Talento Nacional à solta: Tin-Heart recebe novo trailer
Um dos muitos aspectos positivos de sermos um blogue que chega a milhares e milhares de pessoas, é o facto de pudermos dar a conhecer talentos que, de outra forma, seriam votados ao anonimato. Tal como no ano passado, onde demos destaque a alguns jogos, 100% produto nacional, também este ano daremos a merecida atenção aos talentos emergentes e aos projectos que, no contexto da Gamenest e em parceria com o programa PlayStation First®, vão começando a ver a luz do dia.
O primeiro desses projectos é Tin-heart.
Tin-heart é um sidescroller 2.5D de aventura acerca de um robô que espalha vida pelo planeta enquanto usa os seus braços extensíveis para alcançar as diversas plataformas que constituem o cenário.
A narrativa segue a história de Urion, um pequeno robô abandonado num barracão que acorda para um mundo desconhecido e poluído. Urion terá que se lembrar do que aconteceu e decidir o que fazer.
Uma das coisas que este jogo tem de interessante, para além de tudo o resto, é a sua mensagem social e ecológica, numa altura em que o aquecimento global e as resultantes alterações climáticas estão na ordem do dia.
De momento Tin-heart está ainda em fase de produção tendo como principais responsáveis pelo seu nascimento Inês Pedro Borges (ver entrevista Pplware aqui) – Animação 3d, VXF, Design de Som, Modelação de Personagens 3d, Artista Conceptual da história original - Carlos Miguel Pinto – Modelação de Ambientes 3d e Design de Jogo – Joana Branquinho – Texturas 3d, animação 2d, elementos 2d, e Artista Conceptual para o mundo – e Joana Travisco – Design e Artista Conceptual para níveis.
Este jogo nasceu, primeiro que tudo, de um livro ilustrado que foi criado em 2015 pela vencedora do concurso #ColossusArt, Inês Borges, tendo a história sido agora adaptada para um jogo para PC e PlayStation® 4.
Inês manteve este projecto vivo porque, segundo a própria: “Não queria abandonar este projecto e queria continuá-lo de alguma forma. Assim que entrei na ETIC em 2017, encontrei a maneira perfeita de desenvolver esta história. Um jogo permite que uma narrativa ganhe um aspecto interactivo onde o jogador vivencia o mundo representado. Por isso pareceu-me o melhor suporte para desenvolver este projecto.”
Tin-heart é o primeiro videojogo a ser desenvolvido pelo estúdio independente Lobster Lord Studios, tendo agora recebido um novo trailer! O jogo destina-se a públicos de todas as idades que gostem de jogos de aventura e narrativa ilustrada, contendo temática simbólica e ambientalista. Participa atualmente nos Prémios PlayStation.
Sem dúvida uma demonstração de talento e amor a esta arte que nos comove e que, mais uma vez nos faz dizer que Portugal tem talento para dar e vender!
E vocês, qual a vossa opinião acerca destes projectos destinados a dar a conhecer novos talentos? Esta é uma temática acerca da qual gostariam de saber mais? Deixem-nos os vossos comentários!
Bons jogos!
Este artigo tem mais de um ano
Obrigada pela divulgação!
Para quem estiver interessado, estaremos a apresentar Tin-heart na Lisbon Games Week de15 a 18 de Novembro. Apareçam!
Agradecimentos,
Inês Borges
Game Artist de Tin-Heart