ArchLinux 2011.08.19 – Uma distro de eleição!
Foi anunciado recentemente pelo responsável do projecto ArchLinux, Dieter Plaetinck, a versão Arch Linux 2011.08.19 (após 15 meses de ter sido disponibilizada a versão ArchLinux 05.2010). Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do processo de instalação.
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.
A simplicidade do Arch não deve no entanto ser interpretada de forma literal, pois o simples neste caso é ter acesso aos ficheiros de configuração do sistema directamente e de forma clara, e não através de GUI’s que segundo a visão dos Dev’s do Arch, apenas complicam o Sistema Operativo, ocultando tudo o que esta por trás!
Como já devem estar a ver, este sabor de Linux não é o mais indicado para utilizadores menos experientes, ou para pessoas que apenas queiram utilizar o computador de forma mais ‘leiga’. No entanto a instalação desta distro, traz muito conhecimento pois obriga o utilizador a perceber o seu funcionamento.
Principais novidades do Arch Linux 2011.08.19
- Suporte experimental para Btrfs e NILFS2;
- Suporte para syslinux bootloader;
- Alterações a nível de formatos de configuração para suporte ao novo rc.conf e Linux 3.0;
- Maior flexibilidade na escolha da source;
- Apresentação da descrição dos pacotes enquanto instala;
- Debugging e logging activos por omissão, adicionado o script /arch/report-issues script;
- Removido o suporte para tcp_wrappers;
Veja aqui todas as novidades
Licença: GPL Download: archlinux-2011.08.19-core-i686.iso [371MB, torrent]
Download: archlinux-2011.08.19-core-x86_64.iso [377MB, torrent] Homepage: ArchLinux
Este artigo tem mais de um ano
my distro!!!a melhor mesmo….instalação 100% modular como gentoo mas com a vantagem de não ter que compilar NADA!!
Estou agora mesmo à “garreia” com uma instalação de arch linux. Depois de ter feito uma actualização (logo depois da instalação) aquando do boot a placa de rede desliga e a única maneira de a voltar a ligar é desligando o portátil e tirando a bateria.
Acho que vou aproveitar limpar tudo e instalar esta nova versão. Obrigado
quais os comandos que fazes depois da instalção? tipo para ver o ecrã de login e tal?
Não é assim tão simples. Como o maneu disse
https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide
É um óptimo guia.
Gostaria que fizessem um tutoria passo a passo sobre a instalação archlinux a iniciar em dual boot! Para quando visto que a instalação é super complicada?
Definitivamente a melhor distro, que já utilizei até agora. A documentação é muito boa. Recomendo.
eu já instalei esta versão no virtualbox, mas depois da instalação ao fazer pacman -Syu da erro dos updates. não actualiza nada. mas queria era saber o que fazer e quais os comandos que devo fazer depois da instalação, já corri ao wiki do arch e aos vídeos do youtube, ainda continuo sem sucesso. o pplware não se importa de fazer um how to da instalação do arch sff?
https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide
sem definires os repositorios que queres duvido muito que saco alguma coisa
nano /etc/pacman.d/mirrorlist
saques*
eu por norma seleciono pelo menos um dos server que se encontra no any, (kernel.org). depois coloco mais dois do meu país.
ainda estes andava a falar com um colega meu sobre esta distribuição, pessoalmente acho-a bastante interessante, a ver se encontro tempo para a experimentar.
Minha distro de coração! Paixão na primeira instalação, rsrsrsrs….
Para ajudar os curiosos e marinheiros de primeira viajem, recomendo a leitura do livro: Utilizando o Arch Linux no Desktop, do companheiro Sérgio Berlotto. Link abaixo…
http://archlinuxbook.wordpress.com/2011/02/27/utilizando-o-arch-linux-no-desktop/
Fuiii….
Grande livro. Ele já está a escrever outro.
já a uso há um ano e simplesmente simples com a ajuda da documentação software sempre actualizado, distro sempre actualizada. simplesmente acho que é das melhores que andam por ai.
combinação fantástica com o KDE faz o que quero e como quero é assim que deveria ser um SO. :p
quem não experimentou aconselho se tiverem medo experimentem o ChakraProject em tempo baseado no Arch agora é diferente mas a estrutura é muito semelhante trás KDE livecd.
