Aprenda a instalar e configurar o FreeNAS (Parte I)
O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD. Suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser. Na prática, com o FreeNAS, podemos ter o nosso próprio servidor de armazenamento, centralizado, e ainda uma interface de gestão web para efectuar todas as configurações e gestão dos mais diversos serviços
Depois de ontem termos apresentamos aqui o novo FreeNAS 9.3-BETA, hoje vamos ensinar instalar e configurar o mesmo.
O FreeNAS está disponível para Windows, Linux e OSX. Pode ser instalado nativamente ou então ser virtualizado através das mais diversas plataformas (XenServer, Virtualbox, VMWare, etc).
Requisitos Aconselhados
- CPU 64-bits
- 8GB RAM
- 2GB de memória de armazenamento (Para instalação)
- Pelo menos um disco adicional
- Interface de rede
O que posso fazer com o FreeNAS?
Com o FreeNAS o utilizador terá um servidor para guardar música, vídeos, podendo estes conteúdos ser partilhados com dispositivos móveis, smartTVs, etc. Além disso podemos também ter um servidor de torrents, servidor de streaming, de backups, etc. Dos vários plugins disponíveis para o FreeNas, destacam-se:
- Own-Cloud – Storage na cloud
- Plex Media Server – Criação de um servidor de streaming
- Bacula – Plataforma para backups
- Transmission – Servidor de torrents
Download do FreeNAS
Para obter o FreeNas, basta que aceda aqui e escolha a arquitectura do seu sistema (32bits/64 bits).
Instalação do FreeNAS
O processo de instalação do FreeNAS é muito simples e rápido. Para este tutorial vamos recorrer ao VirtualBox. Para proceder à instalação basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) – Depois do boot do FreeNas, no Grub deverá carregar em ENTER na única opção disponível (FreeNAS INstaller).
Passo 2) Em seguida escolhemos a opção Install/Upgrade
Passo 3) Agora seleccionamos o disco onde vamos instalar o FreeNAS
Passo 4) A instalação irá apagar todos os dados do disco onde vai ser instalado. Para confirmar e continuar a instalação basta seleccionar em Yes
Passo 5) Definimos agora uma password para o utilizador root
Depois de carregarmos em OK o sistema será instalado. Como referimos, a instalação demora menos de 5 minutos.
Agora basta reiniciar. Não se esqueçam de remover o .iso do boot. No Virtualbox, basta ir a Devices > CD/DVD Devices e tirar o check do ISO FreeNas-9.3X.
Passo 6) Durante o boot, devem escolhe no GRUB a opção FreeNAS (default)
Passo 7) Uma vez iniciado o FreeNAS, o utilizador dispões de várias opções de configurações. É possível configurar os parâmetros de rede (IP, mascara, gateway, DNS), Link Aggregation, VLANs, rotas estáticas, mudar a password de root, etc.
Nota: Quem estiver a usar o Virtuabox deverá aceder as configurações de rede e mudar de NAT para Bridge. Deverá também indicar se a interface de rede que estão a usar é a Wireless ou Wired.
Vamos por exemplo definir manualmente as configurações de rede (Quem tiver um serviço de DHCP a correr na rede também pode forçar com que o FreeNAS obtenha a partir daí as suas configurações. Mas, como se trata de um servidor, é boa prática definir um endereço estático).
Aqui está um exemplo de configuração:
Depois da rede configurada, basta abrir o browser de uma máquina na rede, inserir o endereço do FreeNas e proceder à autenticação para entrar no serviço.
E está feito! Num próximo tutorial iremos ensinar a configurar alguns serviços. Estejam atentos.
O FreeNAS é sem duvida a melhor solução gratuita para transformamos o nosso PC num servidor NAS (Network Attached Storage). Esta última versão traz algumas actualizações, das quais se destacam:
- Actualização do Samba, com suporte agora para SMB3
- Correcção de vários bugs
- Suporte para ZFS
- Melhorias nos gráficos de reporting
- Melhorias na integração com Active Directory
- …entre outras novidades que podem ser consultadas aqui
Licença: BSD Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: FreeNAS
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
antes de mais, penso que o post é boa ideia, mas esta um pouco ( muito ) incompleto.
Penso que devia ser alterado e mostrar como configurar discos e partilhas do Windows.
E em relação a ser o melhor, penso que o opennmediavault, ganha claramente ao freenas!
Mas claro, gostos são disctuveis.
Ab
André,
É apenas a parte I, ainda não chegamos ao que referes. Quando ao opennmediavault já temos em testes.
PP
Eu também gosto mais do openmediavault. Outra opção que promete mas com hardware é o tumabox .
http://www.indiegogo.com/projects/tumabox-one-for-all-and-all-in-one
Sugestão: http://youtu.be/KYBok-XGsKM
Epah eu cá gostava de construir um pc mesmo só e unicamente dedicado para ser um NAS Server (aí com 16Tb = 8 + redundância )só que para investir nos HD preciso de economizar no resto, o que é que sugerem por exemplo para CPU, board etc?
Depende bastante do tipo de utilização e orçamento.
Se não tiveres muito fluxo de dados podes adquirir um HP Proliant N54L (Controlador de RAID, Swapable Bays, compacto, etc) que é bastante barato!
Se precisares de mais: Intel G3220 + Board H87 + 4GB 1600MHz e uma fonte de boa qualidade tipo Corsair CX430.
Já analisei, não profundamente, até porque por Jan 2016 estou a penar reformar o meu actual NAS, e um PC com freeNAS é uma escolha que considero (o meu NAS actual não se baseia num PC). Pode ser antes de Jan de 2016 se o meu actual NAS tiver problemas.
Estou a pensar desenhar um sistema começando com dois discos de marcas diferentes, de, digamos, 8T (redundância 2x) na ideia de introduzir mais 2 discos, de digamos 16T cada, 18 meses depois.
Mas estou atrás por 3 razões.
Razão 1
Não estou a ver muito bem qual a energia que uma coisa dessas vai consumir. Até porque tenho de desenhar o sistema para 4 discos logo de início. O sistema vai estar ON 24/7 mas a maioria do tempo os discos não é suposto estarem a ser usados de modo intensivo.
E a electricidade é cara em Portugal e receio que vá aumentar muito no futuro devido ao défice tarifário. Uma solução pode ser boa nos EEU onde a electricidade é barata, e ser um suicídio em Portugal.
Razão 2
Barulho. O meu NAS actual é bem silencioso, mas um PC tem ventoinhas imensas.
Razão 3
O meu NAS actual tem um NAS actual vem com software para indexar e assim fazer buscas mais rápidas e espertas. Há alguma coisa assim para o freeNAS?
Pessoal por que não continuarão o artigo? Já procurei no site a parte 2 porém não localizei, está é uma ferramenta muito boa estou fazendo meu TCC e parte dele utilizamos está ferramenta seria legal se continuassem com o artigo.
Gostava de instalar o FreeNas numa Nas da Netgear RNDU2000. Alguém sabe de um tutorial?