Steam.TV já é ofical! Chegou o verdadeiro concorrente do Twitch?
Há plataformas que têm um enorme sucesso apesar do conceito ser um pouco estranho. Já imaginou ligar-se à Internet simplesmente para ver e comentar, num estilo de Youtube, jogos online? É com base no conceito que existem plataformas, como é o caso do Twitch, que têm enorme sucesso.
Recentemente, a Valve lançou a plataforma Steam.TV! Será este um verdadeiro concorrente do Twitch?
Há quem diga que o Steam.TV foi lançado acidentalmente pela Valve. A verdade é que o serviço continua online e pode ser acedido a partir daqui. Por outro lado a plataforma continua a transmitir o campeonato oficial de Dota 2.
Afinal o que é a Steam.tv?
A Steam.tv (apesar do nome levar a pensar que é um serviço de TV), é uma plataforma que permite ver e comentar jogos online. Grande parte do ecrã deste serviço é ocupado pelo vídeo e na lateral existe um estilo de chat onde todos pode comentar as estratégias, formas de jogar ou simplesmente aparecer para dar a uma opinião.
O chat também permite que se criem sala de chat privadas e a possibilidade de partilhar ficheiros e até usar o microfone para mensagens.
Para usarem a plataforma Steam.TV basta que tenham conta na Steam. Por agora apenas está disponível via Web mas é provável que sejam disponibilizadas aplicações móveis. Como referido, por agora só está disponível o canal DOTA 2 que transmite o evento The International (o evento mais importante de Dota 2).
Poderá o Steam.TV bater o Twitch?
Tendo em conta a força da Valve no segmento dos jogos tal poderá vir a acontecer. No entanto, vale a pena lembrar, que atualmente a plataforma Twitch é usada mensalmente por mais de 140 milhões de subscritores, sendo que diariamente são mais de 15 milhões que fazem uso da plataforma.
Este artigo tem mais de um ano
Para baterem a Twitch, só há duas maneiras:
1ª – Ou pagam o dobro do que a Twitch paga;
2ª – A Twitch vai à falência.
Não me parece que nenhuma dessas hipóteses se ponham na mesa..
Mas, tentar não custa! Dinheiro para tentar também não lhes falta, visto que cada coisa que uma pessoa vende no mercado da Steam, eles ficam com uma grande percentagem…
Jogos como Dota2 e CSGO são da Steam. Passar majors na SteamTV ou no Twitch ?
Parace-me bastante obvio…
Óbvio é passar onde a audiência está (isto claro, se estiver interessado em ter audiência, se quiser somente fazer algo para dizer que tem podem fazer o que bem entenderem).
É completamente irrelevante quem é o “dono” do franchise, o que interessa é onde a audiência se encontra.
Isto sim é que é óbvio.
Dito isto, garantidamente que só a Valve perde se lhes passasse na cabeça deixar de fazer stream no Twitch e passar a por em exclusivo no Steam.TV… o que por sua vez se mantêm nas duas (três) plataformas então não existe qualquer incentivo a passar a usar a Steam.TV.
Se pensas que é so mudar o canal e vai tudo atrás, estás completamente enganado.
Se fizerem isso, coisa que acho que não irão fazer, irão perder viewers de certeza.
Estou ? Veremos. As pessoas parecem que se esquecem do poder da Valve.
Bom, a Google com o YouTube, e a Microsoft com o Mixer, não tiveram grande impacto no Twitch, mas se tu acreditas que vai ser a Valve que tem uma longa história de deixar tudo feito só pela metade, que vai destronar o Twitch, enfim, desejo-te rápidas melhoras.
Não vão. E eu explico. Conheces o festival Ultra Music Festival? Começou a estar em exclusivo no youtube (antigamente tinha transmissão no twitch). Sabes o que se começou a fazer? Criar uma conta e fazer re-stream no twitch. Levavam ban? Nova conta e novo re-stream. Se a valve virar as coisas dos jogos deles para plataforma deles, irá acontecer exatamente o mesmo e a audiência ficará, na sua maioria, no twitch, tal como tem estado até agora.
Não sei porque é que pensas que isso vai influenciar alguma coisa…
Se eventualmente os torneios forem para a SteamTV, posso dizer com 90% certeza, que perdem 50% das audiências!
Fazer isso, é como começar do 0 praticamente…
E arriscar isso, com a variadade de jogos que andam a superar os jogos da Steam, é quase um tiro no pé!
Mas são opiniões meu caro.
Ainda mais fácil é meter o ninja o stremar lá e tá feito
Muitos “grandes” streamers tentaram dar o salto entre Twitch e Youtube.Gaming e ficou mais que demonstrado que grande parte da demografia não “migra”, nem sequer temporáriamente.
a steam já veio dizer que não é TV. era só um teste para o torneio de dota2
Atenção ao titulo, Pplware.
steam.tv???
e lançarem uma nova operação para cs go????
Nova operação?
Deves ter menos de 18 anos, se isso é o que realmente te interessa no CS:GO xD
Se fosses mais velho, muito provavelmente preocupavas-te era em que eles realmente tivessem um anti-cheat updated.
Eu ja ficava satisfeito com um anti-cheat, sim, porque o que eles têm neste momento não é nada 🙁
Verdade. O jogo está infestado de wallhackers. É ridículo a valve, sendo a empresa que é, ter deixado chegar o jogo a esse ponto. Mas como todas as empresas como a valve, o que importa é apenas e só o dinheiro que “metem ao bolso”.
Acho muito difícil que isso ocorra (migração massiva de twitch para steam), apesar de um anúncio recente da Twitch dando a entender que vão adoptar o mesmo modus operandis do Youtube. Se há algo que me repugne pessoalmente é o youtube e muitos dos meus contactos dizem o mesmo, o youtube passou anos a dar tiros nos pés e basicamente só o Twitch foi a alternativa para uns tantos gamers (youtube gamming, what a joke). Apesar da steam ser um reseller de jogos acho que isso não será a menina dos olhos de ouro para atrair os streamers. A realidade é que a twitch neste momento tornou-se um gigante do streaming/gamming com um modelo de negócio muito distinto de qualquer outro.
O facto de terem só um canal com Dota 2, isso será um eventual teste para ver o que dá. No entanto não é nada que me atraia a atenção. (falo pela minha experiencia e dos hostings que conheço à data).
Tive conta no youtube durante mais de 10 anos, faço livestreams e a experiencia assim me diz. Tal como lembrar que a plataforma mixer, está obsoleta e não tem o impacto expressivo da Twitch.