Ainda me lembro do tempo que passei a encontrar uma distro que realmente tivesse a meu agrado, fui explorando. Ouvi dizer bem do arch e experimentei nao foi há primeira que consegui uma instalção sólida, demorou mas não desisti. Dou preferencias ao openbox como “desktop”, a nivel de configurações nunca vi mais simplicidade, nao tenho problemas com dependencias ou conflitos, simplesmente facilidades.
cumps
Vamos lá ver se o fedora ide ao ar… 🙂
É pena que não tenha algo mais “next”… “next”… mas tenho visto muito boas reviews !
A instalação do SO ser do tipo “next”…”next”… vai contra a filosofia do arch.
Neste SO o utilizador deve ter a possibilidade de configurar tudo à sua maneira, mesmo durante a instalação.
Yup…
Sei disso… Já fiz uma instalação do LFS portanto do Arch deve ser bem mais fácil! Ainda não arranjei “tempo” para me por de volta disso. O mais porreiro é que depois de instalado estás sempre atualizado, sem ser necessário reinstalar quando sai uma release nova o que é mto bom.
ando a pensar instalar isto no meu portatil, mas visto que ele tá mais morto que vivo(o lce não funfa, tenho de usar um segundo ecrã que só liga quando o OS inicia) vou esperar até ter um novo 😛
Vão todos cair-me em cima por causa de a distribuição ser rolling-release… mas existe a possibilidade de “fixar” uma versao de um determinado pacote?
Esta “feature” é importante para ambiente mais empresariais, em que existe a necessidade de ter versões controladas (p.e., jdk)
Em ambientes empresariais é importante saber o que instalas. Podes usar o ABS ou o AUR. Quando te referes a “fixar” uma versão, pretendes algo como package.mask do gentoo? No ficheiro de configuração /etc/pacman.conf a flag IgnorePkg e IgnoreGroup permite bloquear upgrade ou downgrade de pacotes.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Pacman_Rosetta
Podes sim. No pacman.conf tens la ignorepkg salvo erro. Pores nessa lista os pacotes que queres que nao sejam actualizados e já esta. Quanto a kernel tens ate uma versão lts 😉
Boas a todos ,finalmente tomei a coragem de instalar esta distro depois de muitas outras,agrada-me ,acima de tudo,a ideia de ser rolling release. Uma questão como faço para gravar as configurações ,ou seja ,salvar as configurações que faço.Desde já obrigado.
Recomendo esta distro, já uso à mais de um ano e nunca me deixou mal. Muito boa documentação. Quem está com dificuldades consulte a wiki tem lá quase tudo. Ou então perguntem no forum que o pessoal la ajuda.
Experimentei e gostei do conceito do archlinux, mas ontem tive de experimentar o centos 6 minimal e prefiro-o ao archlinux.
Uso Sabayon (baseado em gentoo) á uns meses e agora instalei esta nova versão do Arch, para experimentar, num PIII e corre lindamente com o Xfce4, é muito mais rápido que o meu no quadcore a iniciar o 7.
Para aqueles que quiserem experimentar até bastante simples o processo de instalação (basta ter a wiki ao lado que explica tudo), a única dificuldade pode ser em instalar e configurar o ambiente gráfico, que no meu caso deveu-se ao facto das drivers actuais da nvidia não suportarem a placa que tenho(geforce 2) depois de identificar o problema foi fácil.
Experimentem.
Hello Sei que provavelmente o pplware não irá ler esse comentário + como vós têm uma rubrica só a falar de Arch linux e associando a uma certa preguiça em relação a pesquisar como instalar arch linux num computador será que não poderia apresentar um tutorial de exemplo de como instalar o arch num laptop/desktop? nem que seja um tutorial muito simples como vós sabem fazer muito bem… 🙂 enfim estou divagando de modo que não quero perder muito tempo a pesquisar em videos no youtube, nos sites do OS… preferia ler e seguir como habito e premissa um tutorial vosso (amante fiel do vosso site) 🙂
@Raclima23, Nós lemos todos os comentários (um…a um). Relativamente ao teu pedido, vou ver se o nosso leitor Guilherme de Sousa aceita eu desafio.
Thanks vcs são “OS MAIORES”
A sério obrigado pelo apoio moral/técnico/instrutivo/ + + + + + /com tudo que vcs têm de melhor 🙂
Cruz credo nesta distro da arch muiiiiito difícil instalar nem se compara com o PCLINUXOS que é minha distro de eleição a preferida e instalada na raiz do meu notbook e roda maravilhosamente bem sem nenhum problema !!!