Aprenda a instalar o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot no VirtualBox
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.
Como muitos de vocês, (ainda ontem), assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer quando cheguei a casa foi instalar o tão aclamado sistema operativo. Aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.
Processo de Instalação
Passo 1 – Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:
- quer apenas experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu)
- ou instalar o Ubuntu (Install Ubuntu)
Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu.
Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.
Passo 4 – Indicamos qual o disco a formatar e em seguida carregamos em Install Now.
Passo 5 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
Passo 6 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
Passo 7 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
…início do processo de copia de ficheiros
Depois de instalado é pedido ao utilizador para reiniciar o sistema.
Depois de se autenticar com sucesso, é só desfrutar desta nova versão do Ubuntu
Nos próximos tempos iremos trazer mais novidades do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Estejam atentos …e claro, esperamos sempre pelos vossos comentários, dicas e sugestões.
Download: Ubuntu 11.10 – PC (Intel x86) desktop CD [693 MB] Download: Ubuntu 11.10 – 64-bit PC (AMD64) desktop CD [698 MB] Download: Ubuntu 11.10 – Todas as versões Homepage: Ubuntu
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
Será possível fazer upgrade do 11.04 para o 11.10 sem fazer a instalação de raíz?
Sim, pelo menos todas as anteriores versões dava para fazer o upgrade.
Eu experimentei ainda na versão Beta e resultou mal. Instalei de raiz é sempre melhor:-)))
Está a funcionar muito bem e com a diferença que me estou a adaptar muito bem ao Unity, coisa que eu nem podia ver:-)))))))
Parem de ensinar à malta como se instala no virtual box. Quem é que precisa de outros SO’s? 🙂 Não ensinem nada disso… Postem tipo:
– gravem a img do oneiric para dvd e apaguem a drive toda caso não gostem de jogar o fifa em fullscreen ou tenham telefone nokia e podem esquecer o resto.
Depois é só clicar next… e nunca mais ter de procurar o chew wga ou qualquer outro martelador de windows…
Cheers
O server está bastante lento. Normalmente isto demora-me cerca de uma hora a fazer tudo. Pensei que depois das coplicações do Unity iria ver o pessoal a migrar para outras distro. Mas ao que parece e por estar lento devem ter ficado
Alguém conseguiu instalar o gnome shell e o synaptic no ubuntu 11.10, pois eu não estou conseguindo. Tem sites afirmando que dá pra ficar com ambos: gnome shell e unity.
Parabéns pela pertinência do seu post.
Segunda-feira vou deixar ele baixando no computador da escola, já que minha internet é um lixo para fazer downloads.
Gostaria de saber os requisitos mínimos do computador para essa instalação
Com esta pergunta fiquei intrigado. Após alguma pesquisa, descobri na Canonical Store:
“System requirements
This edition will run on most PCs, including those with Intel or AMD processors. To use Ubuntu, you should have a PC with at least 256 MB of RAM. And to install it, you should have at least 4GB of disk space.”
Esses requisitos mínimos já estão completamente desactualizados. Com Unity a correr em 256 mb o sistema nem sai do sítio…
André, no mínimo, deves ter as características de um vulgar netbook (RAM 1GB, processador 1,66GHz). E com isto ficas no limite do aceitável.
Ah, e nem sequer estou a falar de instalação via Virtualbox! Para correr VB os requisitos são bem mais exigentes.
Uma cena estupida a cerca do unity, é pensarem que os portáteis todos têm middle click para abrir novamente outra aplicação do mesmo tipo…. enfim. Vou instalar o ubuntu 11.10 só mesmo para ver a porcaria do unity, porque pelo que vi no livecd, é uma borrada que fizeram… enfim, mais valia estarem queitos e optarem por gnome3 como a distro fedora15.
Como utilizador Linux devias saber que isso não é problema. Instala o gnome-session-fallback.
https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-%E2%80%93-unity-e-a-grande-controversia/
Pelo que estive a ver na net esse fallback é um “pseudo” gnome2, enfim nem vou entrar por aí.
Desculpem lá, mas qualquer pessoa vê que o unity não é minimamente util, é um andar para trás na facilidade de uso de um sistema operativo.
Então quando se entra no dash e se começa a ter uma lista enorme de programas aí começa a ser problemática á grande, portanto se não tenho scroll neste caso touchpad, vou ter de andar com o ponteiro do rato a tentar acertar na super fina scrollbar, lolololol só podem estar a gozar certamente, que cambada de ótarios na canonical. Esta funcionalidade até foi pensada no gnome3 em que ao clicar no fundo da lista e arrastar a mesma é possível fazer scroll, enfim quando mais se mexe na m…. mais ela mal cheira.
Boas, será que alguem me poderia informar como posso colocar o efeito “wobbly” nas janelas? Nas versões mais antigas conseguia mas agora que mudei para esta ultima versao nao consigo faze-lo.
Cumps
Muito bom! esqueço-me sempre de instalar isto… será desta? :p
Interessante mas o meu ficou travado na parte da senha e não andou mais não chegou na parte do ficheiro nem a reiniciar… só vez formatar o HD ai instalei o wind vista.