouco ambiciosos:
Recomendado:
- 1 GB de RAM
- 10 GB de espaço livre em disco
Mínimo
- 512 MB de RAM
- 5 GB de espaço em disco
Asturix ON - nova geração de ambientes gráficos de trabalho
Tal como referido, uma das características do Asturix é o ambiente gráfico de trabalho Asturix ON que foi desenvolvido apenas em tecnologias web, tais como, HTML5, CSS3 e Javascript. Esta é uma característica muito interessante, já que facilita o desenvolvimento de aplicações/widgets para este ambiente gráfico. O Asturix ON é leve e simples (não se preocupe sem tem um PC com uma placa gráfica pouco potente) e como é baseado em QT e usa na interface com o utilizador o Sencha, facilmente pode ser portado para os dispositivos móveis.
Veja no seguinte vídeo uma demonstração do Asturix
Este artigo tem mais de um ano
1GB de RAM* 🙂
depende…tens la uma versão lite…40 megas de ram…
Os Espanhois dão-nos 10 a zero…estão muito evoluidos…muita gente nem faz ideia dos projectos comunitarios que são desenvolvidos lá…ganha o pais e o estado que se torna independente e gasta meia duzia de tostões, ainda por cima fica com software á medida…brutal…
cmps
Onde está a versão lite de 40 megas…? Não consegui ver.
http://asturix.com/lite/
Com tantas distribuições linux existentes, uma espanhola é… das últimas coisas que me está a apetecer instalar 😛
Não troco o Caixa Magica pelo Ubuntu, apesar de ser base do mesmo quanto mais por este.
Mas projectos destes são sempre bem-vindos.
A Caixa Mágica é um Ubuntu configurado para Portugal,como esta distro é para Espanha!
Como eu disse… Apesar de não ter a porcaria do Unity que a Canonical insiste em colocar.
O Ubuntu devia de mudar de nome. O que deu origem ao nome da distro, já não faz sentido.
Ubuntu já não é pra todos. É pra quem tem máquina pra ele.
Alem de que o Caixa Magica vem pronto a usar. Com codecs, plugins e afins coisa que nem o Ubuntu DVD traz na instalação.
Sim,aí concordo contigo em tudo!
Boas!
Sou fã de uma outra distribuição espanhola chamada Comfusion – que também requer poucos recursos, com um aspecto visual com bastante estilo (Ubuntu + Compiz + Fusion) e traz uma ferramenta de instalação de aplicações menos conhecidas, porém bastante interessantes.
Após breve consulta ao site da Asturix, fiquei com a ideia de se tratar de uma boa distribuição e o projecto já mostra uma relevante maturidade. Vou experimentar esta distro dos nostros hermanos.
e o asterix, já experimentaram? ;D
Isso é Central Telefónica 😉 Também baseada em Linux
Eu já algum tempo faço as minhas próprias distribuições , construí a minha própria versão do ubuntu , uma das versões só tem o mate desktop e a outra só o Gnome3 clássico.
Links? 🙂
Boas 🙂
Posso utilizar o Asturix para ligar um pc antigo que tenho em casa (pentium I) no televisor para servir de Mediacenter?
Até acho piada quando se fala em ir buscar pcs velhinhos e depois se falar em ter 1GB de RAM… até parece que já estou a ver um 486 com 1GB ou até mesmo 512MB de RAM…
hoje em dia um PC com 6 aanos…é um “ASNO” que esta lá por casa, e normalmente terão pelo menos 1 GB de RAM, claro se fores buscar um Pré Historico, do seculo passado, ai muito dificilmente…em 97 salvo erro eu tinha uma maquina com 48 megas de RAM :), mas em 2005 era normnal as maquinas ja terem 1GB ou mais de RAM, uma maquina de 2005 é considerada obsoleta…nos dias de hoje.
cmps
Aquilo que estou a gostar mais de ver aqui é a defesa do caixa magica, eu pessoalmente não uso, mas acho que o caminho passa por deixarmos de dizer mal do que é produzido em Portugal!
Completamente…
tenho é pena que a Caixa magica não se baseie em Projectos baseados no Debian, tipo Mint LMDE…
seria uma distro de Eleição…mas parece que anda sempre a reboque dos outros, e com alguns anos de atraso, e é uma pena.
cmps
Como é possível fazer tantos sapatos do mesmo numero?
Qualquer dia o escolher torna-se mais difícil que aprender
Linux 😉
S´o volto ao Ubuntu quando a “MIR” X windows server sair e so para ver a http://www.phoronix.com/image-viewer.php?id=0x2013&image=ubuntu_mir_1_lrg
pq o ubuntu e lento mesmo em pc s novos.
Mais do mesmo? Arre gaita