Quantcast
PplWare Mobile

Aprenda a instalar o openSUSE 13.1 em 6 passos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Telmo says:

    Troquei recentemente o Fedora 19 por este, mas versão KDE. Até agora tudo 5*, excepto pelo Amarok, que teima em detectar músicas diferentes como ficheiros duplicados.

    • Pedro Pinto says:

      Eu continuo apaixonado pela simplicidade do Gnome 🙂

      • Nuno Catarino says:

        Sempre usei gnome a minha vida toda.
        Nesta distro experimentei o kde, surpreendeu-me pela positiva, nunca mais vou usar o gnome.

        Para mim o kde é muito mais simples de funcionar, muito mais rápido quando se usa unidades de rede.

      • Telmo says:

        Com o Fedora também era sempre Gnome, e era tudo 5*. Mas nestas últimas versões, parecia-me que vinha um bocado por acabar. Como a equipa do OpenSuse e a do KDE se dão bem, decidi experimentar. E até agora, à excepção do maldito Amarok, está tudo bem

  2. navega says:

    boas, que definições devo usar no boot do opensuse para que ele detecte outras distribuiçoes?
    outra situação, nem o meu desktop nem o meu laptop teem internet com o open suse, ao que parece e um problema com as drivers realtek, alguem encontrou uma solucao?

  3. Carlos says:

    Isto não é uma resposta ao comentário, é só para consumo externo 😛

  4. Jose says:

    Deviam de fazer tutoriais com distribuições menos user friendly, este tipo de distribuições, são sempre a mesma coisa a instalar.

  5. gmendes says:

    Eu estou tentando instalar o OpenSUSE no meu portatil recente com Windows 8.1, sei que e facil desactivar o secure boot mas nao percebo nada destas novas particoes EFI nem como devo particionar o disco de modo a tirar melhor partido do sistema Linux, no meu portatil antigo era bem mais facil, apenas escolher a particao swap e a /home e ja estava tudo pronto. Acho que seria muito util e informativo fazer um guia como este mas completo e em vez de ser no Virtualbox, ser num PC com Windows 8.1 pre-instalado, com todos os passos para evitarmos fazer asneira com as particoes.

    Obrigado.

  6. Hugo Rodrigues says:

    Fiz à pouco tempo a migração total de Windows para Linux. Já usei várias distros do pinguim e a minha escolha ou vai para o Debian (Stable ou o Unstable) ou o OpenSuse, acho-os excelentes SO’s.

    Atualmente tenho o OpenSuse com KDE e roda que nem gingas xD

  7. O OpenSuSE 13.1 tem dois problemas graves:
    1 – Bluetooth está “broken”, conforme esta descrito na release notes. Se utilizarem com um teclado e/ou rato com bluetooth é melhor familiarizarem-se com o bluetoothctl na linha de comandos.

    2 – O driver i915 utilizado pela maior parte dos utilizadores com portáteis esta funcional mas mal, aquando de alteração on the fly de resolução de ecrã dá um segmentation fault. Aqui refiro-me ao driver para o Xorg e não o do Kernel.

    Existem repos de utilizadores com a correcção da intel, tb o podem descarregar do sitio da intel mas está dado como beta ainda.

    À parte destes dois (grandes) problemas é uma distro bastante boa.

    Já agora, a nomenclatura das placas de rede é nova também, ao invés da tradicional eth0, eth1, wlan0, wlan1 existem agora as enp1s0, wlp2s0 cuidado com alguns scripts que tenham para gerir placas de rede e ou firewall por exemplo.

    • rodrigo says:

      Interessante, mas e agora?
      Vale a pena trocar o ubunto 12.04 que tenho pelo openSuse 13.01?
      PS.: Uso um not ATI de 4g

    • int3 says:

      isso de ser enp1s0 e wlp2s0 é normal. opensuse é baseado em slackware.

    • Rui M. says:

      Pois, Pedro, concordo totalmente.

      já era altura de eles lançarem essas atualizações no repositório oficial das atualizações. Não sei porque é que mantêm uma política de não incluir no branch principal as atualizações que, mesmo saltando fora da das versões integradas nos release cycles, são bugs reconhecidos como colocando em causa a funcionalidade da distribuição. Já reparei no bug do bluetooth também, e noutros aspetos como o sistema de hibernar/suspender que insiste em não ficar perfeitamente limpa de problemas (sei que este aspeto é um work in progress desde há muitos anos); mas a verdade é que globalmente (e como dizes) a distribuição está muitíssimo funcional, e cada vez melhor.

      Fora isso, é o que o opensuse sempre foi: uma distribuição em que conhecemos os cantos à casa. Há muitos anos que uso, e não pretendo sair daqui tão depressa. Cumprimentos

  8. Joao says:

    meus caros,
    eu utilizo o deamon tools para montar a imagem iso mas nao me aparece nada para instalar. Alguem me consegue ajudar?

    • Alucard says:

      Err, não podes instalar um sistema operativo (Linux) dentro de outro sistema operativo (Windows). Sabes isso? Grava a imagem .iso para um CD (ou pendrive), é a forma mais fácil e arranca o computador com o CD inserido. Depois podes ou não precisar de mandar a BIOS/UEFI arrancar a partir desse suporte CD/USB.

  9. Alucard says:

    Confesso que nunca me dei bem com o OpenSuSE, o instalador é mais confuso e técnico que o Fedora sobretudo a nível de partições, gestor de arranque e essas coisas e não arranjava drivers para meter o wireless a funcionar como deve ser no meu hardware. Um tutorial para a instalação numa máquina real, não numa virtual, em dualboot com Windows 8 e Secure Boot, é que era de valor. Na máquina virtual é fácil.
    Por enquanto, a minha zona de conforto em Linux é mesmo Fedora e Ubuntu.

  10. Gilberto Pinheiro says:

    Bom Dia, tudo bom?
    Gostaria de parabenizar pelo trabalho. Me ajudou muito porém vê se consegue me ajudar. Entre os passado 0 e 1 tem a opção de “análise de sistema” e nesta parte carrega até os 90% e da vários erros de soma no Yast2. E depois disso tu pode ir ignorando os erros porém no passo que escolhe a área de trabalho não aparece o gnome nem o kde somente aparece a opção “outro” que por sua vez se for escolhido a instalação empaca pois não da para avançar mais. E agora, o que fazer?

  11. Jowjs says:

    Boa tarde!
    Coloquei o linux open suse 13.1 e quando finalizo a instalação ao tentar fazer login apareçe( login falhou) ja aconteceu com alguem aqui? Descobriu pq ocontece isso?

  12. João Pereira says:

    Bem, troquei do ArchLinux para o Suse Tumbleweed, tanto um como o outro são muito bons, todavia o suse mesmo em versão Rolling release parece mais robusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.