Aplicações “portable” para Linux
Cada vez mais é mais comum ver aplicações que possuem também a respectiva versão “portable”. As vantagens de uma aplicação portable é que em primeiro lugar não é necessário que esta seja instalada no nosso sistema, e pode-se trazer em qualquer dispositivo de armazenamento amovível (ex. Pen USB, Disco externo).
Portable Linux Apps é uma grande iniciativa do projecto Elementary que tem como objectivo trazer o conceito de portabilidade de aplicações para o mundo Linux, assim como já acontece no Windows.
A portabilidade de aplicações para Linux é possível graças ao novo formato de ficheiros definido por AppImage que utilizada um único ficheiro para uma aplicação completa e que é possível de executar em qualquer distribuição Linux.
Outra características bastante interessante, é a possibilidade de criar/tornar de forma relativamente simples mais aplicações portable, através da ferramenta AppImageAssistant.
Para usar aplicações “portable” no Linux, é inicialmente necessário aceder à pagina do projecto, aqui, descarregar a aplicação que pretendemos e dar permissões de execução ao ficheiro.
Vamos a um exemplo:
Passo 1 – Aceder ao site Portable Linux Apps (aqui)
Passo 2 – Para o exemplo, vamos escolher a aplicação Chromium 6.0.443 e fazemos o respectivo download.
Passo3 – Para dar-mos permissões de execução ao ficheiro, podemos ir facilmente as propriedades (botão lado direito do rato), e em seguida “Permissions”. Em seguida escolhemos a opção: “Allow executing file as program”
Para executar a aplicação portable (neste caso o chromium) basta dar dois cliques com o rato na aplicação.
Realizei alguns testes com algumas aplicações portable, e o rendimento da mesmas é fantástico. Parece-me que esta filosofia é muito interessante para o mundo pois é uma solução chave na mão. Aproveitem e criem algumas aplicações portable com a ferramenta AppImage Assistant também disponível no site do projecto.
E esta hein?!?
Homepage: Portable Linux Apps
Este artigo tem mais de um ano
Acredito que estas aplicações sejam x86, logo nao funcionaram em instalações de 64bits.
De qualquer das formas é sempre útil.
cumps
*funcionarão
Sinceramente para mim não é muito útil, porque o povo só vê windows. Mas é bom estar sempre preparado para tudo :).
Pode ser até prático, o tanto quanto é inseguro
Qual o programa que usaram para fazer as setas e aquela caixa com sombra? Foi em Linux ou Windows?
https://pplware.sapo.pt/software/techsmith-snagit-10-0-%e2%80%93-revalidar-o-titulo-de-lider-no-segmento/
Feito em Windows
Obrigado.
feito em windows? a tantos programas que fazem isso em linux , para que utilizar o windows para fazer umas setinhas.
Boas eu estou com um problema que nao sei se me podem ajudar. queria instalar o ubuntu 10.04 no meu portatil, mas depois da instalaçao feita ele simplesmente nao arranca fica a tela preta com o cursor a piscar e nao sai dali.
O meu pc é o insys gameforce 9761tun do programa e-escolas. Desde ja obrigado.
Desculpem o off-topic
Eu já li que uma actualização da bios resolve isso, informa-te no forum da Insys de como o fazer correctamente.
Olá! Tive o teu problema com o gameforce para instalar o Linux Mint 9. Realmente, após a actualização da BIOS, pude instalar o Mint 9 que é baseado em ubuntu 10.04. Tudo funciona às 1000 maravilhas. No site de Insys poderás encontrar o update à BIOS.
Boa sorte
Boas e podes dizer-me qual foi a actualizaçao k fizeste? a ultima ou outra?
Muito útil, obrigado pela dica!!!
Alguem sabe como por isto a funcionar num Centos (redhat) ? Fiz DL, dei as permissões …m mas a fazer duplo click népia… nada…. zicles!