Aceda a pastas partilhadas do Windows via Linux – Part II
No último post sobre como aceder a pastas partilhadas do windows via Linux – Parte I expliquei sucintamente como fazer este processo facilmente. Mas agora vamos mais além da questão…
E que tal, sempre que iniciar o Linux, essa pasta já se encontrar disponível/mapeada no vosso sistema? Para complementar e definir segurança na partilha, vamos supor que necessita de se autenticar para aceder aos conteúdos. Para quem não tem o samba instalado e configurado, poderá ver aqui como o fazer.
Bem, hoje deixamos de lado a parte gráfica do Linux e vamos dar um salto até a linha de comandos.
Supondo então que as credenciais de acesso à pasta do windows são: utilizador = pplware e password = pplware2009 vamos criar um ficheiro com essas mesmas credenciais.
Para criar um ficheiro com as credenciais vamos usar por exemplo o editor nano e no exemplo que se segue vou colocar esse ficheiro na minha área de trabalho /home/ppinto . Para isso basta escrever o seguinte comando:
[ppinto@pplware ~]# sudo nano /home/ppinto/.credenciais
e colocar dentro do ficheiro as duas linhas seguintes:
username=pplwarepassword=pplware2009 |
Gravar e sair !!!
Vamos agora atribuir as permissões de de leitura, escrita e execução para o dono do ficheiro. Para isso executamos o seguinte comando:
[ppinto@pplware ~]# sudo chmod 700 /home/ppinto/.credenciais
O próximo passo é criar uma pasta para mapear a nossa partilha (por exemplo para /media/share):
[ppinto@pplware ~]# mkdir /media/share
Vamos agora definir que a nossa partilha estará partilhada sempre que o sistema arranque. Para isso vamos mexer no FSTAB (File System Table) que se encontra em /etc e que me permitirá informar o sistema quais as unidades a mapear durante o arranque do sistema.
Vamos começar por fazer uma cópia de segurança do fstab:
[ppinto@pplware ~]# sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.backup
de seguida, vamos então editar o ficheiro fstab:
[ppinto@pplware ~]# sudo nano /etc/fstab
e acrescentar no final a seguinte linha:
//<nome_maquina_windows>/share /media/share cifs credentials=/home/ppinto/.credenciais,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0
onde:
<nome_maquina_windows>/share – devem indicar o IP/nome da máquina Windows e o nome da partilha. Exemplo: //192.168.2.1/share
/media/share – indica para onde vamos mapear a nossa drive
cifs - SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) é um protocolo de redes para partilha de dados
credentials=/home/ppinto/.credenciais – indicamos onde se encontra o ficheiro que possui as credenciais de acesso.
Gravamos as alterações e está feito.
Para testarem se realmente está a funcionar sem a necessidade de reiniciar o sistema, podem fazer:
[ppinto@pplware ~]# sudo mount –a
e se tudo correr bem a vossa partilha estará mapeada em /media/share. Confirmem:
[ppinto@pplware ~]# ls /media/share
Este artigo tem mais de um ano
Boa Dica!
http://www.nyzux.net/
@off topic
alguem me pode dizer um programa freeware tipo pra fazer um video do ecra, tipo enquanto tou a jogar. Ja tentei o Camtasia mas sempre que faço o video na parte em que supostamente abro o jogo o ecra fica todo preto. O fraps so da 30 segundos…alguem sabe algum programa?
Cumps
Muito bom, parabéns pelo artigo, mas cuidado porque as “duas linhas” do user e pass ficaram numa só, separem isso antes que o pessoal se engane 🙂
Muito bom 😉
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Muito boa dica Pedro, essas também são sempre bem vindas!
Valeu!
Thumbs up 🙂
Boas a todos!!!
Muito boa esta dica!! Iniciei me à pouco tempo no mundo Linux e até gora não me tem desiludido!!! Mas se o Pedro Pinto não se importar poderia “postar” mais alguns artigos básicos e até mesmo avançados sobre Linux. Neste momento estou a utilizar a versão Sabayon. Acho muito interessante o Linux, pena haver pouco software para este OS.
Cumprimentos a todos e muito obrigado pela ajuda Pedro Pinto
@Pedro Pinto
5 estrelas o artigo.
Ao mesmo tempo o artigo serve para as pessoas verem que afinal de contas a linha de comandos não é propriamente um “bicho de 7 cabeças”, e que muitas vezes é a forma mais rápida, eficiente e segura de se administratar ou configurar um sistema, tanto mais que em GNU/Linux praticamente tudo é modificável pela simples edição de meros ficheiros em modo de texto, grande parte dos quais auto-explicativos.
@Sabayon
Já uso Linux a nível pessoal e profissional há muito tempo, e no início tive alguns problemas em encontrar software para situações específicas, mas rapidamente descobri que não sabia era procurar 🙂
Diz que tipo de software procuras, que podemos-te ajudar.
http://www.osalt.com, http://www.techsupportalert.com ou http://www.weblivesearch.net (engloba os dois anteriores)
Estou a dormir… era para o Bruno Cruz e não Sabayon (a distro de linux…)
Eu tenho o vista e queria meter o ubuntu em dual boot. Se mais tarde quiser formatar a partição do linux como posso resturar o boot do windows.
Da ultima vez que fiz isso tive de formatar o windows tambem e reinstalar de novo. Não é suposto haver algo simples, um comando que restaurante o boot com o SO existente?
Obrigado
@ Sky
Com o disco do Windows podes rescrever o boot normal e directo ao Windows. Eu já cheguei a fazer isso mas já não me lembro lol. Mas o google responde-te facilmente a isso.
Excelente post!! Estes posts dão-me mesmo jeito!! Continuem o bom trabalho!!
Muito obrigado Bruno Bernardino. Tenho utilizado esta destro porque vi uns vídeos no youtube e achei curioso. Já andava à muito com o bicho de descobrir o Linux e por fim rendi me! 🙂
Só que acontece o seguinte: através de umas pesquisas e de uns fóruns encontrei uma ferramenta chamada Acronis Disck Director Suite, e com ela consigo fazer todo o tipo operações em termos de particionamento, achei muito útil para gerir as partições para o XP, Win Vista/7 e Linux.
Esta ferramenta também traz um suplemento de gestão de SOs denominada Acronis OS Selector, o meu problema está em fazer que o OS Selector reconheça o Win 7. Já mudei o boot no XP e nada, não é o post indicado para colocar esta duvida, mas se me pudessem ajudar agradecia imenso!
Os melhores cumprimentos!!!
Ola ,
Tambem tenho um problema no linux , quando abro um jogo o ecra fica preto …
Penso e varias pessoas tem esse problema mas é perciso por um codigo nao sei onde ,
MAs eu nao o sei fazer , agradeço ajuda
Cumprimentos,