Aprenda a instalar o novo Linux Fedora 22
Passados cinco meses do lançamento do Fedora 21, os responsáveis por esta distribuição lançaram o Linux Fedora 22. Esta versão está disponível em três edições distintas (Workstation, Sever e Cloud) e vem com um conjunto de melhorias significativas em cada uma delas.
Hoje vamos aprender como instalar o Fedora 22 Workstation.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial que ensina como podem instalar a mesma. Os instaladores usados no GNU/Linux, em geral, têm vindo a evoluir e simplificar todo o processo.
Quais as novidades do Linux Fedora 22?
- Disponível em três edições distintas (Workstation, Sever e Cloud)
- KDE Plasma 5
- XFCE 4.2
- DNF (Dandified YUM) substitui o YUM (Yellowdog Updater, Modified)
- GCC 5.1
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 20GB
- Memória RAM: 2 GB
- Versão do Fedora 22: Workstation
Como instalar o Linux Fedora 22?
A instalação do Linux Fedora 22 é agora muito mais simples, tudo graças à nova interface do instalador Anaconda. Para a instalação da versão Workstation deveram seguir os seguintes passos:
Passo 2) Escolher a opção Install to Hard Drive
Passo 3) Definir o idioma de instalação
Passo 4) Configurações da Data/hora, teclado
Procedemos às configurações da Data/hora, Layout do teclado, Destino da instalação e se possível indicar logo a configuração da rede. Feitas as configurações basta carregar em Begin Installation
Passo 5) Definir Credenciais para o utilizador root
Durante o processo de instalação é necessário definir a password para o utilizador ROOT, assim como podem criar um novo utilizador para o sistema.
E está feito! Agora é só autenticarem-se e explorar a distribuição e todas as novidades desta versão.
A versão instalada, como referido, é a Workstation e é direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento e está também mais fluído.
Se tiverem alguma duvida ou questão relativamente à instalação, deixem os vossos comentários.
Download
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Fedora Project
Este artigo tem mais de um ano
Adoro fedora pois é simples e fácil de utilizar. Funciona até em maquinas antigas out of the box. Só ainda não consegui por a funcionar o radiotray. Fora isso é excelente. Testem!!!!
O que considera “maquinas antigas”??
tenho um portatil com HP Pavilion com Pentium 4 @3.4Ghz com 1Gb de Ram e não estou a conseguir instalar linux nenhum…
Já cheguei a pensar que tinha a bios bloqueada a sistemas windows… é que nem em modo live cd eles correm…
Experimenta Lubuntu que é o mais levezinho . . .
Já tentou o Xubuntu?
Teus sistema é muito antigo e fedora, ubuntu e outras distros são tão pesadas quanto windows ou 8, tem versões minimalistas de linux que podem rodar sem problemas no seu equipamento 🙂
Hugo tenta o linux mint ou WattOS pois correm bem nesse HP
já tentou esse? http://www.lxle.net/
Após instalar no QEMU, Fedora 22 não dava boot. Ficava com o logotipo na tela. Também, o uso de memória, no LiveDVD, do GNOME Shell começava em 100MB e aumentava…
Já o tinha testado mas tirei e instalei o Ubuntu Gnome e meti o Gnome 3.16.
O fedora parece-me muito fraco no que toca a repositórios.
O Fedora pode parecer fraco em repositório para o utilizador comum porque é filosofia da Fedora não ter pacotes que contenham software com uma licença comercial nos seus repositórios. É por isso que o Fedora não consegue ler MP3s sem alguma batota, por exemplo.
Também foi por isso que eu abandonei o Fedora há já alguns anos! Não fosse isso e provavelmente ainda o utilizaria porque é extremamente sólido e fiável.
Solução adicionar RPMFusion e instalar Fedy tudo automático.
Eu não diria que é fraco, senão que é um sistema produzido pelo Red Hat e distribuído gratuitamente, com o objetivo de testar os bugs dos programas novos, para posteriormente lançá-los perfeitos no Red Hat comercial, que é um sistema pago.
Não gosto do aspecto visual do Unity… deus me livre, feio como tudo e precisa de recursos até dizer chega.
este é GNOME…
va repete comigo: “Fedora não é Ubuntu. Vá outra vez. Fedora não é Ubuntu.”
Olá,
Preciso de uma ajuda no seguinte:
Tenho instalado o Ubuntu Server instalado no VMWARE.
Tenho uma partilha da máquina física para o Ubuntu via vmware-tools.
Tenho no Ubuntu o Mysql instalado, mas a base de dados está na maquina fisica, na qual o Mysql tem acesso via a partilha.
Tudo funciona bem, excepto sempre que reinicio o server, em que o Mysql falha o acesso à base de dados.
O que acontece é que o mysql é carregado no ubuntu antes do vmware-tools (que habilita a partilha) e então como quando o mysql é arrancado, a partilha ainda não existe, ele origina erro.
Para o por a funcionar, tenho que pelo terminal fazer start e funciona bem, dado que o arranque do ubuntu foi concluida e a partilha restaurada.
Há maneira de alterar o arranque de forma que o mysql inicie depois de wmware tools?
Onde poderia alterar isso? Não sou muito conhecedor de linux.
Obrigado em quem possa disponibilizar ajuda
e que tal instalares o mysql na maquina fisica? ou então a bd na maquina virtual.
e que tal instalares o mysql na maquina fisica? ou então a bd na maquina virtual.
Bem a solução para o teu problema depende se os serviços estão a arrancar através do Upstart ou não. Partindo do principio que sim, deve existir um ficheiro chamado /etc/init/vmware-tools.conf .
Edita esse ficheiro e muda a linha que começa com “start on…” para “start on starting mysql” (sem as aspas). Guarda o ficheiro anterior para o caso de dar bosta e reinicia p ver se funciona.
Obrigado a ambos pelas respostas. Infelizmente não funcionou. Felizmente que não preciso desligar o servidor constantemente, dado que ativando o mysql manualmente no inicio do arranque do server, ele funciona bem! Por enquanto vou usando assim até que descubra uma solução.
Abraços
Conhecem algum bom forum em português sobre o fedora, onde se esclareçam duvidas, etc. Aqui no pplware, fala-se mais em ubuntu e a maior parte dos foruns falam de debian based como o ubuntu. E pelo pouco que sei e tenho visto, parece-me que o fedora é um melhor SO, no sentido de ser mais fluido que o Ubuntu. Mas sem um bom forum para tirar duvidas, vai tornar-se complicado.
Boa tarde,
Instalei o Fedora no VirtualBox para testar e após reiniciar volta a pedir para fazer novamente a instalação. Isto também acontece para o DeePin. Instalei na mesma máquina virtual o OpenSuse e correu bem.
O que estou a fazer de errado?