The Champions Online vai tornar-se gratuíto …
Recentemente foi anunciado pela Atary e Cryptic que o seu bem sucedido MMO, Champions Online, irá passar em breve a ser gratuito para download e jogar. Ao que parece, a partir do primeiro trimestre do ano que vem, o jogo passa para uma nova mecânica de acessos, deixando cair portanto, o modelo de subscrições, mas apostando em conteúdos e items desbloqueáveis.
Esta medida vem no seguimento de outras medidas semelhantes levadas a cabo pela Turbine, com o seu Dungeons and Dragons Online e com o Lord of the Rings Online.
Realmente as tendências começam a alterar-se aos poucos. As marcas começam a distinguir o que é ou não um método mais abusivo no que toca às subscrições e face à própria concorrência e estado do mercado actual medidas destas podem bem vir a ser seguidas por mais MMOs. Não obrigando os jogadores a terem um encargo obrigatório com uma subscrição mensal, as equipas conseguem, não só manter a lealdade dos consumidores habituais, como também de garantir maior interesse pelos novos gamers que desconhecem os jogos, muitas vezes com receios das próprias subscrições.
Através de pagamentos de quantias mais reduzidas, quer seja por acessos a novas áreas, como a novos equipamentos, armamentos, etc., continuará a haver a diferenciação entre quem investe a sério no jogo e quem apenas se quer divertir um pouco e de forma mais económica. Há espaço para todos.
Com a experiência de Dungeons and Dragons, cujos responsáveis afirmam ter aumentado as receitas relacionadas com o jogo (ingame) em 500%, pode-se dizer que se trata duma medida bastante bem aceite pela comunidade.
"Transitioning Champions Online to the free-to-play model is a great opportunity to reach a whole new audience of PC gamers that view subscription fees as a barrier to entry," afirmou o CEO da Cryptic, John Needham, identificando um pouco o que acima foi descrito. Ainda se sente um pouco o receio por parte de muitos gamers em testar sequer um MMO, e isto porque em parte existe também uma grande desconfiança acerca de quando é que efectivamente irão começar a pagar pelo jogo. Com este novo modelo as coisas tornam-se mais simples.
"By taking care of our current subscription-based community and welcoming the addition of new players through free-to-play, Champions Online is poised to build upon its success and to establish a new leadership position as the first free-to-play superhero MMO.", adianta ainda Needham.
No entanto, com um modelo deste género abrem-se portas a outros problemas mais chatos, como por exemplo cheating.
O modelo a ser aplicado em The Champions Online irá oferecer acesso ilimitado ao jogo, sem limites de tempo ou limitações de níveis de evolução - a versão Beta deste novo modelo terá o seu inicio já em 9 de Novembro deste ano.
Fica no entanto a questão no ar ... "Como é que os subscritores mais antigos irão ser, de certa forma, indemnizados por esta nova politica?"
Homepage: Champions Online.
Este artigo tem mais de um ano
OFFTOPIC
Eu não acredito que o pplware ainda não criou nenhum post sobre os anúncios publicitários interactivos que a google anda a fazer, pelo menos ainda não vi.
Aqui fica! Nunca antes visto….. ESTÁ BRUTAL!
https://www.youtube.com/watch?v=4ba1BqJ4S2M
ou
escrevam: tippexperience no youtube que é o primeiro
fantástico!
se fores ao ”Hoje ‘e sexta” vais ver que ja la está á muito tempo (tenho quase a certeza que vi la mas vou confirmar)
Não conhecia! esta BRUTALLL!
cumps!
AnúncioS, há mais algum p alem daquele?
Esperemos que esta passagem para gratuito não signifique o mesmo que no Senhor dos Aneis online. Só 1 personagem por conta a não ser que pagues para ter mais e nunca podes utilizar todas as possibilidades do jogo :/
No senhor dois anéis podes ter 2 personagens por conta.
Outro bom jogo que também utiliza este sistema é o League of Legends.
Na minha opinião este é o melhor método a usar..
Mais alguém daqui joga LoL? League Of Legends? 😀
Acho que o futuro deverá ser assim..
Eu estou nivel 30 😀
eu nivel 10, de ferias para acabar o curso, ja agora corre bem em Ubuntu/linux?
depois de acabar o curso, dedico-me mais um coto a isso 😛
Provavelmente ira ser por ai…
E neste vai ser o mesmo
http://www.champions-online.com/f2p_matrix
@db
Obrigado pelo link que acaba por completar a noticia.
Realmente, existe uma maior tendência para que o futuro dos MMOs seja cada vez mais este.
Na boa 🙂
Infelizmente a tendência é essa mas devo ser dos pouco que prefere subscrição ou estilo Guild Wars onde paga-se o jogo e não existe subscrição.
O “bom” dos F2P é que podemos jogar a vontade sem pagar mas … existe sempre o mas … se for um jogo onde a actividade Players VS Players conte bastante, os items que se adquirem com Real Money vão dar uma vantagem significativa.
Vejam o exemplo do Rohan, Razziel, Runes of Magic, Shayla etc. Nestes jogos o que conta é o melhor equipamento.
Prefiro bem mais World of Warcraft, Guild Wars ou Aion através de subscrição onde o que conta é o jogador, neste caso quem ganha mesmo é o Guild Wars a beneficiar a skill do player e não o tempo que desperdiça online para se equipar até aos dentes. xD